sábado, 28 de janeiro de 2012

Como timbrar o POD XT Live da maneira correta

A pedaleira POD XT live da line 6, além de versátilidade e recursos que podem ser chamados de "infinitos", oferece uma gama muito grande de timbres. Porém, muitos guitarristas que adquirem o produto, acabam se desfazendo por achar um som muito artificial. Muito pelo contrário, ela é a pedaleira que mais possui um som natural que eu já vi.




Criei o blog inicialmente para falar de música e principalmente de guitarra, com a finalidade de levar ao leitor um pouco do meu conhecimento sobre os melhores hobbies do mundo.

Pois bem. Para você tirar o melhor timbre com a pedaleira, é de extrema importância usar pouca distorção, não importa o som que vai levar, se é Emo ou  o Thrash metal pesado, o importante é que sempre use o Bass do seu POD e do amplificador sempre baixo, e a distorção no máximo com o ponteiro até o meio dia. Lembrando, quando você for timbrar a sua guitarra, sempre faça com o volume alto, pois, quanto mais alto for o volume, mais alto vão ficar as três bandas bass, middle e treble. Isso é válido para qualquer pedal ou pedaleira ou até mesmo com a guitarra ligada direto no amplificador.

O fato de usar o Bass baixo, conforme estou recomendando, significa que o som não ficará "embolado". Possivelmente conseguirá escutar todos os instrumentos, caso seja em um ensaio, ou se for tocar em casa junto com o seu pc rolando uma música.

Vamos ao que interessa!

Primeiro: Ligue a pedaleira e aperte o botão "Output System" e deixe na configuração"Stúdio". Muitas pessoas que tem o POD, normalmente não ligam para essa função. Ela é muito importante, pois é com essa função que você poderá alterar o microfone, que faz uma diferença incrível.

Feito isso, vamos ao segundo passo: Escolha o simulador de amplificador de sua preferência. Caso procure sons pesados, recomendo o Mesa Boogie, Insane e Spinal Puppet. Esses são indicados realmente para sons pesados. PS: Não use compressor, Noise Gate e muito menos o "Stomp" (simulador de pedais), pois eles são os grandes responsáveis por fazerem a guitarra apitar, perder sustain e ter excessiva distorção. O Stomp tem a função de jogar mais médio ao som, ou seja, use para complementar em um riff ou em solos de guitarra.

Bom, timbre o amplificador e sua pedaleira do jeito que achar melhor. Eu particularmente uso pouco agudo e grave, e chego com o ponteiro do médio no meio dia, no máximo. Um detalhe é que quanto mais médio você usar, mais a sua guitarra ficará destacada. Eu uso o médio alto em outro banco que faço de Boost para solos.

Terceiro:  Feito isso, aperte "edit" e mexa na caixa de sua preferência. Eu gosto de usar para sons com distorção as seguintes: Treadplate Dual, Green 20 e 25, e a que simula Marshall  Brit 75. Agora vem o grande detalhe. Onde você mexeu para a procurar a caixa, no meio, tem os diferentes tipos de microfones, que dependendo do amplificador que você está usando, ficará legal ou ruim. Feito isso, tem outra configuração junto com o Microfone que é de afastar ou aproximar da caixa que está sendo simulada. Eu gosto de deixar o microfone grudado na caixa, no 0%, pois gera mais distorção e o som fica mais natural possível. Quanto mais afastado você deixar o mic da caixa, menos distorção terá e o reverb aparecerá.

Pronto! Agora você vai usar seu POD com um timbre de dar inveja aos pedais analógicos, pois a POD XT live, pra mim, hoje, é onde tiro os melhores sons e a melhor distorção que já ouvi na vida (tirando de guitarristas famosos é claro). Tive várias pedaleiras e pedais, não troco o POD xt live por nada rsrsrs.

Outro detalhe: o Equalizer da POD é sensacional, basta mexer com atenção que ele fará com muita eficiência o "timbre perfeito" que você está procurando.

Espero que tenham gostado da dica, brevemente darei mais dicas de timbres e de músicas que em minha concepção, são incríveis.


Ahhh, Atualmente uso os amplis da pedaleira: LG Treadplate, Treadplate Dual,  Modern Hi Gain, Spinal Puppet e Criminal. Todos eles são ótimos para tocar desde um Pop Rock até um Metal pesado.


Abraçosss!


Recomendo a todos a adquirir atualizações constantes da pedaleira, pois cada vez mais estão fazendo simuladores de amplificadores mais fiéis dos que os feitos de fábrica.

27 comentários:

  1. Respostas
    1. gostaria do manunal em portugues desta pedaleira alguem teria por favor

      Excluir
  2. cara faz um review ensinando os comandos básicos dela porfavor.......
    ai vc me marca no face book para eu pode ver amigo ...........
    gabrieldesouza01@gmail.com
    preciso muito da sua ajuda ...........

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por lerem!!!

    Então, LOOP é exclusividade da BOSS.

    Já em relação ao review, fica muito relativo ao meu jeito de timbrar pro seu. Os gostos acabam sendo diferentes e pode ser que você até goste do meu jeito de timbrar, mas irá mudar de opinião (supondo que você goste de metalcore por exemplo). Meu timbre não é compatível com este tipo de som. O jeito é mesmo fuçar.

    Abraço a todos, e se deus quiser, vou escrever a respeito de BOSS e POD. Qual é a melhor?

    fuizzz

    ResponderExcluir
  4. COMO LIGAR O POD DIRETONA MESA DE SOM??? ELA TEM ALGUMA FUNÇÃO ESPECIFICA P ISSO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue normalmente!!! ela é um simulador de amplificador. Eu costumo usar no "Output System" a função "Studio". Experimente e veja se gosta.

      Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns! As suas dicas de configurações estão corretas.

    ResponderExcluir
  6. Poxa estou com dificuldade, para configurar a minha alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. baixe o software GEARBOX é muito mais eficiente do que ficar fucando a pedaleira

    ResponderExcluir
  8. Cara porque a xt Live nao casa bem com amps marshall? No estudio onde eu ensaio tem um jcm 800 4x12 e nao consigo um som decente nele nem a pau e em contra partida tem um fender 212r q fica c um som mto bom, ja em casa meu amp é neutro não tem colorido no pré age como uma caixa ativa.. nele sim tiro otimos timbres, alguem ai sabe como casar bem a xt live no marshall? Detalhe em td qto é marshall q ligo fica horrivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter lido e ter colocado em pauta o "casamento" da Marshall com a Pod Xt Live.

      Bom, eu nunca tive problemas com amplificadores da Marshall e conjunto com a POD, pois vai muito do gosto de cada guitarrista.

      O JCM 800 por exemplo, é muito agudo por natureza, uma alternativa, seria ligar a pedaleira no Send/Return e ver como ficaria o som em específico nesse Marshall.

      Alguns amplificadores que não fazem meu estilo são os Marshall Valvestate e MG 250 dx (se não me engano). O Valvestate tem característica muito aguda, já o MG é muito grave por natureza.

      Outra coisa, que também pode ser um motivo de não casar legal é usar Mesa Boogie (simulação na pedaleira "Treadplate") com o Marshall, pois os dois são totalmente diferentes e, pelo menos comigo, não casou muito bem,

      No botão "Output System" da pedaleira, explore nos modos: studio, stack e combo.

      Espero ter conseguido explicar a partir do meu ponto de vista.

      Abraços!!!

      Excluir
  9. Boa tarde amigo... você liga no send/return ou direto no amp? Abraços

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas cara gostei do blog. Tenho uma POD tbm e não a troco por nada, poso até ter outras mas ela supre muito bem e é excelente demais, não é muito simples de mexer, mas nada que um pouco de estudo resolva, e realmente o segredo é saber onde ligar ela e como timbrar, já testei em tudo e sempre conseguir tirar timbres muito bons para todos os estilos de música, até o simulador dela de violão é bem safo, bom recomendo a todos e sempre a qualquer uma que resolverem ter estude bem que vão conseguir entender (não é fácil).

    ResponderExcluir
  11. Legal. Gostei do blog. Tenho um POD xt live ha quase 1 ano e estou gostando bastante. Tenho conseguido ótimos timbres com ela. Tenho descorberto umas funções legais nela que eu nem sabia que ela fazia isso. Não sei se ja existe, mas seria legal criarmos um grupo no google para trocar ideias sobre a pod xt live.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderíamos mesmo criar, comprei uma também. Estou tendo dificuldades de atualizar. Por exemplo: Nos AMP, todo mundo fala sobre o Mesa Boogie, mas nunca achei. Acho que a minha está desatualizada. Como proceder? Ou o Mesa está com outro nome?

      Excluir
    2. Mesa está como Treadplate, maninho.

      Excluir
  12. Boa galera! Curti muito as dicas deste blog, e curti muito tbm a ideia do amigo sobre criar um grupo no Google para discutirmos sobre a XT LIVE. Bom, estou à disposição!
    Comprei minha POD na última segunda-feira, ela chegou hoje, e já estou curtindo muito.
    Meu face: Fal Silva (FSilva Luthier)

    ResponderExcluir
  13. Como encontro o equalizador na pod?

    ResponderExcluir
  14. Como encontro o equalizador na pod?

    ResponderExcluir
  15. AS DICAS FORAM BEM ASSIMILADAS POR MIM. AGRA VOU TENTAR CLOCAR EM PRÁTICA.....REALMENTE NÃO GOSTEI TAMBEM DO VALVESTATE,NÃO QUE NÃO SEJA UM BOM AMP.MAS JUSTAMENTE POR SE AGUDO DEMAIS...ABRO O BASS TODO E DEIXO O MIDLE E HIGTH 10 PRA MEIO DIA E NÃO ADIANTA.....

    ResponderExcluir
  16. Minha memory flash apagou....na atualização do monkey não atualiza...diz que a memory flash está apagada.....preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Essa pedaleira é melhor que a zoom G5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive uma G5 e a poucos meses troquei por xt live.
      Mano achei muito melhor.
      A G5 é mais moderna, da pra fazer várias, mas o som da xt live "Pra mim" é melhor.

      Excluir