Cidade do Samba – Parte II

by

Dando prosseguimento a análise do DVD Cidade do Samba:

 2445217gg.jpg

 

Dona Ivone Lara e Nilze Carvalho {Acreditar} – A letra é meio desanimadora, não combina com o samba, mas mais uma vez o encontro de gerações, esse específico entre uma sambista da década de 40 e a bandolinista virtuose que começou a tocar com 5 anos de idade. A composição da própria Ivone Lara, faz-nos lembrar a grande carreira dessa compositora, que já teve músicas interpretadas por Gilberto Gil, Maria Betânia, Caetano Veloso e Gal Costa. Nilze Carvalho é atualmente um dos grandes nomes do seu instrumento ao lado de Hamilton de Holanda.

Ivan Lins e Mariana Aydar {Desesperar Jamais} – O compositor consagrado por canções cantadas por Elis Regina e Emílio Santiago canta um clássico do samba. Suas influências de jazz e bossa-nova são claras na forma de cantar. Já Mariana Aydar é considerada uma das novas cantoras do MPB brasileiro, descoberta em Paris por Seu Jorge, vem ganhando espaço no Brasil.

João Bosco e Daniela Mercury {De frente pro crime} – Daniela Mercury que se consagrou pelo estilo axé e samba-reggae juta-se a um grande nome da MPB, o mineiro João Bosco, que é considerado um violonista virtuose. Um Duo no mínimo histórico, a qualidade vocal dos dois é tamanha que só o gingado (swing) da interpretação faz o samba, a percussão aqui ficou em terceiro plano, já que as vozes foram atração e principal e o duo violão e gaita fez uma harmonia bem sincronizada.

Almir Guineto e Dorina {Mel na boca} – O principal e mais antigo representante do pagode, fundador do Fundo de Quintal, vem cantando ao lado de Dorina, uma representante autêntica da alegria nesse meio musical. Um samba-pagode como não deveria deixar de ser ficou bem ajustado nas vozes “bêbada” de Guineto e “tentativa de lírico” de Dorina, não que as características que citei sejam ruins, na realidade muito pelo contrário, a forma de definição do timbre dos dois é difícil por isso as analogias.

Alcione e Elton Medeiros {Pressentimento} – O parceiro de Cartola em composições, Elton Medeiros também compositor dessa música é uma lenda no samba, ao lado de Alcione, a maranhense que canta desde os 12 anos. Um samba-choro com destaque para o arranjo baseado nos “power trio” do choro: violão 7 cordas, flauta transversal e pandeiro.

Erasmo Carlos e Nando Reis {De noite na cama} – Não consigo definir o Tremendão como MPB, mas como todo mundo o conhece prefiro ficar sem definir o seu estilo. Já o “rockeiro” Nando Reis ex-baixista do Titãs, é um dos compositores contemporâneo mais consagrados. O samba-rock aqui arranjado em cima da música de Caetano Veloso, caiu bem para os dois. Bom arranjo, bons cantores, conseqüentemente boa música.

Luiz Melodia e Seu Jorge {Diz que fui por aí} – Alguém com apelido Melodia, deve ser respeitado, como muitos da nossa MPB, tem muito reconhecimento na Europa, principalmente na França. Seu Jorge foi descoberto pelo clarinetista Paulo Moura (vale a ênfase no clarinete, não porque toco, mas sim porque toco rs), vale lembrar a título de curiosidade que é primo do Dudu Nobre. Esses dois cantores dispensam comentários independente da música que estiverem cantando. Bom duo!

Nelson Sargento e Teresa Cristina {Agoniza mas não morre} – Um dos melhores sambas de todos os tempos, assim podemos definir a música de Nelson Sargento, o também pintor canta esse samba-enredo ao lado Teresa Cristina, uma das responsáveis pela revitalização do ritmo em voga. Destaque mais uma vez para o arranjo bem feito, afinal de contas não é a toa que esse é um dos melhores sambas de todos os tempos!

Walter Alfaiate e Negra Li {Jura} – Jura é uma das músicas mais antigas do samba e ela prova que o choro é somente uma derivação. Hoje em dia, provavelmente classificaríamos esse samba como um choro, na realidade em alguns “songbooks” ela já é assim caracterizada. A cantora de rap que canta gospel (no sentido musical da palavra) tem um contralto e timbre próprios que a deixaram como uma verdadeira cantora de samba. Walter Alfaiate um dos compositores mais aclamados pelos sambistas, não tem a mesma sorte com gravadoras, tem infelizmente só um disco, mas isso não significa que sua voz e interpretação são ruins, muito pelo contrário. Alfaiate e Negra Li foi mais um encontro de duas gerações que marcaram esse DVD.

Arlindo Cruz e Sandra de Sá {Casal sem vergonha} – O substituto de Jorge Aragão no Fundo de Quintal não fez por menos ao lado de Sandra de Sá, a cantora de um MPB sambado. Se houvesse um prêmio dentre essas músicas para melhor interpretação com certeza iria para eles, uma característica desse ao vivo foi a liberdade que deram para que os duos conversassem, e ninguém pode negar que quanto a interpretação os dois conseguiram botar a alma na música. Dois grandes nomes reunidos resultou em algo que não se pode deixar de ouvir.

Jair Rodrigues e Cláudia Leite {Deixa isso pra lá} – Seguindo a idéia da premiação esse duo com certeza ganharia o prêmio de empolgação. A cantora de axé, que tem sua técnica vocal criticada por forçar muito a garganta, fez um belo trabalho mostrando que sua voz não é “forçada” mas muito bem trabalhada e característica. Jair Rodrigues é um dos grandes cantores brasileiros que dispensam qualquer tipo de comentário.

Vídeos

Daniela Mercury e João Bosco – De frente pro crime

Alcione e Elton Medeiros – Pressentimento

Nando Reis e Eramos Carlos – De noite na cama

Jair Rodrigues e Cláudia Leite – Deixa isso pra lá

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

8 Respostas to “Cidade do Samba – Parte II”

  1. forasteira Says:

    ae
    legal
    o/
    blog comentando musica
    \o/

  2. Renato Cavallera Says:

    ta ai dois artistas que eu respeito pacas!

    Nando Reis e Claudia Leitte, um por seu histórico com música e outro por atitudes

    Graças a Deus que esse DVD privou bastante o pagode!

  3. Fabrício Falco Says:

    Tá… o restante é legal tirando a tal da Daniela Mercury… que aliás eu não entendo patavinas do que ela diz nas músicas dela! ótimo post…deve ter dado um trabalhão

  4. Retrospectiva da Semana « Blogosfera Cristã Says:

    […] Para aqueles que gostam de samba, a segunda parte da analise sobre o DVD Cidade do Samba no Analisando Musica. O problema do mal triturado, mastigado agora só falta ler e engoli (se for do seu agrado) lê […]

  5. Rodolfo Cezar Says:

    Meu Deus, se existe uma coisa que o senhor soube fazer que o mundo para isso é o samba e futebol.. EU SOU O SAMBA A VOZ DO MORRO.
    AXÉ a todos que fizeram parte desta festa..

    Viva o samba ele sim, nos reune e nome de DEUS e de todos os santos poderoso..

  6. Angélica Says:

    Deveriam dar mais oportunidades ao Luiz Melodia. O cara é bom pow.
    Gosto muito

  7. Angélica Says:

    Ta certo q Ivone Lara é um mito do samba e pagode. Mas a “mulé ” tá veinha coitada.

  8. ANDRE Says:

    COMO FAÇO PARA BAIXAR

Deixe um comentário