quinta-feira, 5 de maio de 2011

Italianos

130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul
Fonte:

Curiosidades

Circuito italiano- Na região metropolitana de Curitiba,no município de Colombo no Paraná, a cultura italiana é predominante. Nas pequenas cidades,em lugares como sítios são produzidos salames, queijos e vinhos ,tradições que vieram com os imigrantes.
 Ocorrendo no município o  Circuito Italiano de Turismo Rural.

Fonte:

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Entrevista com um imigrante italiano

Entrevista com Carlo Petronio (italiano)
Perguntas:

- Porque veio ao Brasil ?
Primeiro, veio para fazer turismo e depois para negócios. 
- Em que período ?
 Em 1994
- Porque o Brasil ? 
Porque achava um país de futuro muito interessante.
- Veio sozinho ou com a família ? 
Veio sozinho.
- Já conhecia alguém aqui ? ( Amigos ou família) 
Familia, ja tinha um relacionamento com uma brasileira.
- Qual a principal dificuldade de ser um imigrante ? 
A principal dificuldade de ser um imigrante é tirar o visto de permanência.
- Sofreu discriminação ? Se sim, de que tipo ? 
Não sofreu discriminação
- Quais são as coisas boas ? E as ruins ? 
As coisas boas são que o investimento feito no Brasil foi um excelente negócio. E as coisas ruins é que a burocracia pública é uma grande entrave.
- Onde se estabeleceu ?
 Inicialmente em Sao Paulo, depois em Porto Seguro - BA

domingo, 1 de maio de 2011

Setores na economia que atuam

Imigrantes no Sul

No início, a maior parte dos imigrantes trabalhou como agricultores no Sul, mas com o desenvolvimento do café, passaram a trabalhar nas fazendas de café, em sua maioria no Oeste Paulista. 



Hoje em dia, atuam no setor secundário e terciário, em restaurantes, indústrias moveleiras, vinhedos e etc.
Como exemplo, o restaurante de dona Ana no município de Campo Magro em Curitiba, com uma variedade de pastas, saladas e sobremesas, tipicamente italianas,feitas em fogão a lenha.


Restaurantes italianos indicados : 
- Cantina italina localizada em São Paulo com 20 anos de tradição :aqui 
  - Outro restaurante tipicamente italiano também localizado em São Paulo : aqui 
Fontes:

A influência italiana no Brasil



A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. A medida que o número de imigrantes e seus descendentes ia crescendo, o Brasil modificava os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus.Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:
Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete frequentemente,além da popular polenta frita.
O sotaque dos brasileiros,principalmente na cidade de São Paulo, na Serra gaúcha, no Sul Catarinense e no interior do Espírito Santo.
A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas.

Fontes:

Regiões onde se estabeleceram


A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930.
Os imigrantes italianos instalaram-se primeiramente no Sul do Brasil devido ao acesso mais fácil de terras naquela região. Entretanto, a Região Sudeste recebeu a maioria dos imigrantes, no começo pela expansão das lavouras de café em São Paulo e depois pelo fim do tráfico negreiro.
Atualmente, segundo estimativa da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 25 milhões de descendentes de imigrantes italianos, que estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, quase metade no estado de São Paulo.



Imigração italiana por Estados e Regiões do Brasil
Estados e RegiõesPopulação TotalItalianos e descendentesPercentual %
01. São Paulo33.100.0009.900.00030
02. Paraná9.400.0003.700.00039
03. Santa Catarina4.500.0002.700.00060
04. Rio Grande do Sul9.500.0002.100.00022
05. Espírito Santo2.600.0001.700.00065
06. Minas Gerais15.800.0001.300.0008
07. Rio de Janeiro14.100.000600.0004
08. Norte8.890.0001.000.00011
09. Região Centro-Oeste10.380.000400.0004
10. Nordeste42.800.000150.0000,35
TOTAL151.070.00023.550.00015,6
 Obs : O quadro acima não foi alterado de acordo com o último censo apurado pelo IBGE (2000) no Brasil, por não ter havido um número relevante de imigrantes italianos.


Fontes: 

Conceito de Imigração


Imigração é o movimento de pessoas, provenientes de outras áreas, que entram em determinado país,com a intenção de permanecer definitivamente ou por um longo período de tempo.


Fonte: 
http://www.migrante.org.br/glossario.htm
http://partebaixasocial.blogspot.com/2008/05/estudo-do-observatrio-da-imigrao.html

Tradições mantidas

Muitas tradições foram trazidas pelos imigrantes italianos para o Brasil, e muitas delas, além de contribuir para a nossa cultura e formação do nosso povo, continuam vivas até hoje e contribuíram não só para nossa língua, como para nossas comidas, arquitetura, modo de vida e entre outros.
Como exemplo disso, o ato de se despedir com a palavra "tchau" não vem da língua portuguesa, e sim da italiana.
Nhoque da fortuna


O costume de fazer café expresso em casa e a tradição do nhoque da fortuna, também são tradições italianas.
Eventos típicos italianos são realizados em cidades de ano em ano ou de tempos em tempos, como é o caso da Festa La Sagra e da Magnalonga, uma tradição italiana resgatada em 2005 que resultou em uma caminhada gastronômica onde durante todo o percurso há muito vinho, músicas ao vivo, apresentações culturais e, é claro, muita comida típica nos vários pontos de parada, além de bastante descontração e alegria dos participantes. 
22ª Festa La Sagra

Magnalonga
 
Outra tradição mantida é a festa da Santa “Achiropita”, onde no mês de agosto, a colônia italiana em São Paula comemora o dia de Nossa Senhora Achiropita com uma grande festa popular organizada pela comunidade e pela Paróquia de Nossa Senhora Achiropita, acontece nas ruas 13 de maio e São Vicente, no bairro do Bixiga.O ponto alto da festa é a comida e a música típicas. A festa de Achiropita é a mais conhecida e tradicional da cidade e atrai todos os anos milhares de visitantes.
Festa da Santa Achiropita

Fontes:


História do povo italiano

Família italiana no Brasil

Os italianos começaram a imigrar em grande número para o Brasil em 1870. Um dos fatores para a imigração foram as transformações socioeconômicas que atingiram a Península Itálica, afetando as propriedades de terra . Outro fator pra imigração italiana no Brasil ocorreu com o fim da Unificação Italiana,pois sua economia estava em crise, associada a problemas de alta taxa demográfica e grande quantidade de desempregados,o fez com que  uma identidade nacional desses imigrantes se intensificasse, em grande medida, no Brasil.

Imigrantes italianos no Brasil


Fontes: