Brincando
com Álgebra
com Álgebra
Adivinhações:
Pense em um número inteiro entre 10 e 19,
mas não me diga
qual é.
Some os dois algarismos. Agora,
subtraia essa soma do número que você pensou.
subtraia essa soma do número que você pensou.
Espere um pouco!!!
Agora eu vou adivinhar o resultado que você
encontrou
encontrou
Oresultado é nove! Certo?
Multiplique sua idade por 4
Soma
20 ao resultado encontrado anteriormente
Subtraia
o dobro da sua idade com o valor encentrado anteriormente
o dobro da sua idade com o valor encentrado anteriormente
Tire
10 do resultado encontrado
10 do resultado encontrado
Some
o triplo da sua idade com o resultado encontrado
o triplo da sua idade com o resultado encontrado
Agora
fale qual foi o valor encontrado depois de todas essas operações.
fale qual foi o valor encontrado depois de todas essas operações.
Se você fizer essas pequenas mágicas com um colega ou uma
pessoa de sua família, vai causar surpresa. Isso porque, mesmo sem conhecer o número pensado, você acha o resultado!
Mas, o que parece mágica é na verdade uma aplicação á álgebra.
Mas, o que parece mágica é na verdade uma aplicação á álgebra.
Quer
saber como isso é acontece? Se a resposta for sim, então
continue lendo esse texto e você não só encontrará a explicação desta e de outras adivinhações, como também aprenderá a fazer a sua própria adivinhação para surpreender seus amigos, e ainda aprenderá algumas técnicas para aprender a fazer cálculos de cabeça.
continue lendo esse texto e você não só encontrará a explicação desta e de outras adivinhações, como também aprenderá a fazer a sua própria adivinhação para surpreender seus amigos, e ainda aprenderá algumas técnicas para aprender a fazer cálculos de cabeça.
Para
começar vamos fazer uma pequena revisão dos conteúdos que você provavelmente já conhece, os quais são
fundamentais para o entendimento de polinômios um tema tão “fantástico e mágico”.
Operações
fundamentais com números
Adição
A primeira
operação fundamental na Matemática é a
adição. Esta operação nada mais éque o ato de adicionar ou adir algo. É reunir todas as frações ou totalidades de algo. A adição é chamada de operação. A soma dos números chamamos de resultado da operação.
Relembrar:
10 + 5 = 15
10 e 5 são as parcelas; 15 é a soma ou resultado da operação de adição. A operação realizada acima
denomina-se, então, ADIÇÃO.
A adição de dois ou mais números é indicada pelo sinal +.
Para calcular a adição, colocamos os números em ordem de unidade, dezena, centena e milhar. Feito isto pode ser efetuada a soma da operação adição. Exemplo:
1.253+ 2.715
MILHAR
|
CENTENA
|
DEZENA
|
UNIDADE
|
1
|
2
|
5
|
3
|
2
|
7
|
1
|
5
|
Resultado:
Adiciona-se 1 milhar a 2 milhares = 3 milhares (3 mil), adiciona-se 2
centenas a 7 centenas (9 centenas), adiciona-se 5 dezenas a 1 dezena
(6 dezenas), adiciona-se 3 unidades a 5 unidades(8 unidades), então
3.968 é o resultado (ou seja, a soma) da operação
adição dos números 1.253+2.715.
Adiciona-se 1 milhar a 2 milhares = 3 milhares (3 mil), adiciona-se 2
centenas a 7 centenas (9 centenas), adiciona-se 5 dezenas a 1 dezena
(6 dezenas), adiciona-se 3 unidades a 5 unidades(8 unidades), então
3.968 é o resultado (ou seja, a soma) da operação
adição dos números 1.253+2.715.
Diante da operação de adição, são
retiradas algumas propriedades, que serão definidas:
1) Observe: 4 + 5 = 9 4 + 5 = 5 + 4 onde 5 + 4 = 9 Deduz-se : - 4+ 5 e 5 + 4 possuem a mesma soma.
- As ordens das parcelas não alteram o resultado da soma.
- A propriedade que permite trocar ou mudar (comutar, permutar) a ordem
das parcelas é a propriedade comutativa.
2) Consideramos três parcelas 5, 4, 2, assim são indicadas: (5+4)+2. Efetuando a operação de adição entre parênteses temos o resultado a soma 9, na seqüência adicionamos a número 2, e mediante isto temos o resultado final a soma 11.
Isto é: (5+4) + 2 = 11 (resultado soma final)
Observe, agora, a soma final conforme outra indicação:
5 + (4+2) = 11 (resultado soma final).
Deduz-se :
Na adição de três parcelas, é indiferente associar as duas primeiras e posteriormente a terceira, ou associar as duas últimas e posteriormente associar a primeira. Esta propriedade tem como denominação propriedade associativa.
Assim fixa-se esta propriedade: a + (b+c) = (a+c) + b
3) Tendo como base os últimos exemplos, conclui-se que existe um número que não altera a o resultado final da soma, mesmo comutando a ordem das parcelas. Este número é o zero (0).
Assim fixa-se esta propriedade: a+0 = 0+a = a (Neutro da adição)
Subtração
A subtração é o ato ou efeito de subtrair algo. É diminuir alguma coisa. O resultado desta operação de subtração denomina-se diferença ou resto.
Relembrar: 9 – 5 = 4
Essa igualdade tem como resultado a subtração.
Os números 9 e 5 são os termos da diferença 9-5. Ao número 9 dar-se o nome de minuendo e 5 é o subtraendo.
O valor da diferença 9-5 é 4, este número é chamado de resto ou excedente de 9 sobre 5.
Veja as análises abaixo:
- 10 – 10 = 0 > O minuendo pode ser igual ao subtraendo.
- 9 – 11> é impraticável em N, é o mesmo que
escrever 9 – 11 não pertence N.
Assim, o subtraendo deve ser menor ou igual ao minuendo, para que uma operação de subtração se realize em N.
A operação de subtração nem sempre é viável entre dois números naturais. Então, é necessário que em uma subtração em N, o minuendo seja maior ou igual ao subtraendo.
- O conjunto N não é fechado em relação à operação de subtração, pois 4 – 5 não pertence a N.
- A subtração
em N não possui elemento neutro em relação à operação de subtração: 6 – 0 = 6 Entretanto: 0 – 6 ≠ 6
Logo: 0 –6 ≠ 6 -0
A subtração no conjunto N não admite propriedade comutativa, pois: 4 –5 ≠ 5 – 4
- A subtraçãono conjunto N não aceita a propriedade associativa, pois (10– 4) – 2 ≠ 10 – (4-2)
A operação de subtração pode ser considerada como a operação inversa da adição.
7 + 2 = 9 “equivale a” 7= 9 – 2
7 + 2 = 9 “equivale a” 2= 9 - 7
Concluindo: a) A subtração é inversa a adição. b) Uma das parcelas é igual a soma menos a outra.
Observe esta sentença:
Y + a = c ou a + y = c
Suponha que a e c são dois números naturais conhecidos e x também é um número natural, mas desconhecido. De que modo é possível calcular o valor de x?
Desta forma: a + c = a ou a + y = c > y = a - c
* Multiplicação
É a ação de multiplicar. Denomina-se a operação matemática, que consiste em repetir um número, chamado multiplicando, tantas vezes quantas são as unidades de outro, chamado multiplicador, para achar um terceiro número que representa o produto dos dois.
Definindo ainda, multiplicação é a adição de parcelas iguais, onde o produto é o resultado da operação multiplicação; e os fatores são os números que participam da operação.
a. b = c a.b > fatores c > produto da operação.
De um modo mais amplo e um pouco avançado, podemos expressar:
A + a = a x 2 ou a.2 ou simplesmente 2a
Y + y +y = y x 3 ou y.3 ou simplesmente 3y
W+w+w+w+w+w = w x 6 ou w.6 ou simplesmente 6w
Diante da operação da multiplicação, são retiradas algumas propriedades, que serão definidas:
- a
propriedade que permite comutar (ou trocar/mudar) a ordem dos
fatores é a propriedade comutativa, no caso da operação
de multiplicação e pode ser assim simbolizada:
a . b = b . a ou
a x b = b x a Comutativa da multiplicação
- para fazer o
cálculo 4.5.6, pode ser usado este caminho :
(4.5) . 6 >
Calcula-se primeiro o que se encontra dentro dos parênteses
(que é 20), em seguida multiplica-se por 6, dando o resultado
= 120
A essa regra de
associar fatores da operação multiplicação
chama-se associativa da multiplicação.
- A
propriedade comutativa nos permite que seja usado:
1 . x = x ou x.1
= x
É fácil
checar que qualquer que seja o número colocado no lugar do X,
terá como produto da operação o próprio
X.
Então
podemos notar que o elemento neutro da multiplicação é
o número 1.
- Multiplicando-se
dois números naturais o resultado será sempre um
número natural que pode ser traduzido a propriedade do
fechamento da multiplicação
A
pertence N e B pertence N (a.b) pertence N
* Divisão
É o ato de dividir ou fragmentar algo. É a operação na matemática em que se procura achar quantas vezes um número contém em outro ou mesmo pode ser definido como parte de um todo que se dividiu.
À divisão dá o nome de operação e o resultado é chamado de Quociente.
1) A divisão exata
Veja: 8 : 4 é igual a 2, onde 8 é o dividendo, 2 é o quociente, 4 é o divisor, 0 é o resto
A prova do resultado é: 2 x 4 + 0 = 8
Propriedades da divisão exata
- Na
divisão em N não vale o fechamento, pois 5 : 3 não
pertence a N - O
conjunto N não têm elemento neutro em relação
a divisão, pois 3:1 = 3, entretanto 1:3 não pertence a
N. Logo 3:1 é diferente de 1:3 - A
divisão em N não tem a propriedade comutativa, pois 15
: 5 é diferente de 5: 15 - A divisão
em N não tem a propriedade associativa, pois (12:6) : 2 = 1 é
diferente de 12 : (6:2) = 4
Observe este exemplo: (10 + 6) : 2 = 16 :2 = 8
(10+6):2 = 10:2 + 6 :2 = 8
O quociente não sofreu alteração alguma permanecendo o mesmo 8. Chamamos então esta propriedade de distributiva da divisão exata válida somente para direita, com relação às operações de adição e subtração.
Um dos mandamentos da matemática é JAMAIS DIVIDA POR ZERO. Isto significa dizer que em uma operação o divisor tem que ser maior do que zero.
2) A divisão não-exata
Observe este exemplo: 9 : 4 é igual a resultado 2, com resto 1, onde 9 é dividendo, 4 é o divisor, 2 é o quociente e 1 é o resto.
A prova do resultado é: 2 x 4 + 1 = 9
De um modo geral na divisão :
Operação divisão exata: D:d = q > d.q = D, onde D = dividendo, d = divisor, q = quociente e o resto é subentendido “igual a zero”.
Operação divisão não-exata : D = d.q + r, onde D = dividendo, d = divisor, q = quociente, r é o resto.
Monômios
É
uma expressão racional inteira representada por um produto de
números reais
Exemplos:
(2/3)
ax Lê-se dois terços de ax ou dois terços vezes a
vezes x
Coeficiente:
2/3
Parte
Literal: ax
-x
Coeficiente:
-1
Parte
Literal: x
Raiz
de 5 a2b2
Coeficiente:
raiz de 5
Parte
Literal: a2b2
(xyz)/2
Coeficiente:
1/2
Parte
Literal: xyz
Não
são monômios
2ay/x
porque não é inteira – possui variavel no
denominador
Raiz
de ay porque não é racional – possui variável
sob radical
POLINÔMIOS
É
a expressão algébrica representada por uma soma de
monômios. “Batizamos” um polinômio com uma
letra maiúscula do Nosso alfabeto
Exemplos:
A=
ax² + bx + c
B=
4x² + 9y² + 16
C=
x²/9 + y²/16
Alguns
nomes especiais de polinômios:
Binômio
ex:
5x + 3y ; x² + 5x
Trinômio
ex:
2x +5y +3y; x³ +2x² - 5x
Definição
Formal: Dados um número natural n e os números
complexos a n, a n-1, a n-2, ..., a
2, a 1 e a 0, denomina-se função
polinomial ou, simplesmente, polinômios em C à função
dada por P(X) = a n Xn + a n-1 Xn-1
+ a n-2 Xn-2 + ... + a 2 X2
a 1 X e a 0 para todo X pertencente aos
complexos.
No
polinômio P, temos:
a
n, a n-1, a n-2, ..., a 2,
a 1, a 0 são os coeficientes
a
n Xn + a n-1 Xn-1 + a n-2
Xn-2 + ... + a 2 X2 a 1
são os termos do polinômio.
a
o é o termo independente de X
X
é a variável.
Grau
do Polinômio
Se
a n for diferente de zero então o expoente máximo
n é dito grau do polinômio. Indicamos: gr(P) = n.
Exemplos:
Valor
Numérico
O
valor numérico de um polinômio P(x), para x = a, é
o numero que se obtém substituindo x por a e efetuando todas
as operações indicadas pela expressão que defini
o polinômio. Observe esta situação:
Se
P(x) = x3 + 2x2 – x -1, o
valor numérico de P(x), para x=2 é:
P(2)
= 23 + 2 . 22 – 2 -1 ,
efetuando primeiro as potencias temos:
P(2)
= 8 + 8 – 2 – 1, Calculando a expressão conclui-se
que:
P(2)
= 13
Portando,
13 é o valor numérico de P(x), para x = 2, e é a
imagem do 2 pela função P(x).
Se
P(a) = 0 então a é denominado a raiz ou zero
de P(x)
Operações
com os polinômios
Termos
semelhantes
São
aqueles que têm a parte literal idêntica
Operações
com polinômios
Adição
e subtração
Adicionar
ou subtrair consiste em reduzir os termos semelhantes.
Exemplo
A=2x2
- 3ax +5y
B=5x2
– 4ax – 8y
A+B=
7x2 – 7ax – 3y
A-B=
(2x2 - 3ax +5y)-( 5x2 – 4ax –
8y)
A-B=2x2
- 3ax +5y-5x2 + 4ax + 8y
A-B=
-3x2 + 1ax + 13y
Com
os conhecimentos adquirido até agora já podemos
entender a adivinhação proposta no inicio deste
trabalho. Veja:
Suponha
que o número pensado seja 15, que pode ser escrito assim: 10+5
Soma
dos algarismos: 1 + 5 = 6
O
numero pensado menos a somados algarismos: 15 – 6 = 9
Agora
analisamos o caso geral, veja que o numero pensado pode ser: 10, 11,
... até 19 ou seja pode ser escrito na seguinte forma: 10 + 0,
10 + 1, ... até 10 + 9. por isso vamos indica-lo por “10
+ x ”. com efeito temos:
O
numero pensado: 10 + x
Soma
dos algarismos: 1 + x
O
numero pensado menos a soma dos algarismos:
(10
+ x) – (1 + x) = 10 + x – 1 + x = 9
Adição,
subtração e multiplicação de polinômios.
A
soma, a diferença e o produto de duas funções
polinomiais complexas são também funções
polinomiais complexas.
Observe
que, se A(x) e B(x) são funções polinomiais,
então:
Se
duas funções têm coeficientes reais, a soma, a
diferença e o produto também têm coeficientes
reais.
Quando
A(x) e B(x) possuem graus diferentes o grau de A(x) + B(x) ou A(x) -
B(x) é igual ao maior grau entre ou graus de A(x) e B(x)
Quando
A(x) e B(x) forem de mesmo grau, o grau de A(x) + B(x) ou A(x) - B(x)
pode ser menor ou igual ao grau entre ou graus de A(x) e B(x), ou
ainda, o polinômio restante pode ser nulo.
O
grau de A(x) . B(x) é a soma de A(x) e B(x)
Polinômio
identicamente nulo
Denomina-se
polinômio identicamente nulo o polinômio que tem todos os
coeficientes nulos
Identidade
de polinômios
- Divisão
de polinômios
Sejam
dois polinômios P(x) e D(x), com D(x) não nulo.
Efetuar
a divisão de P por D é determinar dois polinômios
Q(x) e R(x), que satisfaçam as duas condições
abaixo:
1ª)
Q(x).D(x) + R(x) = P(x)
2ª)
gr(R) < gr(D) ou R(x)=0
Nessa
divisão:
P(x)
é o dividendo.
D(x)
é o divisor.
Q(x)
é o quociente.
R(x)
é o resto da divisão.
Obs:
Quando temos R(x)=0 dizemos que a divisão é exata, ou
seja, P(x) é divisível por D(x) ou D(x) é
divisor de P(x).
Se D(x) é divisor de P(x) então R(x) = 0
Exemplo:
Determinar
o quociente de P(x)=x4+x3-7x2+9x-1
por D(x)=x2+3x-2.
Resolução:
Aplicando o método da chave, temos:
Divisão
de um polinômio por um binômio da forma ax+b
Vamos
calcular o resto da divisão de P(x)=4x2-2x+3 por
D(x)=2x-1.
U
tilizando o método da chave temos:
tilizando o método da chave temos:
Logo:
R(x)=3
A
raiz do divisor é 2x-1=0 => x=1/2.
Agora
calculamos P(x) para x=1/2.
P(1/2)
= 4(1/4) – 2(1/2) + 3
P(1/2)
= 3
Observe
que R(x) = 3 = P(1/2)
Portanto,
mostramos que o resto da divisão de P(x) por D(x) é
igual ao valor numérico de P(x) para x=1/2, isto é, a
raiz do divisor.
