A QUEDA DA TORRE DE SILOÉ

A QUEDA DA TORRE DE SILOÉ

 

          “Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.”

         “E naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 

         E respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?

         Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

         E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

         Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”

 

Lucas 12:58,59; 13:1-5

 

 

 

 

 

         Conversando com os alguns judeus, Jesus havia finalizado uma exposição acerca dos sinais dos tempos e da Lei de Ação e Reação, utilizando, como sempre fazia uma linguagem simples e ilustrativa, quando determinadas pessoas do grupo ou outras que chegaram naquele momento, discorreram sobre um massacre ocorrido a pouco tempo.  

         Alguns rebeldes galileus foram mortos por ordem de Pilatos e o sangue deles foi misturado aos sacrifícios que ofereciam. Possivelmente confabulando entre si falavam de forma arrogante, que aqueles homens mereceram o que lhes aconteceu por serem ignorantes e pecadores. Certamente tinham débitos a resgatar com a justiça divina.  

         Os galileus, mesmo sendo judeus não eram vistos com simpatia pelos seus irmãos de outras regiões. Tinham fama de insurgentes e eram uma preocupação para Roma.

         Assim, acreditavam que o mestre iria dar credito aos seus comentários, pois Ele próprio acabara de explicar que as dividas contraídas teriam que ser pagas até o ultimo ceitil.

         Todavia, Jesus lhes conhecendo a arrogância e o preconceito, deixou uma lição de humildade, esclarecendo que aqueles galileus mortos não tinham mais pecados que os outros galileus, quer dizer, todos sendo pecadores terão que arcar cada um com suas dívidas. Do mesmo modo, eles (que se consideravam mais puros), se não arrependerem-se dos seus pecados igualmente perecerão, isto é, tambem resgatarão os seus débitos com a justiça divina.

         E para ilustrar melhor o ensino, a fim de debelar o orgulho dos que se consideravam melhores que os outros, acrescentou ainda um acidente sucedido com a torre de Siloé, uma antiga torre no sul de Jerusalém, esclarecendo que os dezoito homens que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles, tambem não eram mais culpados que os outros habitantes de Jerusalém, mais se todos, cada um com suas culpabilidades a resgatar, não se arrependerem igualmente perecerão.

 

         Geralmente quando acontece algo de mal com alguém que não gostamos ou temos preconceito por não se adequar aos nossos valores. Acreditamos que a justiça divina recaiu sobre ele. Não nos consideramos tambem pessoas carregadas de erros, somente vislumbramos em nós as virtudes que muitas vezes carecemos. Nesta lição Jesus mostra que todos nós temos nossos débitos e que se não modificarmos o nosso comportamento e o nosso jeito de proceder para com o próximo, poderemos vir a ter tantas dificuldades quanto aqueles que julgávamos mais pecadores que nós.

 

Jefferson Moura de Lemos

Esse post foi publicado em Lei de Ação e Reação e marcado , , . Guardar link permanente.

16 respostas para A QUEDA DA TORRE DE SILOÉ

  1. deniberto correa monterrosa disse:

    Sim todas as pesoas tivisem aseso a essa pasagem talvez acabaria o preconceito.

  2. alcides disse:

    Estamos sempre nos desculpando por nossos pecados, mais eles são feito tijolos, se acumulam e podem virar uma torre. Não basta nos desculpar temos que nos arrependemos.

  3. DANIEL BELARMINO VIEIRA disse:

    A lição da Torre de Siloé mostra-nos que DEUS quer de nós o ARREPENDIMENTO – palavra-chave dessa lição. Logo, não existe CARMAS. Jesus ACENTUOU que, SE NÃO VOS ARREPENDERDES TODOS DE IGUAL MODO PERECEREIS. Que “igual modo” é esse?? Não é o ”igual modo” da morte física, e sim, o ”igual modo” da morte espiritual. O texto é literal, o fato é foto, então, NÃO EXISTE A REENCARNAÇÃO, pois, NINGUÉM, mas NINGUÉM MESMO, pode vir ao mundo pagar ERROS cometidos em OUTRO corpo. NÃO HÁ OUTRA IDENTIDADE para o MESMO SER HUMANO DOTADO DE MESMA HUMANIDADE. seria um contrasenso, uma controvérsia, um lôgro, um plágio. Portanto, o que JESUS – O DEUS HUMANIZADO, O SENHOR ACIMA DE SEU MESTRADO, ensina no texto, é que, o ARREPENDIMENTO é a VOLTA que devemos dar para DEUS nos PERDOAR TODAS AS NOSSAS DÍVIDAS, E isto, só se faz PELO SANGUE QUE JESUS DERRAMOU POR NÓS INJUSTAMENTE, da mesma maneira que O SANGUE DAQUELES PECADORES GALILEUS foram envolvidos nos sacrifícios sanguíneos de PILATOS, que, pensava, que estava oferecendo a DEUS um sacrifício JUSTO.
    Caros amigos! SE EXISTISSE A TAL REENCARNAÇÃO como dizem os espíritas e o espiritismo de KARDEK seria uma FATALIDADE a MORTE DE JESUS e a SUA RESSURREIÇÃO. Jesus foi morto INJUSTAMENTE, e essa morte de JESUS nos trouxe o PAGAMENTO DAS NOSSAS DÍVIDAS PESADAS. QUANDO Jesus ressucitou dentre os mortos, A INJUSTIÇA cometida na SUA MORTE FOI REVERTIDA E ANULADA PARA A NOSSA JUSTIFICAÇÃO DIANTE DO TRIBUNAL DIVINO , PORQUE DEUS É JUSTO E JUSTOS SÃO OS SEUS JUÍZOS.
    DIZER haver REENCARNAÇÃO é SUBTRAIR a JUSTIÇA DIVINA, é PLAGIAR o JUSTO JUÍZO, é MITIFICAR A ORDEM DIVINA. Portanto, NÃO EXISTE A REENCARNAÇÃO KARDECISTA, NEM OUTRA QUALQUER REENCARNAÇÃO BUDISTA ou como queiram afirmar. É louca essa hipótese sem TESE. a BÍBLIA CONDENA ESSA PECAMINOSA E ARDILOSA IDEIA ERRANTE E SEM SENTIDO- A SABER, A REENCARNAÇÃO.
    A Torre de Siloé representa na simbologia cristã a SOBERBA HUMANA que, quando caída, destrói VÍTIMAS Pensando serem MAIS JUSTAS quando no mesmo patamar JUDICIAL são NECESSITADAS DE ARREPENDIMENTO. e, sem, ARREPENDIMENTO, não há SALVAÇÃO. E SALVAÇÃO SÓ PELO SANGUE QUE DE JESUS FOI DERRAMADO INJUSTAMENTE. ´Pedro, apóstolo de JESUS CRISTO afirmou: em NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, Nem em cima no céu, nem embaixo na terra, há outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser SALVOS. ( ATOS DOS APÓSTOLOS 4.12)
    NÃO EXISTE A REENCARNAÇÃO. ARREPENDEI-VOS E CONVERTEI-VOS.

    • jeflemos disse:

      Olá Daniel, agradeço a sua contribuição ao nosso blog. Bem vamos lá, a sua afirmação de que Deus quer de nós arrependimento é perfeitamente correta, e totalmente concorde com o Espiritismo. Entretanto, na frese “Logo, não existe CARMAS” o irmão coloca o arrependimento e o Carma como ideias contrárias entre si, o que não é verdade. Tudo depende do modo como se vê o arrependimento, se do ponto de vista Espírita ou segundo a perspectiva Protestante.
      Para o protestantismo e doutrinas assemelhadas, o arrependimento + a conversão a sua religião (e não só o arrependimento) é que apaga todas as faltas cometidas pelo indivíduo, como por exemplo, um criminoso que ceifou a vida de dezenas de pessoas estaria quitado com Deus e sua justiça somente pelo ato de arrepender-se e converter-se. Sua alma estaria límpida, filha legítima de Deus e pronta para a salvação eterna. Enquanto as suas vítimas, se morreram sem serem convertidas (mesmo tendo sido pessoas honestas) estariam condenadas eternamente, pois não participavam do corpo de Cristo, eram criaturas e não filhos de Deus.
      Para o Espiritismo o arrependimento sincero (não importando a preferência religiosa) coloca o indivíduo sob a proteção divina, lhe garantindo a entrada nos planos espirituais compatíveis com a sua nova diretriz de pensamento, em sintonia com as forças do amor e do bem, o que seria uma forma de salvação. Todavia, isso não retira do arrependido a necessidade de reparação dos atos criminosos que tenha praticado e a própria consciência do individuo, agora esclarecida pelos conhecimentos morais, o leva a buscar reparar os seus erros, muitas vezes até em novas encarnações numa mesma família. É quando surgem os desafetos familiares sem explicações lógicas e os traumas que as regreções de memória não encontram a causa nessa mesma existência, somente podendo ser compreendidas à luz da Lei de ação e reação e da reencarnação. [1]
      Jesus sempre se utilizava de acontecimentos cotidianos como exemplo para explanar sobre questões espirituais. Por isso, Jesus explicou numa passagem anterior à sua exposição sobre a queda da Torre de Siloé, que o culpado não sairia da prisão (da consciência, em sentido moral) até que pagasse o último ceitil. Esse resgate para com a justiça divina pode ser feito pelo amor (boas obras) ou pela dor. [2]
      Portanto, querido amigo, dizer que existe reencarnação é afirmar que Deus é justo, misericordioso e infinitamente amoroso, pois não faz acepção de pessoas e cada um recebe exatamente segundo o seu proceder. A reencarnação permite que os envolvidos pelos erros se aproximem para aprenderem juntos o significado do amor, pois é do desejo do Senhor que todos, absolutamente todos os seus filhos se amem uns aos outros e cheguem a perfeição.
      Quanto à morte de Jesus, seu sacrifício e a doutrina da reencarnação, existem diversos artigos no nosso blog que comentam sobre esse assunto.
      Um grande e forte abraço!

      [1] ver os nossos artigos: A parábola do mordomo infiel e a imortalidade da alma e o bom ladrão e a reencarnação.

      [2] Ver nosso artigo: A FÉ E AS OBRAS SEGUNDO O ESPIRITISMO

      • Roberto g neto disse:

        Fala sério! Pra se dá uma reencarnação segundo Alan Kardec 200 anos agora uma existência da vida agora o que mais vive não passa de 110 anos e são poucos os que chegam. Não conheço ninguém que reecarnou como pode o camarada reparar um erro de duzentos anos atrás eu tiro por mim seu reecarnei eu não sei se matei roubei traí além do mais se Deus usa-se deste processo de reencarnação ele demostra totalmente ineficaz pois o seres humanos estão cada vez mais cruéis e sanguinário como explicar o aumento da miséria das guerras país matando filhos arrancando cabeça filhos degolando país e o aumento da iniqüidades. Aí eu pergunto aos sábios médiuns quem está purificando esses espíritos inferiores na erraticidades será que Deus é louco para permitir tal loucura epirita de o espírito passar 200 anos depois reecarnar e cometer essas ações desumana pensem! Deus não está nessa obra malignas de Satanás saiam desse engano

      • jeflemos disse:

        Olá Roberto, obrigado por contribuir para o nosso blog com seus comentários. Primeiramente, não existe tempo definido para uma reencarnação, cada espírito é um caso único, podendo ocorrer reencarnações poucos anos após o desencarne ou até dezenas de séculos depois. Não existe no Espiritismo tempo absoluto para esse retorno.
        Realmente, dificilmente encontraremos pessoas com lembranças de suas existências passadas, todavia, existem relatos documentados de indivíduos com recordações nítidas de uma ou várias existências anteriores. Se o irmão se dispuser a pesquisar encontrará esses relatos.
        Quanto ao aumento da violência, ainda está acontecendo porque estamos num período de transição para a grande separação dos bodes e das ovelhas, onde os espíritos encarnados e desencarnados ainda presos à violência estão sendo avaliados em seu livre-arbítrio. Aqueles que não aproveitarem a oportunidade e permanecerem rebeldes, trilhando os caminhos da brutalidade serão afastados do Orbe terreno, ao passo, que os caminheiros do bem serão recompensados com um mundo melhor no futuro, habitado por seres voltados unicamente para o amor. Essa promessa encontra-se no livro da revelação:

        “Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra”. Apocalipse 22:10-12

        Um grande e forte abraço!

  4. Adilsen de Fatima Aguillera disse:

    Apreciei muito a explanação do irmão Jefferson Moura de Lemos. Sou evangélica e, pelo fato de ter sido kardecista durante dez anos, continuo admirando e respeitando meus irmãos espíritas, cujo trabalho social tem grande valor no Reino de Deus. Abraços em todos.

