Acreditamos que a educação deve ser considerada como processo para desenvolvimento global do homem, levando em conta os aspectos bio-psico-social, filosófico e histórico, complementando a ação da família e da comunidade. 
Como primeira etapa da educação básica, a educação infantil, tem como finalidade o desenvolvimento das potencialidades da criança, até seis anos de idade, visando seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Para que isso ocorra é fundamental que a Educação Infantil tenha como meta e objetivo, não apenas a função social do desenvolvimento da criança, mas também, o desenvolvimento individual de cada criança, observando suas características individuais e seu contexto familiar e social.

A ação pedagógica deve ser desenvolvida prazerosamente de maneira que leve a criança a experimentar as diferentes formas de linguagem (oral e escrita), a desenvolver o raciocínio e a criatividade. Cabe ao educador agir como mediador, questionador e problematizador nesta etapa do desenvolvimento da criança.

Nosso objetivo é orientar, respeitando a individualidade de cada criança levando-a, a se desenvolver como ser crítico e atuante na sociedade em que vivemos.

Nós da Escola Lápis Mágico acreditamos que a educação tem um papel importante no processo de "humanização" do homem e de transformação social. Por isso pensar na Educação significa compreender como se articulam a cultura e o desenvolvimento individual, isto é, como grupos sociais ajudam as novas gerações a assimilar a experiência coletiva culturalmente organizada e a se tornarem agentes de criação cultural, ao compreenderem o mundo em que vivem. Da interação homem/meio mediada pelas diferentes agências de educação, em especial a escolar, espera-se o desabrochar de seres humanos únicos, pensantes, autonômos, críticos, éticos, cooperativos, equilibrados, abertos para o conhecimento e senhores dos procedimentos necessários a resolução de problemas. "Uma pessoa educada é uma pessoa que assimilou, que interiorizou, que aprendeu, em suma, o conjunto das explicações, conceitos, habilidades, práticas, valores, costumes e normas que caracterizam uma determinada cultura, de tal maneira, que é capaz de interagir de forma adaptada com o meio físico social no seio da mesma."