quinta-feira, 30 de abril de 2009

IBAMA APREENDE CHIMPANZÉ E ACABA COM A ATRAÇÃO DE UM CIRCO - Macaca foi enviada para Sorocaba – Circo esteve esta semana em Caxambu


Um chimpanzé foi apreendido em Campanha, no Sul de Minas Gerais durante uma fiscalização do Ibama. Os donos de um circo não apresentaram documentos necessários para ter um animal exótico e a macaca Catarina foi retirada do local.
Com o apoio da Polícia Federal, o Ibama foi até o circo para verificar uma denúncia de maus tratos e, embora isso não tenha sido confirmado, o animal foi apreendido por falta de documentos, conforme declaração do Ibama em Juiz de Fora.
Os artistas do circo ficaram inconformados já que a macaca Catarina está com o grupo há 30 anos. Por ser uma das atrações principais do grupo, o animal vive em um trailer que possui ar condicionado e até frigobar. A adestradora Daniela Signorelli contou que a macaca vive no circo desde filhote e já estava sendo anunciada como a atração principal do espetáculo de estreia na cidade, nesta sexta-feira (1).
A veterinária Lúcia Magalhães disse que o animal não pode ser devolvido à natureza porque já está acostumada com a vida em cativeiro e fatalmente morreria se tivesse que arranjar alimento sozinho.
Mesmo diante dos protestos, Catarina foi levada para Sorocaba, no interior de São Paulo, onde vai ficar na sede de uma Ong de apoio aos grandes primatas.
O dono do circo, Matheus Signorelli, disse que possui os documentos do animal que estão sendo solicitados pelo Ibama. O circo esteve em Caxambu esta semana. Signorelli afirmou ainda que esses documentos estão em outra cidade e que vai entrar na Justiça para reaver a macaca.
Fonte: EPTV

MEGACYCLE E PEREGRINAÇÃO MOVIMENTAM FERIADÃO EM SÃO LOURENÇO

A perspectiva do terceiro feriado prolongado em menos de 30 dias é de lotar a cidade. A realização do maior evento motociclístico do hemisfério sul, o 22º Megacycle, no final de semana, garantiu 100% das reservas em praticamente todos os hotéis de São Lourenço. Em 2008, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo evento que além de exposições de motos e assessórios, inclui shows e gincanas.

O feriadão começa na madrugada do dia 1, com a Peregrinação à Nhá Chica, saindo de São Lourenço com destino a Baependi. A caminhada já virou tradição na cidade e região e, no ano passado, reuniu mais de 1.500 peregrinos no trecho da Estrada Real que passa pelas áreas rurais de São Lourenço, Soledade, Caxambu e Baependi.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Lourenço

CAXAMBU NO JIMI 2009

A equipe de Caxambu disputa neste fim de semana os Jogos do Interior de Minas em Três pontas no Sul de Minas. A cidade está com 60 atletas nas seguintes categorias: voleibol (masculino e feminino) futsal masculino e handebol masculino e feminino.
Os jogos acontecem até domingo e são classifictórios para a próxima fase. O JIMI é o maior evento esportivo amador de Minas Gerais com participação de quase todas as cidades do estado divididas em grupos e etapas distintas.

