Quem foi ao desfile do dia 7 de setembro no centro de Buritis não viu diferença dos outros anos, com o hino nacional tocado em CD durante a cerimônia. Mas poucos sabem que a administração municipal possui instrumentos musicais de qualidade, com um valor aproximado de R$ 50.000 à disposição da Escola de Música, e que não estão sendo utilizados.

Os 28 instrumentos musicais estão parados e guardados em um banheiro, pois o curso de sopro foi suspenso pela Prefeitura Municipal semanas antes do desfile. Espera-se que a cultura musical de Buritis seja resgatada a tempo, para quem sabe um dia envolver a juventude ou até mesmo formar bons profissionais da área musical.

Além de unir e congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e social. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda.

7 comments
  1. …NÃO SEI POR QUE MOTIVO CANCELARAM AS AULAS DE SOPRO NA ESCOLA…O Q 545,00R$ REPRESENTA
    EM UMA RECEITA TÃO GRANDE QUE TEM A NOSSA PREFEITURA ATUALMENTE…UMA COISA Q PODERIA A LONGO PRAZO ESTAR ATÉ REPRESENTANDO A NOSSA CIDADE NA REGIÃO COM UMA BANDA ENSAIADA…

    MASSS, FAZER U QUÊ, NE…..

  2. Fui estudante da escola de música, tocava saxofone e sempre vi professores meus indo e vindo, por causa de picuinhas políticas.

    Lamento muitíssimo que tais instrumentos estejam se estragando sem ter a devida utilização.

    E se me perguntarem se quero voltar a estudar na escola de música, direi logo: De jeito nenhum…Não há respeito e nem cultura favorecida nesta administração!

  3. Ta ai nosso dinheiro bem empregado mais uma vez…. quando não vai para o bolso dos nossos representantes acaba parando em lugares assim esquecidos pelos mesmo.
    Não existe mal politico ou politico ladrão, existe eleitores "Inlubridiados" uma sociedade parada que só reclama mas não faz nada! não adianta um só cobrar nossos direitos temos que exigir ir atrás, cobrar mais de perto, tomar satisfação.
    Nossos jovens precisa de Cultura, arte e laser de qualidade.

    Vou deixar aqui uma ideia: "Os Alunos da escola de Musica podem se unir e solicitar esses instrumentos para escola mesmo que não tenha professores para tais instrumentos garanto que la vão achar uso melhor para eles que entulhar em um banheiro."

    Não existe O salvador da patria mas existem muitos mas o Brasil esta cheio de Bem Amados…

  4. VENHO ESCLARECER QUE OS INSTRUMENTOS DE SOPRO REALMENTE ESTÃO "ARMAZENADOS E BEM CUIDADOS" EM UM BANHEIRO LIMPO E DESATIVADO, MAS POR MOTIVOS DE SEGURANÇA. INFORMO TAMBÉM QUE JÁ ESTAVA SENDO PROVIDÊNCIADA NOVA CONTRATAÇÃO DE INSTRUTOR DESTA ÁREA MUSICAL QUANDO ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA. CLARO QUE TODA POPULAÇÃO TEM O DIREITO DE SE MANIFESTAR, MAS O QUE NOS ENTRISTECE É O FATO DE RELEVAREM SOMENTE ESTE TIPO DE NOTÍCIA, MAS TAMBÉM PODERIAM RESSALTAR QUE DESTA ESCOLA JA SAÍRAM DEZENAS DE ALUNOS FORMADOS, INCLUSIVE ALGUNS QUE ATUALMENTE INTEGRAM EM BANDAS ATUANTES NO MERCADO MUSICAL. PODERÍAMOS DESTACAR TAMBÉM QUE ATUALMENTE CONTAMOS COM 06 INSTRUTORES QUE MINISTRAM OS CURSOS DE VIOLÃO, PERCURSSÃO, TECLADO E TÉCNICA VOCAL, CORRESPONDENDO A EXPECTATIVA DE 180 (CENTO E OITENTA) ALUNOS MATRICULADOS. ACREDITEM QUE ESTAMOS FAZENDO O NOSSO MELHOR E DEFENDEREMOS SEMPRE QUE TODA REALIDADE, SEJA ELA EM QUALQUE ÂMBITO, TEM DOIS LADO, E NUNCA DEVEMOS JULGÁ-LA ALEATORIAMENTE, SEM NOS INTEIRARMOS DOS FATOS E FATORES INFLUENTES E NEM DESCONSIDERANDO A CAUSA, MOTIVO, RAZÃO OU CIRCUNTÂNCIA DE CADA SITUAÇÃO. CREMOS QUE SEREMOS PROCURADOS PARA FAZERMOS UMA MATÉRIA SOBRE AS CONQUISTAS E EXPECTATIVAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA SANTA CECÍLIA, POIS ESTAREMOS DE PORTAS ABERTAS E AS FOTOS COM CERTEZA NÃO SERÃO TIRADAS AS ESCONDIDAS E NEM DE NOITE, POIS NÃO TEMOS NADA A ESCONDER OU DO QUE NOS ENVERGONHAR. ( SILVANO MENDES-COORDENADOR DA ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA)

    1. Infelizmente o trabalho da imprensa "entristece" algumas pessoas, mas iremos continuar fazendo reportagens sobre assuntos relevantes para nossa cidade, inclusive matérias positivas sobre a Escola de Música quando for o caso. Quanto as fotos tiradas "escondidas e de noite" a que você se refere, informo que foram tiradas pelo aluno Claílton Amaral, que há 10 anos participa das atividades da fanfarra e que é uma das pessoas mais interessadas no desenvolvimento da Escola de Música em Buritis.

  5. Temos que considerar também o bom trabalho da escola de Música. Há muitos anos vem a escola ensinando a arte musical para crianças, adolescentes eadultos. Muitos hoje tocam em certos grupos musicais, devido a simplesmente terem passado por ali um dia… É um trabaho árduo e vale a pena conferir…

Comments are closed.