segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Sim, Belém é uma cidade suja!

Não estou dizendo nenhuma novidade quando afirmo que Belém é uma cidade suja. Por todos os lados, no chão das ruas, nas paredes dos prédios, nos assentos e corrimões dos ônibus, por onde quer que andemos, vemos todo tipo de porcaria impregnada.
Todos sabem, inclusive, que Belém também é conhecida pelos seus imensos esgotos a céu aberto. Sendo o mais famoso deles, o canal da Avenida Visconde de Souza Franco. Curiosamente esse canal, que recebe dejetos dos banheiros dos moradores dos belos apartamentos da avenida, é margeado por um lindo calçadão, por onde a classe mais endinheirada da cidade pratica caminhada diariamente, absorvendo diretamente para os pulmões, todo o mau cheiro, proveniente das fazes e urinas deles mesmo. Que horror!
Se a situação é essa num dos locais mais caros da cidade, pior ainda é na periferia, de onde o atual prefeito Duciomar Costa se diz oriundo. É só seguir o mapa dos canais: Tamandaré, Tucunduba, Vileta, 25, Galo, Jacaré, e muitos outros.
E é justamente pela falta de uma administração pública séria e realmente interessada em acabar com toda essa imundície, colocando, por exemplo, lixeiras em pontos estratégicos das ruas, que esse panorama de imundície prevalece em Belém.
Muitas vezes me vejo em situações onde não encontro um local para depositar uma lata de refrigerante, ou casca de coco, por exemplo. Mesmo andando atrás de uma lixeira, não encontro. Então sou obrigado a levar o lixo pra casa. Um absurdo.
Por isso discordo quando alguém diz que o belenense tem problemas de falta de civismo. Bom, claro que existem os mal-educados, os ‘sem noção’. Pessoas que trazem suas mazelas de casa. E outros que até desconhecem o mal que fazem ao atirar no chão objetos como cascas de cocos, garrafas, latas e outras embalagens. Mas esse tipo de gente existe em qualquer cidade até do Primeiro do Mundo.
Recentemente, o prefeito Duciomar, falando sobre o alagamento das ruas e avenidas em épocas de chuva, afirmou que a causa desses alagamentos é devido ao entupimento dos canais. Até aí tudo bem. Mas, segundo ele, a população é a culpada desses entupimentos, porque joga nas valas todo tipo de lixo.
Ora, ora, senhor prefeito! Faça-me um favor! Coloque lixeiras nas esquinas que as pessoas terão um lugar onde depositar seus lixos! Ou o senhor espera governar uma cidade apenas contando com a boa vontade das pessoas? A cota de boa vontade dos cidadãos já foi deixada nas urnas, senhor prefeito.
Faça, agora, a sua parte!

Um comentário:

Rodrigues, J. A. disse...

Prezado Emílio: Tenho exatamente a mesma impressão de você, em relação à sujeira em Belém. Sou mais categórico: a cidade se encontra entre as "mais mais" do Brasil, em matéria de sujeira.
A AUSÊNCIA DE LIXEIRAS, tal como você observa, parece-me ser o fator primordial, pois a falta delas leva as pessoas a atirarem nas vias públicas o que quer que seja.
Um outro detalhe: lixeiras de ferro e madeira, com frestas imensas, não são propícias ao clima de Belém.
E o Duciomar que se dane! Belém não merece tanto desrespeito!
E suspeito, ainda, que daqui a dois anos teremos Edmílson Rodrigues e Ana Júlia, de novo, concorrendo pela prefeitura...
Triste perspectiva: um medíocre e de espírito tacanho e uma incompetente...
Um grande abraço.
José Augusto