Mais informações no site: http://www.esportes.mg.gov.br/


COLUNISTAS ESTRÉIAM NESTA SEXTA FEIRA

Além das informações e notícias do Circuito das Águas e em especial de Caxambu, o leitor do NOTICIARAMA poderá acompanhar a partir desta sexta feira os textos, opiniões e crônicas dos articulistas do Blog de Notícias.
As segundas feiras a coluna é com Juninho Moscca. Articulista há mais de 15 anos, Moscca escreve no jornal Arte 3 Notícias de Caxambu. Foi também colunista do jornal TRIBUNA periódico editado pelo jornalista Sérgio Monteiro (que é o editor deste Blog), além de ter sido locutor na Rádio Circuito das Águas. Atua como designer gráfico editorando jornais, revistas e sites entre outros em toda a região. Sempre com humor, Moscca dá o recado direto, opinando sobre os fatos que envolvem desde a política até a mídia em geral.
Na terça feira os leitores do NOTICIARAMA terão o jornalista Herival Arueira. Capitão do Exército reformado, o ainda jovem oficial atuou na seção de Comunicação das Forças Armadas durante anos. Com larga experiência no jornalismo, relações públicas e comunicação, vive em Caxambu e é o atual Gestor Executivo do Caxambu Convention Bureau.
Toda quarta feira será a vez de João Carlos Junqueira. Além de Presidente do PT de Caxambu, Junqueira é professor de matemática, publicitário e foi assessor parlamentar do ex-deputado Laudelino Augusto. Certamente dará uma visão diferenciada para fatos políticos e sociais da região.
Nas quintas feiras o NOTICIARAMA exibirá os textos de Rafael Pinto Filho. Outro antigo colaborador do jornal TRIBUNA, Rafael exerce hoje o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de Caxambu, mas é pessoa com grande envolvimento no esporte regional.
E na sexta feira é a vez de Zhecka Amorim. Um dos ‘navegantes” mais polêmicos da Internet regional, fotógrafo profissional, Zhecka tem demonstrado posições claras em comunidades como o Orkut com relação a política e a coisa pública. Com um texto ágil, vai falar também de eventos sociais, esportes e cultura. A semana fecha com Guilherme Pereira. O empresário já foi coordenador de campanhas eleitorais, é vice presidente do PP em Caxambu e tem tido um envolvimento com a cafeicultura regional, política e lazer.
“Entendo que o grupo é eclético e que vamos oferecer opiniões diferenciadas, conflitantes e que com certeza vão permitir um maior debate sobre dezenas de assuntos que estão em pauta em nossa cidade” – disse Sérgio Monteiro editor do Noticiarama.
Outros nomes vão entrar em breve no esquema de colunas para ampliar ainda mais o espectro das opiniões e informações para o leitor.

ROBERTA KELLY DISPUTA MTB 24 HORAS BRASIL

A atleta caxambuense Roberta Kelly Campos disputa amanhã a segunda edição do MTB 24 Horas do Brasil com outros cem competidores. Campeã no ano passado, Roberta enfrenta feras como Luiza Cerqueira, vice-campeã no ano passado, segundo lugar no MTB 12 Horas e atual campeã da Super Copa de Mountain bike. A largada será amanhã dia 1º de Maio, no Hotel Quality Serra Azul, no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, ao lado do Shopping Serra Azul, em Itupeva, São Paulo. O mais longo e difícil desafio do mountain bike nacional reune os principais nomes do esporte, divididos nas categorias Solo, Duplas, Quartetos e Sextetos. Haverá ainda a categoria MTB 6 Horas, somente individual, para aqueles que querem encarar um "desafio mais calmo”. As largadas serão ao meio dia, e os participantes terão pela frente em um circuito de 15 quilômetros.
Em sua segunda edição, a prova faz parte da Super Copa do Brasil de Mountain Bike, que reúne as duas mais longas competições da modalidade no país: MTB 24 Horas e o MTB 12 horas, que acontece em dezembro, encerrando o calendário de competições de 2009. E a prova tem tudo para repetir a emoção do ano passado, pois contará com especialistas em provas deste tipo. No masculino, a grande atração é o chileno Waldo Patrício (categoria 4), da equipe Total Bike, que vai em busca do bicampeonato do MTB 24 Horas do Brasil; e da Super Copa do Brasil de Mountain bike.Seu principal adversário deverá ser Rosival de Lima, da equipe Pirituba Bikes, que ficou em segundo lugar no ano passado.

CAXAMBU PREPARA EVENTOS ESPECIAIS ENVOLVENDO BRASIL E FRANÇA

A cidade de Caxambu pleiteou um evento ligado ao ano França Brasil desde o mês retrasado, através de ofício enviado ao Cônsul da França pela Prefeitura Municipal. De acordo com Amaro Gadben, Presidente do Sindicato de Hotéis a Prefeitura já teria recebido inclusive resposta do Cônsul sobre a possibilidade do evento vir a acontecer na cidade. A idéia seria um encontro comercial no Centro de Convenções, focado em Águas Minerais, já que a França é um país com várias Estâncias e com desmembramentos nos produtos regionais como artesanato, pedras, queijos, entre outros.
A Prefeitura de Caxambu foi questionada por email por este Blog de Notícias, mas não retornou o pedido de mais informações sobre a realização do evento.

Caxambu e França

O caxambuense Paulo Castro, que reside em Taubaté, Vale do Paraíba, lembrou bem, após ler aqui no Noticiarama a informação da possível realização de um evento assim em São Lourenço, que as ligações entre Caxambu e França são mais intensas do que se imagina. Leia o comentário: -“Não sei se São Lourenço teve ou tem alguma ligação cultural e histórica com a França. Caxambu , com certeza sim, aja visto a visita do nobre francês, Conde D'Eu e sua esposa Princesa Isabel que vieram em busca da cura da suposta infertilidade da mesma. Apos a visita nasceram os herdeiros”

VOCÊ CONHECE O CAXAMBUS?

Uma iniciativa do Palace Hotel para levar hóspedes em passeios especiais na região, o simpático veículo já foi visto circulando nas ruas da cidade.O que mais chama a atenção é justamente o trocadilho do nome: Caxambu e Bus (ônibus em Inglês) formando o CAXAMBUS. Sem falar na possibilidade de atrair novos clientes para o tradicional Palace Hotel, que vai levar seus hóspedes em aventuras pela região

PREFEITURA DE CAXAMBU LANÇA JORNAL

Está circulando a primeira edição deste ano do jornal O Município, órgão oficial da Prefeitura de Caxambu. A novidade é que o periódico é produzido agora em tamanho tablóide, mais simpático, com matérias mais bem distribuídas em suas páginas e de fácil manuseio.
O informativo é uma produção da Assessoria de Imprensa da Prefeitura comandada por Nádia Ferreira da Silva. A distribuição de “O Município” é gratuita em todos bairros e no centro da cidade. Nas reportagens um balanço dos primeiros meses da administração municipal e destaque para o encontro do Prefeito Luis Carlos com o vice - governador de Minas Gerais. Não perca!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

MUDANÇAS À VISTA: PREFEITO DE CAXAMBU VAI TROCAR SECRETÁRIOS

Informações extra oficiais garantem que o Prefeito de Caxambu Luis Carlos Pinto vai trocar Secretários em maio. A idéia não é demitir ninguém, mas fazer um ajuste de funções deslocando nomes de algumas Secretarias para outras.
Os cargos que serão “mexidos” foram adiantados por nossa fonte à este Blog de Notícias, mas com pedido de sigilo. Em respeito à fonte, só podemos noticiar que as alterações já estão em andamento. O objetivo seria dar mais “mobilidade’ ao governo municipal.

JIMI 2009: DISPUTAS DA MICRO REGIÃO COMEÇAM HOJE

Começam nesta quarta-feira, 29, os 25os Jogos do Interior de Minas, o JIMI 2009. A competição é o maior evento esportivo de Minas Gerais, e teve a participação, em 2008, de mais de 25 mil atletas de 206 municípios mineiros. Cidades de toda a região do Circuito das Águas estarão participando em diversas modalidades. As disputas fazem parte da Microrregional B com jogos até o dia 3 de maio. A Microrregional A disputou os jogos na semana passada. A 2ª etapa está prevista para acontecer entre os dias 21 e 26 de julho e a 3ª etapa será entre 9 e 18 de outubro.

