Farm – marketing de relacionamento é principal estratégia


A Farm:

A grife carioca de roupas femininas, roupas que são desejo de muitas brasileiras, especialmente as cariocas, claro, que são o principal público-alvo. A marca é famosa por suas ações diferenciadas com o público. Investir em ações com clientes e parcerias com marcas são estratégias da marca.
O lema da grife é “Carioca é mais do que um registro de nascimento, é um estilo de vida.” e é o que a Farm passa, através de suas roupas, para o Brasil e o mundo. A marca começou sua trajetória com um investimento de R$1.200,00 na Babilônia Feira Hype – berço de novos talentos da moda carioca. A feira ficou um tempo ‘’fora do ar’’ porém uns anos atrás voltou ao Jockey Club do Rio, evento hoje, que a Farm apoia -. A Farm teve sua primeira loja em 1999, e atualmente possui mais de 25 lojas e 170 mil clientes cadastradas em seu programa de relacionamento.
Todas as lojas da Farm, por opção do casal fundador, são próprias, ou seja, não há franquiados e mesmo sem parceiros investidores, a Farm conseguiu construir uma marca tão forte que atualmente o investimento em cada loja – que deveria ser de R$1,7 milhão -  cai quase pela metade, graças a convites e parceiras com grandes shoppings que consideram a grife carioca um diferencial em sua cartela de lojas, além de ser uma loja que vende muito e da muito lucro consequentemente. Esse foi o caso do Shopping Iguatemi – São Paulo.
A marca não investe em campanhas para o grande o público, nem em desfiles nas tão visadas semanas de moda, mas sim em seu programa de relacionamento.

Como não querer Farm?

Desde que nasceu em um stand na feira Hype, a Farm identificou e definiu bem o seu público-alvo, passando assim, a desenvolver não somente roupas, mas também as estratégias e as ações da marca para mulheres com um perfil determinado: estudantes universitárias e moradoras da zona sul do Rio de Janeiro. “Não queremos massificar nossa marca, por isso preferimos investir em ações que nos aproximem das nossas clientes, ao invés de tentarmos conquistar novos públicos”, conta André Carvalhal, Gerente de Marketing da Farm, em entrevista ao site Mundo Marketing.

Desde 2005 realiza o programa de fidelidade “Eu Quero Farm!”. As clientes cadastradas tem um chaveirinho que apresentam a cada compra. As compras servem para, junto com outras informações, traçarem o perfil das consumidoras e ajudar na elaboração de relacionamento. As vantagens de participar do programa são comunicados, via e-mail, de lançamentos, envio de catálogos, direito a liquidações exclusivas, convites para preview de lançamentos, produtos especiais, newsletter mensal e dicas de looks para cada estação.
Outras ações específicas para determinados perfis de clientes também estão incluídas nessas iniciativas. Como um mini spa montado em parceria com a Biotherm na loja do Fashion Mall, no Rio, que convidou algumas consumidoras para fazerem tratamentos para a pele no local. Já as 50 melhores clientes da Farm foram convidadas para assistirem a uma sessão especial do filme Sex and the City 2. “As nossas consumidoras têm uma relação de carinho com a Farm, por isso nossas ações tentam reforçar essa relação”, diz Carvalhal.
As redes sociais são um grande investimento da Farm. Possuem um departamento totalmente dedicado ao blog Adoro Farm!, a página no Facebook, ao Twitter e ao e-mail Marketing. A relação fica mais próxima, pois as internautas comentam sobre os produtos da marca e o atendimento nas lojas. Depois, tudo isso é repassado aos departamentos de Marketing e de criação.
Outra estratégia foi lançar um app para iphone onde se visualizava conteúdo exclusivo da loja. E as últimas ações deste verão foram a casa Farm, que faz um estilo casa de praia, e fica próximo de alguns points de praias cariocas. A ideia é que as clientes vão lá fazer um pós- praia tem tratamento de beleza entre outros mimos para as clientes. E a última é uma espécie de reality show, lançado na ultima semana na página do facebook, contando a história de algumas meninas de outros países e brasileiras, que curtam esportes, skatistas e surfistas em principal, numa viagem pelo Rio de Janeiro.
Outro investimento essencial para a Farm é o merchandising, ou ações no Ponto-de-Venda. Uma grande importância para a atmosfera de compra da loja é dada. A cada mudança de coleção mudam-se detalhes na decoração para entrar no clima da coleção, ganham atenção desde os cabides ao cheirinho da loja. Para os que estudam marketing, sabemos que detalhes como estes promovem experiências sensoriais e emocionais aos consumidores, que vão promover a efetivação da compra. O diretor de marketing conta ainda sobre a preocupação com o perfil das vendedoras: “As nossas vendedoras também têm que ter o mesmo perfil das clientes, para facilitar o relacionamento”, conta Carvalhal.

O papel importante das parcerias.

A Farm costuma fechar parceria para oferecer brindes e surpresas para suas clientes. Varias ações já foram feitas em parcerias, com marcas como Arcor, Biotherm, Devassa, Sorvete Itália  etc. As parcerias são fechadas quando analisadas se serão condizentes com a coleção, ou com a proposta da marca, em geral, com o posicionamento da Farm, é o que diz o fundador da marca no trecho retirado da entrevista ao mundo marketing: “Só realizamos parceiras com quem tem a ver conosco ou com a nossa coleção. Caso contrário, não aceitamos mesmo que ela seja benéfica financeiramente.

É por essas e outras que a Farm é tão amada, espero que tenham curtido saber um pouquinho mais sobre essa incrível grife carioca. Por sinal como boa carioca, a Farm tá em clima de carnaval. Faça o mesmo e vá correr atrás dos blocos, nos vemos depois da quarta de cinzas hehe


Fonte:  http://www.mundodomarketing.com.br/
            http://www.marketingviewer.com.br

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