domingo, 7 de novembro de 2010

SÍNDROME DO PÂNICO, NÃO MATA MAS MALTRATA MUITO

Síndrome do pânico: saiba como lidar com ela
Ele ou ela entra no consultório com aparência mais saudável possível, costumam ter entre 20 e 35 anos e quase sempre trazem uma pilha de exames totalmente normais. Olham para mim como se eu fosse a sua última esperança. 

Geralmente são adultos bem sucedidos. Tem uma autocrítica acima da média, e por serem muito competentes atraem, naturalmente, muita responsabilidade. Eu diria que este tipo de paciente “dá um passo maior do que a perna”. São devotos à perfeição e, portanto, como assumem muitos compromissos, não conseguem executa-los da maneira que gostariam. 

Isto de maneira lenta e progressiva leva a um conflito interno. Este conflito gera ansiedade que se persistir, pode culminar com o distúrbio da ansiedade* mais conhecido do momento: “a síndrome do pânico” ou “ataque de pânico”. 

*Os distúrbios da ansiedade não são considerados condições psiquiátricas e são caracterizados por componentes psicológicos (tensão, medos, apreensão e dificuldade de concentração) e somáticos (taquicardia, aumento da freqüência respiratória com sensação de falta de ar, palpitação, tremores e transpiração). 

Os distúrbios da ansiedade são: 1) transtorno obsessivo-compulsivo; 2) ansiedade generalizada; 3) ansiedade fóbica; 4) transtornos dissociativos. 5) transtorno do pânico (síndrome do pânico). 

No ataque de pânico, os pacientes se queixam de uma crise de taquicardia, formigamento ao redor da boca, lábios e nas extremidades (mãos), taquicardia (aumento da freqüência dos batimentos cardíacos), falta de ar, transpiração intensa e fria, principalmente nas mãos, e as vezes sensação de desmaio. Junto com estas manifestações fisiológicas, o paciente se queixa de um medo intenso de morrer. 

Apesar de curta e imprevisível, a crise pode ser desencadeada por lugares muito cheios (shopping, cinema, trânsito etc), caracterizando a agorafobia (medo de lugares repletos de pessoas). Em trinta por cento dos casos, o ataque de pânico acontece no meio da noite. 

Todos os pacientes sentem uma ansiedade antecipatória da crise, gerando insegurança que os limita para atividades rotineiras. Estes pacientes freqüentemente acabam em um serviço de emergência queixando-se de ataque cardíaco ou queda de açúcar. 

No meu entender, o ataque de pânico nada mais é do que uma resposta de adrenalina (adrenérgica) a um inimigo virtual e portanto, totalmente inadequada. A resposta adrenérgica é muito conhecida no mundo animal. Ela é um mecanismo de defesa primitivo, que prepara o animal para escapar do predador ou caçar a presa. 

A adrenalina promove algumas alterações como: 

1) transporta o sangue superficial da pele para o músculo fazendo com que o músculo fique mais irrigado e forte. Daí a palidez e o formigamento nas extremidades e face (menos irrigação sanguínea nesta área). 

2) dilata a pupila para melhorar a acuidade visual; 

3) aumenta a intensidade e os batimentos cardíacos para melhorar a oxigenação dos tecidos. 

4) eleva a pressão arterial para, também, melhor irrigar as células. 

Ora, o que temos que entender é que diante das pressões do mundo moderno, somos cobrados intensamente (principalmente por nós mesmos) e nos agredimos tanto que o nosso organismo libera a resposta de defesa pré-programada mais primitiva: adrenalina no sangue. O paciente então apresenta todas as manifestações somáticas, não entende o que está acontecendo, acha que vai morrer e entra em pânico. 

Como lidar com isso? 

Primeiramente devemos pesquisar se o paciente esta dormindo bem, pois estes ataques estão fortemente associados a noites mal dormidas. Sendo este o fator de “stress” e ansiedade. Uma vez descartado o distúrbio do sono, devemos optar por medicamentos e psicoterapia com o intuito de detectarmos e tratarmos o foco de ansiedade. Estes medicamentos controlam rapidamente e facilmente a maioria dos casos. 

Na crise aguda os benzodiazepínicos são os preferidos (popular calmante). Para manutenção do tratamento, dá-se preferência aos antidepressivos, não porque o paciente está deprimido, mas sim porque estes medicamentos funcionam bem e não causam dependência. Este tratamento dura de 1 a 2 anos. O acompanhamento com um profissional especializado (psicólogo ou psiquiatra) é bom e sempre recomendável. 

Na realidade temos de conscientizar o paciente a não se envolver tanto, a apertar o “botão dane-se”, a procurar mudar de hábitos, ter mais válvulas de escape. A válvula de escape que mais recomendo é o esporte quando possível. 

A leitura de assuntos agradáveis e diferentes do assunto de trabalho sempre ajuda. A introspecção diária é importantíssima para localizar o foco da ansiedade. Uma vez localizado, devemos enfrentar o problema de frente e escolhermos a melhor solução, sem culpa. 

Dicas para prevenir síndrome do pânico

1) Durma bem, se tiver dificuldade procure um profissional para pesquisar o motivo; 
2) evite comer durante o trabalho, pare e faça as refeições com calma; 
3) coma uma fruta entre as refeições; 
4) faça uma atividade física pelo menos 60 minutos, pelo menos, três vezes por semana (comece devagar); 5) faça o que estiver a seu alcance, para aquilo que estiver fora do seu alcance, aperte o “dane-se” e seja feliz. 
6) faça mais vezes o que gosta; 
7) seja menos rigoroso consigo mesmo.



Fonte: www.clinicalcare.com.br



VAMOS DAR ATENÇÃO A ESSE ASSUNTO SÉRIO , VAMOS TROCAR IDEIAS , EXPERIÊNCIAS , DEIXO AQUI UM ESPAÇO EM ABERTO A TODOS QUE JÁ TIVERAM OU AINDA SOFREM DESSE MAL CHAMADO SINDROME DO PÂNICO VAMOS NOS AJUDAR , POR QUE NÃO É FRESCURA NEM CHILIQUE E SIM MOMENTOS ANGUSTIANTES E INTERMINÁVEIS ...MAS TEM CURA PODEMOS SER FELIZ ... ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE.....ABRAÇO A TODOS...


ELAINE L. MELO

11 comentários:

  1. tenho 50 anos e todos os dias recebo esses hospedes estranhos com manifestações fisicas em meu corpo.amo muito a mim e a todas as pessoas as veses tenho duvidas temendo que meu emocional devido amar muito está sendo meu prejudicial,só uso o sim e não não existe pra mim.amo voce que agora li também e dedico meu abraço.sou feliz tenho esposo e tres filhos só que tem um porem tenho 14 irmãos e todos os dias sinto falta deles.e quando retorno a ve desde a minha mãe o coração dispara de felicidade e entro em panico.e ai voces podem me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. gosto de ler mensagens de amor e ajuda ao proximo, sou mãe coruja,sou uma irmã referencia,tenho paciencia em tudo que faço, não digo palavroes,confio em deus como as criancinhas e sempre quando passa os sintomas que só eu sinto eu afirmo pra mim DEVE SER A RIQUEZA DIVINA QUE DEUS ME DEU.pois meu coração só acelera muito mesmo quando vejo,escuta e abraços pessoas que amo e sempre amo a todos...beijos, essa leitura de reflexão e ajuda me animou e passou.......

    ResponderExcluir
  3. prometo todos os dias visitar voces e acredite hoje estou rica pois reações fisicas já foi minha vitoria,pois antes precisava ir pro hospital,psiquiatra,localizar os filhos etc.já cheguei a tomar vários medicamentos e hoje tenho liberdade para recorrer ao rivotril 2 gotas quando eu quiser e faço de tudo para apenas guardar para não acabar rsrsrsrsr.vamos nos ajudar numa mesma rosa a tentar brincar quando eramos crianças.amanha volto.beijos amo todos voces,

    ResponderExcluir
  4. Patricia 12 08 2013

    Estou com crises de pânicos, que estão acabando comigo,ñ tenho mais vontade de fazer nada, estou gestante por isso parei com o ansiolítico, e com isso piorei muito,só tenho vontade de ficar pros cantos pensativa e de repente vem as crises de pavor,panico,terror ñ aguento mais cheguei no meu limite


    ResponderExcluir
  5. Tenho crises de pânico muitas vezes quando estou sozinha no serviço. Sofro muito é difícil mas creio que irei melhorar. E quero que todas as pessoas que passe por isso que mantenha a calma na hora q a crise vim. Converse com Deus, verá que logo ela vai embora. Sei que não e fácil, pois passo por isso, tenho isso desde de criança, mas infelizmente tem um ano que parei com o tratamento e as crises veio bem pior. Mas tenho que ter forças afinal nos que temos isso que temos que lutar contra isso. As vezes eu penso em desistir pq é tão difícil vem aquele sofrimento aquelas torturas. Mas peço as pessoas que ler o que escrevi NÃO DESISTA busca ajuda, lute contra isso não abandona o barco. Busca a Deus vocês verá que é dificil mas DEUS cura, ele faz milagre. Então lute, eu estou lutando, se eu disser que e fácil estarei mentindo, mas não desista galera. Forte abraço. Qlq coisa me deixe um e-mail. Eu passo por isso que vcs passa síndrome do panico.Forte abraço, fique com Deus

    ResponderExcluir
  6. Nathalia
    Estou sofrendo com isso a uns três anos. Ela sempre vem com taquicardia, tonteira, vista confusa e muita tremedeira. Não tem hora. O meu taquicardia tenho a todo tempo, nada mais me distrai, tenho medo de tudo. Fui ao cardiologista não tenho nenhum problema cardíaco. Mas esse taquicardia me incomoda parece que vou morrer, parece que vou infartar. Eu somatizo muito as doenças. Eu tenho 28 anos, uma amiga MW falou ontem que foi ao médico e falou sobre a minha situação, pois meu taquicardia é o tempo todo e da para ver meu coração bater da blusa. Então ele falou a ela que isso pode ser problema de tireóide ou crise de pânico e disse que eu tenho que procurar ajuda o mais rápido possível pois esse taquicardia que sinto posso infartar a qualquer momento. Eu estou desesperada. Gostaria de uma ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Já tive crises em 2003 e ontem começou de novo mas creio em um Deus que todo cura e tudo faz e não mais serei escrava desta maldição. Você que também sofre disso se trate mas não esqueça que Deus Deu seu único Filho Jesus para que nós pudéssemos ter uma vida com abundância e felicidade. Não desistam!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. ola, tenho 24 anos e estou com sindrome do panico é horrivel mesmo, sempre que chega noite acho q vou infartar, tenho dificuldade pra respirar e muita dor na barriga, espero que isso passe logo porque é realmente muito dificil,as vezes sinto umas pontadas no peito acho q vou morrer, mais não tenho nd

    ResponderExcluir
  9. Ola , tenhu 23 anos , e sofro com a sindrome do panico , e horrivel parece qe vo morrer quando me dar issu , quando vai chegando a noite, ou ate mesmo durante o dia , depende , sempre me dar , todo santo dia , passo por esse momento de panico , falta de ar , sensacoes de desmaio , cio tremendo , , muito ruim . quando eu era criança , me deu issu , pasou um tempo esqueci issu e tava vivendo uma vida normaal , ate chegar a 10 meses atras , voltou issu novamente , hoje nao consigo frequentar os lugares movimentos, como festa , ir ao mercado , sair , essa coisas , to in casa preso isolado sem animo pra nada . ja fiz uma bateria de exames , o cardiologista disse qe e ansiedade , gostaria de alguma ajuda de vcs , conselho qualqer coisa agradeço . Obrigado abraço . !

    ResponderExcluir
  10. Ola , tenhu 23 anos , e sofro com a sindrome do panico , e horrivel parece qe vo morrer quando me dar issu , quando vai chegando a noite, ou ate mesmo durante o dia , depende , sempre me dar , todo santo dia , passo por esse momento de panico , falta de ar , sensacoes de desmaio , cio tremendo , , muito ruim . quando eu era criança , me deu issu , pasou um tempo esqueci issu e tava vivendo uma vida normaal , ate chegar a 10 meses atras , voltou issu novamente , hoje nao consigo frequentar os lugares movimentos, como festa , ir ao mercado , sair , essa coisas , to in casa preso isolado sem animo pra nada . ja fiz uma bateria de exames , o cardiologista disse qe e ansiedade , gostaria de alguma ajuda de vcs , conselho qualqer coisa agradeço . Obrigado abraço . !

    ResponderExcluir
  11. GILMAR DIAS 
    14/09/2015
    BOA NOITE
    MEU NOME É GILMAR E SENTI ESSA SÍNDROME DO PÂNICO NA PRIMEIRA VEZ 02/09/13, DEPOIS QUE PERDI MEU PAI.
    BEM NA VERDADE EU VOU FALAR
    EU FUI AO INFERNO E VOLTEI, PARECIA QUE AQUILO ERA MEUS ULTIMOS MOMENTO, O CORAÇÃO ACELERAVA, O AR PARECIA QUE IA ACABAR, AS PERNAS MOLES, FORMIGAMENTO ATE NA PONTA DA ORELHA, MINHAS MÃOS E MEUS PÉS SUAVA, DAVA UMA TREMEDEIRA
    UM MEDO ENORME,TONTURA, PERDA RÁPIDA DA CONCIENCIA, BOCA SECA EM FIM TUDO DE UMA UNICA VEZ.
    PENSAVA QUE IRIA MORRER, QUE IRIA TER UM AVC E TUDO DE MAL.
    TEVE DIA DE IR 8 VEZES PARA HOSPITAL SUS, A MEDICA ATE BRINCOU COMIGO, FALOU VC ESTA VINDO AQUI SÓ PARA ME VER.
    AI MINHA ESPOSA FEZ UM CONVENIO BRADESCO E FUI PROCURAR UM PSIQUIATRA, POR EU TER FÉ EM DEUS E JESUS CRISTO, ENCONTREI UM MUITO BOM NO TATUAPE O NOME DELE É DR. MENEZES , ELE FOI BEM SERIO COMIGO, FALOU ASSIM AQUI ESTA O POÇO UM PASSO PARA FRENTE VC CAI E SERÁ MUITO DIFICIL SAIR DELE, AGORA SE VC ACREDITA EM DEUS PRIMEIRAMENTE E EM SEGUNDO NA MEDICINA DE ESSE PASSO PARA TRÁS, E VOLTE A VIVER.
    DR. COMO VOU VIVER ASSIM
    ISSO PIORA?
    VOU MORRER?
    ELE ME RESPONDE BEM CLARO NÃO.
    VC AMA ESSE MENININHA QUE É SUA FILHA
    EU FALEI SIM
    ENTÃO ELE TERMINOU A FRASE VIVE POR ELA. ELA DEPENDE DE VC
    E MINHA BB 3 ANOS DEPENDE MESMO ELA FICAVA SUPER MAL ME VENDO DAQUELE JEITO.
    AI EU FALEI DR. O QUE TENHO QUE FAZER?
    ELE FALOU VAI TOMAR UM COMPRIMIDO E MEIO 30 ML DE CLONAZEPAM NA HORA DO ALMOÇO, E LORAZEPAM DE 2ML CALMANTE NA HORA DE DORMI.
    COMECEI O TRATAMENTO NO DIA 8/01/2014
    HOJE 14/09/2015 MENOS DE 2 ANOS, TEM HORAS QUE ESQUEÇO DE TOMAR OS REMÉDIOS
    ESTOU ME SENTINDO TÃO BEM QUE ESQUEÇO. RSRSRS
    MEU EMAIL :gilmarkvieira\\\2gmail.com
    EU ACHEI MUITOS ANJOS NA MINHA TREVA E ESTOU PRONTO PARA SER ANJO DE ALGUNS TAMBÉM.
    PODEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO QUE VOU AJUDAR VCS
    OBRIGADO AO DONO DESSE SITE MARAVILHOSO
    QUE DA A CHANCE DE NOS UNS AJUDAR OUTRO.
    OBRIGADO NOVAMENTE E DESEJO MELHORAS A TODOS
    DEUS É FIEL !!!!
    Leave a Comment

    ResponderExcluir