quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

PCNs, Gêneros e Ensino de Língua: Faces discursivas da Textualidade – Beth Brait

Este texto tem como objetivo expor uma reflexão sobre a conceituação Bakthiniana de gêneros textuais e suas relações com a abordagem de gênero presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. De modo a abordar alguns conceitos sobre língua e linguagem presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e, principalmente, citar como a questão do gênero discursivo é vista nos PCNs, enquanto tipologia textual, diferenciando-se da visão de Bakthin, quando este diz que gênero é o "repertório das formas de discurso na comunicação socioideológica". Dessa forma, busca-se explicitar de que maneira a concepção de Bakthin pode ajudar na prática de ensino de linguagem e como esta concepção aproximasse da questão da tipologia textual, uma vez que esta tipologia pode vir apenas a ser uma parte da noção de gênero, considerando que um mesmo tipo textual pode servir a vários gêneros em contextos diferentes, para receptores diferentes e com funções também diferentes.

Um comentário:

Tânia Maria Moreira disse...

Oi, Lidi

és muito habilidosa no quesito resumos, mas esqueceste de considerar o número de palavras combinado, não?

Bjs e BOAS FESTAS,
Tânia