A orquidofilia em Anápolis

Cartaz da 13ª Exposição de Orquídeas de Anápolis, realizada em 2010.

Acontece em Anápolis, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a 13ª Exposição Nacional de Orquídeas de Anápolis, atividade que integra as comemorações do aniversário da cidade. A exposição é promovida pela Associação Orquidófila de Anápolis, com o apoio da Prefeitura Municipal, e constitui, segundo o presidente da entidade, Afonso Vasques, uma grande oportunidade para que o público conheça mais sobre esta atividade e também possa adquirir plantas de alta qualidade, com preços reduzidos.

Esta exposição anual é uma das principais atividades da Associação Orquidófila de Anápolis, entidade fundada em 03 de agosto de 1996 e que tem entre os seus objetivos incentivar e divulgar o cultivo de orquídeas em nosso município. Para atingir esse objetivo a entidade promove exposições anuais e mostras de orquídeas, sempre com a presença de vendedores de outros estados e com a realização de cursos para iniciantes. Contando atualmente com 32 associados, a entidade realizada reuniões mensais, com palestras e outras atividades.

Orquidofilia é a atividade voltada para o cultivo e o conhecimento das orquídeas, uma das mais nobres famílias de flores que o mundo conhece. Trata-se de uma atividade cultural e técnica, que exige estudo e dedicação. É muito difundida no Brasil, inclusive em Goiás, onde diversas associações congregam as pessoas que amam e cultivam as orquídeas.

A Associação Orquidófila de Anápolis foi fundada em 1996 e nesse período foi conduzida por três presidentes: Valdinho Chaveiro, fundador da entidade, José Francisco e o atual presidente, Afonso Vasques. A entidade anapolina é filiada à Coordenadoria das Associação Orquidófilas do Brasil (CAOB) e também à recém criada Federação das Associações Orquidófilas do Cerrado, que  congrega as associações de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro.

A Associação tem como principal atividade a realização da Exposição Anual, evento que mobiliza uma média de seis a oito vendedores profissionais, geralmente do Estado de São Paulo, que disponibilizam plantas, adubos e outros equipamentos especializados. A exposição é dividida em duas partes: a venda de plantas e a exposição e premiação das melhores plantas, com a participação de orquidófilos de Anápolis e região.

Além do apoio da Prefeitura Municipal, sempre presente ao longo dos últimos anos, a exposição conta também com o apoio de algumas empresas da cidade, como o Café Rancheiro, TV Tocantins, Caixa Econômica Federal, Laboratório Evangélico, Hotel Via Universitária, Floreslândia Decorações, Paixão Grill, Água Mineral Nina e da imprensa em geral. A exposição é sempre realizada em dos shoppings da cidade e mobiliza uma média de 20 mil visitantes. Um acontecimento!

Orquidário Municipal

Ao longo destes anos de atuação, a Associação Orquidófila vem lutando para conseguir implantar, em Anápolis, um Orquidário Municipal. Trata-se de um local destinado à visitação pública, de forma permanente, funcionando também como um ponto de venda de plantas.

O primeiro passo nesse sentido ocorreu com a aprovação da Lei Municipal nº 3.166, de 07 de dezembro de 2005, que criou o Orquidário Municipal de Anápolis, como unidade administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A lei prevê ainda que o Orquidário Municipal deverá ser instalado nas dependências da Floricultura Municipal, localizada no Bairro Jundiaí, hoje transformada no Parque Ambiental Ipiranga.

A obra, porém ainda não saiu do papel, não tendo sido implantada na gestão anterior, que se limitou a aprovar a lei e elaborar um projeto arquitetônico.  A atual Administração, por sua vez, vem resistindo à implantação do Orquidário, alegando que não tem recursos para este benefício, embora venha investindo em outros setores ambientais. Trata-se, porém de uma obra simples, que pode ser implantada com facilidade, conforme se pode ver no orquidário mantido pela Prefeitura de Goiânia no Bosque dos Buritis: uma obra simples e barata, com muitos benefícios para a população.

Diretoria

A atual diretoria da Associação  Orquidófila de Anápolis tem a seguinte composição: Presidente, Afonso Vasques; Vice-presidente, Laurent Quèno; 1º Secretário, Luiz Carlos Duarte Mendes; 2º Secretário, Leslie Brossi Alemi; 1º Tesoureiro, Neusa Vasques; 2º Tesoureiro, Regina Célia Mendes e Diretor Social, Onaide Santillo. Integram o Conselho Fiscal Gilvanete Honorato e Chesman Gley de Souza Cruz.

4 pensamentos sobre “A orquidofilia em Anápolis

  1. Pingback: Os números de 2010 « @luizzmendes

  2. É… que bom que o orquidário está funcionando bem, e a cidade conta com esse benefício, além de palestras no primeiro sábado do mês no orquidário do parque ipiranga com dicas para cultivo…
    Só é uma pena certas pessoas roubarem as mudas de orquídeas que foram espalhadas pelo parque…

    Curtir

Deixe um comentário