quarta-feira, 18 de maio de 2011

ARCOVERDE, BELO JARDIM E SURUBIM RECEBEM PÓLOS PRESENCIAIS DO PROJETO EMPREGO CERTO - MATRICULE - SE JÁ.

ARCOVERDE - VISTA AÉREA

Arcoverde é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Tem o quarto maior PIB do Sertão de Pernambuco, atrás apenas de Serra Talhada, Petrolândia e Petrolina.


Antiga povoação e sede do distrito de Olho D’água, situado no então município de Cimbres, Arcoverde teve outras denominações, como Olho D’água dos Bredos e Rio Branco, quando pertencia ao município de Pesqueira.
História

Em 1812, já se encontram referências à povoação de Olho D’água, onde existia a fazenda Santa Rita, com uma pequena igreja sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento.

Em primeiro de julho de 1909, o povoado de Olho D’água dos Bredos foi elevado à categoria de vila pela Lei Estadual nº 991, passando em 12 de novembro de 1912 a figurar como distrito do município de Pesqueira, através de Lei Municipal.

Em homenagem ao Barão do Rio Branco, após seu falecimento, passou a se chamar Rio Branco. Tornou-se município autônomo, pela Lei Estadual nº 1928, em 11 de setembro de 1928, com terras desmembradas de Pesqueira e Buíque.

A mudança definitiva do nome ocorreu em 31 de dezembro de 1943, com uma homenagem ao Cardeal Arcoverde, primeiro cardeal da América Latina e nativo de Cimbres, pelo decreto-lei nº 952.

Administrativamente, o município é formado, apenas, pelo distrito-sede e pelo povoado de Caraíbas. Arcoverde comemora sua emancipação política no dia 11 de setembro.


Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º25'08" sul e a uma longitude 37º03'14" oeste, estando a uma altitude de 663 metros e a 252 km da capital. Possui uma área de 380,64 km². Em 2010, o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a sua população em 69.157 habitantes.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida peloMinistério da Integração Nacional em 2005[7]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município de Arcoverde insere-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. Sua vegetação nativa é composta porFlorestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.

Arcoverde está inserido nos domínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Ipanema e Moxotó. Tem como principais tributários o Rio Ipojuca e os riachos do Ipojuca, Beija-Mão, Salgado, Jucurutu, do Zumbi, da Atravessada, Mororó, do Cafundó e Lagoa Seca, todos de regime intermitente. Conta ainda com os açudes Municipal e do Zumbi.

Educação

Arcoverde é um grande polo educacional em sua região. A cidade possui dezenas de escolas públicas e particulares, além daAutarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, que engloba o Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA e a Escola Superior de Saúde de Arcoverde - ESSA (antiga FENFA).

Prédio principal da AESA - CESA - ESSA

A AESA atrai estudantes de dezenas de municípios e de outros estados, com cursos de Matemática, Geografia, História, Letras, Biologia, Educação Física e Enfermagem.

Economia

Agricultura, comércio, serviços, produção de bordados e renascença, são as principais atividades econômicas de Arcoverde. Esses setores empregam grande parte da população, que promove junto à Prefeitura, no mês de dezembro, a Festa do Comércio e Indústria. A importante infraestrutura urbana de Arcoverde o coloca numa posição privilegiada, sendo um centro irradiador do comércio, do lazer, cultura e dos serviços nesta microrregião. A sede de Arcoverde é considerada um pólo comercial e de serviços, tendo suas portas abertas através do terminal rodoviário e da BR-232, garantindo ao município a marca de mais importante centro expedidor e distribuidor de mercadorias para o sertão pernambucano, como também supridor de produtos básicos que são demandados por cerca de 26 municípios próximos. A área comercial de Arcoverde tem hoje grande variedade de produtos, tanto nos setores de vestuário, móveis, eletro-eletrônicos e construção, como nos setores de serviços, com clínicas médicas, escritórios de advocacias, oficinas, entre outras especialidades. Arcoverde ainda conta com uma Associação Comercial e CDL fortes e atuantes. A cidade é também um importante pólo médico do interior do Estado, com hospitais públicos e privados, clínicas particulares e dezenas de consultórios médicos em todas as especialidades. Esta área médica e de serviços é hoje uma das principais atividades econômicas de Arcoverde.

Na área de lazer, Arcoverde oferece durante todo o ano uma vasta programação de eventos e shows artísticos, destacando o São João, a Fenospe, a Exposição de Animais e a Festa do Comércio. Arcoverde ainda conta com o cinema mais antigo do Brasil, o Cine Rio Branco, ainda em funcionamento. Tem uma grande casa de espetáculos, o Coliseu, além de teatros, bares, danceterias e restaurantes que fazem das noites arcoverdeneses uma das mais movimentadas do interior do Estado. Para receber os turistas, que sempre vêm em busca de lazer ou para participar de encontros e congressos, Arcoverde oferece bons hotéis – Palace, Majestic, Hotel Cardeal Arcoverde, Max Hotel, Serrano Imperial, Hotel Cruzeiro IV - e duas pousadas (Verdes Arcos e Pousada Riacho do Mel).

Outro grande atrativo de Arcoverde é a sua vasta produção cultural e artística. Terra do samba de côco, que tem nos grupos Irmãs Lopes e Raízes de Arcoverde seus maiores expoentes, a Capital do Sertão, também deu origem ao grupo Cordel do Fogo Encantado e à Orquestra Super Oara, além de várias bandas de forró conhecidas em todo o Nordeste, como a Noda de Caju. Junto a tudo isso, a cidade tem uma vasta gama de artesãos, artistas plásticos e dançarinos que ainda buscam uma melhor estrutura para apresentar seu trabalho. Recentemente foi aberta a Casa do Artesão, onde os artistas plásticos de Arcoverde expõem e vendem as suas obras.

Arcoverde está incluída na Região de Desenvolvimento do Moxotó, cuja economia é baseada na agropecuária. Nas atividades pastoris, a bovinocultura e a caprinocultura recebem destaque. A área rural apresenta uma atividade agrícola mais diversificada onde, além da cana-de-açúcar, predomina a produção de frutas. As lavouras de subsistência e do algodãotambém têm grande importância na economia da região. Os rios Pajéu e Moxotó formam as bacias hidrográficas da região.

Turismo

Prédio Histórico do Antigo Cine Bandeirante, localizado no centro da Praça da Bandeira.
Cinema Rio Branco, fundado em 1917 (o mais antigo em funcionamento da América Latina).

O município de Arcoverde é considerado a porta de entrada do Sertão Pernambucano. Com localização estratégica e clima ameno, a cidade é conhecida por ser o berço de alguns dos mais tradicionais grupos de côco de roda do Estado.

Os principais pontos turísticos de Arcoverde são Cinema Rio Branco (o mais antigo em funcionamento da América Latina) ; Morro da Santa Cruz - oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade; Fazenda Araras - guarda pinturas rupestres indígenas em pedras; Casa do Cardeal Arcoverde - localizada no Sítio Fundão, guarda a memória do primeiro Cardeal da América Latina; Alto do Cruzeiro - pólo de concentração cultural do grupo de samba de côco Raízes de Arcoverde e vista panorâmica da cidade.

Outro destaque da cultura de Arcoverde é o cordel. A cidade é berço de cantadores e poetas, como Cordel do Fogo Encantado, Noda de Caju, Super Oara, Lábios de Mel, Adrenalina, Samba de Côco Raízes de Arcoverde, Urucungo, Mazinho de Arcoverde, Paulinho Leite,Samba de Côco Irmãs Lopes, Troupernas de Pau e Teatro, Gildo Moreno, João Silva, entre outros artistas. Esta riqueza e diversidade artística tornam o município rico em manifestações populares de dança, teatro e música.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do livramento, no Centro de Arcoverde.

Durante todo o ano, Arcoverde oferece uma programação para todos os gostos. Os festejos começam em janeiro, quando acontece o Reveillon Popular (shows com trios elétricos e blocos pelas principais ruas da cidade). Em fevereiro e março há o Carnaval dos Bois (desfile de blocos, troças, na Praça da Bandeira, folia nos bairros e o Baile Municipal), a Festa de São José (manifestações religiosas e shows na comunidade rural de Pedra Vermelha) e a Arcofest (campanha de liquidação do comércio local, com feirão de automóveis e shows na Praça Winston Siqueira). Durante a Semana Santa, no mês de abril, são realizados shows religiosos, missas, procissões no Alto do Cruzeiro e no Morro da Santa Cruz. Em maio, três grandes festas enriquecem o calendário da cidade. São realizados shows artísticos e programação cultural na praça da Bandeira e Praça Winston Siqueira em comemoração ao dia do Trabalhador, a Fenospe(feira de negócios, shows artísticos e exposição no Estádio Municipal Áureo Bradley) e o Festival do Calangotango (shows artísticos, artesanato, arte e cultura popular na Praça Winston Siqueira). Em junho, é hora dos festejos juninos com o Arraial Popular, Quadrilhas de Pernas de Pau, manifestações religiosas, atrações nacionais e regionais e o maior São João do sertão de Pernambuco na Praça da Bandeira.

Praça Winston Siqueira

Passado o São João, é realizada, em julho, a Festa do Agricultor com manifestações religiosas e culturais na comunidade rural de Caraíbas. Em agosto, celebra-se o samba de côco com shows de grupos culturais de Arcoverde no Alto do Cruzeiro. Setembro é outro mês cheio de atrações. A primeira festa é a de emancipação do município (festa cívica, cultural e religiosa, shows, missa e desfile cívicos pela Av. Antonio Japiassú e Praça da Bandeira). Tem, também, a Festa da Padroeira, onde acontecem manifestações religiosas, missas, procissões e encontros na Praça do Livramento e a Exposição de Animais (Expoarc), onde são realizados shows artísticos com atrações regionais e nacionais, exposição de animais, leilão, concurso leiteiro e negócios.

Outubro é o mês do Salão da Beleza, Moda e Cultura, com exposição de confecções, perfumarias e produtos de beleza. Em novembro é a vez da Semana de Artes Cênicas (espetáculos, oficinas e shows artísticos) e da Festa de São Cristóvão (quermesse, procissão e shows populares). Em dezembro acontece a Festa do Comércio, o sorteio de prêmios - Arcoverde dá Sorte (organizado pela associação comercial da cidade) e o carnaval fora de época - Réveillon Fest, com atrações regionais e nacionais (organizado pela iniciativa privada).


SÃO JOÃO DE ARCOVERDE - UM DOS EVENTOS CULTURAIS MAIS FAMOSOS DE PERNAMBUCO





BELO JARDIM

ENTRADA DA CIDADE E IMAGEM DO CENTRO DA CIDADE
BELEZAS NATURAIS DE BELO JARDIM

História

A Fazenda Capim, onde se originou a atual cidade de Belo Jardim, em 1833 já fazia parte do Distrito de Paz de Jurema, pertencente a nova comarca do Brejo da Madre de Deus. Aos poucos, a fazenda de propriedade de Joaquim Cordeiro Wanderlei foi abrigando novos moradores, evoluindo rapidamente para um núcleo populoso que manteve o nome de Capim.

No povoado foi erguida uma pequena casa de orações onde, aos domingos, o pároco de Brejo da Madre Deus celebrava missas. Entre 1872 e 1873, os moradores do povoado Capim construíram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho. Anos depois outra igreja foi erguida, esta em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que mais tarde seria a igreja-matriz do Município.

Esse nome foi mudado para Belo Jardim em 1881, por sugestão de Frei Cassiano de Comacchio, quando pregava as missas naquela localidade. Progredindo a passos largos, foi elevada a categoria de vila através da lei estadual Nr. 260, de 3 de julho de 1897. O progresso de Belo jardim intensificou-se mais ainda a partir de sua nova situação administrativa e, especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada, e ostracismo para os que ficaram ao largo. Foi fundado em 11 de setembro de 1928.

[
Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º20'08" sul e a uma longitude 36º25'27" oeste, estando a uma altitude de 608 metros. Sua população estimada em 2009 era de 74.028 habitantes.[7]

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacionalem 2005.[8] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Belo Jardim insere-se na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. A vegetação nativa é formada por FlorestasSubcaducifólica e Caducifólica e caatinga hipoxerófila típica do agreste.[4]

O clima é semi-árido, com verão chuvoso. O período chuvoso inicia em fevereiro e termina em agosto.[4]

O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas do rio Ipojuca e do rio Capibaribe. Sues principais tributários são os riachos do Mimoso, Fundão, Imbé, do Minador, Chorão, da Aldeia Velha, Taboquinha, Liberal, Vieira, do Jenipapo, do Poço, Santana, do Veado Podre, do Peixoto, Tabocas, do Souza e do Jucá. O município conta com os açudes Belo Jardim (30.000.000 m³), Eng. Severino Guerra (17.776.470 m³) e Tabocas (1.167.924 m³).


Economia

Tem como principais atividades a agroindústria com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios e avicultura.

Principais produtos: Feijão, milho, batata-doce, banana, café, mandioca, tomate, alho, cana-de-açúcar e goiabada.

Comporta também a matriz de uma importante indústria do segmento automotivo voltada à produção de acumuladores de chumbo-ácido, a Acumuladores Moura S.A. (Baterias Moura); além das empresas Cremosinho Sorvete de Iogurte; Cirutex Produtos Cirúrgicos; Carbom Mania, de bolsas; EMPAC, fábrica de pré-moldados; Miriam & Brenda Confecções; Danata, fábrica de iogurtes; Aço Coelho e móveis tubulares. E outras indústrias que já existiam a mais tempo como a Palmeiron; Natto Mafisa e Mipiaci.


