A Sustentabilidade

A MSB Minerações Sustentáveis do Brasil S.A. é uma empresa que oferece ao mercado material para aterro de forma segura e possui capacidade para atender grandes volumes de areia com vantagens econômicas e ambientais significativas, contribuindo para o desenvolvimento dos projetos de expansão do Porto de Santos.


A infraestrutura de material de aterro existente na região do Porto de Santos não atende satisfatoriamente todo o volume demandado. As minerações terrestres, principalmente as de areia, enfrentam problemas decorrentes da precariedade da operação, dos gargalos logísticos e das severas restrições ambientais incidentes sobre a região da Baixada Santista (ocorrência de Unidades de Conservação e áreas de preservação permanente, sensibilidade ambiental dos ecossistemas, entre outras restrições).

Além de atender a demanda em sua totalidade, o aproveitamento dos recursos minerais marinhos evita a exploração tanto de áreas com elevada sensibilidade ambiental, que devem ser preservadas, quanto que poderiam ser utilizadas de outras maneiras.

O desenvolvimento da atividade da forma como foi projetada pela MSB não trará implicações às praias ou ao costão rochoso dos municípios que envolvem a Baía de Santos, local de extração de areia da MSB.

Outro aspecto ambiental importante é a qualidade dos sedimentos dragados, que após analise química não apresentaram qualquer problema de qualidade, apesar do histórico de áreas contaminadas decorrentes da atividade industrial no Pólo Industrial de Cubatão.

Além disso, há o importante aspecto ambiental relacionado ao transporte do material de aterro via modal rodoviário. Como no Brasil o transporte de materiais é predominantemente realizado pelo modal rodoviário, que já está saturado na região da Baixada Santista e com gargalos conhecidos em termos de transporte de carga direcionada ao Porto de Santos, o incremento de caminhões transportando a crescente demanda de grandes volumes de material para aterro seria insustentável.

Assim, com a extração de areia de fundo oceânico e transporte deste material de aterro por via marítima (uma única viagem da draga equivale ao volume transportado por 375 carretas), a MSB disponibiliza material para aterros na região do Porto de Santos de forma ambientalmente sustentável e economicamente satisfatória, ganhando importância estratégica no cenário de fornecimento de insumos para a expansão do Porto de Santos. Esta expansão se torna ainda mais necessária para a viabilização da exploração das recentes descobertas de petróleo e gás na camada do Pré-sal (na Bacia de Santos), que já gerou uma demanda de novos empreendimentos voltados à atividade portuária nas proximidades do Porto de Santos.


-Veja o desenho abaixo(clique nele para ampliar).

Ilustração representativa volume transportado: 1 draga = 375 carretas

Alameda Franca, 267 2º andar conj. 22 | São Paulo SP | CEP 01422-000 | Tel.: (11) 3809-6800
© MSB Minerações Sustentáveis do Brasil 2012 - Todos os direitos reservados site by OESP