OPERAÇÃO AMBIENTAL COMBATE CAÇA ILEGAL EM SERRANOS

A operação foi realizada na segunda feira dia 27 de abril. Militares do 7º Pelotão de Meio Ambiente de São Lourenço através dos Grupos Ambientais de São Lourenço, Itamonte e Aiuruoca, desencadearam a Operação Ambiental Coqueiros em cumprimento à mandados de busca e apreensão, expedidos pelo M.M. Juiz de Direito da Comarca de Aiuruoca. Foram alvos de fiscalização, sete residências rurais e urbanas. A operação culminou com a prisão de duas pessoas por posse ilegal de armas de fogo e munições e apreensão dos seguintes materiais: seis (06) armas de fogo, tipo cartucheiras; 02 alçapões; 04 feixes de penas de animais silvestres; 13 pios; 66 cartuchos deflagrados, calibres diversos, incluindo cartuchos de fuzil; 11 cartuchos calibre diversos, intactos ; 02 medidores de pólvora; 02 recipientes de chifre de animal para acondicionar pólvora; 21 redes de pesca; 05 frascos de pólvora; 06 potes d e chumbo; 01 pote de esferas; 70 espoletas; 02 carregadores de cartucho; 07 cascos de animal silvestre denominado tatu; 10 fisgas; 03 jequis para captura de tatu; 02 armas brancas; 01 nuchaco; 01 soco inglês; 06 soquetes de pólvora; 03 gaiolas; 01 rede para captura de pássaros silvestres; 01 buzina (chifre) de animal bovino; 04 pássaros silvestres; 02 espingardas de pressão.

De acordo com o Comandante do 7º Pelotão de Polícia do Meio Ambiente Subtenente Elias Silva –“os militares ambientais receberam denúncias de atos de caça à animais silvestres, em afronta a legislação e em especial ao desrespeito a liberdade do animais silvestres que já sofrem com as pressões às manchas de vegetação”. Com as denuncias a operação foi deflagrada. O Comandante do 7º Pelotão Ambiental, lembra mais uma vez que toda a comunidade deveria desenvolver trabalhos de proteção e conservação da natureza e lembra que se a natureza for destruída nenhuma tecnologia, nenhuma capacidade humana conseguira reunir outra vez tanta beleza, tanta utilidade.


SÃO LOURENÇO NA ROTA DOS EVENTOS DO ANO DA FRANÇA NO BRASIL

A ex-secretária municipal e estadual de Educação do Rio de Janeiro, Mariléia Cruz, esteve reunida na manhã do sábado, 25, com o prefeito de São Lourenço, Zé Neto, com o presidente do Servtur, Leandro Haddad, e com o presidente do Sindicato de Hotéis, Marco Aurélio Lage, no hotel Paraíso Kohara, para discutir a inclusão de São Lourenço nos eventos do Ano Cultural da França no Brasil. Mariléia Cruz é da ONG Cidadaniarte, do Rio de Janeiro, responsável pelo festival multidisciplinar criado para o Ano Cultural da França no Brasil, cuja abertura oficial aconteceu no dia 21 de abril, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na capital fluminense. A programação reúne eventos artísticos, culturais, científicos, tecnológicos, acadêmicos e econômico-comerciais e acontecerá em todo o território brasileiro até 15 de novembro deste ano. O objetivo é revisitar a troca de influências entre França e Brasil, permitindo um diálogo intercultural entre os países, através da realização de atividades culturais e artísticas conjuntas.O presidente do Servtur, Leandro Haddad, recebeu a proposta e está analisando a possibilidade de São Lourenço sediar algum dos eventos programados.



Fonte: Assessoria de Imprensa de São Lourenço

terça-feira, 28 de abril de 2009

SHOW DE IVETE SANGALAO EM SÃO LOURENÇO ARRECADA ALIMENTOS

A produção do show da cantora Ivete Sangalo já arrecadou mais de 1.500 kg de alimentos não-perecíveis, com a venda de ingressos. Os alimentos serão doados a entidades assistenciais do município, na semana do show, que acontece dia 9 de maio, na Ilha em São Lourenço.

FEDERAÇÃO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS REÚNE PRESIDENTES EM POÇOS DE CALDAS


O evento aconteceu entre os dias 23 e 26 de abril em Poços de Caldas no Sul de Minas. Presidentes, executivos e advogados de diversas CDLs de Minas Gerais participaram do encontro. Caxambu foi representada pelo Presidente da Associação Comercial e CDL da cidade Luis Augusto Magalhães Júnior. Na pauta do encontro informação e integração entre os três setores das Câmaras Mineiras. Foram programados cursos direcionados, discussão a respeito do momento atual da economia entre outras atrações. Estiveram presentes também o vice-governador do estado, Antônio Augusto Anastásia, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pelizzaro Júnior entre outras autoridades políticas e do Movimento Lojista Brasileiro. Leia mais na edição da Revista CDL que circula esta semana.

