1- Terno sob Medida:
O erro mais comum é escolher o paletó confortável, não se compra terno para fazer aeróbica, não pode deixar sobrar tecido. No caso de modelagens tradicionais, vale até experimentar um número menor.

2- Calça no Lugar:
Ela deve ficar entre 4 e 5 dedos abaixo do umbigo, na linha do osso do quadril.

3- Volume da Barra:
Nos ternos com corte mais ajustado não sobra tecido para empapar, mas assim mesmo a barra deve ser feita enviesada (mais curta na frente e mais longa atrás), uma dica para acertar a barra é marcar ela descalço.

4- Sapatos:

Ternos "slim-fit", modernos, de cortes ajustados e looks sem gravata pedem um sapato de amarrar com forma alongada.

5- Acerte na Camisa:
Ternos com modelagem moderna não combinam com camisas largas que empapam na barriga, a dica é usar camisas sequinhas, ou mandar as camisas largas para um bom ajuste.

7- Traje Esporte
Apropriado para ambientes informais. A festa que solicita este traje dispensa ternos, gravatas e paletós.
Em quais eventos usar: Batizados, almoços com amigos, exposições.

8- Esporte Fino ou Tenue de Ville
Mesmo durante o dia não dispensa o blazer, com ou sem gravata. Se for de terno pode utilizar cores claras. A noite, solicita terno escuro. As camisas podem ter colarinhos com botão.
Em quais eventos usar: Vernissage, almoços, conferências, teatro clássico.


9- Passeio Completo ou Social

É terno de padrão escuro, seja de dia ou à noite. Pode ser em risca-de-giz. Os sapatos podem ser de pelica liso ou com cadarço. Obrigatória camisa de colarinho sem botão, com ou sem abotoaduras. Cuidado com as gravatas, prefira as mais discretas.
Em quais eventos usar: jantares, coquetéis, óperas, comemorações e grandes eventos.


10- Trajes à Rigor ou Black Tie:

Quando escrito no convite, determina-se o uso obrigatório do Smoking. Muito utilizado em festas porque garante a elegância. No verão usa-se paletó branco de Summer acompanhado de gravata borboleta, faixa e calça preta.

6- Nó de Gravata Clássico