Questões sobre racionalismo e empirismo (vestibular) 3º ANO

Questão 1
“Mas, logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo
era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E,
notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas
as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar, julguei
que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que
procurava.” DESCARTES. R. Discurso do método. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 46.

Considerando a citação acima, é correto afirmar que
A) na tentativa de pôr tudo em dúvida, Descartes não consegue duvidar da existência do cogito (eu penso).
B) pautando-se pelo exemplo dos céticos, Descartes não pretende encontrar nenhum conhecimento, pois quer apenas
pensar que tudo é falso.
C) o pensamento de Descartes se restringe à constatação de que toda informação sensível e corpórea é falsa.
D) na busca do primeiro princípio da Filosofia, Descartes põe o próprio cogito (eu penso) em dúvida.


Questão 2

John Locke, filósofo empirista, opera com o postulado radical de que todos os materiais da mente humana são advindos da experiência. Das quatro alternativas abaixo, três formulam fundamentos básicos da filosofia de J.L. e são decorrentes deste postulado. Uma contém um evidente equívoco. Assinale, portanto, a alternativa INCORRETA, que está em contradição com o postulado acima enunciado.


A) O tato, o olfato, o paladar e a audição não produzem idéias, pois não podem
produzir cópias de nada que esteja contido numa experiência.
B) Os órgãos dos sentidos, desde que aptos para suas funções, sempre produzem
idéias referentes a certos aspectos da experiência.
C) Todas as percepções da mente humana são impressões ou idéias, e estas
percepções são, forçosamente, produtos da experiência.
D) Toda idéia nasce de uma impressão, e toda impressão procede uma idéia.


Questão 3

Leia atentamente o texto abaixo.

A partir dessa intuição primeira (a existência do ser que pensa), que é indubitável,
Descartes distingue os diversos tipos de idéias, percebendo que algumas são duvidosas e
confusas e outras são claras e distintas.
ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando.

Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. p. 104.

A primeira idéia clara e distinta encontrada por Descartes no trajeto das meditações é

A) a idéia do cogito (coisa pensante), pois na medida em que duvida, aquele que medita percebe que existe.
B) a idéia de coisa extensa, porque tudo aquilo que possui extensão é imediatamente claro e distinto.
C) a idéia de Deus, porque Deus é a primeira realidade a interromper o procedimento da dúvida, no qual se lança
aquele que se propõe meditar.
D) a idéia do gênio maligno, porque somente através dele Descartes consegue suprimir o processo da dúvida radical.


Questão final
Leia com atenção o texto, e responda as questões a seguir.
“[...] vemos que qualquer impressão, da mente ou do corpo, é constantemente seguida por uma
idéia que a ela se assemelha, e da qual difere apenas nos graus de força e vividez. A conjunção
constante de nossas percepções semelhantes é uma prova convincente de que umas são as
causas das outras; e essa anterioridade das impressões é uma prova equivalente de que nossas
impressões são as causas de nossas idéias, e não nossas idéias as causas de nossas
impressões”.
HUME. Tratado da natureza humana. São Paulo:
Ed. Unesp, Imp. Oficial do Estado, 2001, p. 29.

A) Quais os dois principais termos ou conceitos que Hume relaciona nessa passagem?

B) Essa relação caracteriza a posição de Hume no tocante à teoria do conhecimento. Esta posição ficou conhecida
como empirismo, realismo ou idealismo?

C) A partir do texto acima e da sua resposta na questão B, explique a posição que Hume assume em relação à teoria
do conhecimento.