KILLER ROBOTS ROBOGAMES 2011


O Desafio de robôs, amplamente conhecido como Guerra de robôs, é um hobby/esporte no qual duas ou mais máquinas rádio-controladas (ou as vezes autônomas) usam métodos variados para destruir ou imobilizar o robô adversário.

As equipes que constroem esses robôs são, em sua maioria, compostas de universitários. Tais máquinas podem ser pequenas e leves, ou grandes e sofisticadas, dependendo da categoria de combate para a qual ela foi construída.

Após vários meses de construção e testes, as equipes põe à prova suas tecnologias em competições exclusivas. Os campeonatos são compostos por inúmeros rounds entre as equipes rivais, rounds estes que duram no máximo três minutos. A disputa acaba se um dos competidores desiste ou é destruido. No Brasil, esses eventos são organizados pela RoboCore.

Acompanhem o vídeo da KILLER ROBOTS ROBOGAMES 20011 com todas as lutas aqui

FESTIVAL NACIONAL DE ROBÓTICA 2011


O Festival Nacional de Robótica teve a sua 1ª edição em 2001, e tem como objectivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. O Festival, que decorre todos os anos numa cidade distinta, inclui ainda um Encontro Científico onde investigadores nacionais e estrangeiros da área da Robótica se reúnem para apresentar os mais recentes resultados da sua actividade.

Este evento tem tido desde o seu início um enorme crescimento, quer em número de equipas e participantes, quer em termos de público. O Festival Nacional de Robótica é, actualmente, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica.

Para saber mais sobre este evento clique aqui.

III TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA DE SÃO PAULO 2011


 A terceira edição do Torneio Juvenil de Robótica de São Paulo (TJR 2011) e o II Simpósio de Temas em Tecnologia e Currículo (Simposiottec 2011) ocorrerão durante os dias de XX/XX/2011, com início de atividades a partir das 8h e término às 18h no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

Participam das competições equipes de estudantes do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a partir desta edição, alunos do Ensino Superior e de Pós Graduação da capital, de várias cidades paulistas e até de outros estados, enquanto que das palestras e oficinas participam alunos, pais e professores.
Registro do II Torneio Juvenil de Robótica de São Paulo – 2010
Site Oficial: http://www.torneiojrobotica.com.br/

Para alunos do Ensino Básico, o Torneio apresentará como desafios as modalidades Dança, Resgate, Soccer, Viagem ao Centro da Terra, Sumô de Robôs. Todos os desafios dividem-se em nível 1, para alunos do Ensino Fundamental, e nível 2, para os do Ensino Médio.
Também oferecerá prêmio ao melhor projeto livre que envolva robótica e/ou computação (com tema escolhido pela equipe), ao modelo da Febrace, que seja apresentado aos jurados, no rol do desafio Projeto Livre.

Para alunos do Ensino Superior e de Pós Graduação, o Torneio apresentará como desafios as modalidades Labirinto de Linhas e Labirinto de Paredes.

Em todos os desafios, os alunos poderão empregar kits de robótica ou até forjar peças para a construção de seus Robôs, desde que não ocorra intervenção direta e definitiva do Mentor da equipe (elemento externo à equipe, durante a competição, mas que é seu participante na qualidade de orientador).

Todas as equipes deverão expor os seus projetos, respeitando-se os moldes de um pequeno artigo acadêmico que será divulgado na primeira edição da revista eletrônica __ Códex __ responsável pelas publicações dos artigos do II Simpósio de Temas em Tecnologia e Currículo.

Esses competidores terão, para enfrentar a competição, de produzir e apresentar máquinas autônomas (sem intervenção remota), ágeis, com medidas específicas, capazes de cumprir as tarefas exigidas pelo desafio escolhido. Tudo isso ocorrendo sob o olhar atento das torcidas.

As equipes que conquistarem o melhor desempenho de cada categoria serão premiadas com ajuda de custo para participar das modalidades da CBR 2011, quando serão selecionadas as melhores equipes brasileiras que representarão o Brasil na RobocupJunior 2012.

3º TORNEIO DE ROBÓTICA SESI-SP


Desafio Body Forward 2011

O conhecimento dos cientistas, engenheiros e médicos é capaz de proteger e curar doenças, reparar lesões e permitir que as pessoas tenham uma vida mais saudável.

Por exemplo, para ajudar uma pessoa com problemas respiratórios é necessário o trabalho dos médicos (para detectar os sintomas), cientistas (que souberam separar oxigênio de ar natural) e engenheiros mecânicos (que descobriram como colocar oxigênio em tanques).

Nesta temporada o desafio das equipes é explorar o mundo moderno da Engenharia Biomédica, descobrindo maneiras inovadoras para reparar lesões, superar pré-disposições genéticas e maximizar o potencial do corpo.  

O desafio é constituído de duas partes:

O Projeto:  as equipes exploram um problema atual que os cientistas e engenheiros contemporâneos tentam resolver e desenvolvem uma solução inovadora.  Poderá ser criado algo inédito  ou baseado no que já existe.  E compartilham suas descobertas.

Competição do robô: as equipes montam e programam um robô utilizando a tecnologia LEGO MINDSTORMS para marcar pontos em disputas de 2,5 minutos num campo temático.

Para saber mais sobre o torneio clique aqui.

VAI ROLAR A ROBOPARTY 2011


A RoboParty® consiste num evento pedagógico que reune equipes de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites (trás o teu saco cama), para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Inicialmente, é dada uma curta formação (para aprender a dar os primeiros passos em Electrónica, programação de robôs, e construção mecânica), depois é entregue um KIT robótico desenvolvido pela empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica e pela Universidade do Minho, para ser montado pelos participantes (Mecânica, electrónica, e programação) e que no final do evento pertence à equipa. Todas as equipas têm acompanhamento de pessoas com conhecimento para ajudar na construção e programação do teu robô.
Decorrem em paralelo outras actividades lúdicas como desporto, música, internet, jogos, festas, etc. Cada participante traz o seu saco cama e fica lá durante todo o evento.
A RoboParty® é idêntica a uma LANParty e também funciona 24h/24h mas tem um objectivo pedagógico e educacional. São ainda dadas a conhecer as regras das competições nacionais e internacionais de robótica mais importantes, para poderes participar.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

VAI ROLAR A ROBOCUP 2011


 

                   Prof. H. Levent AKIN

 

A RoboCup é um evento tanto para o desenvolvimento da inteligência artificial quanto para a investigação robótica é uma exposição dos avanços, em um formato visível, para que as pessoas que não são especialistas  compartilhe do entusiasmo dos pesquisadores. No inicio o foco só estava no futebol de robôs e o objetivo é montar uma equipe de robôs para competir com uma equipe humana até 2050 e vencer a competição, hoje temos ligas para salvamento e logística. Há também concursos para jovens estudantes. A liga avança a cada ano e 2050 torna-se uma data mais próxima para que nos possamos enfrentar o nosso desafio e vencer uma equipe de humanos.

A RoboCup 2011  já tem data para começar, será de 5 a 11 de julho, sendo realizada em Istambul, que é a única cidade que reside em dois continentes sendo assim o lugar ideal para um evento como esse.

Vamos nos confraternizar e compartilha dos entusiasmos  da avançadas pesquisas em robótica inteligente em uma bela cidade com muita cultura onde foi a capital de muitas civilizações.

 Para saber mais sobre uma das melhores competições de robôtica do mundo clique aqui.

VAI ROLAR A ROBOCORE 2011 (Summer Challenge 1ª Edição)


A ROBOCORE foi criada para ser o centro de competições robóticas mais completo do Brasil, pura tecnologia aliada à diversão! Reunindo diversas categorias de desafios, a ROBOCORE traz competições eletrizantes que envolvem o público e os participantes em uma atmosfera diferente de tudo o que já foi visto!

      Para saber mais sobre um dos melhores torneio de robôtica do Brasil clique aqui.

2ª COPA DE ROBÓTICA


A 2ª Copa de Robótica é o evento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Imperatriz que tem por finalidade a disseminação do conhecimento científico e tecnológico que envolve a robótica e áreas afins. 

O objetivo principal do evento é inserir alunos do ensino médio técnico tecnológico e superior, do Instituto Federal do Maranhão, em atividades de relevância científica que possibilite o aumento da produção científica e o crescimento do interesse da sociedade local, regional e estadual em atividades de ciência.

Para saber mais sobre este evento clique aqui.

Gostou da postagem?  deixe um comentário.

IV DBR 2010


A quarta edição do DBR (desafio Brasiliense de Robô) está repleta de atrações imperdíveis. Exposições de robôs, palestras ministradas por professores e profissionais da área de controle e automação, vídeos, jogos  eletrizante e competições entre robôs autômatos construídos por estudantes.

Para saber mais sobre esta competição clique aqui.

VAI ROLAR A ROBOCORE 2010


A ROBOCORE foi criada para ser o centro de competições robóticas mais completo do Brasil, pura tecnologia aliada à diversão! Reunindo diversas categorias de desafios, a ROBOCORE traz competições eletrizantes que envolvem o público e os participantes em uma atmosfera diferente de tudo o que já foi visto! 

para fazer a sua incrição clique aqui

O QUE É ROV?


Ficheiro:ROV Hercules 2005.JPG

ROV é a abrevição de Remotely operated underwater vehicle (veículo submarino operado remotamente)  um equipamento muito utilizado na indústria de petróleo que consiste em um robô submersível operado remotamente por uma pessoa a bordo de uma embarcação. É utilizado para realizar e supervisionar a montagem de equipamentos de exploração e produção em grandes profundidades.

O Centro MATE coordena uma competição internacional de estudantes ROV e uma rede de 19 concursos regionais ROV que ocorrem em toda E.U. e no Canadá, Hong Kong e na Escócia. Equipes de alunos de escolas secundárias e universidades participam dos eventos, que consistem em diferentes “classes”, que variam dependendo da sofisticação dos ROVs e as exigências da missão.  Além de ser divertido e educativo, estas competições conectar estudantes e educadores com os empregadores e profissionais das indústrias naval, destacar as oportunidades de carreira relacionada com o mar, e promover o desenvolvimento de técnicas de resolução de problemas, pensamento crítico e habilidades de trabalho em equipe.

Gostaria que este tipo de competição também fosse estimulada no Brasil, pois nossa costa é enorme e a industria naval brasileira está em franco crescimento. A Petrobrás faz uso de ROV’s em suas plataformas de petróleo, isto poderia servir de incentivo para um projeto educacional nesta área.

Para saber mais sobre este tipo de competição clique aqui

Gostou da postagem? deixe um comentario.

ROBÓTICA DE NÍVEL SUPERIOR


Vemos neste vídeo como a robótica está inserida nas universidade do Brasil.

MELHOR TORNEIO DE ROBÓTICA DO MUNDO


O RoboCup esta entre os melhores torneio de robótica do mundo. entra no site de dá uma olhada na estrutura da competição.

http://www.robocup2010.org/index.php