h1

Modificação de Teleconversores da Nikon: TC-14E, TC-17E e TC-20E

12 - Novembro - 2007

As grandes marcas de fotografia como a Nikon produzem teleconversores de alta qualidade (designados abreviadamente por TC), normalmente compostos por várias lentes (7 elementos, p.ex., ao contrário dos de marca barata, que levam normalmente apenas 4 ou 5).

O uso de TCs apresenta vantagens mas também desvantagens:

  • Vantagens: multiplica a distância focal da lente a que se associa (ou seja, de uma forma mais económica passamos a ter uma tele-objectiva mais potente); menos peso para transportar (quando comparado com transportar uma segunda lente de maior distância focal);
  • Desvantagens: perda de luminosidade; perda de qualidade óptica; perda de precisão ou impossibilidade de usar autofocus em algumas combinações de lentes + TCs.

A Nikon produz actualmente 3 TCs autofocus:

  • O TC-20E III: multiplica 2X (daí se chamar de “duplicador”) a distância focal da lente a que se associa; perda de 2 pontos de diafragma de luminosidade; concebido para tele-objectivas profissionais (Nikkors 300mm, 400mm, 600mm, zoom 80-200mm/f2.8, 200-400mm, etc.). A versão III, sobre a versão II, apresentará melhor qualidade óptica (actualização de 2010).
  • O TC-17E II: multiplica 1,7X a distância focal da lente a que se associa; perda de 1,5 pontos de diafragma de luminosidade; concebido especialmente para as Nikon 70-200mm f/2.8 VR e 200mm f/2 VR, embora possa ser usado com qualidade em qualquer das lentes referidas para o TC-20E;
  • O TC-14E II: multiplica 1,4X a distância focal da lente a que se associa; perda de 1 pontos de diafragma de luminosidade; utilizável com qualquer das lentes referidas para os anteriores.

TC-20E aplicado a uma Nikkor 300mm f/2,8

Aqui vemos o meu amigo Rui Farinha, com um TC-20E aplicado à sua Nikkor AF-I 300mm f/2.8, uma das lentes para os quais os TCs da Nikon foram projectados.

Desenhados para serem usado essencialmente com grandes tele-objectivas, a própria Nikon acrescentou no seu encaixe uma patilha que impede que estes sejam usados pelos fotógrafos mais inadvertidos, em situações que ponham em risco o próprio material: é que estas peças de equipamento, normalmente caras, não são possíveis de encaixar na maioria das lentes (zoom ou de dist. focal fixa), onde poderiam embater e danificar os elementos traseiros das lentes (e os frontais dos TCs), pois como pode apreciar na figura seguinte, são sobressaídos e entram parcialmente dentro do espaço físico da lente, ao contrário dos TCs baratos de produtores independentes, concebidos para um número vasto de utilizadores e tipos de lentes e por isso com um leque de compatibilidade mais abrangente.

TC-20E

Nikkor TC-20E III (imagem no sítio da Nikon): repare no elemento frontal sobressaído, que poderia danificar certas lentes para o qual este TC não foi concebido.

Muitos utilizadores de TCs Nikon gostariam de ver estes aplicados a algumas outras lentes ou mesmo conectados entre si, para somar os seus aumentos (embora com claro sacrifício da qualidade óptica resultante). O fabricante impediu esse tipo de utilizações colocando uma pequena patilha no encaixe frontal dos TCs, que os impede associar a lentes “não autorizadas” (pelos critérios do fabricante, não necessariamente por não ser praticável) ou lentes de outras marcas, como as independentes Sigma, Tamron ou Tokina.

Patilha nos TCs Nikon

A patilha que impede o encaixe dos TCs Nikon a certas lentes ou a outros TCs.

Bom, mas se o leitor deste Blog for dono de TCs da Nikon, há uma operação muito simples para ultrapassar esta limitação, que é simplesmente limar esta patilha!
Claro que é uma operação relativamente fácil de implementar mas nem todas as pessoas estão dispostas a correr esse risco. Além do mais, se se tratar de equipamento novo, obviamente que se anula qualquer garantia do mesmo.

Patilha nos TCs Nikon

Patilha de um TC-14E a ser limada, depois de se desaparafusar o anel frontal do conversor.

Após esta modificação, é possível:

  1. Associar um TC Nikon a, p. ex., uma teleobjectiva Sigma que assim poderá (em alguns casos) manter capacidade de autofocus, o que por vezes não é permitido com TCs da mesma marca da lente (pois a câmara perderia precisão de autofocagem e os fabricantes desligam esta capacidade, obrigando assim a focagem manual).
  2. Tools!
    Sigma 500mm f/4.5 com um Nikon TC-14E associado. Este conjunto mantém capacidade autofocus (o que não aconteceria com o TC equivalente da própria Sigma).

  3. Associar dois TCs da Nikon entre si, se bem que alguma diminuição da qualidade óptica resultante. As combinações possíveis são (pela ordem indicada, caso contrário não encaixam):
    • TC-14E + TC-20E + Lente compatível (equivalente ao um TC de 2,4X, com perda de 3 pontos de luz);
    • TC-17E + TC-20E + Lente compatível (equivalente ao um TC de 2,7X, com perda de 3,5 pontos de luz).

    Não é possível associar o TC-14E ao TC-17E, por incompatibilidade física dos mesmos.

Para terminar este artigo, clique aqui para ver um exemplo de uma foto captada com a combinação de dois TCs Nikon modificados e aqui para ver outra obtida com uma Tele-objectiva Sigma 500mm f/4.5 e um TC-14E II da Nikon.

Boas fotos

L.B.

23 comentários

  1. Olá! Vim parar ao teu blog ao fazer uma pesquisa no google sobre teleconversores. Tenho uma
    Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G VR, mas gostava de conseguir distâncias focais maiores. Gostaria muito se saber a tua opinião sobre a utilização de teleconversores nesta lente. Mesmo que nunca os tenhas experimentado com esta lente, um palpite seria para mim uma boa ajuda.
    Para além da perda de qualidade óptica, há um aspecto que me preocupa e pode até ser crítico na utilização de teleconversores com a 70-300. A lente não tem um apoio para tripé, pelo que todo o peso fica pendurado no encaixe da máquina. Ao adicionar o teleconversor, fico com o conjunto mais comprido, o que esforça mais o encaixe e, receio eu, pode vir danifica-lo. O que achas?
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog!


  2. Olá Xavier. Obrigado pelo teu comentário. Segundo a Nikon, essa lente não é compatível com TCs (teleconversores). Mesmo com modificações que compatibilizem o encaixe, a qualidade óptica final deverá ser bastante má, embora alguns utilizadores menos exigentes a possam achar aceitável. O que se passa é que os TCs da Nikon foram concebidos para outro tipo de lentes, como as grandes teles de distância focal fixa (como as Nikkor 300mm, 400mm, 500mm, 600mm, etc.) ou os zooms ultra-luminosos profissionais da marca (como é o caso do Nikkor 70-200mm/f2.8), normalmente lentes caras mas para as quais a fórmula óptica dos TCs se encontra optimizada.
    Se precisas mesmo de mais distância focal será melhor optar por outra solução. Se não quiseres uma grande tele da Nikon (fazem-se por vezes bons negócios com usados) uma outra possibilidade seria um dos mais recentes Zooms da Sigma, como o APO 150-500mm F5-6.3 DG OS HSM ou o APO 120-400mm F4.5-5.6 DG OS HSM, já com estabilização de imagem, que pela gama de distâncias focais que cobrem praticamente dispensam o uso de TCs, e que funcionam razoavelmente com os TCs próprios da Sigma (no máximo o de 1,4Xs), se bem que à custa da perda do autofocus e de alguma qualidade óptica, como seria de esperar!


  3. Possuo uma Nikkor 80/400mm 4.5/5.6D AF VR, gostaria de saber qual TC (modelo) é compativel para esta lente.
    Tambem qual TC serve para a 105mm Nikon Micro 2.8G ED VR, e tambem para a Nikon 18/200mm VR DX ED, grato, fico no aguardo em meu e-mail se possivel.


    • Olá Rogério: todas as lentes que menciona apresentam incompatibilidade com os TC da Nikon… por isso sugiro neste caso o uso de TCs de marca independente, como os da Sigma, Tokina ou Tamron. Tenha no entanto em atenção que alguns destes não permitem autofocus com essas lentes e a qualidade óptica perde bastante.


  4. Viva, gostaria de saber se chegou a testar a sigma 500mm com o tc-17e, se sim, o autofocus continua funcional, que lhe pareceu a qualidade das fotos ? obrigado.


    • Sim, experimentei a minha Sigma 500mm/f4.5 com todos os TCs da Nikon que tenho mais um TC Sigma de 2 Xs.
      Na realidade, quem compra uma lente deste tipo já pretende algum nível de qualidade nas imagens; se bem que em alguns casos ainda se consegue uma qualidade razoável com os TCs de 1,7Xs e de 2Xs, o autofocus torna-se instável… devido à perda de luz resultante do uso dos TCs, o risco de tremura é grande… para se usar velocidades de obturação elevadas, vejo-me obrigado a abrir o diafragma, perdendo-se então qualidade por aberração cromática, ou então a aumentar o ISO, de que resulta o inevitável aparecimento de grão. Moral da história: o único TC que na prática resulta bem com esta lente é o Nikkor TC 14-EII (o equivalente da Sigma não possuo, por isso não posso emitir a minha opinião, mas suponho que desactiva o autofocus da lente), em que mesmo o autofocus ainda se porta bastante bem e a qualidade da imagem mantém-se quase idêntica à de não usar TC!


  5. – Boa tarde Luís… Me perdoe por voltar ao assunto, mas fiquei profundamente triste ao saber sobre os TC´s, sou 100% amador, possuo uma D60 a qual foi escolhida tbm pelo preço. não sabia inicialmente q se tratava de uma maquina que não possuia motor de autofocus (sou leigo) com o passar do tempo entendi depois de comprar minha primeira Tele, então fui atrás de uma 70/300 AFS VR q serveria perfeitamente p/minha maquina ( a qual é ótima ) Agora que fui estudar sobre os Tc´s mais este problema… Percebi q se “limado” o anel de encaixe do TC pode funcionar (c/perda de nitidez) mas ví tbm q vc recomenda outras marcas de TC´s… No meu caso (s/motor d autofocus) terias algum em específico????

    Muito agradecido pela atenção!!!


    • Olá Paolo. O seu caso não é fácil, pois trata-se de uma lente que não é das mais adequadas para usar com TCs… Não tenho experiência pessoal com essa lente. Antes de optar pela transformação de um TC Nikon, verifique se o zoom a 70mm não tem os elementos traseiros da lente a bater nos elementos frontais do TC… até pode acontecer que mesmo com tranformação os diâmetros não permitam encaixar. Pode ser aqui melhor optar por um TC Sigma (de 1,4Xs, não recomendo de 2Xs), Tamron ou Tokina, mas não sei se irá manter o autofocus, o mais provável é que não e terá de focar tudo à mão!

      O uso de TCs, com ou sem transformação, eu reservo para lentes de distância focal fixa, ou seja, as que mantêm melhor qualidade e para as quais estes TCs foram desenhados.

      Espero poder ter ajudado…


  6. possuo uma a330 da sony com uma lente sal75300, queria saber qual teleconversor posso usar, obrigada.


    • Caro castilho1975: não tenho qualquer experiência com câmaras Sony (ou Minolta). Mas penso que os princípios básicos do que foi descrito acima se aplicarão às câmaras de qualquer marca, mas vai ter que experimentar por si ou pesquisar em fóruns onde participem utilizadores da marca.
      Cumprimentos


  7. Boa tarde Luis, tenho a nikon d90 e as lentes nikon todas vr (18-200mm; 70-300mm; 105mm, qual o TC compatível


    • Olá Paulo. Não sou consultor da Nikon mas, tanto quanto sei, oficialmente nenhum TC da Nikon é fabricado para essas lentes. Pode sempre tentar TCs de marcas independentes, como os da Sigma, Tamron ou Kenko… claro que a perda de qualidade ótica e de luminosidade será notória, assim como perderá certamente eficácia no autofocus… a única dessas lentes que poderá funcionar razoavelmente com um Tc aplicado é a 105mm.
      Cumprimentos

      LB


  8. Preciso de ajuda, tenho uma D90 e a lente AF-S nikkor 70-300mm 1:4.5-5.6G e gostaria de saber qual TC é compatível com ela…agradeço muito se puder me ajudar.


    • Caro Fred: tanto quanto sei, esse é precisamente o tipo de lente zoom que a Nikon não previu para ser usado com TCs… por isso não existe “oficialmente” nenhum TC compatível… é preciso ter em atenção o elemento óptico traseiro da lente pode mesmo embater no elemento frontal de um TC Nikon…
      Mas pode ser que consiga montar um TC de marca independente de boa qualidade (Tamron, Sigma, Tokina, Kenko) que, por serem para uso generalista, não têm os elementos ópticos tão salientes…. também por isso aconselho que sejam de pelo menos 5 ou mais elementos (melhor qualidade) e de factor de conversão inferior a 2Xs (o ideal, seria entre 1,4X e 1,7X), porque irá perder muita definição e luminosidade, numa lente já de si pouco luminosa… perderá também precisão no auto-focus.
      Espero ter podido ajudar.
      Cumprimentos.
      Luís


  9. Boa noite Luis.
    Otimo seu blog,parabens,estava fazendo pesquisa sobre teleconversores e gostei das sua dicas,,uma pergunta se me permitir,,tenho uma 105 af/vr-2.8 g ed que tipo de conversor seria melhor para esse tipo de lente que vou usar para macro,,olhei no manual é vi que funciona mais em foco manual,,fico na divida é,,perde muita qualidade?


    • Olá, Kilson,
      Com certeza que vai perder qualidade e, se calhar, capacidade de focagem automática. Se o que perde é significativo em qualidade ou não, depende em primeiro lugar da qualidade do próprio TC que for usar, e depois da técnica usada e da própria exigência em termos de qualidade que se pretende para o resultado final. Com lentes macro os fabricantes costumam recomendar preferencialmente anéis de extensão ou , em alguns casos, lentes aproximação de dois elementos.
      Espero ter podido ajudar.
      Cumprimentos


  10. Oi, meu nome é Frederico e possuo uma D90 e lente 70-300mm. Pretendo comprar uma lente com maior capacidade. Tenho dúvidas
    sobre qual realmente satisfaria minha necessidade…fotografo aves e preciso de boa qualidade. Eu pensei na nikkor 80-400mm f 5.6 e a Sigma 150-500mm F/5-6.3 Dg Os Hsm. A qualidade delas é muito diferente? Qual seria melhor?
    Outra questão é que eu vi que para a lente da nikon não há tc da nikon compatível, já a sigma tem…qual a melhor alternativa?
    Obrigado


    • Olá Frederico… muitos fotógrafos de aves e digicopistas renderam-se aos encantos e qualidade da Sigma 150-500mm OIS… recomendaria sem dúvida alguma esta última para aves, até porque vai sentir sempre falta de mais distância focal (não se esqueça que os fotógrafos mais avançados de aves usam 600mm e 800mm fixas!)… em nenhuma destas lentes zoom de grande amplitude recomendaria o uso de TCs… para isso é melhor uma fixa! A perda de qualidade de imagem e de luz irá ser muito notória! De resto a Sigma neste modelo tem o estabilizador de imagem de tecnologia mais recente que o “velho” 80-4000mm Nikkor!
      Espero ter podido ajudar!
      LB


  11. Caro Luiz,

    Seu blog foi a única alternativa que encontrei para retirar uma dúvida.
    Tenho uma Nikon D5000 com uma lente DX AF-S Nikkor 55-200mm1:4-5.6G ED – VR. Posso usar o conversor TC-20 III nesta lente?

    Obrigado.

    Carlos Machado


    • Olá Carlos.
      Esse tipo de zooms nunca darão muito bons resultados com TCs… penso mesmo que esse modelo nem sequer encaixa na baioneta dos TCs da Nikon, eventualmente só num TC Sigma ou Tokina.
      De resto, se ler os comentários anteriores, este seu tipo de dúvida aparece com uma certa frequência, por parte de fotógrafos amadores que, compreensivelmente, querem ter uma boa opção de distâncias focais longas sem gastar dinheiro… mão “não há Bela sem senão”, e realmente os TCs só funcionam bem com certas lentes, para os quais foram optimizados.

      Cumprimentos

      LBP


  12. Vendo todos os comentarios vi que no meu caso, tendo uma Nikon D7000 e uma lente 70-300mm VR, posso esquecer os TCs da Nikon. E aqui mesmo vi algo interessante, a lente Sigma 150-500mm F5-6.3 APO DG OS HSM. Se a gente for colocar na ponta do lápis, pagar 1.800 reais em um TC para uma 70-300, melhor colocar mais 1 mil reais em cima e compra a lente 500mm da Sigma. Mesmo porque, quem quer esse tipo de lente é para fotografar natureza, geralmente. Nem todos são profissionais. A Nikon quer apenas voce se ver forçado a comprar um canhão deles por um preço astronomico.


  13. Olá tenho uma nikon D90 com lente sigma DG 70-300mm 1:4 – 5.6. gosto de fotografar aves, sou ornitólogo gostaria de usar uma tc de 2x é compativel? qual sugere? grato.


    • Boa tarde. Pode tentar o TC de 2X da Sigma ou da Tokina, mas vai sempre perder luminosidade e qualidade óptica. No seu caso específico de fotografia, se for um utilizador frequente de grandes teles, eu pensaria seriamente para breve mudar para outra lente: um zoom da Tamron ou da Sigma dos mais recentes e com estabilização de imagem, como o Tamron 200-600mm, os Sigma 170-500mm, etc. (há mais modelos, pesquise testes na Internet) e usá-los sem teleconversores. No meu caso só os uso com TCs e lentes de elevada distãncia focal, fixas (raro com zooms) e luminosas.
      Cumprimentos
      LBP



Os comentários estão fechados.