• Detalhe de armadura negativa
    Detalhe de armadura negativa

Armadura Negativa


Seu posicionamento correto é na face superior da laje, respeitando-se logicamente o cobrimento mínimo especificado pela norma NBR 6118, e também deve ser colocado sobre as nervuras, e não sobre o elemento de enchimento, sendo utilizada para garantir o apoio das vigas nos apoios intermediários formando continuidade nos encontros das vigas.
Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.
Quando se tem lajes dispostas uma ao lado da outra, dizemos que estas são lajes contínuas. E devido a continuidade de uma laje com a outra aparece o momento fletor negativo, e podemos dizer que uma laje engasta na outra. O valor desse "engaste" é função dos vãos da lajes e também dos carregamentos atuantes nas lajes.
A grande vantagem da consideração de lajes contínuas é a redução da armadura de aço positiva da vigota treliçada e também da possibilidade de redução da altura da laje.
Assim como a ferragem de distribuição, a ferragem negativa também deve ser colocada na obra pelo construtor.