segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Família ganha nova casa em programa de tevê

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

Gugu Liberato esteve em Votorantim nesta quinta; Família felizarda concedeu entrevista exclusiva à Folha






Fotos: Marcos Ferreira/ Folha de Votorantim

Uma ligação telefônica iria mudar a história de uma família em Votorantim, no Jardim Archila. A amiga da família, Elisabete Aparecida Alves França, 43, enviou uma carta há um mês para o quadro Sonhar Mais um Sonho, do Programa do Gugu, exibido na Rede Record de Televisão nos domingos à tarde.
Neste telefonema, conta Elisabete, a produção do programa disse que a família Vieira iria concorrer com outras famílias. “Mesmo assim eu fiquei confiante”, ela relata.
Minutos depois, ela ligou até a casa da família que foi pré-selecionada pelo programa. “Amiga, você está correndo ao quadro do Gugu”, comentou. “Ah! Eu não acredito”, respondeu Valéria Vieira, surpresa e bastante emocionada.
No dia 21 de setembro, a família recebeu uma ligação da produção. Segundo o marido de Valéria, André Vieira, um dos responsáveis pelo programa ligou e disse que iria até a residência.
Após alguns dias, a equipe do Gugu e mais alguns engenheiros vistoriaram cada cômodo para saber se a história da carta era verídica. E era mesmo.
Na última terça-feira (4), a família recebeu outra ligação telefônica. “Estamos aí amanhã, mas sem o Gugu”, disse o produtor a Valéria. A equipe do quadro, outra vez, falou que não era certeza que a família seria contemplada.

Surpresa
Gugu e uma parcela de sua equipe foram até a casa da família de surpresa na tarde da última quinta-feira (6). “Minha amiga (Elisabete) me chamou lá fora para ver um caminhão dando bicho de pelúcia. Era um mais bonito que o outro. Quando, de repente, Gugu aparece na minha frente”, relatou Valéria, dizendo que sua paixão é costurar e fazer ursos de pelúcia para vender.
Na família Vieira, são quatro pessoas: o marido André, 43, a esposa Valéria, 39; e os filhos, Melissa, 8, e André Junior, 6. O casal completa nove anos de casamento no dia 21 de dezembro. “Um motivo a mais para comemorar esta data”, brinca Valéria.
Enquanto Gugu conversava com a ganhadora, alguns homens vestidos de urso de pelúcia foram até a direção da casa e, com uma marreta, quebraram o muro da casa. “Achei inusitado e, ao mesmo tempo, engraçado”, conta ela, sobre a cena em que o muro de sua residência estava caindo ao solo.
Entrando na casa de três cômodos, Gugu quis conhecer cada canto da moradia. Primeiro foi à cozinha, em seguida, à sala, que também é quarto das crianças e, por último, no quarto do casal.
Uma cena emocionou o apresentador. A menina do casal tinha vários desenhos do Gugu na parede. “Quem desenhou?”, perguntou o apresentador. “Foi a minha filha”, respondeu o pai orgulhoso. Ao achar a pintura bonita, Gugu levou seu autorretrato, desenhado pela Melissa, para sua casa.
Gugu despediu de todos e comentou que o caminhão da mudança viria no dia seguinte e, após isso, a família irá viajar em várias localidades.
Ao perguntar sobre os destinos, Valéria disse que não sabe, porém, o único local que a produção assegurou a ela é São Roque, 40 quilômetros de Votorantim.
Às 8h50 de ontem, um caminhão parou na frente da casa e começou a pegar cada móvel da residência, antes de derrubar toda a casa. Por volta das 13 horas, uma retroescavadeira demoliu todos os cantos da casa. O prazo da casa ficar pronta é de 20 dias, conforme as regras do programa.

Carta
História de vida, batalha diária e dificuldades. Esses foram uns dos tópicos escritos por Elisabete, falando sobre tudo que acontece com a família de Votorantim. Desde 1995, ela é bem próxima de André e Valéria. “Eu os considero como se fosse da minha família”, se emociona.
A Folha não pôde ter contato e ler as informações que contém na carta, pois a mesma está com a produção do programa.

Segundo caso
Em Votorantim, a família Vieira não foi a primeira a ser contemplada por um programa de televisão. Outro caso foi da senhora Aparecida Raimundo, do bairro Votocel. Ela conseguiu a nova casa através do quadro Construindo um Sonho, do programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli, pelo SBT. A construção ocorreu em abril de 2010.

Gugu na Capital do Cimento
O apresentador Antônio Augusto de Moraes Liberato, 52, o Gugu, esteve rapidamente em Votorantim, na última quinta-feira (6), por volta das 12h, na casa da ganhadora do programa. Ele e sua equipe fizeram algumas gravações, entrevistaram a família e ouviu de cada um a história de vida.
O quadro tem o intuito de transformar a moradia da família a cada semana, contando com profissionais que reformam, decoram e trocam toda a mobília da residência.  As pessoas que participam não têm condições de reconstruir ou apenas reformar o lar. Para quem quiser enviar sua história e, quem sabe, ser contemplado, como aconteceu com a família Vieira, acesse o link na internet (http://entretenimento.r7.com/programa-do-gugu/quadros/inscricao-4.html).

História curiosa
Até 2005, André Vieira, conhecido como Feijão Lanches, fazia a alegria da criançada e, também, de um votorantinense de coração que, alguns anos depois, seria prefeito do município. Trata-se de Carlos Augusto Pivetta, que começou sua gestão em 2008 na cidade.
Vieira tinha uma barraca de cachorro quente na avenida São João. “Pivetta chegou a comprar o meu lanche várias vezes, quando ainda não era prefeito”, relembra. Ele ficou 10 anos com o espaço de lanche no mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim