domingo, 2 de dezembro de 2007

Linguagem, Ensino de Linguagem e Livro Didático

Linguagem

Desde sempre o homem busca comunicar-se. Tem-se aqui comunicação não como algo físico e prático através da fala e escrita, mas sim comunicação como troca, como interação; troca de idéias, concepções, apresentações de mundos distintos a diferentes sujeitos. Esta troca se torna real através da linguagem.
Pode-se chamar de linguagem as formas que o indivíduo cria e estabelece para se comunicar com outros indivíduos. E, conforme já dito, a comunicação traz em si uma função social de interação entre seres, vindo a contribuir de maneira bastante significativa na formação do sujeito.
Dessa forma, a linguagem apresenta-se como princípio de interação social, é através dela que a comunicação, verbal ou não-verbal, acontece. É pelo intermédio dela que desenvolvemos relações com um mundo exterior que podem vir a transformar nosso mundo interior.
Ensino de Linguagem
Tendo-se linguagem como as formas que o indivíduo estabelece para se comunicar, o ensino de linguagem vem a demarcar os conhecimentos de linguagens já conhecidos, assim como também, instigar nos educandos a possível elaboração de novas formas de comunicação.
Livro Didático
Instrumento que pode servir como auxílio ao professor na prática de ensino de linguagem. Relevando-se a idéia de que o livro didático deva ser um complemento na prática de ensino em qualquer disciplina, uma vez que a linguagem e, por que não dizer, o ensino de linguagem não se restringe às aulas de línguas, mas está presente em todos os atos de comunicação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Lidiane,

Parabéns por teres conquistado este espaço virtual. Espero que ele seja útil para avaliarmos o processo de aprendizagem e importante para estabelecermos diferentes tipos de interação, com professores, colegas e outros internautas.
Vou continuar acompanhando tuas publicações para analisar o teu processo de aprendizagem sobre o livro didático.

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Tânia