Projeto Cores e Formas

CMEI Vila Izaura

Projeto: Cores e Formas

Duração do Projeto: 2 meses

Professora: Mônica

Projeto Cores e Formas

Justificativa:

Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu a necessidade de trabalhar com este tema.

As crianças nessa faixa etária (2 anos) demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o descobrimento do seu mundo.

Objetivos Gerais:

Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.

Objetivos Específicos:
 

•Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.

Metodologia

Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
– Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico
(a cor da roupa da criança, etc.).
– Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado.
– Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:

Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?
– Ouvir a música arco íris
– Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança
na música;
– Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
– Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
– Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
– Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
– Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
– Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
– Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
– Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
– Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;

– Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem  de peixinhos feitos com furador.
– Organizar um aquário na sala com um peixinho;
– Escolher um nome para o peixinho;
– Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
– Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
– Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
– Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
– Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
– Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
– Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
– Brincar com massinha nas cores do arco íris;
– Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando
mistura de cores de tinta guache com buchinha.
– Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e
cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os
colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.
– Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma
deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
– Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado
apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
– Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha
e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
– Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um
caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
– Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos
coloridos;
– Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma
pinte como quiser.

Recursos:

Livros de literatura variados disponíveis na instituição;

Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola,  chamex,  massinha, lápis de cor, glitter, argila e papéis diferenciados

Blocos Pedagógicos

Brinquedos de montagem de peças coloridas

Jogo de Formas Geométricas

Música, Filmes e fotografias
Avaliação

• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas e o crescimento individual e do grupo.

2 Respostas to “Projeto Cores e Formas”

  1. JEANE RODRIGUES DE SOUZA BENTO Says:

    voces trabalham muito bem.Parabens

  2. JEANE RODRIGUES DE SOUZA BENTO Says:

    voces trabalham muito bem.Parabens.boa sorte

Deixe um comentário