sexta-feira, 12 de junho de 2009

Gás Metano














Todos os dias acompanhamos nos noticiários de teve, revistas, jornais as catástrofes climáticas e as mudanças que estão acorrendo. Ondas de calor de até 40 graus centigrados, ciclones, calotas polares derretendo.

Os cientistas afirmam todas estas catástrofes ocorrendo no dia-a-dia, desmatamentos e queimadas de florestas. Gases poluentes despejados na natureza, principalmente pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo, etc), resíduos orgânicos (lixo), isso mesmo o lixo que produzido na nossa casa, no vizinho, são depositados a céu aberto em lixões, fermentam e poluem favorecendo com o efeito estufa.

Os principais gases poluentes da atmosfera são: dióxido de carbono, perfluorcarbonetos, óxido de nitroso, hidrofluorcarbonetos e gás metano.

Este último, o gás metano (CH4), é produzido em lixões a céu aberto, gases da fermentação de restos de alimentos que nós produzimos. Você sabe como podemos contribuir com uma pequena parcela a natureza? Não? Pois bem, evitando o desperdício de alimentos você esta contribuindo com planeta. Somente a titulo de curiosidade uma família produz em média 600 gramas (0,600 Kg) de lixo por dia. Agora vou deixar um desafio pra você. Procure saber a população da sua cidade e multiplique pela quantidade de lixo produzida diariamente, vou sugerir a fórmula:

Formula:QDLF x PM = QDLT

Onde:

QDLF --> Quantidade Diária Lixo por Família
PM --> População Municipal
QDLT --> Quantidade Diária Lixo Total

O gás metano é preocupante, pois é cerca de vinte vezes mais potente que o dióxido de carbono quando se trata do efeito estufa.

As principais fontes de metano são:

• Emanadas de vulcões de lama;
• Decomposição de resíduos orgânicos (lixo);
• Fontes naturais (pântanos);
• Bactérias encontradas em plantações de arroz;
• Processo de digestão em animais herbívoros.

A agricultura é responsável por aproximadamente 14% dos gases estufa do mundo. Uma parcela significativa do metano. Entre os produtores de metano estão as “vaquinhas”, estas criaturinhas delícinhas (me lembra um churrasquinho bem suculento). Embora na índia seja um animal sagrado, não podendo ser morta nem comida, é considerada mais pura até do que um brama (individuo pertencente à casta mais elevada dos sacerdotes), podendo circular livremente pelas ruas sem ser incomodada, coisa não muito comum aqui no Brasil onde ela é bastante apreciada. Ari bába.

Na tentativa de entender exatamente e fazer um estudo mais aprofundado sobre o assunto (gás metano), alguns cientistas estão colhendo gás metano das vaquinhas. Mas a pergunta é, como? Se o gás é produzido no estomago. Bom, acredito que a primeira alternativa seja através do arroto. Mais outra pergunta que deixa a pensar com meus botões é, como será feito a coleta e envasamento do gás? Talvez a alternativa fosse dar coca-cola pra elas. Imagino até a cena cientistas tentando pegar o arroto das vaquinhas igual se pega borboleta. Pega menino.

Mais não seria mais fácil instalar um mecanismo direto? Já que através do flato (pum) é possível expelir o metano. Instalaria nas costas da vaquinha um cilindro plástico, com mangueiras direto no... bom gente deixa pra lá pra explicar melhor deixei a foto do protótipo para que vocês mesmos imaginem como deveria ser e a instalação da mangueira de sucção. O importante é o coleta de metano.


O metano é um gás inflamável que pode se transformar em fonte de energia। Serve para geração de energia elétrica em residências, indústrias, comercio e até mesmo em veículos।

Você já pensou, ao invés de ir a um posto de combustível para abastecer seu veículo, você vai a um estaleiro. O frentista (não sei se será chamado assim), pergunta:

– Completa senhor?
Ai você responde.
- Não coloca só 50 reais de excremento (bosta).

Você terá que ter o cuidado de seu veiculo não ter vazamentos, pra não sair sujando a cidade, concorda comigo?

Enquanto muitos ambientalistas estão preocupados com os gases que as vacas produzem (e soltam), que podem aumentar o estrago na camada de ozônio, fazendeiros da Geórgia utilizam os gases para abastecer os fogões de suas residências. Os estercos são depositados em reservatórios subterrâneos que se decompõe e produz o metano que gera energia para queima. Tai uma alternativa inteligente!

Eu li uma matéria da BBCBrasil.com que a Suécia estava usando trem movido à vaca, antes eu pensei que os vagões de trem eram puxados por vacas. Pois uma vaca daria pra fazer quatro quilômetros, pela lógica a cada 04 km uma vaca era substituída.

Cheguei até a pensar se estas vacas eram simplesmente abandonadas pelo caminho, e como seria o tratamento delas, pois imagine a quantidade vacas pra percorrer 600 km, são necessário 150 vacas. Se fosse mesmo só este o problema até seria menos doloroso. Mais não é isso. O combustível é feito a partir dos restos mortais de animais. No caso sueco, vacas estão sendo abatidas e trituradas para dar impulso ao trem.

O material orgânico é misturado à água e plantas e, após semanas de composição, dá origem ao gás metano que alimenta os motores.

A Suécia tem apostado nos bicombustíveis para proteger o meio ambiente e, ao mesmo, escapar dos altos preços do petróleo no mercado internacional.

O trem "movido a vacas" percorreu sem problemas os 80 km que separam Linkoeping, ao sul de Estocolmo, à cidade litorânea de Vaestervik.

1 vaca = 4 km

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Svensk Biogás, uma vaca dá origem o combustível suficiente para transportar o trem por 4 km. Ou seja, 20 vacas serão abatidas para cada viagem do trem. Legal né.

O trem está equipado com 11 reservatórios que comportam gás suficiente para percorrer 600 km sem necessidade de reabastecimento. Sua velocidade máxima é de 130 km/h, ou seja, pra percorrer 600 km são utilizadas 150 vacas. Se não acredita de uma olhada neste endereço:http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/10/051025_tremvacasms.shtml

Eu ainda prefiro ela assada no meu prato.

Cleber Max Vieira Gasques.









3 comentários:

  1. Muito boas as matérias do seu blog, vc esta de parabéns....

    ResponderExcluir
  2. valeu pela matéria do metano! ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  3. nao entendi nada mas valeu por tenta ajuda *-*

    ResponderExcluir