Publicado por: mistermadala | Julho 29, 2007

MACOMIA – vila localizada no norte de Moçambique, na provincia de Cabo Delgado, outrora muito conhecida das tropas portuguesas


Respostas

  1. Conheci Macomia e alguma parte de Moçambique, tendo vivido quinze anos na capital. Tenho uma filha nascida em Lourenço Marques e outra em Maputo…
    Gostaria de visitar Cabo Delgado, em especial MACOMIA e MONTEPUEZ. Sobre estas localidades eu agradeço quem possa informar-me sobre a existência (e se possível contactos) de Alojamento e Restaurantes. Muito obrigado pela ajuda!
    j.a.s.ferreira@netcabo.pt

    • Macomia tem alojamento a altura do visitante, ligada a rede
      de energia electrica, va que se nao se arrependera

      • Muito obrigado pela informação sobre Macomia.
        No entanto, gostaria de receber mais pormenores, nomeadamente contactos postais ou outros de modo a poder pedir mais detalhes.Kanimambo
        J. Ferreira

  2. Estimado J. Ferreira

    Macomia e Montepuez, realmente sao zonas ou Vilas/Distritos da Provincia nortenha de Mocambique, Cabo Delgado. Apesar de terem sido fustigadas pela guerra pos-independencia, ainda conservam sua gente, suas culturas, suas belezas, seu clima…
    Agora vivem, estas vilas, um clima de paz e bem estar social, politico e economico em franco desenvolvimento. Quando estiver preparado para revisistar, pode contactar-me que eu estarei disponivel para lhe ajudar e prestar-lhe auxilio necessario.

    Eu sou natural de Quissanga onde se localiza o Parque Nacional das Quirimbas, sobejamente conhecido e afamado pelas suas abundantes especies marinhas, animais e florestais e da sua gente trabalhadora.

    Espero seus posteriores contactos.
    Abracos!

    Tuaire Manana Saide

  3. Nasci na Beira-Moçambique e vim para Portugal em 1975, mas nunca deixei de pensar com saudades toda a minha infância passada naquele maravilhoso e lindo país de boa gente. Estou a pensar visitar o norte de Moçambique em 2011.
    Saúde a todos os Moçambicanos.

  4. Sou natural da Régua, 57 anos. Já foste a Pemba? Diz alguma coisa

    • SOU NATURAL DE TORRES NOVAS EM 1974 A 1975 ESTIVE EM MONTEPUEZ E IA ALGUMAS VEZES A PORTO AMELIA HOJE PEMBA ESTIVE EM NAMIALO TAMBEM
      UM CONTERRANIO MEU DE TORRES NOVAS SOFREU UMA EMBOSCADA PERTO DE PORTO AMELIA MORREU ERA DA COMPAMHIA DE CACADORES 4243/72
      E DIZIAM QUE NAO HAVIA NADA NESTA ESTRADA HOJE TENHO MEDO DE IR A ONDE ANDEI PENSSO QUE AINDA LA VOU APANHAR ALGUMA MINA.NAO VOU A LOCAIS A ONDE MORRERAM AMIGOS MEUS E PERTO DE 1O.000 MILITARES PORTUGUESES.A GUERRA ACABOU EM 1975 E EM 2004 AINDA ANDAVAM A ALEVANTAREM MINAS JOAQUIM GOMES LOPES 57 ANOS A VIVER NO CANADA.
      AINDA HOJE QUANDO VIAJO NESTAS BELISSIMAS ESTRADAS AINDA PENSSO NAS VIAGENS QUE FAZIA NOS CARROS DA TROPA NA QUELE TEMPO. COMPRIMENTOS

  5. Cheguei a Macomia dia 10 de Fevereiro de 1972 integrado no Bat. Cav. 3878 e fazendo parte da CCS / Pel. Rec.,e por ali fiquei fazendo tudo o que era necessário fazer durante 25 meses, altura em que fui substituido pelo Bat. Cav. 8422 e rodei para Ribaué aonde estive até Agosto de 1974 altura em que regressei á Metrópole.
    Tenho saudades do povo de Macomia e da terra é pena haver pouca informação
    sobre Macomia e também Ribaué, se houver alguem que tenha vitado estas terras recentemente e tenha fotos recentes e informação agradeço que me envie.
    Fernando José Alves da Costa (ex 1º cabo 25)

    • O Batalhão 3878 72/74 tem um Facebook fechado. Consulta o google, batalhão de cavalaria 3878, organização de convívios. Há lá contactos. abraço Duarte da 3509.

    • estive lá em 1966. operação cilindragem, até ao rio messalo

  6. Oliveira (Tomar).
    Batalhão Cavalaria 8422 ano 1974 . Sediado em Macomia distrito de Cabo Delgado ,onde fui militar e, onde guardo recordaçoes maravilhosas . Quero expressar a minha saudade de todos os bons momentos que la passei,e desejar a todos os camaradas um abraço e aos habitantes (macondes) e não só, que após os anos de (TENSÂO) que se desenrolaram que finalmente vivam em paz .Desejo tudo de bom a esse povo.

    • Meu caro Oliveira vamos realizar um almoço no dia 19 de Maio nas Fasendas de Almeirim contamos com a tua presensa
      A.Torrinha 914894838

      • Senhor Ventura, chamo- me Maria Pedro José, natural de Magueza Morrumbene. Descubri nesta Página certas Informações sobre o meu falecido irmão que a data nenhúm familiar sabia na realidade onde o meu irmao morreu. E o Senhor estava no mesmo Batalhao de Cavalaria 8422/73 com o meu falecido irmão de nome António Pedro José.
        Quando ele foi a tropa eu era criança mas família soube da morte dele e cresci Informada de ter perdido um irmão na tropa. A minha pergunta é:
        O Senhor Ventura chegou de conhecer o meu irmão? Sabe onde ele foi sepultado? Agradeceria tanto se o Senhor Ventura ou seja quém fôr que tiver alguma Informaçao acerca da Sepultura do meu falecido irmão o favor de me contactar.
        mariapedro85@gmx.de,……
        Gostaria de conhecer onde o meu irmão está a descansar.
        Os meus melhores Cumprimentos

    • Bom dia!
      Vivi 25 anos em LM. Actualmente, com 76 anos, tenho-me dedicado à escrita. Já tenho 4 livros publicados. Para o meu próximo livro gostaria de saber pormenores sobre Macomia ou Montepuez onde se desenrola uma parte desse conto.
      Se se quizer disponibilizara ajudar-me agradecia,
      Madeira Ramos

  7. estive em moçambique em macomia pertencia ao bat cav 8422 ccs era op de msgs gostava de encontrar alguns dos meus antigos camaradas do pelotao de transmiçoes 1} cabo e.m.ventura

    • Meu caro Ventura vamos realizar no dia 19 de Maio um almoço nas Fasendas de almeirim podes contactar A.Torrinha 914894838

    • Senhor Ventura peço desculpas quero corrigir o meu email:
      mariapedro82@gmx.de. Repito este é o email certo, havia falhado.

      Obrigado. MPJ

    • ola amigo ventura poiss eu era o mecanico radiomontdor da ccs o antonio ferrera da rocha era fotocine e ahvia mais um cabo radiomontador que nao precebia nada de o pois eu estive la ate 25 de fevro de 1975 apanhei o voo em nacala para lisboa a companhia toda um abraco

  8. Estive em Macomia em 1974/5, pertenci ao BCAV 8422 (3ª Companhia) e sou o Faria, furriel de transmissões.

    Abraço saudoso.

    • Caro Virgilio caso não tenhas sido contactado informo que vamos realizar no dia 19 de Maio um almoço nas Fasendas de almeirim
      Contacto 914894838 A. Torrinha

    • macomia e chai, estive lá em 1966. até ao rio messalo

      • Estou em Maputo, já há quatro anos que não piso Macomia, minha terra natal, que tanto gosto. Em Julho, estava cá um professor que leciona na escola técnica de Macomia. Tive oportunidade de conversar e quando me referi que ha 4 anos não ia, ele disse-me: não vais reconhecer quando chegares. Isso significa que cada dia que passa está mudando. Já tem Banco BCI (Banco Comercial e de Investimentos).Sector de turismo na costa nomeadamente: Mucojo e Quiterajo em alta.
        Abraços