- Teorema
do resto
O resto da divisão
de um polinômio P(x) pelo binômio ax+b é
igual a P(-b/a).
Note
que –b/a é
a raiz do divisor.
Exemplo:
Calcule o resto da divisão de x2+5x-1 por x+1.
Resolução:
Achamos a raiz do divisor:
x+1=0
=> x=-1
Pelo
teorema do resto sabemos que o resto é igual a P(-1):
P(-1)=(-1)2+5.(-1)-1
=> P(-1) = -5 = R(x)
Resposta:
R(x) = -5.
- Teorema
de D’Alembert
Um polinômio P(x) é
divisível pelo binômio ax+b se P(-b/a)=0
Exemplo:
Determinar o valor de p, para que o polinômio P(x)=2x3+5x2-px+2
seja divisível por x-2.
Resolução:
Se P(x) é divisível por x-2, então P(2)=0.
P(2)=0
=> 2.8+5.4-2p+2=0 => 16+20-2p+2=0 => p=19
Resposta:
p=19.
- Divisão
de um polinômio pelo produto (x-a)(x-b)
Vamos
resolver o seguinte problema: calcular o resto da divisão do
polinômio P(x) pelo produto (x-a)(x-b), sabendo-se que
os restos da divisão de P(x) por (x-a) e por (x-b)
são, respectivamente, r1 e
r2.
Temos:
a
é a raiz do divisor x-a, portanto P(a)=r1
(eq. 1)
b
é a raiz do divisor x-b, portanto P(b)=r2
(eq. 2)
E
para o divisor (x-a)(x-b) temos P(x)=(x-a)(x-b)
Q(x) + R(x) (eq. 3)
O
resto da divisão de P(x) por (x-a)(x-b) é no
máximo do 1º grau, pois o divisor é do 2º
grau; logo:
R(x)=cx+d
Da
eq.3 vem:
P(x)=(x-a)(x-b)
Q(x) + cx + d
Fazendo:
x=a
=> P(a) = c(a)+d (eq. 4)
x=b
=> P(b) = c(b)+d (eq. 5)
D
as equações 1, 2, 4 e 5 temos:
as equações 1, 2, 4 e 5 temos:
Resolvendo
o sistema obtemos:
Observações:
1ª)
Se P(x) for divisível por (x-a) e por (x-b),
temos:
P(a)=
r1 =0
P(b)=
r2 =0
P
ortanto, P(x) é divisível pelo produto (x-a)(x-b), pois:
ortanto, P(x) é divisível pelo produto (x-a)(x-b), pois:
2ª)
Generalizando, temos:
Se
P(x) é divisível por n fatores distintos (x-a1),
(x-a2),..., (x-an) então P(x) é
divisível pelo produto (x-a1)(x-a2)...(x-an).
Exemplo:
Um
polinômio P(x) dividido por x dá resto 6 e
dividido por (x-1) dá resto 8. Qual o resto da divisão
de P(x) por x(x-1)?
Resolução:
0
é a raiz do divisor x, portanto P(0)=6
(eq. 1)
1
é a raiz do divisor x-1, portanto P(1)=8
(eq. 2)
E
para o divisor x(x-1) temos P(x)=x(x-1)
Q(x) + R(x) (eq. 3)
O
resto da divisão de P(x) por x(x-1) é no máximo
do 1º grau, pois o divisor é do 2º grau; logo:
R(x)=ax+b
Da
eq.3 vem:
P(x)=x(x-1)
Q(x) + ax + b
Fazendo:
x=0
=> P(0) = a(0)+b => P(0) = b (eq. 4)
x=1
=> P(1) = a(1)+b => P(1) = a+b (eq. 5)
Das
equações 1, 2, 4 e
5 temos:
b=6
a+b=8
Logo,
b=6 e a=2.
Agora
achamos o resto: R(x) = ax+b = 2x+6
Resposta:
R(x) = 2x+6.
- Divisão
de um polinômio pelo binômio x – a
»
Dispositivo de Briot-Ruffini- ajuda a achar os coeficientes do
quociente e do resto quando fazemos a divisão de um polinômio.
»
Na primeira linha colocam-se os coeficientes dos termos do
polinômio dividendo, na ordem decrescente de seus expoentes. Se
faltar algum termo, coloca-se um zero
no lugar.
»
Na terceira linha, após o traço, aparecem os
coeficientes do quociente. O último número da terceira
linha, situado dentro do retângulo, é o resto da divisão
(R).
Para
aplicar corretamente o Dispositivo de Briot-Ruffini: na divisão,
quando multiplicamos um termo do quociente pelo divisor, o
multiplicamos por x
e por –a, mas depois mudamos seu sinal para subtraí-lo
do dividendo. Por este motivo, dizemos que se multiplica por a, no
Dispositivo de Briot-Ruffini.
Método
das Raízes
Dispositivo
Briot-Ruffini
Observe
que o grau de Q(x) é uma unidade inferior ao de P(x), pois o
divisor é de grau 1.
Resposta:
Q(x)=3x2+x+3 e
R(x)=4.
Para
a resolução desse problema seguimos os seguintes
passos:
1º)
Colocamos
a raiz do divisor e os coeficientes do dividendo ordenadamente na
parte de cima da “cerquinha”.
2º)
O primeiro coeficiente do dividendo é repetido abaixo.
3º)
Multiplicamos a raiz do divisor por esse coeficiente repetido abaixo
e somamos o produto com o 2º coeficiente do dividendo, colocando
o resultado abaixo deste.
4º)
Multiplicamos a raiz do divisor pelo número colocado abaixo do
2º coeficiente e somamos o produto com o 3º coeficiente,
colocando o resultado abaixo deste, e assim sucessivamente.
5º)
Separamos o último número formado, que é igual
ao resto da divisão, e os números que ficam à
esquerda deste serão os coeficientes do quociente.
- Decomposição
de um polinômio em fatores
Vamos
analisar dois casos:
1º
caso:
O polinômio é do 2º grau.
De
uma forma geral, o polinômio de 2º grau P(x)=ax2+bx+c
que admite as raízes r1
e r2 pode
ser decomposto em fatores do 1º grau, da seguinte forma:
ax2+bx+c=a(x-r1)(x-r2)
Exemplos:
- Fatorar
o polinômio P(x)=x2-4.
Resolução:
Fazendo x2-4=0, obtemos as raízes r1=2
e r2=-2.
Logo:
x2-4 = (x-2)(x+2).
- Fatorar
o polinômio P(x)=x2-7x+10.
Resolução:
Fazendo x2-7x+10=0, obtemos as raízes r1=5
e r2=2.
Logo:
x2-7x+10 = (x-5)(x-2).
2º
caso:
O polinômio é de grau maior ou igual a 3.
Conhecendo
uma das raízes de um polinômio de 3º grau, podemos
decompô-lo num produto de um polinômio do 1º grau
por um polinômio do 2º grau e, se este tiver raízes,
podemos em seguida decompô-lo também.
Exemplo:
Decompor em fatores do 1º grau o polinômio 2x3-x2-x.
Resolução:
2x3-x2-x
= x.(2x2-x-1) colocando x em evidência
Fazendo
x.(2x2-x-1) = 0 obtemos: x=0 ou 2x2-x-1=0.
Uma
das raízes já encontramos (x=0).
As
outras duas saem da equação: 2x2-x-1=0 =>
r1=1 e
r2=-1/2.
Portanto,
o polinômio 2x3-x2-x, na forma fatorada
é:
2.x.(x-1).(x+(1/2)).
Generalizando,
se o polinômio P(x)=anxn+an-1xn-1+...+a1x+a0
admite n raízes r1, r2,..., rn,
podemos decompô-lo em fatores da seguinte forma:
anxn+an-1xn-1+...+a1x+a0
=
an(x-r1)(x-r2)...(x-rn)
Observações:
- Se
duas, três ou mais raiz forem iguais, dizemos que são raízes duplas, triplas, etc. - Uma raiz r1 do polinômio P(x) é dita raiz dupla ou de multiplicidade 2 se P(x) é divisível por (x-r1)2 e não por (x-r1)3.
Multiplique
sua idade por 4
Soma
20 ao resultado encontrado anteriormente
Subtraia
o dobro da sua idade com o valor encentrado anteriormente
Tire
10 do resultado encontrado
Some
o triplo da sua idade com o resultado encontrado
Agora
fale qual foi o valor encontrado depois de todas essas operações.
R:
5x+10
Calculo mental e abreviado
ex: 97*93 = (9+1)*100 + 7*3 = 1021
85*85 = (8+1)*100 + 5*5 = 7225
27*23 = (2+1)*100 + 7*3 = 321
Observe que aumentamos uma unidade nas dezenas e multiplicamos por cem e somamos com o produto das unidades.
Atenção isso só acontece quando as dezenas são iguais e a soma das unidades é 100.
bibliografia
http://www.matematicamagica.com.br/Seis.JPG