sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quantos brasileiros falam inglês?

Hoje em dia para muitos brasileiros é indispensável falar inglês para, sobretudo, entender o que as empresas oferecem para eles. No dia a dia do consumidor tornaram-se comuns expressões como delivery, sale, wireless, videogame, self service, check out, check in, drive in, drive through, ticket, shopping, diet, light e fitness, para citar só algumas.


Quando se fala de propaganda então, são ainda mais comuns as expressões em inglês. Várias multinacionais obrigam suas filiais brasileiras a usar os slogans originais em inglês. Por isso encontra-se coisas como o 'Just do it' da Nike, o 'Sense and Simplicity' da Philips, o 'Drive your way' da Hyundai, o 'Yours is here' da Dell, o 'Take it all on' da Timberland e por aí vai. Mas, afinal, quantos brasileiros entendem inglês?

A Catho, empresa de recrutamento e seleção, realizou uma pesquisa que mostra que apenas 8% dos executivos brasileiros falam e escrevem corretamente em inglês. Cerca de 17% falam fluentemente com alguns erros e 24% falam o idioma com dificuldades.

Falando em consumidores, de acordo com o TGI, Target Group, do Ibope, 12% dos brasileiros dizem entender um programa de TV em inglês e 13% conseguem ler um jornal ou livro nesse idioma. Parece muito, mas vale lembrar que o TGI pesquisa uma amostra correspondente a 45% da população brasileira nos principais centros consumidores. Quando a gente cruza essa informação do Ibope por classe social, percebe que nas classes A e B, o percentual dos que entendem inglês sobe para 26%. Mas na classe C, que representa 52% da população esse índice cai para 6% e nas classes D e E desce ainda mais, para 2%.

Isso significa que uma imensa maioria da população não entende as expressões em inglês utilizadas pelas marcas.

Fonte: Luiz Alberto Marinho
Disponível no Blues Bus.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis

Bookmark and Share