  9. Cossa, detalhando um pouco de Macomia a terra onde lhe viu a nascer. Actualmente, Macomia faz parte do Parque Nacional das Quirrimbas. A vila Sede de Macomia ja se beneficia da energia da rede Nacional incluindo alguns Postos Admnistrativos, localidades e aldeias como e o caso dos Postos Admnistrativos de Chai e Mucojo, localidades de Nacate e Pangane. A vila de Macomia ja esta coberta com as tres redes de telefonia movel que operam em Mocambique sem excepcao da rede fixa. Tem alojamentos condignos para os que querem visitar o distrito de Macomia alias a parte este e banhado pelo Oceano Indico onde podemos encontrar belissimas praias e algumas instancias turistcas de referencia Nacional, como e o caso das praias de Pangane, Guludo, Nguany entre outras e ao longo dessas Praias se encontram essas instancias turisticas como fiz referencia. Este distrito esta em franco desenvolvimento por isso vale apena visita-lo. cossachafim@ovi.com Cell: 823138712/861778519

  10. Macomia,e a terra natal de um colega da escola quando eu vivia em Nova-Mambone. Agora vivo nos Estados Unidos de America. As maravilhas de Manicaartgallery.com expressam o valor da terra mocambicana.

  11. sou rosario jacinto, fui para moçambique integrado no b.cav.3878, ccs como 1º.cabo escriturário, cheguei a macomia no dia 10 de fevereiro de 1972 aonde estive durante 25 meses. , seguindo para ribaué aonde estive mais 5 , tendo chegado *a metrópole a 13 de agosto de 1974. ficaram lá bons amigos moçambicanos , se alguns desses amigos tiverem assesso a esta mensagem, gostava de travar m bate papo.

    • sou faustino kulei natural de macomia concretamente da serra do mapé ou cruzamento alto como portugueses chamavam. Fiz alguma investigacao consegui algum material o qual tenho, da companhia de cacadores 2321, batalhao 2837 de 1968 a 1970 antes do senhor chegar. falando o tempo actual macomia e uma cidade esta em franco desenvolvimento. e uma vila bem localizada e um ponto de referencia. visite que nao vai se arrepender

  12. Sou sapador do Batalhão 8422 Pinto de Guimarães gostava de encomtrare colegas deste tempo para converçar.pretencia ccs,

    • Gostava de deixar o meu endereço se alguem me quiser contatare, pinto_almeida25@hotmail,com

  13. Adoro minha vila de macomia

    • Meu amigo Sauaka, eu sou macomian’to, adoro essa vila, que vai se tornando verdadeira cidade. Estive em Agosto passado, depois de 5 anos, totalmente mudada para melhor. Fiquei impressionado pela construção de hospital, infraestruturas montadas tais como: Fazenda, pensoes, escola de artes e oficios, banco e mais…..

  14. lindíssimo. o meu inesquecível distrito, está sempre no meu coração

  15. Ai pessoal, que maravilha! desde 05-02-1995, estou aqui, principalmente na aldeia de LICANGANO, a mais conhecida por um nickname de Província. confesso vos que é um bom distrito, contém coisas pessoais nas zonas baixas… e muito mais. amo muito o meu distrito.
    bye Macomia no coração

  16. ola amigo ventura pois eu era o mecanico radiomontador da ccs o antonio ferriera da rocha erade valongo fotocine e havia mais um cabo radiomontador que nao precebia nada de radio pois eu estive la ate 25 de fevereiro de 1975 apanhei o voo em nacala para lisboa a companhia toda um abraco

  17. ola amigo ventura pois eu era o mecanico radiomontador da ccs o antonio ferreira da rocha erade valongo fotocine e havia mais um cabo radiomontador que nao precebia nada de radio pois eu estive la ate 25 de fevereiro de 1975 apanhei o voo em nacala para lisboa a companhia toda um abraco

  18. Querido companheiro ou camarada, ou como lhe queira chamar. Saí
    de Macomia em final 1969.
    Amo Macomia.
    Tenho 73 anos, e para o final da minha vida gostava de ir a Macomia.
    Tenho saudades daquela gente tão humilde e tão boa.
    Gostava de voltar, e se não for possível deixo aqui a minha homenagem àquele povo heróico.
    Amo Macomia!…..

  19. E muito lamentavel como se encontra a vila de macomia, que concorria para uma autarquia, os chamados insurgentes agora terroristas deixaram a vila destruida. Em 2018, concretamente em agosto tive a opotunidade de vistar, aias, sou natural, do chamado no vosso tempo de guerra de cruzamento alto ou triangulo, consegui algum arquivo na net. nessa altura pensa se rearguer vila, mas que condicoes?! Uma vez apresentei atraves deste canal um projecto para financiamento nessa terra que tao amo, nao tive satisfacao.
    Abracos


Deixe um comentário

Categorias