segunda-feira, 19 de outubro de 2009

As “escolas” – Gerativismo Chosmkyano

Noam Chomsky rompe o modo saussureano de como ver a lg, partindo de hipóteses e “testagem” dessas hipóteses, baseando-se sobre a DEDUÇÃO.

Inicia seus estudos durante o sé. XX com seu livro “Syntatic Structures”. Ele propõe um “novo paradigma da ciência lgg” (PASCAL, Marcelo. “Convulsões metodológicas nas Ciências da Linguagem”)

Seu programa de pesquisa possui uma HEURÍSTICA POSITIVA (ou seja, a expansão para outros campos do conhecimento), que rebaterá a postura analítica dos estruturalistas. Essa teoria possui alguns princípios:

1º. O HOMEM JÁ NASCE COM A CAPACIDADE DA LINGUAGEM, que será transmitida geneticamente, preocupando-se com o “sistema materno”, uma vez que o aprendizado de língau estrangeira é adquirido. Isso permite falar que a criança pode falar coisas/frases que nunca ouviu.

Ele critica que a lg não é um corpus, reduzindo-se às amostras e não se restringe a um conjunto de frases, mas se constitui num saber a propósito dessas frases. Assim, o homem teria o CONHECIMENTO sobre a lg e não  produção de frases, como pregavam os behevioristas. Isso possibilita o falante de distinguir frases entre GRAMATICAL e AGRAMATICAL.

2º. Chomsky argumenta que a gramática de uma língua se constitui num conjunto de regras, cuja aplicações mecânicas produzem frases admissíveis da lg. Isto sempre baseando-se em hipóteses, atrelado a uma sequência lógica, assim como nas fases de aquisição de fala e/ou excrita.

A partir desas teorias, nasce a GRAMÁTICA GERATIVA, que a partir de um conjunto de regras pensa-se em frases que nunca foram ditas. Assim, um pesquisador gerativista não precisa ir a campo para coletar dados, uma vez que ele mesmo pode ser o próprio “poço de análise”.

3º. Ele ainda propõe que existam, em todas as lgs, UNIVERSAIS LGGS:

3.1: Todas as lgs possuem numerais;

3.2: Todas as lgs possuem sons vocálicos e consonantais;

3.3: Todas as lgs possuem sujeitos e predicados;

3.4: Todas as lgs possuem capacidade de recursividade (ou seja, a partir de uma frase simples, pode-se torná-la complexa, e vice-versa);

3.5: Todas as lgs possuem formam suas formas negativas com acréscimos de um elemento que represente essa negatividade;

3.6: Dentre outros.

Dica: Accesse o link para conhecer outros universais lggs propostos por Chomsky e os que foram apresentados com maior aprofundamento.  Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário