sexta-feira, 22 de junho de 2012

A real diferença entre LCD e LED

Hoje vamos tratar de um assunto que muitas pessoas se confundem. Vou mostrar para vocês, a real diferença entre as tevês, monitores, display LED e LCD.


LCD 


A tela LCD, consiste no sistema de iluminação da mesma, sendo protagonizado por duas lâmpadas, como na foto abaixo. 




Esta é uma lâmpada usada em displays LCD. Esta lâmpada, fica dentro da tela, sendo possível a retirada desta, apenas com a abertura da tela. É possível fazer a substituição desta lâmpada, caso esteja queimada, mas exige muita prática, experiência e cuidado para não danificar as outras partes que ficam no interior do display. Ela é uma lâmpada muito sensível, tem o comprimento do tamanho do display (na horizontal) e uma espessura, do tamanho de uma carga de caneta BIC®, é muito parecido. Portando, ao manusear uma lâmpada dessas, seja extremamente delicado e evite impactos, pois ela se quebra com muita facilidade. Esta lâmpada, como todo equipamento elétrico/eletrônico, precisa ser alimentado. Nos notebooks, a tensão que vai para a tela, é de aproximadamente 9VCC (tensão contínua), depende de modelo para modelo. Mas, essa lâmpada só funciona com altas tensões ACC (tensão alternada). Para isso, nos notebooks, existe uma placa, chamada “INVERTER”, que pega essa tensão baixa e contínua, e amplifica e alterna a mesma, sendo assim possível, o acendimento das lâmpadas.


 INVERTER, ou “inversor de tensão”. 


LED 


Já as telas que utilizam LEDS para fazer a iluminação, tem uma estrutura bem mais simples, e com um baixo consumo de energia, porém, sua manutenção é inviável, pois é praticamente impossível retirar a “fita” de leds que ilumina a tela, de dentro do display, sem danificar o restante. 


Aqui uma imagem de um filete de leds, que tem o mesmo padrão do filete usado dentro dos displays. O sistema de iluminação por led, garante um brilho melhor, um consumo de energia menor e corresponde bem às nossas expectativas. A vantagem, é que não é preciso utilizar um INVERTER, pois os leds funcionam com baixas tensões, tanto VCC quanto ACC, o que vai dizer se eles vão acender, é a corrente que irá circular neles. Visualmente, não existe a possibilidade de conseguir distinguir qual tela é iluminada pela lâmpada LCD, ou pelo filete de LEDS. Só é possível saber, lendo o manual do equipamento, ou observando a estrutura, se haver o INVERTER, ou mais popularmente “reator”, é LCD, se não houver inverter, é LED. 


POSIÇÃO DAS LÂMPADAS NO DISPLAY 


Tanto as lâmpadas quanto os filetes de led, ficam na parte superior e inferior do display, percorrendo todo o comprimento do display, na horizontal. Esse tipo de posição, garante a iluminação de 100% da área da tela, fazendo assim, uma boa iluminação. Para os usuários, a vantagem das tvs, monitores e diversos, iluminados por LED, é o baixíssimo consumo de energia. Já o LCD, consome mais. Não existe uma “diferença” óbvia entre os dois, se falando da qualidade das imagens. Para um olho bem treinado, dá para perceber, que os displays iluminados com LED, são mais brilhantes, mais bem iluminados. Se você está em dúvida entre comprar um LCD ou LED, você notará que a tecnologia com LEDS é mais cara, porém com um custo-benefício maior sobre o LCD.


 Espero que tenham gostado destas informações, comentem no portal e até a próxima.  




Mostre que você está vivo e diga o que pensa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine a respeito