CMEI VILA IZAURA
Professora: Mônica
Agrupamento 3 Anos Vespertino
Duração: Agosto, Setembro e Outubro / 2009
PROJETO:
FOLCLORE
Introdução:
O mês de agosto, aqui no Brasil, é dedicado ao folclore, que significa “conhecimento de um povo”. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Com o Projeto Folclore serão desenvolvidas atividades para que as crianças possam conhecer melhor os costumes da região em que estão inseridas.
Justificativa:
É essencial que se trabalhe com o folclore em todas as fases da vida escolar em especial no maternal para que as crianças possam introduzir em seus conhecimentos a nossa cultura e nossas origens.
No mundo tecnológico atual que vivemos é natural que as crianças tenham muito contato com brinquedos eletrônicos e parafernálias tecnológicas tais como computadores, dvds, mps, televisores, videogames, entre outros deixando a desejar nas brincadeiras em que há o contato com o outro. Desse modo acabam faltando tempo para ouvir histórias folclóricas, lendas, contos de costumes antepassados, cantigas de roda, apreciar e saber a origem de certos pratos típicos.
É comum encontrar pessoas que acreditam fielmente em lendas folclóricas como a existência do saci pererê, das sereias, do boitatá, do lobisomem, da mula sem cabeça entre tantas outras lendas que são transmitidas (ou eram, pois com o tempo e o avanço da tecnologia acabaram se perdendo) de gerações a gerações. Essa magia em que há no acreditar ou desacreditar, ter medo, conhecer como esses personagens ganharam vida nos teatros e nas produções cinematográficas, como que nossos antepassados construíram a imagem desses personagens nas mentes e foram contando para as pessoas até eles se tornarem reais na maioria das mentes dos que ouviam, é essa a magia que não podemos deixar que se perca.
É papel da instituição de ensino não deixar de abordar o folclore como tema de debates com as crianças e adolescentes, portanto este projeto será aplicado para a turma do agrupamento de três anos do Cmei Vila Izaura aplicando temas folclóricos com atividades de artes, música, dança e conhecimentos gerais para a infância.
Objetivo Geral:
Trabalhar o folclore através de lendas, parlendas, trava-línguas, músicas, personagens folclóricos regionais e nacionais com a finalidade de levar o conhecimento da nossa cultura para as crianças.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a literatura folclórica;
- Trabalhar com a musicalidade vinculada ao folclore;
- Enriquecer a linguagem oral através de: produções de desenhos livres, interpretação de gravuras, dramatizações, mímicas e outras;
- Produzir trabalhos de artes utilizando colagens, recortes e argila tendo como pano de fundo personagens folclóricos tais como: mula-sem-cabeça, saci-pererÊ, romãozinho, sereia, botos, etc;
- Trabalhar com o enredo de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-Pau Amarelo, dando ênfase aos personagens folclóricos abordados pelo escritor;
- Recontar histórias contadas pelas professoras;
- Estimular a criatividade, a imaginação, a atenção, a observação e o respeito com o outro.
- Trabalhar brincandeiras de roda: passar anel, escravos de Jó, barra-manteiga, adoleta, entre outros.
Metodologia:
Momento de contação de lendas e contos folclóricos
Pedir para que as crianças sentem em círculo e apresentar o personagem daquela lenda ou história através de gravuras para que possa ser visualizado por todos e depois da contação fazer um momento espontâneo de debate e recontação de pontos importantes da história. Trabalhar com todos os itens que a história permitir, como números, vogais, cores e boas maneiras.
Momento de Visualização
Através de recursos áudio-visuais (TV, DVD e Som) mostrar para as crianças filmes, músicas e fotos de itens que fazem parte do folclore, sempre explicando com muito cuidado e satisfazendo todas suas curiosidades.
Momento de Artes
Encaminhar as crianças para as mesinhas e propor pinturas, desenhos livres, colagens e recortes de atividades temáticas.
Ensinar novas coreografias de músicas folclóricas,dançar com elas e propor apresentações no momento cultural.
Momento de gastronomia
Depois de trabalhar com as comidas típicas e pratos regionais, escolher juntamente com as crianças um prato regional e com a participação delas fazer um gostoso momento de confraternização e saborear este prato.
Recursos:
- Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
- Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, chamex, lápis de cor, glitter e argila;
- Recursos áudio-visuais: som, tv, dvd, filmadora e câmera digital;
- Ingredientes pertinentes ao prato regional escolhido;
- Fantoches e material para encenações teatrais (Sítio do Pica –Pau Amarelo).
outubro 30, 2011 às 7:57 pm |
Seu projeto foi muito criativo e me ajudou bastante com idéias para que pudesse incrementar minhas aulas sobre o Folclore,
Obrigada!
agosto 12, 2013 às 5:44 pm |
obrigada pelas dicas muito boa, e me ajudou muito na hora atividade. Seu projeto é ótimo. .
.
agosto 21, 2016 às 11:58 pm |
Obrigada querida!