DELOITTE VAI ADMINISTRAR RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA NILZA

Ribeirão Preto, SP - O juiz da 4ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP), Héber Mendes Batista, deferiu o pedido de recuperação judicial da Indústria de Alimentos Nilza, uma das maiores produtoras de leite longa vida do País. O pedido foi aceito na última quinta-feira e a companhia tem até 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial.Segundo Mauricio Furtado, diretor de marketing da Nilza, a empresa deve R$ 200 milhões e irá apresentar no plano de recuperação judicial uma proposta para pagar esta dívida e continuar operando, sem suspender a produção. "Nós temos marca e mercado", afirmou o Furtado. Ele disse que a Nilza segue processando cerca de 500 mil litros de leite por dia, que corresponde a um terço do volume produzido no auge de suas atividades. O juiz nomeou a consultoria Deloitte como administradora do processo. Após o plano de recuperação ser apresentado pela Nilza, uma assembleia de credores deve ser convocada pelo juiz para avaliar a proposta.No final do mês passado, a Nilza anunciou que entrou com o pedido de recuperação judicial e conformou a demissão de 550 funcionários. Os corte ocorrem pela desativação de um dos três turnos de trabalho nas duas unidades processadoras - de Ribeirão Preto (SP) e Itamonte (MG) - bem como o fechamento do posto de captação de Campo Belo (MG).

(Gustavo Porto - AE)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

HOSPITAL DE CAXAMBU TERÁ EXAMES DE MAMOGRAFIA

Como parte das inovações que estão ampliando a qualidade do atendimento no Hospital de Caxambu, a partir de hoje estão abertas as inscrições para os exames de mamografia. As pacientes que desejarem fazer os exames precisam estar inscritas com antecedência. Para mais informações procure o atendimento do Hospital de Caxambu.
O diretor da entidade, Sérgio Catardo, informa ainda que a previsão é que os exames começem a ser realizados daqui a 2 semana.


Importância da Mamografia


A mamografia é um método de inquestionável importância no diagnóstico precoce e na detecção do câncer de mama. O achado precoce de um tumor aumenta as chances de sucesso do tratamento. Os esforços para procurar e detectar câncer de mama precocemente são baseados no auto-exame, no exame médico e nas técnicas de imagem da mama. Dentre as técnicas citadas, a mamografia merece especial consideração, por ser um exame bem estudado e padronizado e, comprovadamente, se realizado anualmente, diminuir a taxa de mortalidade por câncer de mama em cerca de 25 %.

MAIS DE 80% DAS CIDADES DE MINAS SÓ SOBREVIVEM COM REPASSES DA UNIÃO

Mais de 80% dos municípios mineiros vivem dependurados nas transferências constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Seiscentas e noventa cidades participam com menos de 15% de arrecadação própria no bolo de suas receitas orçamentárias correntes, segundo levantamento exclusivo realizado pelo jornal Estado de Minas e por Hélio Ferreira dos Santos, consultor da Gerência de Economia e Finanças da Assembleia Legislativa. Destas, 408 – quase metade dos 853 municípios do estado – contribuem com menos de 7% com tributos municipais no conjunto das receitas. São cidades com uma média de 6 mil habitantes, pouca atividade econômica. As prefeituras não arrecadam, mas são as principais empregadoras. Apesar de receitas magras, as câmaras municipais funcionam com nove vereadores e salários médios de R$ 1,6 mil e os prefeitos ganham entre R$ 7 mil e R$ 9 mil.A reação dos prefeitos é de espanto, quando questionados sobre que esforço de arrecadação é feito em suas administrações. “Cobrar IPTU? Do jeito que está hoje não faz diferença não. Às vezes é melhor deixar para lá”, afirma Clodoaldo José Vital (PMDB), secretário de administração de Umburatiba e marido da prefeita, Laurizete Soares dos Santos Vital (PMDB). Cidade do Nordeste de Minas, tem pouco menos de 3 mil habitantes, receitas correntes anuais de cerca de R$ 5,6 milhões, das quais, apenas 1% é de arrecadação própria.Umbaratiba está entre os 12 municípios mineiros que menos arrecadam. Recolheu dos contribuintes ao longo do ano passado cerca de R$ 3,5 mil em IPTU, R$ 12,5 mil em ISSQN, R$ 9,9 mil de ITBI. Considerando o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) do funcionalismo municipal, a arrecadação própria não passou de R$ 70 mil. Em contrapartida, as transferências da União constituem o grosso das receitas correntes de Umburatiba: R$ 4,1 milhões – 73%. Clodoaldo, que explica ter renunciado à sucessão municipal a uma semana do pleito, porque estava com “uns probleminhas no TSE”, colocou a mulher, Laurizete, para concorrer em seu lugar. Ele já foi prefeito, conhece de cor e salteado a situação da cidade. “Temos umas 400 casas aqui. Se cobrar uns R$ 50 por casa e todos pagarem, vamos arrecadar no máximo R$ 20 mil ao ano. Isso não dá para pagar nem a metade do transporte escolar ao mês. Não compensa. Aliás, não está compensando nem ser prefeito”, desabafa. Em cidades pequenas, a relação é muito próxima entre políticos e eleitores. Frequentemente a reação popular à cobrança do imposto é um queixume que se prolonga ano afora, a cada vez que o prefeito sai às ruas. Não à toa, o débito raramente vai parar na dívida ativa. “Normalmente a gente cobra, mas é amigável. Cobrança judicial a gente não faz. A dívida é muito baixa e fazer cobrança judicial não dá, porque muita gente da cidade não tem documentos, os imóveis nem estão regularizados”, afirma o prefeito de Grupiara, Ronaldo José Machado (PSDB). Localizada no Alto Paranaíba, Grupiara tem menos de 2 mil habitantes e arrecada apenas 1,4% de suas receitas correntes anuais, de R$ 8,3 milhões. Desse total, 94% são transferências federais. A cidade ainda se beneficia com as transferências de ICMS da Hidrelétrica de Emborcação, no Rio Paranaíba. “Cobramos IPTU. Mas a maioria não paga”, conforma-se o prefeito, referindo-se às cerca de 500 casas da cidade. Grupiara e Umburatiba não estão sozinhas em sua dependência de receitas federais. São Sebastião da Vargem Alegre, Arantina, Douradoquara, Santa Helena de Minas, Pedro Teixeira, Tapiraí, Santa Rita de Ibitipoca, Bertópolis, Antônio Prado de Minas e Santo Hipólito estão entre as 12 cidades mineiras que menos arrecadam: os tributos municipais participam com no máximo 2% das receitas correntes orçamentárias. Em situação oposta está Poços de Caldas, que lidera o ranking das cidades mineiras que proporcionalmente mais arrecadam: os tributos municipais representam 55% das receitas correntes orçamentárias. Em segundo lugar está Belo Horizonte, que participa com 45% de arrecadação própria em seu orçamento. Varginha, São Lourenço, Uberlândia, Muriaé, Governador Valadares, Juiz de Fora, Nova Lima, Oliveira, Pouso Alegre, Itaúna, Uberaba e Viçosa estão entre as 14 que mais arrecadam: os tributos municipais correspondem a percentuais que variam de 30% a 39% das receitas correntes orçamentárias.
Fonte: jornal O Estado de Minas
Reportagem: Bertha Maakaroun - Estado de Minas
Foto: Auremar de Castro/EM/D.A Press

