Os usos da imagem nas aulas de sociologia

O campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) recebe nos dias 5, 6 e 7 de maio acadêmicos e pesquisadores de diferentes países para o I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur (ECHTEC). Vinte e seis simpósios e 535 propostas de trabalhos para apresentação já foram inscritos no evento, que integra várias instituições acadêmicas associadas à Internacional del Conocimiento, grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados – IDEA, da Universidade de Santiago do Chile (USACH).

Na acasião, vou apresentar minha pesquisa realizada em 2010 sobre o uso imagem no ensino da Sociologia:  fotografias, vídeos, filmes, documentários, etc.

Título do Trabalho: Os usos de recuros didáticos visuais no ensino da Sociologia

Autor: Lisandro Lucas de Lima Moura

Resumo do trabalho:

O trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada com professores(as) de Sociologia de escolas de nível médio do Brasil sobre os usos de recursos didáticos visuais na sala de aula (filmes, vídeos, fotografias etc..) O objetivo é compreender de que forma as linguagens visuais podem contribuir para a compreensão da vida social e enriquecer a prática pedagógica de professores(as) de Sociologia, para além da simples informação sobre temas e conteúdos curriculares. Através de um trabalho pedagógico com imagens, busca-se ampliar as possibilidades de uma prática interdisciplinar, de modo a privilegiar a dimensão do estético, do poético e do imaginário nas Ciências Sociais. A busca por uma metodologia de ensino inovadora no uso de imagens em sala de aula precisa levar em conta o conhecimento produzido pelo campo da Sociologia Visual (ou Sociologia da Imagem) como forma de possibilitar o exercício da imaginação sociológica mediante a educação do olhar.

Dia: quinta-feira, 5 de maio de 2011

Horário: 9h

Local: IFSul – Campus Pelotas

Etiquetado , ,

Deixe um comentário