quarta-feira, 31 de março de 2010

REGIME MILITAR - 46 ANOS DO GOLPE


O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto dos eventos de 31 de março de 1964, ocorridos no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado (chamado pela ditadura que se seguiu como Revolução de 1964) que interrompeu o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) – nas mesmas eleições que conduziram Jânio da Silva Quadros à presidência pela UDN (União Democrática Nacional) – Jânio renunciou o mandato no mesmo ano de sua posse (1961), João Goulart, que deveria assumir a presidência, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946, estava em viagem diplomática na República Popular da China. Militantes de direita acusaram Jango, como era conhecido, de ser comunista e o impediram de assumir à presidência no regime presidencialista.
É feito um acordo político e o Parlamento brasileiro cria o regime parlamentarista, sendo João Goulart chefe de Estado. Em 1963 em plebiscito o povo brasileiro votou pela volta do regime presidencialista, e João Goulart finalmente assume a presidência da república com amplos poderes.
O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a uma ditadura militar que durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde o golpe de 1964, Tancredo Neves.
O golpe e o regime que se seguiu
O golpe de Estado conduziu à época da história do Brasil que foi denominada de Regime Militar de 1964. Esta época foi caracterizada economicamente por um grande desenvolvimento do país, (alicerçado por vultosos empréstimos internacioais) justificado em parte pelo controle do medo comunista e das organizações de trabalhadores pelos militares, o que era interpretado como estabilidade política pelos setores predominantes da economia mundial.
“Assim sendo, declaro vaga a presidência da República!” Foi o que se ouviu na sessão do Congresso, presidida pelo senador Auro de Moura Andrade, no dia 1 de abril de 1964. Sob a mesa do presidente golpista estava uma carta assinada pelo chefe da Casa Civil, Darcy Ribeiro, informando que o presidente da República, João Goulart, encontrava-se em território nacional, no Rio Grande do Sul, em pleno exercício de seus poderes constitucionais. Dessa forma, foi rasgada a Constituição Federal de 1946, pois a decretação da vacância somente poderia ocorrer em caso de o presidente se ausentar do País sem permissão do Congresso.
Era necessário a todo custo configurar legalidade a um golpe militar, transformando-o em um golpe constitucional. Ao assumir a presidência, o primeiro ditador de plantão, general Castelo Branco, pronunciou em seu discurso: “Meu procedimento será o de um chefe de Estado sem tergiversações no processo para a eleição do brasileiro a quem entregarei o cargo a 31 de janeiro de 1966”. E assim a população brasileira foi submetida a uma mentira que perdurou 21 anos.

Analisar o golpe civil-militar de 1 abril de 1964 implica conhecer o contexto geopolítico do mundo na década de 1960. Os Estados Unidos, preocupados com a expansão do comunismo, principalmente depois da Revolução Cubana de 1959, dedicavam atenção especial ao Brasil, que tinha na presidência da República um gaúcho adepto do princípio da autodeterminação dos povos e do não alinhamento econômico exclusivo com o Ocidente.
Por isso, de acordo com a declaração pública do ex-embaixador dos Estados Unidos Lincoln Gordon, falecido recentemente, foi na reunião na Casa Branca de 30 de julho de 1962 que foi mencionada, pela primeira vez, a possibilidade de um golpe contra João Goulart, diante do presidente Kennedy.
Interferência Norte Americana
A CIA patrocinou a campanha de deputados e senadores que fizeram e/ou permitiram a fraude da declaração de vacância da presidência. A CIA também patrocinou passeatas e usou o manto sagrado de Deus e da família para recrutar colaboradores em todas as camadas de nossa sociedade. Hoje, estas pessoas, autoridades, senadores, deputados, generais, empresários, funcionários públicos e muitos outros só podem ser considerados inocentes úteis ou traidores na História do Brasil. Nosso País precisa conhecer o valor do estadista que preservou a unidade nacional, ao evitar uma guerra civil, quando a tirania movida por interesses estrangeiros tomou conta do Brasil.
Recrudecimento do Regime
O desenvolvimento econômico foi acompanhado de uma violenta repressão política especialmente durante as décadas de 1960 e 1970 sob a égide da Lei de Segurança Nacional como justificativa de manter a sociedade politicamente estável no sentido de evitar a influência de idéias socialistas em um mundo dividido entre dois regimes, mas que também atuava contra qualquer um que discordasse publicamente da atuação do regime ou que pudesse provocar tal discordância.
Além da limitação de várias liberdades (como as de expressão, imprensa e organização), naquela época tornaram-se comuns os interrogatórios, prisões e tortura daqueles considerados opositores políticos do regime militar, especialmente os que fossem considerados simpatizantes de idéias socialistas. Para além das prisões, estima-se que cerca de 300 dissidentes perderam a vida, que segundo a versão defendida pelos militares a maioria destas mortes teria ocorrido em combate com as Forças Armadas.
Este fato inicial foi denominado pelos militares que o executaram bem como o regime que se sucedeu como "Revolução de 1964". Mas a noção de que se trataria de uma revolução perdeu muito de sua aceitação pela sociedade brasileira desde meados dos anos 70, com a abertura democrática então iniciada. Nos dias de hoje só é possível encontrar tal definição entre um número restrito de simpatizantes do regime além de referências daquela época. Na atualidade é mais comum e aceitável definir o ocorrido como "Golpe Militar de 1964".
Com informações do Jornal do Comércio e Blog do Rocha

NOTA CONJUNTA

NOTA CONJUNTA
VEREADOR BADEKO E JPS-SC


Nos últimos dias, a mídia vem circulando informações que dão como certa a aliança do PPS com o DEM.

É preciso esclarecer que:

- O bom relacionamento com os Partidos além de natural, se faz necessário para consolidarmos a unidade em torno do projeto nacional em Santa Catarina. O que é certo, dentre os partidos que postulam o Governo do Estado, o PPS avaliará aqueles que estiverem alinhados ao projeto do Bloco Democrático e Reformista, que tem no nome do governador José Serra, seu pré-candidato à Presidência da República, neste caso, a princípio, o bloco PPS/PSDB/DEM;

- O PPS está aberto a conversar com todas as siglas que não estejam no projeto nacional de eleição da candidata apoiada pelo presidente da República;

- Quanto a relação fraterna e próxima do senador Raimundo Colombo com o deputado federal Fernando Coruja, as relações transcendem as esferas políticas, até pelo fato que ambos são de importante município serrano, onde desde 2006 constroem uma convivência com vistas a aliança em Lages. Para nós digno de respeito, mas que deve ser viável ao projeto de crescimento estadual do PPS;

- Em relação as conversas entre os presidentes do PPS e DEM são importantes para o processo, ressaltando que, com exceção do Partido dos Trabalhadores, por força da conjuntura nacional, o Partido Popular Socialista está disposto a receber para conversar os demais líderes que pleiteiam a sucessão ao Governo do Estado;

- Na reunião da Direção Executiva Estadual, realizada no último dia 29 (Segunda-Feira) sob a presidência do deputado Coruja, foi definido que o PPS, assim como muitos partidos no estado, neste momento acompanhará os desdobramentos sucessórios e o quadro político, até pelo fato de que a sigla não disputa a vaga de governador;

- O PPS em nenhum momento fechou questão no apoio a qualquer sigla que pleiteia a vaga no Poder Executivo Catarinense, existindo apenas tendências internas e que fazem parte da cultura democrática do Partido;

- Manifestações fora da esfera partidária, devem ser interpretadas como declarações pessoais, sem qualquer definição do apoio do Partido, que ainda será discutido nas instâncias do PPS.

Florianópolis, 31 de março de 2010.


MARCOS A. ESPÍNDOLA – BADEKO
Vereador do PPS de Florianópolis
Presidente do PPS da Capital
Vice-Presidente do PPS-SC
Movimento da Juv. Pró Serra


ALISSON LUIZ MICOSKI
Presidente da Juventude Popular Socialista - JPS/SC
Membro da Executiva Estadual do PPS-SC
Coordenador Nacional do Movimento da Juv. Pró Serra

terça-feira, 30 de março de 2010

TRISTE FIM


Aduladores e puxa sacos de plantão já não cortejam mais o ex-governador Luiz Henrique.
O séquito que outrora existia em torno do ex-Chefe do Poder Executivo deu margem a sua solitária saída no dia da Pré-Convenção do PMDB.
Certo mesmo é a companhia de sua esposa Ivete.
O poder faz dessas, e LHS soube se cercar disso, aproveitou o que tinha direito, usou e abusou, agora é um respeitável EX!

segunda-feira, 29 de março de 2010

FILIAÇÕES 2010







Baixe os documentos acessando a pasta de Documentos do PPS, no Banner ao lado esquerdo do Blog.

ou clique AQUI

ORIENTAÇÕES LISTA DE FILIADOS

A Direção Estadual do PPS-SC está encaminhando aos dirigentes locais, instruções relativas ao processamento dos dados dos filiados de seu município, em cumprimento ao disposto no art. 19, da Lei 9.096/1995.


SEGUE A CORRESPONDÊNCIA:
Segue em anexo cópia do Provimento n. 2/2010-CGE, que regulamenta a sistemática de entrega das relações de filiados pela internet e estabelece o cronograma para tratamento das relações de filiados no mês de abril próximo.

Ressaltamos que, conforme o disposto no art. 19, parágrafo 2º, da Res. TSE n. 23.117/2009, as listagens de filiados deverão ser encaminhadas obrigatoriamente pelo sistema FILIAWEB até o dia 14 de abril, sendo de responsabilidade do partido a adequada tempestiva submissão. A não remessa da relação no prazo mencionado importará na permanência das filiações dos eleitores em conformidade com a última listagem remetida (em outubro passado).

Assim sendo, o uso do sistema FILEX não será mais admitido, devendo Vossa Senhoria, como Presidente do PPS no município, se ainda não estiver habilitado para o uso do novo sistema, requerer ao Cartório Eleitoral (local) a respectiva habilitação, podendo para isso, utilizar o modelo de solicitação que encaminhamos em anexo. Observa-se que essa habilitação permanecerá válida apenas enquanto o órgão partidário (PPS) estiver vigente.

No que concerne às duplas filiações partidárias, as notificações aos partidos políticos serão expedidas pelo TSE, conforme previsto no art. 12, caput, da Res. TSE n. 23.117/2009, com alteração da Res. TSE n. 23.198/2010. Contudo, os representantes do Partido também poderão comparecer ao Cartório Eleitoral (local) para verificação das duplicidades envolvendo os respectivos filiados. O Partido e/ou os eleitores envolvidos em duplicidade de filiação, poderão, querendo, apresentar defesa e provas até o dia 10 de maio do ano em curso.

Seguem ainda anexos as Resoluções TSE n. 23.117/2009 e n. 23.198/2010, e o arquivo Filiaweb – Solicitação de Habilitação.

Informações adicionais e/ou dificuldades na operacionalização do sistema, poderão ser obtidas no Cartório Eleitoral (local), quando do cadastramento do administrador do Partido responsável pela manutenção das respectivas listas.

Na oportunidade, renovamos protestos de elevada estima e distinta consideração.


Atenciosamente,


DÉRCIO AUGUSTO KNOP
Delegado TRE/SC
Secretário Geral do PPS/SC

PAULO ROBERTO DALMOLIN
Tesoureiro Geral do PPS/SC
Delegado TRE/SC



Ao Ilustríssimo Senhor:

PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL

OU COMISSÃO PROVISÓRIA MUNIPAL DO

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA – PPS

sábado, 27 de março de 2010

O PODER REPRESENTATIVO


"Nós precisamos resgatar realmente este poder político" - Dep. Fernando Coruja em seu discurso em agradecimento pelo recebimendo da Comenda Manoel Joaquim Pinto, e abordando sobre a falência da democracia representativa.

PÁ DE CAL


As prévias do PMDB consagraram a candidatura de Eduardo Pinho Moreira e tiveram vários derrotados. Além do prefeito Dário Berger que terá de esperar e tem a promessa de ser o da “próxima vez”, também o ex-governador Luiz Henrique, Mauro Mariani, Valter Galina, Renato Vianna, os principais líderes a apoiar o prefeito da Capital.


Luiz Henrique sofreu outra derrota politica. Com as prévias e a candidatura própria ao governo, está sepultada definitivamente a tríplice aliança que tanto defendeu no segundo mandato.
Fonte: Blog do Moacir Pereira

Articulação 1 x 0 Maquina


Com 287 votos, Eduardo Pinho Moreira vence as prévias do PMDB e é escolhido como candidato a Governador de Santa Catarina. Dário Berger recebeu 201 votos e amargou a derrota no primeira grande disputa que começa a desenhar o cenário eleitoral de Santa Catarina.

Berger que sempre afirmou que apoiaria Moreira colocou as asas de fora mas não conseguiu alçar vôo e agora com candidato a governador definido, esperamos para ver como ficarão as articulações do PMDB para as alianças visto que o candidato ao Senado LHS, hora pende para Dilma, hora pende para Serra.

O Democratas, tem como candidato ao governo o Senador Raimundo Colombo, o PP tem Ângela Amin, o PT Ideli Salvati, e os Tucanos caminham para a Disputa com o Governador Pavan. Nesta projeção as alianças caminham para um Segundo Turno, tendo como balisador a disputa presidencial entre tucanos e a ministra Dilma. É esperar para ver!

Ah! E o PPS?

Bom, enquanto a caravana passa...

quinta-feira, 25 de março de 2010

AMISTOSO DO PPS DE LAGES

Lages, 24 de março de 2010.

CONVITE

A Executiva do Partido Popular Socialista – PPS e seus colaboradores convidam para o Jogo de Futebol Amistoso, PPS x Profissionais da Imprensa, que acontecerá no próximo sábado dia 27 de março de 2010, tendo como local a chácara social da empresa Batistella, com a seguinte programação:

10:00horas – Jogo Amistoso

13:00horas – Almoço


Contamos com a sua participação.

Atenciosamente,


TONI DUARTE
Presidente do PPS Lages-SC

ASSEDIADO

O pré-candidato a deputado estadual por Florianópolis, vereador Badeko, está em alta com diversas lideranças dos Partidos que estão com pré-candidaturas ao governo.
No aniversário de Floripa, comemorado no último dia 23 de março (terça-feira), em que fez 284 anos, Badeko esteve saboreando a gastronomia e o som da cidade dando por encerrada a alta temporada com a devolução das chaves da cidade ao Prefeito pelo Rei Momo, acompanhado da bateria da escola de samba campeã do carnaval.
Prestigiando o Ricaldinho da Ilha (festa que já faz parte do calendário oficial da Capital catarinense com mais de mil pessoas em todas as edições), o líder do PPS na capital foi abordado pelo presidente licenciado do PMDB/SC, Eduardo Pinho Moreira, que afirmou estar certo de sua vitória na pré-convenção do próximo final de semana, emendou dizendo que o PPS será o primeiro partido a ser procurado. Do seu jeito franco e direto, o jovem vereador disse que, com exceção do PT, todos os Partidos são bem vindos a conversar com o PPS.
No dia seguinte, o vereador do PPS também foi convidado para uma conversa com o prefeito Dário Berger, outro postulante a vaga de candidato ao governo pelo PMDB.
É grande a expectativa da definição oficial de Badeko, que daria um ingrediente todo manezinho a chapa do Partido, que este ano pretende emplacar de dois a três deputados estaduais, e no mínimo manter sua vaga na Câmara Federal, "correndo por fora", um postulante ao Senado.


APROXIMAÇÃO

Mas já no ano passado, no aniversário de Badeko, quem esteve lá marcando presença foi o ex-governador Esperidião Amin (PP), a festa reuniu mais de mil pessoas.
Na foto, o jovem parlamentar parece dar instruções ao experiente progressista, que já está na área faz tempo e, se derrubar vai, vai ser pênalti... Talvez possa até escolher o canto...

RELEMBRANDO
Recentemente Pinho Moreira, com o seu estilo arrogante e superior de ser, definiu o PPS como um partido pequeno e que os poucos espaços que teria no governo do PMDB já estava de bom tamanho, esqueceu contudo, que o Partido detém um importante capítal, que senão consubstanciado em votos, tem em muitos dos seus quadros pessoas competentes e um compromisso que perpassa a atual condução do governo do seu partido que foi marcado pelo fisiologismo e principalmente do total descompromisso programático.
O candidato à candidato ao governo do estado sempre fala mais que sua boca, talvez, com esta acirrada disputa interna, agregada aos demais postulantes no jogo sucessório o façam refletir um pouco mais antes de começar a utilizar-se da sua tradicional empáfia.

quarta-feira, 24 de março de 2010

CONVOCAÇÃO


Florianópolis/SC, 19 de março de 2010.


Prezado (a) Companheiro (a),


Honra-nos convocá-lo (a) para a REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL, a realizar-se no próximo dia 29 DE MARÇO DE 2010 (SEGUNDA-FEIRA), às 19h30min na nova sede do Diretório Estadual:

PRAÇA XV DE NOVEMBRO, 153
ED. JOÃO MORITZ, SL. 102, CENTRO
88010-400 FLORIANÓPOLIS/SC



PAUTA:

1. Programa de Rádio e TV;
2. Desincompatibilizações;
3. Análise da lista de candidatos para o pleito de 2010; e
4. Outros assuntos de interesse do Partido.

Contado com a sua presença, subscrevemo-nos renovando nossas fraternais


Saudações Socialistas.



DEPUTADO FERNANDO CORUJA
Presidente do PPS/SC
DÉRCIO AUGUSTO KNOP
Secretário Geral do PPS/SC

terça-feira, 23 de março de 2010

REMÉDIOS EM CASA


Projeto propõe distribuição gratuita e domiciliar de medicamentos para idosos

De autoria do presidente da Câmara, Toni Duarte, um projeto de lei aprovado por unanimidade na sessão de ontem, terça-feira, 22, propõe a distribuição gratuita e domiciliar de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação para idosos previamente cadastrados no sistema único de saúde.

O projeto determina que idosos que utilizam remédios de uso continuo receberão gratuitamente e em seu domicílio os medicamentos e materiais necessários para sua aplicação. O poder executivo, por meio da Secretária Municipal de Saúde realizará o cadastro dos idosos que preencham os requisitos e requeiram a entregar domiciliar.

Cabe destacar que o projeto já prevê que a entrega será realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde em suas visitas obrigatórias e periódicas, não importando em ônus para o Município. No plenário Toni Duarte reforçou a aplicabilidade da matéria, ao reforçar o fato de que os agentes ao realizarem as visitas podem entregar o medicamente, evitando assim, o deslocamento dos pacientes para o centro, evitando deslocamentos necessários. Ele lembrou que um projeto semelhante, de autoria do deputado federal Fernando Coruja já tramita na Câmara Federal.

O médico e vereador Rodrigo Silva o parabenizou pela matéria, sugerindo que o projeto poderia contemplar também os portadores de doenças crônicas, que precisam fazer consultas a cada dois meses. Segundo ele, “um projeto que vem em boa hora”.

Por Assesoria de imprensa da Câmara de Lages , texto: Keltryn Wendland - fone: 3251-5416

LIDERANÇAS DO PPS SE REÚNEM EM VIDEIRA
























Clique na imagem

FESTA NACIONAL DA MAÇÃ

São Joaquim já vive o clima da 18ª Festa Nacional da Maçã


São Joaquim já respira os ares da 18ª Festa Nacional da Maçã. A cidade passa por uma série de melhorias em sua infraestrutura para receber os visitantes do evento, que os organizadores apostam ser mais de 200 mil pessoas nos nove dias da festa.
Programada para acontecer de 16 a 25 de abril de 2010, a festa contará com 52 shows e um super rodeio. Entre os shows já confirmados estão Zezé di Camargo e Luciano, Victor e Léo, GDO do Forró, Calcinha Preta, Só Modão, Latino e Cachorro Grande. "Estamos com uma programação bem diversificada para agradar os mais variados gostos", comenta o prefeito José Nérito de Souza.

O prefeito conta que devido à procura por hospedagem para os dias da festa, a comissão organizadora já iniciou o trabalho de cadastramento de famílias interessadas em disponibilizar espaço em suas casas para a hospedagem alternativa. "Em consulta aos hotéis e pousadas da cidade, observamos uma grande procura e por este motivo estamos cadastrando casas para hospedagem alternativa, além de indicar estabelecimentos de outros municípios, como Urubici, Lages e Bom Jardim da Serra", conta José Nérito.
Segundo os organizadores, quem visitar a festa terá uma surpresa já na chegada ao parque da Maçã, uma vez que está em andamento o projeto de remodelação do local, onde a prioridade, além de proporcionar conforto às pessoas, é deixar o parque com uma decoração bem típica. O sistema de entrada no parque, igualmente, sofrerá modificação, adotando o sistema de catracas eletrônicas.
Com relação às atrações que o visitante encontrará durante a festa, o prefeito ressalta a diversidade, que vai desde a valorização dos artistas locais, até a realização de shows nacionais, passando principalmente pela valorização da cultura regional. "Não queremos perder o foco de realizar uma festa que ressalte todo o explendor e diversidade da cultura serrana", enfatiza o prefeito.
Neste sentido, ele destaca a realização, no primeiro final de semana, da 5ª Nevada da Canção Nativa, que este ano teve um total de 360 composições inscritas, das quais foram escolhidas 16 para participar. A realização de torneios de laços e gineteadas, também, fazem parte deste resgate tradicionalista. "Não podemos esquecer do concurso e exposição de maçãs e da realização de cinco seminários temáticos, que somados à gastronomia típica, à base de maçã principalmente, fazem o cardápio desta festa", finaliza.
Fonte: Jornal Correio Lageano

SESSÃO ESPECIAL

A secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto será a homenageada na Sessão Especial da Câmara de Lages, que ocorrerá nesta Terça-Feira, às 19h.

Carmen aproveitará a oportunidade para relatar as ações frente sua gestão e que beneficiaram a Saúde em Lages e região Serrana.

Segue convite que foi dirigido aos filiados do PPS de Lages e lideranças estaduais do Partido:
É com grata satisfação que convidamos Vsa. para participar da Sessão Especial na Câmara de Vereadores que terá como convidada a Exma. Secretária de Estado da Saúde, Sra. CARMEN ZANOTTO, relatando as ações realizadas em sua gestão e que beneficiaram a Saúde em Lages e região Serrana.

Data: 23 DE MARÇO DE 2010 (Terça-Feira)

Local: CÂMARA DE VEREADORES
(Rua Otacílio Vieira da Costa, nº 280, Centro)


Horário: 19 horas

Informações: Tel. 3222-1798 (Rosane/Caroll)


Contando com Vossa sim
.
honrosa presença nesta importante Sessão Especial a ser realizada, subscrevemos-nos,

Respeitosamente.


TONI DUARTE
Presidente do PPS

CARMEN COORDENA REUNIÃO QUE GARANTE EMERGENCIA ABERTA EM LAGES

Ajuda de R$ 600 mil à emergência

R$ 600 mil para socorrer a emergência e ajudar na manutenção do serviço de sobreaviso médico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Foi o que definiram os prefeitos e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em reunião ontem de manhã na Amures. O dinheiro virá dos cofres estaduais.

A portas fechadas, a reunião durou três horas e à tarde foi divulgada uma nota oficial. O dinheiro será repassado à direção do hospital através de convênio, segundo a secretária da Saúde. "Esta ajuda será até que os estudos da rede hospitalar do estado com urgência e emergência sejam concluídos pela equipe técnica da secretaria de Estado", explicou Carmen.


O que ficou claro na reunião é que o apoio financeiro será para que o hospital possa ajustar a questão financeira com os médicos. Para chegar a esta deliberação, foram 14 reuniões e segundo Carmen Zanotto vários estudos técnicos foram realizados em parceria com os secretários de Saúde da região. O dinheiro corresponderá a um período de 22 de março a 22 de agosto, para que o hospital administre a emergência sem fechar as portas.

A possibilidade de transferir a emergência para o Hospital Tereza Ramos é zero, segundo a secretária. "Não existe estrutura física para abrigar a emergência. Futuramente, com a doação pela prefeitura de parte do terreno do antigo Vermelhão, deveremos estudar a complementação de serviços do Tereza Ramos em diferentes áreas. Só aí, poderá entrar uma nova emergência. Mas a médio e longo prazo", complementou.

O valor estabelecido pelos prefeitos e pela secretária de Estado da Saúde foi baseado em repasses de outras unidades hospitalares como Rio do Sul, Blumenau e Jaraguá do Sul. Além do sobreaviso será custeada a hora plantão dos médicos e com isso ficou descartada qualquer possibilidade de intervenção no Nossa Senhora dos Prazeres.

O presidente da Amures, Janerson José Delfes Furtado, enviou a carta-proposta à diretora geral do hospital, Nelsa Hackbarth. Ele admite que a proposta é paliativa até certo ponto, mas foi o passo que se pôde dar até que haja uma solução definitiva. "Os municípios não têm orçamento este ano. Além do mais, a crise financeira provocada pela queda de receita é maior que a do ano passado. Os prefeitos estão conscientes e com os pés no chão de que não podem dar o passo maior que as pernas", justificou o presidente da Amures.

Os secretários municipais de Saúde participaram da reunião. E colaboraram com os prefeitos mostrando planilhas de custos e procedimentos. Assim que recebeu a carta dos prefeitos, o diretor administrativo do hospital, Canísio Winkelmann, participou de audiência no Judiciário e confirmou que a emergência do hospital, por enquanto, está mantida.
"Nesta terça-feira vamos dialogar com o Ministério Público e refletir sobre este dinheiro. Há um indicativo de que está incorporado um repasse obrigatório mensal e sendo assim, não resolve o problema. Estão dando com uma mão e retirando com outra", questionou.

A proposta também será levada ao diretor clínico do hospital, Paulo César da Costa Duarte, para que emita parecer. Segundo Canísio Winkelmann, será necessária uma análise mais detalhada do apoio financeiro do estado.

A direção do hospital deve se manifestar nas próximas horas sobre o socorro financeiro. Mas por enquanto prefere cautela e aguardar para saber como e por quais caminhos virá o dinheiro.

Do Jornal Correio Lageano

segunda-feira, 22 de março de 2010

FILANTROPO

Reconhecimento

Na sessão solene de hoje à noite na Assembleia, comemorativa ao aniversário de Florianópolis, várias personalidades e entidades vão ser homenageadas. Na área da filantropia, por serviços prestados a sociedade, o Hospital Espírita Nosso Lar e Associação de Amigos do Hospital Universitário.
Nove ex-prefeitos também vão ser agraciados: Aloísio Piazza, Ângela Amin, Ari Oliveira, Cláudio Ávila, Esperidião Amin, Francisco Cordeiro, Nilton Severo da Costa, Sergio Grando e Edison Andrino.
Do Blog do Prisco

FALECIMENTO

Michel Curi morre aos 72
O corpo do ex-vereador de Florianópolis, Michel Curi, será enterrado hoje, a partir das 9h30min, no Cemitério Jardim da Paz, no Bairro Monte Verde. Com cinco mandatos na Câmara de Vereador da Capital, onde chegou a ser presidente, Curi passou por vários cargos municipais e estaduais ao longo de 30 anos de carreira pública.
Com formação em advocacia, foi procurador da Assembleia Legislativa e atualmente era assessor jurídico do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). Michel Curi morreu na madrugada de domingo, aos 72 anos, no Hospital de Caridade. Ele sofreu uma queda em casa, acidente que acabou provocando danos neurológicos. Foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu.Curi disputou a primeira eleição em 1966, quando foi eleito, pela UDN, suplente de vereador da Capital.
Na eleição seguinte, em 1969, conquistou novamente a suplência, desta vez filiado à Arena. Em 1977 assumiu como vereador e ocupou o cargo de primeiro secretário de 1979 a 1981. Em 1982, foi novamente suplente e exerceu o mandato de 1983 a 1987 no lugar de Salomão Mattos Sobrinho, sendo que passou a condição de titular em fevereiro de 1987, com a eleição de César Antônio de Souza para a Assembleia Legislativa.Em 1988, já pelo PDS, elege-se novamente vereador, quando ocupa o cargo de 1° secretário. É reeleito em 1992 e chega à presidência da Câmara em 1994.
Em 1996, já pelo PPB, foi novamente reeleito.Na administração de Dário Berger (PMDB), ocupou alguns cargos na Prefeitura, como secretário de Assuntos Institucionais, em 2007, e, mais recentemente, o posto de assessor jurídico do Ipuf.
Atualmente estava filiado ao PPS da capital, onde concorreu em 2008 ao Legislativo de Florianópolis.

sábado, 20 de março de 2010

O JEITO PPS CATARINENSE DE SE GOVERNAR

Em evento que contou com importantes membros da Direção Estadual do PPS-SC, S. Joaquim concedeu ao dep. federal Fernando Coruja no último dia 13, o título de Comendador , a maior honraria concedida do município.
Dep. Fernando Coruja (a esq.); prefeito, prefeito José Nérito; secretária estadual de Saúde, Carmen Zanoto; secretário geral do PPS-SC, ex-deputado Dércio Knop; Cristiano de Souza, e o presidente do Poder Legislativo Lageano, vereador Toni Duarte.
O Prefeito Nérito vem realizando ações que promovem o desenvolvimento de S. Joaquim, exemplo recente é a conquista de recursos para o saneamento básico do município.

Investimento em saneamento vai proporcionar economia nas áreas de saúde e social em toda Serra Catarinnese

Num esforço coletivo da banca Parlamentar Catarinense liderada pelos deputados Fernando Coruja (PPS), e Cláudio Vignatti (PT) foi aprovada uma final do ano passado, emenda de R$ 50 milhões para obras de saneamento nos municípios da Serra Catarinense. Os recursos serão canalizados via Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente da Amures (Cisama). O anúncio da emenda, a maior da história da bancada para a região serrana, foi feita pelos deputados que articularam com a bancada. Eles receberam o grupo de prefeitos em Brasília semana na quarta-feira passada. Dos municípios, o que demandará maior volume de recursos deve ser São Joaquim. A estimativa técnica aponta a necessidade de R$ 19,3 milhões.

sexta-feira, 19 de março de 2010


UMA NATAL INESQUECÍVEL

Bocelli: Justiça indisponibiliza bens de Dário Berger

O juiz Luiz Antônio Zanini Fornerolli, da Unidade da Fazenda Pública da Capital, concedeu liminar, em parte, na ação popular impetrada pela bancada do PP na Assembleia Legislativa, determinando a suspensão do contrato da prefeitura de Florianopolis com a empresa Beyond Par-Assessoria e Marketing Ltda. para apresentação do tenor italiano Andrea Bocelli e, tambem, a indisponibilidade dos bens do prefeito Dário Berger, do ex-secretário Mário Roberto Cavallazzi, de Augusto Hinckel e Aloysio Machado Filho, até o limite de R$ 2.500.000,00.

A ação foi impetrada pelo advogado Gley Sagaz, em nome dos deputados Silvio Dreveck, Kennedy Nunes, Joares Ponticelli e Reno Caramori, contra o estado de Santa Catarina, o governador Luiz Henrique da Silveira, os secretários Gilmar Knaesel e Guilberto Savedra, o municipio de Florianópolis, o prefeito Dário Berger, Mário Cavalazzi, Aloysio Machado Filho e Beyond Par-Assessoria e Marketing Ltda.
A determinação do magistrado está fundamentada em 21 páginas, com doutrina e jurisprudência sobre a matéria, além de referências a fatos contidos na inicial. Com base nos documentos constantes do processo, o juiz Luiz Fornerolli constata que Andrea Bocelli foi contratado por R$ 3 milhões, mas as despesas conhecidas até agora somam no máximo R$ 400 mil correspondentes a US$ 200 mil para a apresentação do tenor e mais R$ 20 mil para confecção do palco.
“De consequência - assinala a decisão judicial - não se sabe onde seria empregada a diferença de R$ 2,6 milhões.” O magistrado estadual menciona, também, outras ilicitudes contidas no polêmico contrato.
Do Blog do Moacir Pereira

quinta-feira, 18 de março de 2010

PPS-SC OBTÉM RESPOSTA FAVORÁVEL A CONSULTA NO TRE

TRESC responde a consulta sobre candidatura e formação de coligação


Juiz Saad, que respondeu à consulta
O juiz Samir Oséas Saad respondeu a uma consulta formulada pelo delegado do Partido Popular Socialista (PPS), Paulo Roberto Dalmolin, a este Tribunal Regional Eleitoral, que consistia em duas indagações. A primeira era se um partido pode ter candidato ao Senado Federal apesar de não disputar o cargo de governador na eleição majoritária e a segunda questão era se é permitido a uma agremiação, em um pleito no qual sejam renovados dois terços do número de senadores, ter um candidato próprio e apoiar apenas um dos outros dois candidatos da coligação.

Com relação ao primeiro questionamento, o juiz ressaltou que nada impede o partido que optar por não registrar candidato ao cargo de governador de Estado – isoladamente ou por meio de coligação – de lançar candidatura ao cargo do Senado. "A rigor, não existe qualquer relação de subordinação entre as referidas candidaturas, estando o partido livre, nesse aspecto, para deliberar a respeito de sua participação no processo eleitoral", salientou Saad, explicando que são totalmente autônomas as candidaturas ao Governo do Estado e ao Senado Federal. Esta resposta reforça a importância do trabalho que vem sendo realizada pelo professor Wesley Collyer, pré-candidato do PPS ao Senado Federal, e que vem percorrendo diversos municípios junto com lideranças da Direção Estadual, o Partido, se decidir em Convenção, entrará na disputa de uma das vagas na Câmara Alta este ano.

Já no que concerne à segunda questão, a resposta foi negativa na medida em que o artigo 6º da Lei 9.504/1997 dispõe ser facultado aos partidos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas. Entretanto, Saad destacou que a coligação para a eleição proporcional deve ser formada dentre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário.

Assim, o juiz explicou que, quando for celebrada coligação para disputar eleição na qual sejam renovados 2/3 do Senado, tem-se que os partidos que a integrem terão, necessariamente, que apoiar os nomes escolhidos na convenção partidária, inexistindo a possibilidade de a agremiação lançar isoladamente um terceiro nome a fim de disputar uma das vagas em questão.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRESC

quarta-feira, 17 de março de 2010

JPS-SC GANHA APOIO DA CÂMARA DE BLUMENAU PARA PEC

Em fevereiro o vereador Napoleão Bernardes Neto (PSDB), de Blumenau, recebeu a vista dos representantes, estadual e local da JPS, sendo Alisson Luiz Micoski e Robson Martins, que aproveitaram o encontro para encaminhar o pedido de defesa da PEC da Juventude certos de que a juventude brasileira precisa de políticas públicas específicas
No dia 11 de março último, a Câmara de Blumenau aprovou a Moção apresentada por Bernardes, que comentou a moção de apelo proposta por ele e aprovada na sessão da última quinta-feira. O documento pede que o Senado dê celeridade à aprovação da PEC 42/2008, que "busca assegurar à juventude brasileira muito mais oportunidades". Napoleão esclareceu que este assunto é de competência da União, portanto, coube aos parlamentares blumenauenses mostrarem a manifestação do município em relação ao assunto.

Ao argumentar a necessidade de políticas públicas para os jovens, Napoleão apontou que existem 50 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos e comentou as dificuldades da juventude, principalmente em relação ao mercado de trabalho: "Para cada adulto desempregado, há pelo menos três jovens sem emprego, sendo que a taxa de desemprego entre os jovens é de 20%". O parlamentar ainda mencionou que 42% dos jovens homens abandonam a escola pela incompatibilidade com o trabalho, enquanto 21% das jovens abandonam a escola por causa de gravidez precoce.
EM CONTATO
A Direção Estadual recebeu a informação do senador Raimundo Colombo no sábado (13), de que a PEC seria apreciada o mais breve possível no Plenário. Em evento realizado na cidade de S. Joaquim para agraciar o deputado Fernando Coruja com o título de comenador local, o senador que estava prestigiando o evento, relatou rapidamente ao presidente da JPS-SC o encaminhamento, "estou colhendo as últimas assinaturas para garantir que vá a votação", afirmou o senador a Micoski.

Moção 17/2010 - moção de apelo ao Presidente do Senado da República, Exmo. Senador José Sarney, aos Senadores Catarinenses e aos líderes de partidos do Senado Federal, no sentido de tornar célere a deliberação e aprovação da PEC 042/2008, que busca alterar a denominação do Capítulo VII, do Título VIII, da Constituição Federal, nela fazendo inserir referência ao jovem. O projeto também pretende modificar a redação do art. 227 da Lei Maior para estender aos jovens a proteção e os direitos já consagrados às crianças e aos adolescentes, além de prescrever a elaboração do Estatuto e do Plano Nacional da Juventude.

A AGENDA DE CARMEN

O mês de março está sendo uma verdadeira maratona de compromissos para a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, em virtude de que em abril deixará o cargo para se dedicar aos preparativos de sua eleição à Câmara Federal.
Através de sua assessoria em Lages que dá suporte na agenda, Carmen vem cumprindo uma rigorosa programação, e no mês de março já tem os seguintes compromissos:
- ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE APOIO À AQUICULTURA FAMILIAR E AO DESENVOLVIMENTO DA PESCA E DA AQUICULTUTA NO ESTADO DE SC.
DIA: 22 (SEGUNDA-FEIRA).
HORÁRIO: 8:30H.
LOCAL: PLENARINHO PAULO STURT WRIGHT ALESC.
- SESSÃO ESPECIAL COM A SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE, PARA RELATO DAS AÇOES REALIZADAS EM SUA GESTÃO.
DIA: 23 (TERÇA-FEIRA).
HORÁRIO: 19:00H.
LOCAL: CÂMARA DE VEREADORES DE LAGES-SC.
- ATO DE IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA SERRA.
DIA: 26 (SEXTA-FEIRA).
HORÁRIO: 14H.
LOCAL: PLENARIO NEREU RAMOS – CÂMARA DOS VEREADORES DE LAGES-SC.
AGENDADO: CONVITE (Deputado Fernando Coruja está entre os parlamentares palestrantes).
- ABERTURA OFICIAL DA XII FESTA ESTADUAL DO CHURRASCO E DO XII RODEIO CRIOULO ESTADUAL.
DIA: 27 (SÁBADO).
HORÁRIO: 10H.
LOCAL: PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES “DIETER WILHELM HORNUNG”.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM RETIRO.
- INAUGURAÇÃO DA ALA DESTINADA AO FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO CONTRUIDA ANEXA A SEDE SOCIAL DO MTG/SC.
DIA: 31 (QUARTA-FEIRA).
HORÁRIO: 11H.
LOCAL: AVENIDA JUSCELINO KUBSTICHEK, S/Nº BAIRRO JARDIM DAS CAMÉLIAS, ACESSO NORTE.

Com informações de Carollina J. Batista, Tel: (49) 3222 1798

NOVO ENDEREÇO DA SEDE DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PPS


Companheiros (as),

Comunicamos o novo endereço da sede do Diretório Estadual do PPS – Partido Popular Socialista de Santa Catarina:

PRAÇA XV DE NOVEMBRO, 153
ED. JOÃO MORITZ, SL. 102, CENTRO
88010-400 FLORIANÓPOLIS/SC

Os e-mails e telefones/fax permanecem os mesmos:

(48) 3333-4114 (Diretório Estadual – fax)
(48) 9927-9015 (Dércio Knop – Secretário Geral)
(48) 9607-0325 (Paulo Dalmolin – Tesoureiro Geral)

E-mails:

ppssc@pps.org.br

dercioknop@yahoo.com.br

paulodalmolin@bol.com.br

AGESAN: ASSEMBLEIA APROVA NOMES, E GRANDO COMANDARÁ AGÊNCIA

Estado terá órgão específico para tratar de saneamento básico
Florianópolis

Com 32 votos a favor e apenas um contra, a Assembleia Legislativa aprovou em sessão plenária realizada na tarde de ontem, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 01/10, que estabelece os nomes para a composição da Diretoria da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan). A agência, que tem por finalidade fiscalizar e orientar a prestação dos serviços públicos de saneamento básico, bem como editar normas técnicas, econômicas e sociais para a regulação, quando o serviço for prestado, terá como diretor geral, o deputado Sérgio José Grando.

Relator do PDL, o líder do governo, deputado Elizeu Mattos, enalteceu o projeto de autoria governamental que, segundo ele está propiciando que Santa Catarina tenha um órgão específico para abordar assunto tão relevante. "O Estado agora vai poder tratar com seriedade, também sobre saneamento básico, tendo à frente do processo um doutor na área ambiental que é o professor Grando(foto)", destacou. O projeto agora retorna para o executivo onde o governador irá oficializar e nomear os indicados.
A criação da agência ocorre justamente quando diversos municípios da Serra Catarinense aguardam recursos federais para a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário.

Se todos os projetos anunciados forem consolidados, a maioria dos municípios terão grande parte do perímetro urbano com tratamento de esgoto. Entre eles estão Bom Jardim da Serra e Urupema, onde as obras da estação de tratamento já foram iniciadas.
Fonte: Jornal Correio Lageano

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

O CIEPG - Congresso Internacional de Educação, realizado em Ponta Grossa é resultado da necessidade de um espaço direcionado a temas ligados à Educação. A proposta é estimular a troca de ideias, a articulação de informações, experiências e conhecimentos entre os professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de área. Com este propósito, o ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia e a UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizam e apresentam o evento.
Objetivo Geral - Criar um espaço positivo e propício para a troca de informações, experiências e conhecimento entre os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de educação, áreas correlatas e interessados na temática do evento.
Objetivos Específicos - Promover o despertar às novas ideias e formas que contribuam para o ensino X aprendizado; - Estabelecer um espaço para que profissionais e pesquisadores possam apresentar seus estudos e pesquisas, provocando a troca de experiências através das 12 áreas temáticas sobre os assuntos ligados à Educação; - Facilitar o acesso aos temas atuais que envolvem a área de educação, por meio de palestras técnicas com professore s (doutores) reconhecidos nacionalmente e internacionalmente; - Estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa e o desenvolvimento intelectual em Educação e áreas correlatas. - Promover reflexões de ordem científica e técnica, favoráveis à construção das práticas pedagógicas úteis à Educação. - Propagar a informação por meio de recursos que facilitem a divulgação dos trabalhos científicos e processos inovadores nos seguintes eixos temáticos:
1. Avaliação da Aprendizagem Escolar; 2. Currículo; 3. Educação e meio ambiente; 4. Educação e movimentos sociais; 5. Educação e tecnologias da informação e comunicação (TIC); 6. Educação, inclusão e diferenças; 7. Educação, sociedade e cultura; 8. Educação, trabalho e ensino profissionalizante; 9. Estado, Políticas públicas e educação; 10. Organização e administração do trabalho docente; 11. Práticas de ensino de conteúdos específicos; 12. Profissão docente e formação de educadores. - Permitir o fortalecimento e a ampliação das redes de relacionamentos entre os participantes, fortalecendo o elo com o meio científico e empresarial.
Justificativa O CIEPG - Congresso Internacional de Educação é um evento que parte da necessidade de encontros específicos da área, haja vista, a carência de acontecimentos específicos no setor. O CIEPG - Congresso Internacional de Educação está estruturado em sessões da seguinte natureza: Sessões técnicas: constituídas apresentações de artigos através de pôsteres, que objetivam a troca de experiências das diversas áreas do saber que envolvem a Educação. Palestras: abordam temas emergentes englobando as diversas áreas da Educação, visando proporcionar a atualização contínua aos congressistas. Palestra Internacional: irá propiciar aos congressistas a troca de experiências tendo como base o tema profissionalização docente.
Público Alvo Professores, Pesquisadores, Acadêmicos, Empresários, Profissionais das diversas áreas da Educação, áreas correlatas e interessados na temática do evento.
Data- De 27 a 29 de maio de 2010
Apoio: Planeta Voluntários ISAPG – Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia
Ponta Grossa - Paraná - Brasil.

CONTAS DO PPS-SC SÃO APROVADAS



Em sessão presidida pelo desembargador Cláudio Barreto Dutra, no final do mês de fevereiro, que teve ainda participação dos julgamentos o desembargador Newton Trisotto, os juízes Samir Oséas Saad, Rafael de Assis Horn e Oscar Juvêncio Borges Neto e as juízas Eliana Paggiarin Marinho e Cláudia Lambert de Faria, além do procurador regional eleitoral Claudio Dutra Fontella, onde constavam na pauta doze processos, dos quais dois foram adiados. Os demais recursos foram julgados integralmente, entre eles a Porestação de Contas do PPS-SC.



Processo 10105 (7061694-29.2007.6.24.0000) - Classe VII - Prestação de Contas - Exercício de 2006
Requerente: Partido Popular Socialista.


Relatora: Juíza Cláudia Lambert de Faria.


Decisão: Dar provimento para aprovar as contas. Unânime.


A movimentação contábil do Partido é exercida pelo contador Paulo Roberto Dalmolin (foto), que no final do ano passado assumiu a vaga de Tesoureiro Geral do PPS-SC.

terça-feira, 16 de março de 2010

JOVENS SEM EMPREGO

Empresas de SC ignoram 50 mil jovens aprendizes
Por lei, todo estabelecimento com mais de sete empregados deve contratar – e ensinar – estudantes entre 14 e 24 anos
Mesmo sem nenhuma experiência profissional, adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos têm direito a um emprego – pelo menos na condição de aprendizes. A garantia, prevista em lei, não vem sendo cumprida em Santa Catarina. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado tem pelo menos 50 mil vagas disponíveis para jovens aprendizes.
Todo estabelecimento que tenha pelo menos sete empregados é obrigado a contratar aprendizes. A quantidade varia: no mínimo 5% do quadro pessoal, e no máximo 15%. As microempresas também podem chamar os jovens. Eles recebem carteira assinada e um salário, desde que estejam estudando.
Coordenador-geral de preparação e intermediação de mão-de-obra juvenil do MTE, Felipe Augusto Teixeira diz que Santa Catarina é o penúltimo estado no ranking dos que mais empregam jovens no programa.A baixa contratação, diz ele, se deve a uma combinação de fatores, como ausência de fiscalização, falta de vontade dos estabelecimentos e desconhecimento da lei.
Vagas ficam abertas por falta de fiscalização
O chefe do setor de Inspeção do Trabalho do MTE, Adelmo Miranda, admite problemas na fiscalização. Segundo ele, faltam fiscais. Ele diz que metade das 50 mil vagas disponíveis no Estado estão em 13 cidades, entre elas Joinville, Chapecó e Brusque.Ontem, em Florianópolis, foi realizado um fórum para discutir as vagas disponíveis. A Irmandade do Divino Espírito Santo – Promenor, que encaminha os jovens para as empresas, foi uma das participantes.Para a coordenadora do núcleo de formação e trabalho da instituição, Karine Zubatch, a lei precisa ser mais divulgada para ser conhecida.
Por JÚLIA ANTUNES LORENÇO/DC

segunda-feira, 15 de março de 2010

MOVIMENTO NACIONAL RENOVA APELO

Movimento surgido na internet pretende mobilizar a webmilitância23, objetivo é coletar assinaturas para que sejam entregues a Direção Nacional do PPS, em apoio a Itamar Franco.
Movimento surgiu para mobilizar militância pela a internet

Eduardo Assis aproveita o momento em que o Movimento Serra/Aécio é suspenso para destacar o pioneirismo e a luta que a mobilização desencadeada por outro movimento mais simples e discreto teve no final de 2009 e que defende Itamar Franco na chapa à Presidência da República.
Eduardo Assis, coordenador nacional do Movimento
O Movimento Nacional começou na vontade da militância jovem do PPS em querer participar ativamente do processo, motivando a base partidária para a discussão e hipotecando apoio ao ex-presidente da República que hoje faz parte da Executiva Nacional do PPS.
Sabemos que muitos líderes do Partido desejam uma chapa puro sangue tucana, entendendo que ela será imbatível, tanto que a Direção Nacional criou um movimento muito maior e mais poderoso do ponto de vista interno que de arrancada coletou milhares de assinaturas virtuais. As nossas não passam de 50, mas a visitação da página de assinaturas chegou a 543 visualizações, talvez para alguns era muito pouco, tinha que ser mais robusta, mas o trabalho está residido em um único propósito, mesmo sendo imensamente menor o número, estes quarenta se posicionaram e não têm receio de descontentar A ou B de dentro do PPS, isso é autenticidade e legitimidade, coisas que em qualquer mobilização que se queira fazer é preciso construir com o time, combinar com a torcida, senão certamente não veremos a 'hola' e nem a paixão nas arquibancadas da geralzona, o resultado vimos semana passada, cancelado por que o momento passou.
Quanto ao movimento sem musculatura de Executivas, deputados e a alta cúpula enfim do Partido, analisamos que o pessoal tem receio, não toma posição, dá até a impressão de que pode descontentar alguém, bom muitos jovens assinaram, pessoas que estão olhando a questão como um trabalho eminentemente partidário, porquê somos o pessoal do chão batido, da luta franciscana e acima de tudo de autenticidade na defesa do nosso PPS, pois não estamos aqui primeiro para perguntar se pode ou se vai descontentar este ou aquele, ou o que pensarão as altas esferas do Partido, o que é algo incoerente, até porque sou da JPS, e imaginei que o conjunto da 'Juventude pegaria junto', a resposta de alguns foi o silêncio, tudo bem, cada um responde por suas ações, e omissões, e estamos levantando a discussão desde o começo com o viés na defesa de alguém que tem uma biografia até aqui intocável, ali na frente, a gente senta, conversa, chega a um denominador comum, até parece que o que falamos é algo novo, sempre dissemos que trabalhar uma chapa assim, neste primeiro momento, traria mais contra do que prós, e continuamos ali, no trabalho de formiguinha, argumentando e convencendo, mesmo que intimamente, diversos companheiros, que preferiram ficar na retranca, temerosos sabe se lá com o que, vamos em frente, este trabalho se encerra quando tivermos um candidato oficial à presidente e outro para ser seu vice, até lá, Sou mais PPS é Serra e Itamar.
E este movimento nasceu de baixo para cima, eu analiso que é muito mais legítimo e eficaz do que algo que vem das instâncias acima dos filiados, respeitando todo o trabalho que é feito para fortalecer nossa posição e uma chapa que teremos que colocar nas eleições, mas enquanto o Partido não tiver uma reflexão profunda e repensar atitudes que vem descendo até a base, certamente, os companheiros, a militância vai respeitar, mas dificilmente pegará junto, já foi feito isso em 2006 com Alckmin, muita gente optou por deixar a campanha presidencial em segundo plano, e outros até foram com o presidente que disputava a reeleição, pensei que naquele momento poderíamos tirar um aprendizado da condução do processo, que foi legítimo, não tinha outra escolha, mas que tentou levar, como agora, o conjunto do Partido a rodo, e o Poder Local onde fica?
Já o Movimento Sou Mais PPS, está ali, hoje defendemos o Itamar Franco, amanhã desenvolveremos outra bandeira, de cunho partidário, querendo que o Partido ganhe corpo na defesa dos próprios espaços, faz parte da dinâmica, eu por exemplo, gostaria que Itamar fosse o candidato à Presidência por nosso Partido, mas seria uma defesa incoerente e insustentável por diversos motivos, e não estamos aqui para apequenar a questão.
Naquele primeiro momento queríamos salvaguardar nossa vontade e dever partidário em apresentar também nomes de lideranças do PPS, estamos apoiando Itamar Franco nesta empreitada, mas também poderíamos ter destacado o ex-senador Roberto Freire, a ex-deputada Juíza Denise Frossard, ou o deputado Raul Jugmann, e sendo eu catarinense defenderia o deputado Coruja, dentre outros que poderiam contribuir no debate.
O que queremos é consolidar uma proposta que perpassa os nomes e se solidifique nas pessoas que fazem parte deste Partido, até porquê desde 2002 o PPS não apresenta uma candidatura a Presidência da República, creio que é democrático e bastante salutar esta mobilização, guardadas as paixões e defesas de outros nomes fora do nosso Partido, afinal, o Movimento Nacional visa muito mais acordar a massa de companheiras e companheiros para uma das eleições mais importantes da história do Brasil, a primeira pós eleições diretas sem Lula.
ABAIXO ASSINADO SERRA/ITAMAR
Sendo assim, lideranças do PPS, filiados e simpatizantes poderão ter a oportunidade de subscrever o
Abaixo Assinado que será encaminhado à Direção Nacional do Partido, defendendo a postura de apresentarem Itamar Franco para contribuir com a chapa que disputará a Presidência da República.
Por Comunicação do Movimento Nacional

sexta-feira, 12 de março de 2010

JUVENTUDE DEFENDE AGENDA DE POLÍTICA SUSTENTÁVEL EM SC

Para o presidente da JPS-SC a Política Nacional de Resíduos Sólidos, vem disciplinar o encaminhamento para a preocupante questão ambiental, que mesmo tendo municípios e alguns estados já regulamentando o destino do "lixo", era preciso colocar em prática uma proposta geral, "é fato que os investimentos nesta àrea serão proporcionamente benéficos para a saúde, qualidade de vida e principalmente o meio ambiente, além disso, nossa defesa é que o Partido em Santa Catarina assuma estrategicamente a atuação", fala Micoski, que também ressaltou a contribuição que o vereador lageano Marcius Machado (foto) prestou ao estrear no estado essa importante discussão, quando apresentada pela Juventude.

