Posts tagged ‘readers digest’

As super-promoções da “Seleções do Reader’s Digest”

Alguns anos atrás, recebi uma correspondência fantástica em minha casa: eu havia sido selecionado para a etapa final de uma promoção, onde já havia automaticamente ganho um rádio e concorria à um carro zerinho, bastava depositar um envelope no correio para receber meu prêmio. O material entregue pelos Correios era farto: raspadinhas, uma cópia da chave do carro, estatísticas com minhas chances de ganhar o carro, envelopes… tudo com meu nome impresso, dando realmente a impressão de ser algo sério.

No envelope, porém, em letras miudinhas ao lado do “SIM, QUERO PARTICIPAR”, notei que ao botar o envelope no correio, estava automaticamente solicitando uma assinatura da revista “Seleções do Reader’s Digest”. Ali estava o “golpe”. [UPDATE: clique aqui e conheça como funciona a “promoção”.]

Cheguei a ser selecionado outras vezes nos anos seguintes… mas finalmente, pararam. Achei que haviam desistido. Até que um belo dia, recebo o e-mail abaixo:

Você pagaria R$ 1.699,00 por um aparelho de TV de qualidade inferior a outro que custa
R$ 1.099,00?
Você pagaria R$ 4.999,00 por uma câmera digital de qualidade inferior a outra que custa R$ 2.138,00?
Se sua resposta é “NÃO”, nós temos um presente para você! Clique na imagem ao lado para descobrir agora mesmo qual é o seu presente. Mas, corra: esta oferta está disponível por pouco tempo e o estoque de presentes é limitado.

No cabeçalho, estava meu nome e sobrenome e no final, o nome de uma associação de consumidores dando a idéia de que eu havia recebido este e-mail de alguma empresa/organização séria.

Porém, clicando no link, sou direcionado ao site etapafinal.com.br, que segue a mesma linha do envelope que recebi anos atrás. Muitas páginas dizendo que sou um sortudo, que ao clicar no link seguinte ganho um brinde sem sorteio… até finalmente, surgir o box onde coloco meu nome para receber o prêmio. E novamente, em letrinhas miúdas, concordando em efetivar uma assinatura da Revista Seleções para receber meu “presente” e concorrer a um prêmio muito maior.

Não foi o primeiro. Recebi uma série de e-mails nos meses seguintes (e provavelmente continuarei recebendo), cada vez com um história diferente, mas direcionando a mesmo site: etapafinal.com.br.
A detentora do domínio é a empresa BVR Consultoria, que apresenta em seu site corporativo o seu principal produto à venda:

MALA DIRETA VIRTUAL
Conheça tudo que a BVR pode lhe oferecer através da mala direta virtual, uma ferramenta importantíssima de relacionamento com seus clientes.

Passam os anos, e a Seleções continua usando o mesmo método para angariar leitores. Que bom seria se eles conseguissem esses assinantes através da qualidade de seu conteúdo…

4 de setembro de 2008 at 20:49 284 comentários


abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Feeds

Categorias

Missão

Nossa missão é resguardar para as gerações futuras, este curioso hábito de fazer spam. Por que, afinal, um dia o spam vai acabar. Seja por causa de leis, seja por causa do bom senso.

Contato

Colabore! Envie um e-mail para curadoria.museu@gmail.com

RSS Museu no Twitter

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.