Sociologia Primeiro Ano!

Aula de Sociologia – 1º Ensino Médio ( ainda não atualizada)

O Processo de “desnaturalização” da realidade.
  • A Sociologia sempre foi uma disciplina presente em todas as escolas, entretanto, durante momentos de ditadura em nosso país, o ensino de Sociologia sofreu uma série de complicações.
  • A Sociologia já esteve presente no currículo do Ensino Médio, visto que, acreditava-se na importância da disciplina para todos aqueles que necessitam entender e se situar na sociedade em que vivem. Porém, mesmo sendo de extrema importância, a Sociologia foi retirada do ensino por razões ideológicas e políticas.
  • Sociologia: a ciência que estuda o homem e as suas relações na sociedade.

    Construção do “olhar sociológico.”
  • A base de qualquer olhar sociológico é o fato de ter uma visão de estranhamento da realidade, ou seja, deve-se desnaturalizar o olhar. O objetivo disso é tomar consciência de que o olhar jamais é neutro, nem natural, mas, sim, que está repleto de prenoções.

    Existem basicamente dois tipos de “olhar”:

  • Olhar do Senso Comum: No conhecimento comum que é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível.
    Olhar Científico: No conhecimento científico, muitas vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre vai além do senso comum.
  • Como é adquirido?
    O senso comum normalmente é o resultado das experiências que a pessoa vive nos seus ambientes próximos, exemplo: a família, os amigos, o bairro etc.
O resultado de um conhecimento científico é totalmente embasado em teorias que anteriormente foram devidamente comprovadas por cientistas.
Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico é necessário afastar-se dessa forma, pois a Sociologia é uma ciência e não se faz ciência baseando-se no senso comum.

Problemas do Olhar de Senso Comum

O problema existente em olhar a realidade com o Senso Comum seria a fragilidade de suas comprovações. Sem base científica aquilo que é verdade em um determinado lugar pode não ser em outro um pouco mais distante. O Senso Comum produz vários tipos de “olhares”, entre eles são:

a) imediatista: é simplista, ou seja, muitas vezes não é fruto de uma reflexão profunda e cuidadosa. Não tem preocupação em definir realmente as coisas.
b) superficial: se conforma com a aparência das coisas, como se pudesse comprovar somente por estar junto das coisas;
c) acrítico: não questiona o que é dito e simplesmente aceita;
d) cheio de sentimentos: marcado por emoções que normalmente tiram das pessoas sua objetividade;
e) cheio de preconceitos: conceitua antecipadamente as coisas, ou seja, a atitude de achar que já sabe sem entender profundamente uma coisa.

No caso da Sociologia, deve-se ter em mente que sempre será necessário fazer um esforço mental de procurar diferentes ângulos para conseguir aproximar-se da realidade. Afastar-se dos juízos de valor é um cuidado metodológico fundamental do estudante de sociologia para que ele possa entender as situações sociais.