A importância da imagem no aprendizado.

Nós percebemos as coisas de três maneiras: primeiro com a nossa emoção, para depois refletir sobre ela e então conseguimos transmitir o que estamos pensando. Essas são a primeiridade, a secundidade e a terceiridade da semiótica de Peirce. Nosso aprendizado se dá através desse processo. O cérebro humano é extremamente sensível às imagens, nossa resposta visual é tão rápida que muitas vezes nós reagimos sem querer, instintivamente. Lembra da brincadeira do pensa rápido?

No texto “A Imagem Sensível”, Eric Messa aborda a importância da imagem no aprendizado, mais especificamente da hiperimagem, aquela que faz parte da primeiridade. Diz-se hiperimagem, pois há os aspectos sensíveis que se dão no primeiro contato com a imagem, os sentimentos que ela passa. Eu, por exemplo olho essa foto e meu primeiro pensamente é “Animal, imagina o que deve ter sido ver isso de perto?” É uma foto de um australiano, que conseguiu clicar o Bruce Dickinson do Iron Maiden no instante do salto. Eu imagino a energia da hora, consigo até pensar em um solo de guitarra, vai da experiência pessoal de cada um.

Obviamente hoje em dia podemos potencializar essa ação da imagem com a hipermídia, utilizando-se de ferramentas que façam possível a manipulação e interação com tal imagem, como passar o mouse em cima de uma foto e surgirem frases ou novos objetos no lugar. Lembra daquelas livrinhos que dava pra ficar brincando, puxa aqui, cola ali, isso prende a nossa atenção e, consequentemente, fixa o conteúdo.

~ por juzanki em 14 abril, 2008.

Uma resposta to “A importância da imagem no aprendizado.”

  1. é legal gostei muuuuuito não mas gostei.

Deixe um comentário