segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Intervalos

Antes de se tocar algum instrumento é de suma importância entender um pouco sobre esse assunto:

Intervalo é a relação entre as freqüências de duas notas. São classificados quanto à simultaneidade ou não dos sons e à distância (altura) entre eles. Na música ocidental, os intervalos são estudados a partir da divisão diatônica da escala. As unidades de medida de intervalos, baseadas na escala logarítmica, são o tom e o semitom. Para intervalos menores que um semitom, são utilizados o savart e o cent (o mais utilizado atualmente, mas isso veremos futuramente).


Na escala diatônica, a primeira classificação de um intervalo é quanto à ocorrência de simultaneidade em sua execução. Assim, o intervalo será melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou harmônico, caso sejam executados no mesmo instante.

Intervalo Simples e Composto

O intervalo também pode ser simples ou composto, dependendo da distância entre uma e outra nota:

    • Simples: Quando se acha contido dentro de uma oitava.


    • Composto: Quando ultrapassa uma oitava.

Intervalo melódico

Pode ser classificado quanto:

    • A posição do segundo som em relação ao primeiro. Assim, o intervalo será ascendente se o segundo som for de maior frequência (mais agudo) que o primeiro e será descendente caso o segundo som seja de menor frequência (mais grave) que o primeiro.


    • A distância entre os dois sons. Será conjunto o intervalo que dista de um ou dois semitons (somente o intervalo de segunda) entre as notas e serão disjuntos todos os outros.

Intervalo harmônico

O intervalo harmônico pode ser classificado somente quanto à distância entre os dois sons.

Nomes



Não identifica as notas no pentagrama? Ok, vamos estão aprender a ler e entender alguns símbolos?




 
 
Um semitom é o menor intervalo utilizado na escala diatônica (e conseqüentemente em grande parte da música ocidental). Corresponde à diferença de altura entre duas teclas adjacentes do piano (uma branca e a preta adjacente, ou duas brancas quando não há uma preta entre elas). Também é o intervalo entre duas notas produzidas ao apoiar o dedo sobre duas casas adjacentes na mesma corda de uma guitarra, por exemplo. Resumindo, o caminho mais curto que uma nota pode percorrer.


Pronto! Aqui você já sabe onde ficam as notas na clave de Sol, (a primeira da imagem) que é a que mais usaremos por enquanto.




Intervalos musicais.

Os nomes dos intervalos da escala diatônica são dados pela distância entre as notas, isto é, distância de segunda entre duas notas, terça ou terceira entre três, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, nona, etc., mais o designativo que indica se a frequência entre os intervalos são mais ou menos consonantes - intervalo justo, menor, maior, aumentado, diminuto, superaumentado ou superdiminuto - chamado também de "qualidade" do intervalo.
Assim, temos os seguintes intervalos:
  • Primeira justa ou uníssono: sem intervalos entre os dois sons.
  • Segunda
    • menor: distância de um semitom entre os sons.
    • maior: distância de dois semitons entre os sons.

  • Terça ou Terceira
    • menor: distância de três semitons entre os sons.
    • maior: distância de quatro semitons entre os sons.

  • Quarta justa ou quarta: distância de cinco semitons entre os sons.
  • Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons (três tons, daí seu nome) entre os sons.
  • Quinta justa ou quinta: distância de sete semitons entre os sons.
  • Sexta
    • menor: distância de oito semitons entre os sons.
    • maior: distância de nove semitons entre os sons.

  • Sétima
    • menor: distância de dez semitons entre os sons.
    • maior: distância de onze semitons entre os sons.

  • Oitava justa ou oitava: distância de doze semitons entre os sons.
Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.
Um intervalo diminuto, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superdiminuto.
Um intervalo aumentado, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superaumentado.
Um intervalo justo, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo justo, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado
No caso de dois intervalos com a mesma distância em semitons mas com nomes diferentes, como, por exemplo, a quarta aumentada e a quinta diminuta, ou a terça diminuta e a segunda maior, dá se o nome de intervalos enarmônicos.
Existe um meio mais racional e fácil de se saber a qualidade de um dado intervalo sem ter de contar o número de semitons entre as notas. Basta estar atento para o fato de que, na escala diatônica ou natural, a distância entre todas as notas é de um tom, exceto entre as notas MI e FA e SI e DO, onde o intervalo é de um semitom - são os chamados semitons naturais.
Uma vez identificado onde se localizam esses semitons naturais, basta levar em conta que:
  • Nos intervalos de SEGUNDA e TERÇA, são MAIORES os que não possuem, isto é, não "passam por" nenhum semitom natural.
  • Nos intervalos de SEXTA e SÉTIMA, são MAIORES os que possuem APENAS um semitom natural.
  • Os intervalos de QUARTA e QUINTA são todos JUSTOS, com EXCEÇÃO DO TRÍTONO (quarta aumentada ou quinta diminuta).

Complicado, né? Nem tanto! Basta concentração e disciplina. são duas coisas super importantes na música.


Bons estudos!!!

2 comentários: