Fazer Discípulos?

O plano de Deus com a Grande Comissão é dar continuidade a obra que Jesus começou.

Com os discípulos de Jesus reunidos em torno d’Ele após a sua ressurreição, Ele disse:

“É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século”. Mt 28:18-20 (NVI).

A ordem é para que façamos discípulos. Jesus enviou os seus discípulos ao mundo com o propósito de fazer mais discípulos. Estes novos seguidores de Jesus não somente crêem n’Ele, mas também obedecem todos os mandamentos que Jesus deu aos seus primeiros discípulos. A segunda geração de discípulos deveria fazer mais discípulos, os quais fariam mais discípulos, e estes mais discípulos, e assim por diante, até que todas as nações fossem preenchidas com os discípulos de Jesus. Nós que cremos em Jesus, estamos em algum lugar nessa cadeia de discipulado. Como discípulos ou aprendizes de Jesus, somos chamados a fazer o que Ele ordenou à que sua equipe original fizesse.

Jesus estava totalmente ligado a boa notícia. O escritor de Atos dos Apóstolos, o mesmo Lucas que escreveu o terceiro evangelho, começa seu relato da missão cristã de uma maneira muito curiosa:

“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas também a ensinar, até o dia em que foi recebido em cima no céu, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera”. (Atos 1.1-2).

Lucas neste trecho faz referência a seu primeiro livro, o Evangelho de Lucas que nos mostra Jesus em sua vida prática e também ensinando, dando a entender que Sua obra continua em Atos pela intervenção e ministério do Espírito Santo. Jesus depois de Sua ressurreição continuou a instruir os apóstolos por meio do Espírito Santo. Declarações posteriores deixam claro que os feitos dos apóstolos seriam realizados também por meio do Espírito Santo. Lucas está ressaltando o poder do Espírito de capacitar o crente. Aqui vimos um grande exemplo de Jesus cumprindo a Grande Comissão e formando seus discípulos para continuar a missão que deve ser de todo aquele que crê em Deus. Atos dos Apóstolos, portanto, deve ser a crônica do que Jesus continuamente fazia e ensinava através daqueles que acreditavam em Deus e estavam cheios de Seu Espírito. O livro de Atos dos Apóstolos poderia ser chamado: “Os Atos de Jesus através de Seus apóstolos”.

Em Apocalipse 7.9-10:

“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”.

O texto acima está se referindo ao final dos tempos quando estivermos diante do Cordeiro. Ali veremos pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas. “Se você se envolver ou não, Deus vai fazer a Sua obra”. Ele nos dá o privilégio de participarmos daquilo que Ele está fazendo na história e através do tempo, para que pessoas de todos os lugares do mundo possam naquele dia, na Sua presença, estar louvando o Seu nome.

O Espírito Santo de Deus tem atuado de diversas formas no mundo. Não deixemos de nos envolver nesta obra. Vamos continuar a fazer discípulos, formando verdadeiros adoradores, que O adorem em Espírito e em verdade. Para honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo.

Esta é a ordem de Jesus para todos nós: Fazer Discípulos!

Deixe um comentário