20090104

Acordes Maiores

Versão: 02
Atualizado: 24/12/2009

Bem, vamos lá... de início digo que tocar não é fácil. Requer paciência e uma boa disciplina para iniciar e o principal: CONTINUAR! Para qualquer iniciante que deseje tocar um dia, é de suma importância conhecer as notas musicais assim como a formação dos acordes.

Uma boa definição para nota musical é a encontrada no site Wikipédia que define nota musical como termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. As notas musicas são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.

Elas também podem ser representadas pelas seguintes letras:

-
C

-
D
Mi
-
E

-
F
Sol
-
G

-
A
Si
-
B

O teclado é formado de teclas pretas e teclas brancas e cada uma dessas quando tocadas emitem o som de uma nota musical.

As teclas brancas representam as notas C, D, E, F, G, A e B e as teclas pretas C# ou Db, D# ou Eb, F# ou Gb, G# ou Ab e A# ou Bb. Logo explicarei o porque das teclas pretas apesar de ter o mesmo som, poderem ter dois nomes.

Lembrando que o símbolo # significa Sustenido e o símbolo b significa Bemol na notação musical. Sendo assim, ver em qualquer lugar um C# significaria DÓ SUSTENIDO e um Ab um LÁ BEMOL como exemplo.



Para localizar as notas no teclado é muito simples. Basta lembrar que existem 2 grupos de teclas pretas. O primeiro grupo com duas teclas (teclas 1 e 2 da figura acima) e o segundo grupo com três teclas (teclas 3, 4 e 5 da figura acima). A nota Dó sempre estará à esquerda da primeira nota do primeiro grupo. Ou seja, ao longo do teclado teremos várias vezes a repetição das notas, porém com um som mais agudo ou mais grave dependendo da região tocada.

Ascendentemente, do grave para o agudo, teríamos as notas musicais representadas em uma oitava (Dó mais grave para Dó mais agudo) da seguinte forma:
C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C

E descendentemente, do agudo para o grave:
C - B - Bb - A - Ab - G - Gb - F - E - Eb - D - Db - C

O espaço entre cada uma dessas notas é de 1/2 (meio) tom. Exemplificando, 1/2 tom acima de E seria o F e 1/2 tom abaixo de G seria um Gb.

Com esse conceito entendido, fica fácil a formação de acordes ainda mais por ser uma fórmula exata de montagem dos mesmos. Música nada mais é que exata! A fórmula se repete e assim conseguimos criar os acordes.

Acordes são na realidade a junção de duas ou mais notas simultâneas afim de criar uma harmonia. Eles também utilizam da mesma nomeclatura utilizada nas notas. A diferença é porque são formados por mais de um som ao mesmo tempo. Existem vários tipos de acordes.

Nessa lição mostrarei apenas os do tipo maior que são formados por três notas (tríades) sendo elas a nota fundamental (dá nome ao acorde), terça ou mediante e a quinta ou dominante.

Simplificando, para tocar um acorde, basta pressionar as 3 notas da tríade seguindo a dica abaixo:

1ª NOTA (Fundamental) - Será a nota que dá nome ao acorde. Ex: montando um acorde de DÓ maior, a primeira nota dessa tríade seria justamente a nota C que é a que dá nome a esse acorde escolhido.

2ª NOTA (Terça) - Apartir da nota fundamental, conta-se 2 tons acima da mesma. Ex: 2 tons acima da nota fundamental C (acorde escolhido como exemplo) tenho a nota E (contando: C#, D, D# e E).

3ª NOTA (Quinta) - Apartir da terça, conta-se 1,5 tons acima da mesma. Ex: 1,5 tons acima da nota terça E (acorde escolhido como exemplo) tenho a nota G (contando: F, F# e G).





5 comentários:

  1. J'ai écouté vos démos aussi.

    Joli éventail de possibilités, je vous souhaite bien du succès. :o)

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!Esse blog é ótimo!
    Muito bem desenvolvido e bastante didático.
    Além do mais, o professor é excelente!!!
    Tomara que esse blog seja mantido por muito tempo.Parabéns pela iniciativa!!! :)
    Paty Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Grande Lucas, gostei do blog, não sou tecladista mas as dicas são úteis para todos. hehehe

    Parabéns pela iniciativa!

    Abel Jr.

    ResponderExcluir
  4. Sou uma tecladista Jr... Queria ajuda para saber os acordes do:
    do
    re
    mi
    fa
    sol
    la
    si

    bjãão

    ResponderExcluir
  5. ola tecladista anonima... Tenho um material muito bom sobre acordes. Posso disponibilizar para voce equem mais precisar. Mande um email com o seu que lhe envio.

    Email: lucas.piau@gmail.com

    Abracos

    ResponderExcluir