Páginas

O que fazemos

Não existe sustentabilidade sem protagonismo.

Por isso, temos como objetivo mobilizar o potencial criativo e realizador de pessoas e organizações, visando um processo de empoderamento comunitário. Criando uma rede de núcleos protagonistas de desenvolvimento local sustentável em territórios caracterizados por exclusão social, política, econômica, dar concretude a sonhos e esperanças de uma vida mais bela, autêntica e ética. Com esse foco, o projeto Células de Transformaçãoatua em três frentes: Comunidades, Escolas e Agricultura Urbana. 
 
Comunidades
Com Comunidades, buscamos, por meio da criação de percursos de protagonismo social e estratégias de aprendizagem coletiva e transformação pessoal para o desenvolvimento local participativo, mobilizar moradores e organizações regionais para a realização conjunta dos sonhos para o território. Temos duas formas de atuação: a primeira consiste na formação de multiplicadores voluntários para a atuação com as comunidades através do percurso de protagonismo social, e a segunda pela atuação direta com as comunidades, realizando o percurso de protagonismo social diretamente com os moradores. Atualmente estamos presentes em cinco comunidades, nos bairros Vila Ana Maria (Guarani/Brasilândia), Jardim Peri Alto (Jardim Peri) e Lidiane (Limão) na Zona Norte da cidade de São Paulo, atuando como projeto de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), na região da Sub-Bacia do rio Taioca, nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo, acontecendo com o patrocínio da Petrobrás, e no bairro Sesmaria, na cidade de Ubatuba – Litoral Norte do Estado de São Paulo, acontecendo de abril a outubro de 2012 com o patrocínio do CEDS-LN, Petrobrás, Universidade Católica de Santos e Real Norte.
 
Escolas
Em Escolas, por meio de um percurso educativo de 40 horas, que une diversas ferramentas como Teatro Social, Dragon Dreaming, Inquérito Apreciativo e exercícios de biopsicologia, grupos de até 30 adolescentes trabalham valores e desenvolvem projetos coletivos. Na Escola Estadual Professora Amenaíde Braga de Queiroz, Zona Norte da cidade de São Paulo, onde o projeto foi implementado pela primeira vez, os estudantes de ensino médio idealizaram, planejaram e estão em fase de implementação de uma série de atividades com os alunos de quinta e sexta séries na escola.

Agricultura Urbana
 Em Agricultura Urbana, o CDT realizará curso de capacitação de agricultores urbanos com visão de desenvolvimento local. Por meio de um percurso de 6 meses, com profissionais renomados como Clara Brandão, Peter Webb e Franscisco Lima, os participantes aprenderão a desenvolver projetos de paisagismo comestíveis como processo educativo para mobilização de redes e comunidades nos territórios e nas organizações. O curso acontecerá em São Paulo, em 2013, com patrocínio da Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente (SVMA).