Peculiaridades

Belo Jardim é a cidade de maior representatividade musical no Estado. Ali a música é uma herança que passa de pai para filho e não é raro encontrar famílias inteiras dedicadas à arte de tocar um instrumento. Essa tradição vem desde o início do século XIX, quando se formaram as primeiras bandas da então Vila de Nossa Senhora da Conceição de Belo Jardim.

O número de músicos nascidos em Belo Jardim é tão significativo que em praticamente todas as bandas ou orquestras pernambucanas (além de várias orquestras nacionais) existe ou já existiu um representante da cidade. Alguns exemplos: a banda do IV Exército tem quatro músicos belojardinenses.

Músicos da cidade também atuam na Super Oara e na Orquestra Pinga Fogo. O primeiro arranjador de Roberto Carlos era belojardinense, assim como o maestro Mozart Siqueira, criador da Orquestra Meninos de São Caetano.

Terra do cantor Otto, Belo Jardim guarda histórias fantásticas relacionadas à música. Um desses episódios ocorreu em 1953, quando as bandas rivais Filarmônica e Cultura (Prof. Ulisses Lima) disputavam para encerrar uma festa de rua e, como nenhuma abria mão de ser a última a se exibir, as duas permaneceram tocando 15 horas seguidas.

O impasse só foi resolvido com a intervenção do Juiz de Direito, do promotor, do prefeito e do delegado da cidade que promoveram o seguinte acordo: os músicos iam sendo retirados paulatinamente, um de cada lado, até que a música silenciasse.



CENTRO CULTURAL TARECO E MARIOLA


SURUBIM

IMAGEM DA IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

Surubim é um município brasileiro do estado de Pernambuco, conhecido como a Capital da Vaquejada. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Chéus.


O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratóriodedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1870, o oratório foi substituído por uma capela. Em 6 de junho de 1881, a lei provincial nº 1565 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.[










































































































































































































História

A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras do fazendeiro Lourenço Ramos onde hoje se encontra o atual município.

Foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928 (data em que se comemora seu aniversário).


Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º49'59" sul e a uma longitude 35º45'17" oeste, estando a uma altitude de 220 metros acima do nível do mar. Sua população estimada em 2008 era de 56238 habitantes. Possui uma área de 254,94 km².

Limita-se com os municípios de Casinhas e Vertente do Lério (norte), Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá (oeste),Salgadinho, João Alfredo e Bom Jardim (leste) e Riacho das Almas e Cumaru (sul).

Administrativamente, o município é composto pelo distrito-sede e pelos povoados de Casés, Lagoa da Vaca, Gancho de Galo,Chéus, Jucá Ferrado, Diogo, Mimoso, Tatus, Taperinha, Tamanduá, Alegre, Capim, Gangungo, Gameleira, Lagoa do Choro, Mocotó,Lagoa Nova, Furnas Lagoa Queimada Macaco.

O relevo do município insere-se na unidade geoambiental das Áreas Desgastadas do Planalto da Borborema. A vegetação nativa é acaatinga hiperxerófila.[6]

Surubim está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe e tem como principais tributários os rios Capibaribe e Caiai, além dos riachos do Brás, Maracajá, Pocoró, do Tanque Doce, Taepe e do Manso, todos de regime intermitente. O principal corpo de acumulação é a Represa de Jucazinho (327.035.818 m³).

Turismo

Conhecida como a Capital da Vaquejada por ter a mais antiga e tradicional festa de vaquejada do mundo, o município realiza na terceira semana do mês de setembro, a Festa do Gado, que chega a atrair cerca de 50.000 visitantes. A cidade também ficou imortalizada nos versos da música do Quinteto Violado e da dupla de forró Sirano e Sirino. Hoje Surubim também conta com um tradicional carnaval, que acontece após a quarta-feira de cinzas e estende-se até o domingo pós-carnavalesco, quando a cidade recebe cerca de 25.000 visitantes por dia.


Filhos ilustres

É a cidade natal de


Economia

De acordo com dados do IPEA do ano de 1996, o PIB era estimado em R$ 53,58 milhões, sendo que 12,9% correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 7,0% àindústria e 80,0% ao setor de serviços. O PIB per capita era de R$ 907,86.

Em 2002, conforme estimativas do IBGE, o PIB havia evoluído para R$ 105,703 milhões e o PIB per capita para R$ 1.999,00.


PARQUE DE VAQUEJADA J. GALDINO - UMA DAS MAIORES FESTAS DE SURUBIM

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Free Samples By Mail