  5. CELSO JOSE GOMES disse:

    Como eu gostaria de encontrar EVA e ADÃO, e perguntar como conseguiram, sendo dois, reencarnar tantas vezes que agora somos uma multidão incontável.

  6. mauricio disse:

    CONFORME DOUTRINAS ESPIRITAS A REENCARNAÇÃO SERVE PARA QUE A ALMA EVOLUA, POIS BEM SE A REENCANAÇÃO FOSSE VERDADE ESTARIAMOS EM UM MUNDO CADA VEZ MELHOR. PELO QUE TEMOS VISTO O MUNDO SO TEM PIORADO, TUDO CONFORME REVELA AS ESCRITURAS… ACORDA ESPIRITAS, SE LIGUEM NO QUE JESUS FALOU…. SE FOSSE VERDADE A REENCARNAÇÃO NÃO HAVIA MAIS FOME, ADULTERIO, HOMICIDIO POIS ESTARIAMOS SEMPRE MELHORANDO.
    SALVAÇÃO SÓ EM JESUS…. JESUS É DEUS….

  7. viviane disse:

    Gostei…SIMPLES E OBJETIVO, IGUAL JESUS.DEUS ABENÇOE

  8. Alexandre Rodrigo Firmino da silva disse:

    É fácil , carma , é pecado e segundo o espiritismo , que crê na reencarnação sempre o indivíduo terá carma ( pecado ) e será purificado por sua vida de caridade, que é bom , mas não salva! Salvação é por fe no filho deDeus. E só existeum socorro . O sanguedeJesus, se andarmos na luz , como na luz ele está , temos comunhão im com os outros e o sangue de Jesus perdoa todo pecado. Na luz é na palavra , na revelação , na rocha em cristo. Lâmpada para os pés e luz para o meu caminho é a tua palavra. O espírito santo aponta o caminho( Jesus). Pode sacrifica animal. Banho de sal grosso ,ervas não adianta! Receber exu , orixar ou ate mesmo avatar, não adianta,só piora é necromancia .invocar mortos. Ubanda ,quimbada , candoble ou qualquer outra religião , não adianta , o socorro , é Jesus. Mas eu sou bonzinho , pago minhas contas em dia, é o dever de todo cidadão. Deus ver Deus se agrada , mas e pra essa vida , para a vinda vindoura , o reino de Deus a vida eterna, só através de Cristo Jesus. Aquele que confessa seu pecado e deixa , não pratica mais alcançará misericórdia. Primeiro passo se arrepender, segundo passo aceitar jesus como salvador , terceiro passo viver em novidade de vida ,em santidade. Jesus está voltando! Precisamos está prontos e quem nos prepara ( o espírito santo).

    • jeflemos disse:

      Olá Alexandre, obrigado por contribuir para o nosso blog com o seu comentário. Responderei ao seu ponto de vista por partes:

      1- “É fácil, carma, é pecado e segundo o espiritismo, que crê na reencarnação sempre o indivíduo terá carma (pecado) e será purificado por sua vida de caridade, que é bom, mas não salva! Salvação é por fé no filho de Deus.”.

      Na verdade, a palavra pecado não é muito utilizada no Espiritismo e quando utilizamos esse termo é para sermos mais bem compreendidos pelos irmãos das religiões cristãs tradicionais, ainda apegados ao mito do pecado original.
      Assim, a doutrina não ensina que a reencarnação é para pagarmos pecados e sofrermos castigo, como dissemos acima esses termos são para nos tornarmos compreendidos; as vidas sucessivas é um mecanismo evolutivo de aprendizado, como todo aprendiz é passível de erros e acertos o espírito ou alma pode, na utilização do seu livre arbítrio, praticar ações que podem trazer consequências positivas ou negativas. Dessa forma não há castigos ou recompensa, mas, consequências boas ou ruins de um aprendizado, como resultado da lei de ação e reação [1]
      Quando passamos a errar menos, nos reformamos intimamente e auxiliamos o nosso próximo, nos aproximamos mais das Leis divinas e consequentemente do nosso Mestre sejam quais forem as nossas crenças pessoais, nisso consiste a salvação segundo o Espiritismo: Fora da caridade não há Salvação! Mesmo aqueles que não creem em Jesus nesta existência o reconhecerão um dia à medida que evoluírem, pois Ele é o governador deste planeta.

      2- “E só existe um socorro. O sangue de Jesus, se andarmos na luz, como na luz ele está, temos comunhão um com os outros e o sangue de Jesus perdoa todo pecado. Na luz é na palavra, na revelação, na rocha em cristo. Lâmpada para os pés e luz para o meu caminho é a tua palavra. O espírito santo aponta o caminho( Jesus).”

      Os cristãos tradicionais ainda acreditam na mitologia de Adão e Eva, no pecado original e consequentemente no resgate desse pecado pelo sacrifício de Jesus no madeiro. Respeitamos essa doutrina, mas, não compartilhamos dessa opinião. A ciência já demonstrou a mancheias que os personagens dos primeiros pais bíblicos da humanidade não existiram, portanto, não houve pecado original [2].
      Ora, se não houve queda nem pecado original e mesmo assim Jesus propagou essa ideia, sendo o ser evoluído que É, é lógico que houve a necessidade de ajustes e acomodação à crença mitológica daquela época, caso contrário a mensagem cristã seria facilmente rejeitada.
      Quando Jesus encarnou na Judeia, nasceu em meio a um povo que, embora monoteísta, trazia em sua História sincretismo variados com diversos outros povos, principalmente os mesopotâmicos de onde adaptaram o mito do primeiro homem. Dessa forma, necessitando trazer a sua mensagem e não podendo revelar verdades científicas que estavam reservadas para o futuro, utilizou-se dessa mitologia como o professor adapta a sua linguagem para ser melhor compreendido de acordo com o nível de capacidade dos seus alunos. Deixando para que no futuro, a ciência venha como veio, descobrir nossas verdadeiras origens evolutivas, cabendo ao Espiritismo, como terceira revelação da Lei de Deus desvelar a evolução espiritual.
      Assim, o sacrifício de Jesus não foi para apagar pecados, mas, para tocar os sentidos de pessoas apegadas aos ritos sacrificiais, tanto judeus como gentios, pois, o costume sacrificial permeava todas as civilizações daquela época. Assim, através do madeiro e com os braços estendidos, Jesus chamava a todos para si e para seus ensinamentos [3]

      3- “Pode sacrifica animal. Banho de sal grosso, ervas não adianta! Receber exu, orixá ou ate mesmo Avatar, não adianta, só piora é necromancia. invocar mortos. Umbanda, Quimbanda, Candomblé ou qualquer outra religião, não adianta, o socorro, é Jesus.”

      O Espiritismo não se utiliza práticas rituais ou sacrificiais, nem mesmo de necromancia que seria o contato mercenário com os espíritos dos mortos. Somos cristãos e, portanto, Jesus sempre será o nosso socorro e fortaleza [4].

      4- “Mas eu sou bonzinho, pago minhas contas em dia, é o dever de todo cidadão. Deus ver Deus se agrada, mas e pra essa vida, para a vinda vindoura, o reino de Deus a vida eterna, só através de Cristo Jesus. Aquele que confessa seu pecado e deixa, não pratica mais alcançará misericórdia. Primeiro passo se arrepender, segundo passo aceitar Jesus como salvador , terceiro passo viver em novidade de vida, em santidade. Jesus está voltando! Precisamos está prontos e quem nos prepara (o espírito santo).”.

      Sim, o Espírito santo ou mais propriamente os Espíritos do Senhor nos convidam ao arrependimento dos nossos desacertos, à reforma interior e a seguir as mensagens do Cristo de Deus, pois cada um receberá de acordo com as suas obras, no mundo espiritual ou em reencarnações futuras [5].
      Que a paz de Jesus esteja sempre com você Alexandre, grande e forte abraço!

      [1] Ver nosso artigo: A Lei de Causa e Efeito e a reencarnação.
      [2] Ver nosso artigo: Adão e a reencarnação.
      [3] Ver nosso artigo: O sacrifício de Jesus e a reencarnação.
      [4] Ver nossos artigos: Os cultos exteriores e o Espiritismo; Proibição Mosaica.
      [5] Ver o artigo: A cada um segundo as suas obras.

  9. Juci Rossoni disse:

    Ótimo texto. Obrigada pela excelente reflexão 😉

Deixe um comentário