Já na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o autor da proposta foi o deputado Derli Rodrigues (PPS) que identicamente a pedido da JPS-SC, protocolou o PL. Em dois meses de mandato, Rodrigues conseguiu mobilizar o Partido e uma estratégica agenda no Parlamento Catarinense.

O presidente da Juventude diz que é preciso agora articular com as lideranças estaduais, notadamente prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que se deflagre esta importante agenda de sustentabilidade, afinal, é uma realidade que para os próximos anos, os municípios deverão se adequar a nova realidade que é global, " nós só estaremos nos antecipando e assim, marcar posição em Santa Catarina", finaliza.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - UMA CONQUISTA PARA O BRASIL



A Câmara dos Deputados aprovou no final da noite de ontem a proposta de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Após 19 anos, finalmente, a Câmara dos deputados aprovou a legislação há tanto tempo requerida pelo setor ambiental e toda a sociedade. Uma diretriz ambiental e socioeconômica para que o lixo, problema ambiental e social, se transforme em alternativa de geração de renda, empregos, oportunidades de negócios e de sustentabilidade”, comemorou o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP). Jardim, que na foto aparece ao lado do presidente da Câmara, dep. Michel Temer, foi presidente do Grupo de Trabalho (GTRESID) destinado a examinar o parecer proferido pela Comissão Especial ao Projeto de Lei nº 203, de 1991, que dispõe sobre o acondicionamento, a coleta, o tratamento, o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde. Nos últimos 20 meses, o GTRESID realizou várias atividades, das quais se destacam: audiências públicas, visitas técnicas, reuniões setoriais e diálogo intenso e permanente com a sociedade.


A proposta em questão reúne conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos, entre elas: responsabilidade compartilhada; gestão integrada; inventário; sistema declaratório anual; acordos setoriais; ciclo de vida do produto; não-geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; logística reversa; princípios do direito ambiental; a elaboração de planos de gestão (em nível Nacional, dos Estados e Municípios) e de gerenciamento (pelo setor empresarial) ; e o destaque para a inclusão social por meio do fortalecimento das cooperativas de catadores.
“Debatemos o relatório na Frente Parlamentar Ambientalista, dialogamos com outros deputados, discutimos em congressos e seminários, alcançamos um consenso que reuniu os movimentos sociais (principalmente, cooperativas de catadores), setor empresarial (destaco o Lide Ambiental) e as entidades ambientalistas, em meio a um diálogo permanente com o Executivo”, explica o deputado.

“Acredito que essa proposta, por reunir bases consistentes para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve ter uma rápida tramitação no Senado, para depois ser sancionada pelo Presidente da República”, finaliza Arnaldo Jardim.
Por: Assessoria do Dep. Arnaldo Jardim

Assembleia Legislativa compra bateria que faz inveja até para quem vive de música

Presidente da Casa diz que responsável será identificado para justificar a compra

Em agosto do ano passado, a Assembleia Legislativa gastou R$ 292 mil na compra de equipamentos de som para o plenário, o plenarinho, a sala das comissões, o hall de entrada e para as sessões itinerantes. Uma transação aparentemente normal, feita por licitação e que acabou chamando atenção por um detalhe: a inclusão de uma incrementada bateria de fazer inveja a muita banda de rock. O instrumento teria custado R$ 4,95 mil e continua desmontado e encaixotado na Assembleia.

O presidente do Legislativo, deputado Gélson Merísio (DEM), diz que vai pedir explicações sobre a compra do equipamento e, afinal, sobre quem tocaria o instrumento. — O responsável vai ser identificado e vai ter que justificar a compra. Se houver justificativa, a gente usa a bateria. Se não tiver, ele vai ser responsabilizado e nós vamos abrir processo para cobrar — diz Merísio.

Ele ressalta que a compra fez parte de uma licitação maior e que por isso deve ter passado sem ser percebida. A compra foi feita ainda durante a gestão do deputado Jorginho Mello (PSDB) como presidente da casa.

— Não tem como um presidente ou um diretor-geral ficar prestando atenção nesses detalhes — exime Merísio.

O deputado Jorginho Mello não foi localizado pela reportagem. A justificativa para a compra da bateria seria o uso em eventos da Assembleia, que teria o hábito de alugar o equipamento.

Em meio a microfones, caixas de som e outros equipamentos de sonorização, o edital da licitação não poupava detalhes na hora de descrever que tipo de bateria deveria ser comprada. Cada componente da bateria, por exemplo, deveria ter capas de proteção feitos de fibra, com revestimento acolchoado. Na hora de descrever os pratos, mais especificações: "Pratos fabricados em bronze B20, com procedência de fabricação Americana ou Canadense, liga metálica de 80% cobre, 20% estanho e filetes de prata, martelados com processo semimanual e acabamento de alta qualidade. Estes pratos são destinados aos bateristas que precisam de resistência, volume e som definido". Também é incluído um praticável, que é uma espécie de palco para a bateria. Esse item deveria ter "acabamento em carpete cinza grafite".

— Isso não é uma bateria, é um sonho. Só os cases de fibra custam mais do que a minha — conta o baterista Fábio Souza Pereira, da banda Os Cafonas, ao analisar a descrição da bateria comprada pela Assembleia. — É uma bateria top, com certeza.

Tem área de madeira, pedestal duplo. Eu tenho duas baterias. Uma muito mais simples, para o dia a dia, que custa uns R$ 2 mil. A outra é top também, custa uns R$ 6 mil — avalia o baterista André Guesser, da banda Samambaia Sound Club.


www.diario.com.br

Nasa divulga imagem 3D de tempestade que estava sobre o oceano entre SC e o RS

Equipamentos da agência registraram ventos de até 75 km/h

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nessa quinta-feira imagens em 3D da tempestade tropical que amedrontou catarinenses e gaúchos durante a semana. Os equipamentos da Nasa registraram que a formação tinha ventos máximos de até 75 quilômetros por hora. O fenômeno foi localizado cerca de 325 quilômetros da costa, entre o Litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em águas do Atlântico Sul. Dados de satélite criaram uma imagem 3D do ciclone, mostrando trovoadas e a chuva forte, que caíram em alto mar. A formação chegou a ser classificada como tempestade tropical por especialistas do Serviço Norte-Americano de Monitoramento de Furacões. Nas últimas horas, o sistema passou à classificação de ciclone extratropical e se afastou da costa, diminuindo o risco de provocar mau tempo sobre o continente.PreocupaçãoAs imagens divulgadas permitem a análise do formato e do raio de atuação vertical da tempestade. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, a formação de tempestades tropicais na região é rara e não era registrada desde 2004. — A grande preocupação é se este tipo de configuração atmosférica que hoje consideramos anômala irá se tornar algo cada vez mais comum, mudando nosso conceito de previsão de tempo, de prevenção e sistema de alerta. Muitas coisas precisam ser revistas pela Sociedade, cientistas e pelo Poder Público, pois pode ser que da próxima vez o fenômeno não seja fraco e nem tão afastado da costa — analisa o especialista. Leia mais sobre o tema e veja outras imagens da tempestade no blog da Central RBS de Meteorologia
DIARIO.COM.BR