Projeto “Folclore”

CMEI VILA IZAURA

Professora: Mônica

Agrupamento 3 Anos Vespertino

Duração: Agosto, Setembro e Outubro / 2009

 

PROJETO:

FOLCLORE

Introdução:

 

O mês de agosto, aqui no Brasil, é dedicado ao folclore, que significa “conhecimento de um povo”. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Com o Projeto Folclore serão desenvolvidas atividades para que as crianças possam conhecer melhor os costumes da região em que estão inseridas.

 

 

Justificativa:

 

É essencial que se trabalhe com o folclore em todas as fases da vida escolar em especial no maternal para que as crianças possam introduzir em seus conhecimentos a nossa cultura e nossas origens.

No mundo tecnológico atual que vivemos é natural que as crianças tenham muito contato com brinquedos eletrônicos e parafernálias tecnológicas tais como computadores, dvds, mps, televisores, videogames, entre outros deixando a desejar nas brincadeiras em que há o contato com o outro. Desse modo acabam faltando tempo para ouvir histórias folclóricas, lendas, contos de costumes antepassados, cantigas de roda, apreciar e saber a origem de certos pratos típicos.

É comum encontrar pessoas que acreditam fielmente em lendas folclóricas como a existência do saci pererê, das sereias, do boitatá, do lobisomem, da mula sem cabeça entre tantas outras lendas que são transmitidas (ou eram, pois com o tempo e o avanço da tecnologia acabaram se perdendo) de gerações a gerações. Essa magia em que há no acreditar ou desacreditar, ter medo, conhecer como esses personagens ganharam vida nos teatros e nas produções cinematográficas, como que nossos antepassados construíram a imagem desses personagens nas mentes e foram contando para as pessoas até eles se tornarem reais na maioria das mentes dos que ouviam, é essa a magia que não podemos deixar que se perca.

É papel da instituição de ensino não deixar de abordar o folclore como tema de debates com as crianças e adolescentes, portanto este projeto será aplicado para a turma do agrupamento de três anos do Cmei Vila Izaura aplicando temas folclóricos com atividades de artes, música, dança e conhecimentos gerais para a infância.

 

 

 

 

Objetivo Geral:

 

Trabalhar o folclore através de lendas, parlendas, trava-línguas, músicas, personagens folclóricos regionais e nacionais com a finalidade de levar o conhecimento da nossa cultura para as crianças.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Conhecer a literatura folclórica;
  • Trabalhar com a musicalidade vinculada ao folclore;
  • Enriquecer a linguagem oral através de: produções de desenhos livres, interpretação de gravuras, dramatizações, mímicas e outras;
  • Produzir trabalhos de artes utilizando colagens, recortes e argila tendo como pano de fundo personagens folclóricos tais como: mula-sem-cabeça, saci-pererÊ, romãozinho, sereia, botos, etc;
  • Trabalhar com o enredo de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-Pau Amarelo, dando ênfase aos personagens folclóricos abordados pelo escritor;
  • Recontar histórias contadas pelas professoras;
  • Estimular a criatividade, a imaginação, a atenção, a observação e o respeito com o outro.
  • Trabalhar brincandeiras de roda: passar anel, escravos de Jó, barra-manteiga, adoleta, entre outros.

 

Metodologia:

 

Momento de contação de lendas e contos folclóricos

Pedir para que as crianças sentem em círculo e apresentar o personagem daquela lenda ou história através de gravuras para que possa ser visualizado por todos e depois da contação fazer um momento espontâneo de debate e recontação de pontos importantes da história. Trabalhar com todos os itens que a história permitir, como números, vogais, cores e boas maneiras.

Momento de Visualização

Através de recursos áudio-visuais (TV, DVD e Som) mostrar para as crianças filmes, músicas e fotos de itens que fazem parte do folclore, sempre explicando com muito cuidado e satisfazendo todas suas curiosidades.

Momento de Artes

Encaminhar as crianças para as mesinhas e propor pinturas, desenhos livres, colagens e recortes de atividades temáticas.

Ensinar novas coreografias de músicas folclóricas,dançar com elas e propor apresentações no momento cultural.

Momento de gastronomia

Depois de trabalhar com as comidas típicas e pratos regionais, escolher juntamente com as crianças um prato regional e com a participação delas fazer um gostoso momento de confraternização e saborear este prato.

 

 

Recursos:

 

  • Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
  • Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, lápis de cor, glitter e argila;
  • Recursos áudio-visuais: som, tv, dvd, filmadora e câmera digital;
  • Ingredientes pertinentes ao prato regional escolhido;
  • Fantoches e material para encenações teatrais (Sítio do Pica –Pau Amarelo).

3 Respostas to “Projeto “Folclore””

  1. Luciana Aparecida Alves Says:

    Seu projeto foi muito criativo e me ajudou bastante com idéias para que pudesse incrementar minhas aulas sobre o Folclore,
    Obrigada!

  2. Emiliana Duarte Says:

    obrigada pelas dicas muito boa, e me ajudou muito na hora atividade. Seu projeto é ótimo. .

    .

Deixe um comentário