síndrome de Haglund

8 de junho de 2011 at 20:49 Deixe um comentário

Síndrome de Haglund

Estava eu a ler quando me deparei com um nome nada conhecido,mas sintomas e sinais já vistos.Sabe aquela dorzinha no calcanhar?Pois é conhecida como a síndrome de Haglund (dor posterior no calcâneo) ou bursite posterior do tendão de Aquiles, é uma lesão decorrente de uma ação mecânica da eminência posterior-superior da tuberosidade  do calcâneo contra a bursa retrocalcânea (bolsas que servem de proteção entre o tendão de Aquiles e o calcâneo).

 Pode ocorrer devido a diversos fatores:

      Calçado inadequado

      Biomecânica da corrida ou de outro tipo de atividade física

      Overtrainning(excesso de treino)

      Alterações biomecânicas de pé

      Encurtamento dos músculos da panturrilha

O ato de caminhar pressionando repetidamente o tecido mole sob o calcanhar contra o suporte traseiro rígido de um calçado pode agravar o problema. Inicialmente, ocorre o desenvolvimento de um um ponto sensível, endurecido e levemente avermelhado na parte posterior do calcanhar. Quando este aumenta de tamanho, a bursa inflamada aparece como uma proeminência avermelhada sob a pele do calcanhar, causando dor na região e também acima dela. Se o distúrbio tornar-se crônico, o inchaço pode endurecer.

Tratamento

O tratamento visa a redução da inflamação e o ajuste da posição do pé no calçado para aliviar a pressão sobre o calcanhar que pode ser feito com palmilhas. Calcanheiras de silicone podem ser colocadas nos calçados para eliminar a pressão com a elevação do calcanhar, mas quando usada por longos períodos, pode haver um encurtamento da musculatura da panturrilha. O alargamento da parte posterior do calçado ou a aplicação de um acolchoamento em torno da bursa inflamada pode ser útil.
Os medicamentosos (indicado por médicos apenas), que podem ser desde antiinflamatórios, até infiltrações de corticóides na região, aliviando assim a dor. Estes tratamentos sempre são efetivos quando feitos em conjunto com a fisioterapia.
Em casos mais crônicos, a cirurgia é indicada (sempre que os tratamentos conservadores acima descritos não surtirem efeitos). Nesses casos, é feita a remoção da porção póstero-superior do calcâneo, juntamente ao reparo do Aquiles. Deste, faz-se a extração da parte doente do tecido (tenoplastia) e reforço com o uso da transferência tendinosa do fibular curto. Hoje com as técnicas e materiais modernos de fixação dos tendões no calcâneo, como os parafusos de interferência em titânio, consegue-se agressões cirúrgicas menores, com um menor tempo para a realização do procedimento, o que se reverte em resultados finais cada vez melhores.
E lógico nem precisa lembrar do nosso tratamento fisioterapêutico que pode prevenir,tratar e reabilitar no pós-operatório .

 

 

 

 

 

 

 

 

Entry filed under: artigos.

TENS termoterapia


Agenda

junho 2011
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts