terça-feira, 21 de junho de 2011

Plano Diretor do HUOP

Reitor Alcebíades Luiz Orlando institui através d Portaria  n° 0648/2011 de 18 de fevereiro de 2011 a Comissão para elaboração do Plano Diretor do Hospital Universitário do Oeste do Paraná e designa seus membros:

1 - Diretor Geral do HUOP: Alberto Rodrigues Pompeu
2 - Diretor Clinico do HUOP: Vilson Dalmina
3 - Diretor Administrativo do HUOP: Sergio Moacir Fabriz
4 - Diretora de Enfermagem do HUOP: Luciana Aparecida Fabriz
5 - Diretor Pedagógico do HUOP: Allan Cezar Faria Araújo
6 - Representante da SESAUde Cascavel: Ildemar Marino Canto
7 - Representante da 10 Regional de Saúde: Miroslau Bailak
7 - Representante do CRESEMS: Thiago Daross Stefanello
8 - Representante do CMS de Cascavel: Antônio Vieira Martins
9 - Representante do Fórum Sindical de Cascavel: Laerson Vidal Matias.

Desde então temos nos reunido semanalmente para tratar de todos os aspectos necessários a elaboração do Plano Diretor do HUOP.

Acordamos que faremos proposições a curto, médio e longo prazo. Assim, já tomamos algumas decisões e fizemos algumas ações durante este período.

Emergencialmente a comissão reuniu-se com os Secretários de Estado da Saúde e Ciência e Tecnologia para acertar a contratação dos servidores para a abertura de 07 leitos de UTI e 10 leitos de internação.

Fomos prontamente atendidos nesta reivindicação que perdurava há meses e os novos servidores tomarão posse no inicio de julho, quando estaremos promovendo a inauguração destas vagas no HUOP.

Foi encaminhado Oficio 108/2011 aos Deputados Estaduais da região para a liberação da Emenda parlamentar no valor de 5 milhões para custeio do Hospital. Apesar de aprovada pela Assembléia, ela ainda não esta disponível ao orçamento do HUOP.

Teremos dificuldades para o pleno funcionamento do HUOP no segundo semestre sem estes recursos do tesouro estadual.

A Comissão esteve reunida com o Prefeito de Cascavel, Sr. Edgar Bueno no dia 08 de junho para tratar da desapropriação de área anexa ao HUOP com 62.365,73 metros quadrados para garantir a ampliação de nosso hospital.

Ficou manifesta a disposição do Prefeito de Cascavel nesta desapropriação, enquanto aguardamos uma avaliação a ser feita por iniciativa do executivo cascavelense. Após esta avaliação, iremos propor ao governo do Estado a desapropriação, pois diante das dificuldades financeiras de Cascavel, nos parece mais prudente fazer este pleito ao Secretário Estadual de Saúde e juntos equacionarmos esta importante medida.

Já definimos algumas obras necessárias para ampliar o atendimento aos usuários do SUS, bem como ao fortalecimento das condições de ensino junto ao HUOP, e estamos fazendo os projetos e buscando os recursos necessários.

A construção de um Ambulatório Multiprofissional,  Auditório, Salas de Aulas, Laboratórios e Salas de pequenas cirurgias.  Neste caso, os recursos serão buscados via SETI assim que for liberado um financiamento que o governo estadual esta pleiteando junto ao BIRD. O Governador Beto Richa assegurou este investimento no valor de 17.500.000,00 ao Reitor Alcebíades Luiz Orlando.

A construção de mais duas torres com a abertura de 180 novos leitos de internação, no valor de 9.000.000,00 e um Centro Obstétrico no valor de 4.500.000,00. Neste caso, vamos buscar os recursos junto ao Ministério da Saúde. Decidimos convidar a todos os Deputados Federais da região (Giacobo, Sciarra, Kaefer, Frangão, Padovani, Sperafico e Miqueleto) e os Senadores (Álvaro, Requião e xx) para uma visita as dependências do nosso hospital e comprometeren-se com este investimento para a melhoria das condições de atendimento de nossa população.

Agendamos também com a Ministra da Casa Civil, Ex-Senadora Gleisi Hoffman, por ocasião de sua visita ao Paraná neste inicio de julho. Iremos  pedir o seu empenho para  garantir esta importante obra de saúde pública ao nosso estado. 

No dia 20 de junho, recebemos a visita do Deputado Federal Alfredo Kaefer. Ele tomou conhecimento de nossas propostas e se manifestou solidário a estes projetos. a direção do HUOP agradeceu o Deputado pela liberação de 1.200.000,00 em recursos federais, para reforma de uma ala que será inaugurada em julho e para a aquisição de medicamentos no final de 2010.
O parlamentar se comprometeu a fazer um esforço junto ao governo estadual para a desapropriação da área  para apliação do HUOP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário