Qual a diferença entre o Camenbert e o Brie?

por Gerson Machado

O CAMEMBERT

À época da revolução francesa, num certo dia, a família de Marie Harel, que habitava na Normandia, deu abrigo a um senhor que estava sendo perseguido.  Vinha da região de Brie (França) e como forma de agradecimento aos seus anfitriões pela acolhida e proteção, ensinou-lhes a fabricação de queijos.
A partir de então dedicaram-se ao fabrico, ganhando característica personalizada da familia  Essa nova variedade era mais macia, com um aroma mais delicado e um sabor agradável, levemente terroso.
Com a inauguração da estrada de ferro para Paris, em 1855, essa variedade de queijo ultrapassou as fronteiras da Normandia, alcançando a mesa das monarquias européias e, delas, a de consumidores de todo o mundo. E hoje queijeiros experientes nos elaboram esta preciosidade.
Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca, apresenta-se com uma fina crosta de bolor  penicillium branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida em que matura.
O queijo jovem, com cerca de 30 dias de fabricação, apresenta um sabor suave, ligeiramente acidulado. Preferimos vende-lo a partir desse ponto quando se torna mais refinado e próprio para os bons degustadores. Acima dos 45 dias então, amantes da degustação chegam a dar um sussurro bebericando sua taça de vinho. Neste momento algo de extraordinário acontece, é a sensação de valer a pena trabalhar, e poder comer do fruto do trabalho, com boa conversa e companhia.
Para  adequada degustação deste queijo, deve-se retirá-lo da geladeira com antecedência de uma hora. Adquirida a temperatura ambiente, deve ser cortado ao meio e, em seguida, ser fatiado, sempre do centro para a extremidade. Obtém-se, deste modo, um equilíbrio.
Sugerimos ainda a geléia de Damasco produzida pela Ana (kaza du kejo®)e elaborada com frutos da Turquia, açúcar cristal e carinho- especialidade que passada sobre a alva crema do Camembert, dá o toque final .

O BRIE

Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta florida, originados da região de Brie, na França.
Fabricados com leite de vaca, o brie tradicional apresenta-se no formato cilindrico.
Crosta branca e macia, formada pelo fungo Penicillum candida.
Seu sabor é delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. Ofereçemos sempre numa maturação ideal para degustação.
O  brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido.
O acompanhamento sugerido é o nosso Cabernet sauvignon ou ainda o tinto seco Colonial.

A diferença entre estes dois clássicos da arte de fabricar queijos é delicada.
O Camembert é apresentado na forma aproximada de 300g, peça inteira, que matura independente dos outros, ganhando corpo e sabor durante a maturação.
Enquanto que o Brie, feito em forma quase dez vezes maior, matura num único corpo, sendo fracionado após completado o ciclo de maturação, embalado e disponibilizado.
Daí, ainda ele se fecha lateralmente, ganhando nova crosta, e consequente sabor próprio.
Mas degustá-los para identificá-los  é acima de qualquer descrição.

6 comentários sobre “Qual a diferença entre o Camenbert e o Brie?

  1. Essa é uma duvida que a maioria das pessoas têm!!!

    Legal saber como posso diferenciá-los para a proxima vez que os for degustar, poder saber o que realmente estou comendo!!!

    Vlw!!!

    Curtir

  2. Certos sabores se aproximam tanto, e ao tentarmos decifra-los somos envolvidos pelo prazer da degustação. Daí a importancia de se apreciar os momentos e não apenas comermos prá encher barriga. Mesmo no intervalo do trabalho é possivel e oportuno um queijo camembert ou brie, se não acompanhado de vinho ou bebida, possivel e tão apreciável com suco de frutas. Porque não com a pureza da água?!

    Curtir

    1. A diferença entre estes dois clássicos da arte de fabricar queijos é delicada.
      Maria Luiza,
      Consiste num toque tão sútil, que convido-a a levar um de cada prá casa e buscar esta diferença , então se decidirá por um deles.
      Eu pessoalmente aprecio o Camembert com maturação suave em dias que meu humor está baixo….já o Brie, no processo maturado (extra forte)quando a adrenalina está pulsante.
      Bem, isto até sugere divergência, mas é uma questão de paladar!
      A maravilha dos queijos é exatamente essa!
      São como histórias de Amor!!!
      Enquanto se tenta escrever sobre amor, ou sobre a diferença dos queijos, os que verdadeiramente os apreciam, estão degustando com prazer!!!!!
      Na dúvida ….apreciemos ambos! simples!!!!!
      obrigado por participar, agora espero-a aqui na loja, onde poderá sim adquirir um ou outro, ambos….mais de um….vários……
      Gerson getulio machado

      Curtir

  3. Querido Gerson,

    Gosto dos 2 tipos, mas minha preferência é pelo Brie.
    E depois que fui á loja de vcs e degustei com geléia…Hummmm…fiquei ainda mais apaixonada por essa delícia de queijo, a combinação é perfeita.
    Aprecio também comer um Brie com vinho na companhia do marido.

    Fica aí minha dica !

    Parabéns pela loja e seus produtos, e o atendimento personalizado e acolhedor. Vcs são únicos !

    Bjssssssss

    Curtir

    1. Leila seu comentário é muito importante e contribui para que continuemos firmes!
      Mas, você, que tem tão bom gosto, ainda não experimentou nosso Cabernet Sauvignon!!!
      Uma qualidade especialmente produzida na Colônia Italiana.
      O Cabernet que já é uma maravilha, imagine artesanalmente produzido?!!!!
      Abraço a familia
      Gerson Ana & filhos

      Curtir

Deixe um comentário