segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Realização & Felicidade

Nesta semana, convido todos para a reflexão sobre o que significa ser realizado profissionalmente e a nossa busca constante pela felicidade. Ser feliz é ser realizado ou é estar realizado? Realização e felicidade são eternas, ou são momentâneas? Sabemos ser felizes? Entendemos que o grande segredo da felicidade e da realização é saber aproveitar a cada momento e desfrutar de cada instante como único? Temos tempo para desfrutar dos bons momentos e equilíbrio para refletirmos e aprendermos com os momentos de desafio?

Assim é necessário entender o que é a felicidade, muitos acreditam que ser feliz é ter ausência de problemas, porém a ausência de problemas nada mais é que tédio, marasmo, ou seja, um grande vazio. Ser feliz é desenvolver internamente a capacidade de encarar os problemas como oportunidades de crescimento e aprendizado. Ser feliz é a capacidade em desenvolver a autoconfiança em nosso futuro, em nossa vontade de ir além e nossa força na busca constante do aprender, crescer e mudar.

Devemos reconhecer que a maior empresa do mundo é a nossa vida, assim não podemos permitir que a esquizofrenia do mundo moderno, desvie o nosso foco, os nossos valores, invertendo as prioridades, às vezes julgamos as ações do dia a dia do trabalho tão importantes que nos esquecemos de nós mesmos e de nossa família, e invertemos as prioridades.

Sucesso significa equilíbrio entre a capacidade em administrar a nossa vida familiar, profissional, social, financeira e espiritual, de maneira única, pois nós somos este todo. A felicidade e a conseqüente realização profissional, nada mais são que a capacidade de administrar o que muitos chamam de grandes problemas, encarando-os como desafios na constante missão do crescimento e desenvolvimento pessoal. Não se faça de vítima para que as pessoas tenham pena de você, e com isso se sinta melhor perante um fracasso, ao invés disso busque a cada revés a força interior, parafraseando o cancioneiro popular, interpretada por Beth Carvalho “levanta sacode a poeira e da volta por cima”.

Ao termino de nossa reflexão cito como exemplo, entre outras histórias de superação de adversidades, a do Sr. Seichiro Honda, fundador da grande empresa do ramo automobilístico a Honda, ele mesmo como empreendedor fez sete tentativas antes da Honda e ele faliu em todas estas tentativas, no entanto essa parte da historia as pessoas não sabem, pois somos reconhecidos pelas ações que tomamos e dão certo, porém isso não significa que sempre dará certo na primeira vez, assim se o Sr. Honda entendesse felicidade como definitiva teria desistido e se tornado alguém infeliz, porém ele sabia que a felicidade e a realização são feitas de momentos, de expectativas e da fé em si mesmo. Ele tirou as lições dos erros, aprendeu com os insucessos a ter o sucesso de hoje, segundo suas próprias palavras: “eu não fracassei sete vezes, pois estes insucessos eram apenas etapas da construção do sucesso”.

Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!

Prof. Engº Msc. José Fernando Fonseca.
www.josefernandofonseca.com.br

Nenhum comentário: