Farm – marketing de relacionamento é principal estratégia
A Farm:
A grife carioca de
roupas femininas, roupas que são desejo de muitas brasileiras, especialmente as
cariocas, claro, que são o principal público-alvo. A marca é famosa por suas
ações diferenciadas com o público. Investir em ações com clientes e parcerias
com marcas são estratégias da marca.
O lema da grife é “Carioca é mais do
que um registro de nascimento, é um estilo de vida.” e é o que a Farm passa, através de suas roupas, para o Brasil
e o mundo. A marca começou sua trajetória com um investimento de R$1.200,00 na Babilônia
Feira Hype – berço de novos talentos da moda carioca. A feira ficou um tempo ‘’fora
do ar’’ porém uns anos atrás voltou ao Jockey Club do Rio, evento hoje, que a
Farm apoia -. A Farm teve sua primeira loja em 1999, e atualmente possui mais
de 25 lojas e 170 mil clientes cadastradas em seu programa de
relacionamento.
Todas as lojas da Farm, por opção do
casal fundador, são próprias, ou seja, não há franquiados e mesmo sem parceiros
investidores, a Farm conseguiu construir uma marca tão forte
que atualmente o investimento em cada loja – que deveria ser de R$1,7
milhão - cai quase pela metade, graças a convites e parceiras com grandes
shoppings que consideram a grife carioca um diferencial em sua cartela de lojas,
além de ser uma loja que vende muito e da muito lucro consequentemente. Esse foi
o caso do Shopping Iguatemi – São Paulo.
A marca não investe em campanhas para
o grande o público, nem em desfiles nas tão visadas semanas de moda, mas
sim em seu programa de relacionamento.
Como não querer Farm?
Desde 2005 realiza o programa de
fidelidade “Eu Quero Farm!”. As clientes cadastradas tem um chaveirinho que apresentam
a cada compra. As compras servem para, junto com outras informações, traçarem o
perfil das consumidoras e ajudar na elaboração de relacionamento. As vantagens
de participar do programa são comunicados, via e-mail, de lançamentos, envio de
catálogos, direito a liquidações exclusivas, convites para preview de
lançamentos, produtos especiais, newsletter mensal e dicas de looks para cada
estação.
Outras ações específicas para
determinados perfis de clientes também estão incluídas nessas iniciativas. Como
um mini spa montado em parceria com a Biotherm na loja do Fashion Mall, no Rio,
que convidou algumas consumidoras para fazerem tratamentos para a pele no
local. Já as 50 melhores clientes da Farm foram convidadas para assistirem a
uma sessão especial do filme Sex and the City 2. “As nossas consumidoras têm
uma relação de carinho com a Farm, por isso nossas ações tentam reforçar essa
relação”, diz Carvalhal.
As redes sociais são um grande
investimento da Farm. Possuem um departamento totalmente dedicado ao blog Adoro Farm!, a página no Facebook, ao Twitter e ao e-mail Marketing. A relação
fica mais próxima, pois as internautas comentam sobre os produtos da marca
e o atendimento nas lojas. Depois, tudo isso é repassado aos departamentos de
Marketing e de criação.
Outra estratégia foi lançar um app
para iphone onde se visualizava conteúdo exclusivo da loja. E as últimas ações
deste verão foram a casa Farm, que faz um estilo casa de praia, e fica próximo de
alguns points de praias cariocas. A ideia é que as clientes vão lá fazer um pós-
praia tem tratamento de beleza entre outros mimos para as clientes. E a última
é uma espécie de reality show, lançado na ultima semana na página do facebook,
contando a história de algumas meninas de outros países e brasileiras, que
curtam esportes, skatistas e surfistas em principal, numa viagem pelo Rio de
Janeiro.
Outro investimento essencial para a
Farm é o merchandising, ou ações no Ponto-de-Venda. Uma grande importância para
a atmosfera de compra da loja é dada. A cada mudança de coleção mudam-se
detalhes na decoração para entrar no clima da coleção, ganham atenção desde os
cabides ao cheirinho da loja. Para os que estudam marketing, sabemos que
detalhes como estes promovem experiências sensoriais e emocionais aos
consumidores, que vão promover a efetivação da compra. O diretor de marketing
conta ainda sobre a preocupação com o perfil das vendedoras: “As nossas
vendedoras também têm que ter o mesmo perfil das clientes, para facilitar o
relacionamento”, conta Carvalhal.
O papel importante das parcerias.
A Farm costuma fechar parceria para
oferecer brindes e surpresas para suas clientes. Varias ações já foram feitas
em parcerias, com marcas como Arcor, Biotherm, Devassa, Sorvete Itália etc. As parcerias são fechadas quando
analisadas se serão condizentes com a coleção, ou com a proposta da marca, em
geral, com o posicionamento da Farm, é o que diz o fundador da marca no trecho
retirado da entrevista ao mundo marketing: “Só realizamos parceiras com quem
tem a ver conosco ou com a nossa coleção. Caso contrário, não aceitamos mesmo
que ela seja benéfica financeiramente.
É por essas e outras que a Farm é tão
amada, espero que tenham curtido saber um pouquinho mais sobre essa incrível grife
carioca. Por sinal como boa carioca, a Farm tá em clima de carnaval. Faça o
mesmo e vá correr atrás dos blocos, nos vemos depois da quarta de cinzas hehe
Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/
http://www.marketingviewer.com.br
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