segunda-feira, 8 de junho de 2009

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃODE POSSE
ESCOLA ESTADUAL JUVENTINO DE FANÇA SABATH
IACIARA








Projeto:Conservação do Patrimônio Escolar










Projeto elaborado na Escola Estadual
Juventino de França Sabath, com a
finalidade de desenvolver atividades
voltadas para a manutenção e
preservação do patrimônio escolar
imaterial e material da escola referida
acima.



















Iaciara, fevereiro de 2009.
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SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃODE POSSE
ESCOLA ESTADUAL JUVENTINO DE FANÇA SABATH
IACIARA







SUMÁRIO








1- APRESENTAÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
3- OBJETIVO GERAL
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5- METODOLOGIA
6- BIBLIOGRAFIA











‘‘O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade’’.
( Albert Einsstein)









IACIARA/2009
ESTADO DE GOIÁS
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SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃODE POSSE
ESCOLA ESTADUAL JUVENTINO DE FANÇA SABATH
IACIARA



Apresentação




A escola é um espaço de vivência, onde se encontram pessoas de diversas culturas e classes sociais. Quando se trata da escola pública, essa diversidade cultural e social aumenta, pois a mesma possui alunos de vários segmentos da sociedade. Esse fato faz com que a comunidade escolar desenvolva uma série de atividades que possibilitem ao alunado se desenvolverem, respeitando ás diferenças. A escola pública ao longo do tempo se constrói e reconstrói, fazendo a sua história. Todas as mudanças ocorridas vão fazendo parte da cultura da mesma, formando o seu patrimônio cultural, que pode muitas vezes ser lembrado através de apresentações feitas pelos alunos ou através de memoriais.O patrimônio cultural de uma escola está diretamente ligado ao patrimônio material, que muitas vezes sofre uma série de problemas devido ao ato de vandalismo praticado pelos alunos. O patrimônio material quando não é conservado, leva junto com ele a identidade da escola, pois a identidade da escola também está marcada nos bens materiais que a mesma adquiriu ao longo do tempo. Para que uma escola seja um espaço vivo e dinâmico deve haver essa busca pela preservação do seu patrimônio cultural e material, tornando a mesma conhecida pela sociedade a qual está inserida.


















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Justificativa




A credibilidade e a identidade de uma escola perante a comunidade se consolidam pela qualidade do ensino que oferece decorrente da consistência de seu projeto pedagógico. O patrimônio imaterial de uma escola que é de toda a comunidade, se constrói também em suas condições efetivas de funcionamento. Elas constituem elementos fundamentais para o reconhecimento da escola pela comunidade. Portanto para tornar a escola um ambiente capaz de cumprir a sua função social, a uma necessidade de desenvolver atividades que promovam a busca pela manutenção e conservação do patrimônio cultural e material da escola, pois se observa que pouco é feito em relação a isso. A escola ao longo do tempo tem perdido sua história, devido ao desrespeito ao patrimônio público, pois muitos entendem que o que é público pode ser depredado, pois muitas vezes não compreendem realmente o que dizer a palavra. Daí a importância de se trabalhar na conscientização no sentido de preservar o patrimônio escolar.



















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ESCOLA ESTADUAL JUVENTINO DE FANÇA SABATH
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Objetivo Geral






A escola está inserida em uma comunidade, com a qual se identifica e interage. A constante interação com o público interno e externo torna imperativa a necessidade de articulação entre as estratégias de gestão do patrimônio escolar que envolva esses dois públicos. Sobre esse aspecto o objetivo desse projeto é desenvolver atividades que possuam contribuir para a preservação do patrimônio cultural e material da escola, tornando o seu espaço vivo e dinâmico. Ou seja, tornar a identidade cultural e material da mesma uma marca registrada na comunidade a qual ela faz parte.






Objetivos Específicos

Elaborar plano de preservação e manutenção do patrimônio escolar;
Desenvolver gincana de limpeza do patrimônio escolar;
Desenvolver uma palestra com promotor sobre o que é o patrimônio público, e a necessidade de preservar o mesmo;
Promover junto aos alunos uma pesquisa sobre a historia da escola;
Fazer um levantamento do patrimônio material da escola;
Registrar em forma de memorial todas as atividades culturais desenvolvidas na escola;
Divulgar através de feiras, teatros as pesquisas realizadas pelos alunos;
Fazer entrevistas com pessoas mais velhas sobre a historiada escola e seu papel social no passado, divulgar no mural da escola;
Convidar os pais para conhecer o patrimônio material da escola;
Realizar peças teatrais para atrair a comunidade para dentro da escola;
Convidar médicos, enfermeiros, odontológicos para realizarem palestras de higiene e saúde;
Capacitar professores e dinamizadores para a atração do laboratório;
Reconhecer a importância e a valorização do patrimônio escolar.


Metodologia



As atividades desta proposta serão norteadas de acordo com o interesse do corpo docente e discente da escola, com as seguintes técnicas:

· Divulgação da proposta ao corpo docente e discente da escola, mostrando a importância de trabalharmos esse tema;
· Dividir tarefas;
· Dinâmicas de grupo, reflexão e debate;
· Trabalhar com a história local para que os mesmos percebam a importância da escola na sociedade;
· Vídeos;
· Músicas;
· Poesias;
· Desenhos;
· Conversas com as pessoas mais velhas da cidade;
· Fazer um levantamento junto á secretaria da escola do patrimônio da mesma;
· Convidar palestrantes para resgatar a função social da escola;
· Divulgar todas as atividades a comunidade.
· Capacitação dos professores e dinamizadores;
· Construção de lixeiras;
· Construção de placa para com frases de conscientização;
· Conhecimento do regimento escolar;
· Arborizar o ambiente escolar;
· Recreio organizado por turmas.



Bibliografia


Pró – gestão – módulo VII – Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola;
Projeto Escola, Um ambiente de cidadania – Profª.Kene Nere dos Santos.
Parâmetros curriculares Nacionais.

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