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sábado, 9 de abril de 2011

A escola e as crianças com necessidades especiais

Educação inclusiva nas escolas, isso hoje em dia é um tema muito abordado e discutido entre educadores, pais e responsáveis por crianças com necessidades especiais. O ministério da Educação baixou um informe avisando a todas as instituições que mantem vínculo com estas crianças, que precisariam também participar de aulas comuns junto com as crianças ditas normais. Isso ajuda a criança especial interagir com o mundo além daquele presente no convívio familiar, fazendo ampliar seu horizonte sensorial e congnitivo de forma gradual e significativa para seu desenvolvimento.

A única coisa que o ministério da educação não se atentou foi a falta de estruturação física dos ambientes que acomodaram os alunos especiais e a falta de preparo educacional para as pessoas que cuidarão desses alunos. Salvo algumas escolas que possuem tais adequações, mas para a tristeza de nós pais, são poucas as escolas públicas que possuem todos os aparatos para fazer de fato a inclusão social para todos.

Matriculei meu filho recentemente em uma escola pública para cumprir a determinação do ministério da educação. Graças a Deus meu filho foi bem recebido pelos professores e coleguinhas da turma que participa. Ele passa uma hora assistindo a aula comum, uma vez por semana. Foram incluídos mais dois dias de aulas com a professora do ensino especial, porém como na sala onde será feito o atendimento ainda não possui alguns itens pedidos pela própria professora (som, ar condicionado, outros...) só levarei meu filho quando esta exigência for cumprida, espero sinceramente que seja o mais breve possível.

Eu gostaria de saber como é que está o atendimento nas escolas públicas desse nosso país, se realmente as crianças com necessidades especiais estão sendo atendidas devidamente e suas necessidades estão sendo supridas de forma clara e significativa para um desenvolvimento pleno e feliz.

Desejo saúde e sucesso aos pais na busca pela escola ideial.

Um comentário:

  1. Olá
    Eu agradeço os votos de saúde e sucesso na busca pela escola ideal, porque estou precisamente a passar por isso. O meu filho já está no 1ºano, mas as condições que me tinham garantido o ano passado (antes de o matricular) afinal não foram cumpridas. Como por exemplo as acessibilidades físicas no interior do edifício... cada vez que tem que ir para a sala de aula ou para o refeitório almoçar tem que ir pelo exterior - o que para uma criança com doença pulmonar crónica é sinónimo de constantes agravamentos. Só este ano lectivo já teve 2 pneumonias! Por isso (e não só) já estou à procura de uma nova escola para ele.
    Cá em Portugal também já é "obrigatório" as crianças com NEE (necessidades educativas especiais) serem integradas na escola regular. Mas acho que ainda há muito a fazer para que as escolas (e os profissionais de educação) tenham todas as condições necessárias!
    Beijinhos

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