NOTICIARAMA VAI ESTREIAR COLUNISTAS E ARTICULISTAS


Com o objetivo de dar voz a diversas tendências e apresentar opiniões diferenciadas sobre assuntos variados, o NOTICIARAMA vai estreiar em MAIO uma série de colunas de opinião, informação, análise e crítica.Os articulistas já foram convidados e até agora ninguém recusou. Nomes que variam entre cidadãos de Caxambu que de uma forma ou outra têm experiência em comunicação, política, mídia, administração pública e podem colaborar com seus textos na formação de opinião e na informação.Desde o princípio a idéia deste blog de notícias era abrir espaço para que todos pudessem participar da forma mais democrática possível. E assim será! Temos certeza de que com a participação e principalmente com a opinião destes articulistas, o Blog ganha em qualidade e pluralidade e Caxambu e região ganham em informação. O leitor poderá opinar também, via seção de comentários e assim abrir o debate. Aguarde. As colunas serão publicadas diariamente junto com os posts de notícias.

domingo, 26 de abril de 2009

PRODUÇÃO AQUECIDA: MALHARIAS DE CAMPOS DO JORDÃO INVESTEM PARA TEMPORADA DE INVERNO

Mais de 100 mil turistas visitaram Campos do Jordão no feriado prolongado de 21 de abril. Mas o friozinho, que atraiu tanta gente, foi motivo de trabalho para outras pessoas. Nas malharias da cidade, a folga deu lugar ao serviço puxado, tudo para atender à demanda da temporada de inverno. Os carretéis de linha não param. E devem continuar girando em ritmo acelerado nos próximos meses. Com o frio chegando, uma fábrica de malhas de Campos do Jordão, contratou mais quatro empregados temporários para atender os pedidos. E durante os feriados os funcionários ou as máquinas não param de trabalhar. A produção é de duas mil peças por mês. Para funcionários temporários como é o caso de Simone Pires de Jesus, não há nenhum sacrifício. “Para a gente que está nessa profissão é o melhor momento, principalmente agora que está em crise”, disse a costureira. Da confecção, para as lojas. Em Campos do Jordão, os novos modelos já estão nos mostruários. Mas os comerciantes vão ter que negociar um pouco mais para conseguir fazer uma venda. ”A gente ta vivendo uma crise que todos estão se segurando, então temos que ver com nossos clientes a melhor forma de pagamento e ir negociando”, explica Ricardo Henrique Martins, dono de uma loja de roupas. E para fechar negócio, a roupa não precisa agradar apenas no gosto, mas também no preço. ”Eu pesquiso sempre e em todos os lugares que eu vou, já gostei de algumas peças, mas só vou levar depois de olhar tudo”, falou a turista, Diná de Melo.Apesar da apreensão de alguns lojistas, a Associação Comercial está otimista. A expectativa é que o setor de malhas venda entre 20% e 30% a mais do que em 2008. Principalmente em virtude do maior número de feriados prolongados.

Fonte: VNews –
Sugestão de Matéria para Noticiarama: Paulo Castro

O Click Cidadão de hoje é artístico: o Blog recebeu esta linda imagem de Caxambu a noite. Mais um exemplo do potêncial de nossa cidade. Aprecie!
Foto: Zhekha Amorim


COMUNICAÇÃO DEVE SER ATIVA E NÃO SÓ REATIVA

Em muitos aspectos, principalmente no interior, o cidadão continua muito maltratado e sem entender o que acontece na administração pública. Vive-se de boatos, de ouvir dizer. A comunicação com a imprensa e com o cidadão continua muito longe do ideal. Noticias são ventiladas aos quatro ventos (via bastidores) e rumores surgem por todos os lados. Por que isso acontece? Porque o canal de comunicação oficial muitas vezes não é eficiente. O cidadão passa a se valer de outras fontes de informação não oficiais como sites, jornais e rádios devido ao fato de que a informação oficial é incompleta ou ainda, na maioria das vezes, inexistente. E os jornalistas acabam tirando conclusões e apresentando assuntos também incompletos pela falta de retorno de quem está no poder. Existem exceções, mas a regra tem sido delegar a terceiro plano a comunicação oficial em cidades do interior.
Falar com a imprensa não significa ter que escrever um relatório de páginas e páginas. O que falta muitas vezes é o mandatário do poder entender que uma simples nota, uma pequena resposta, ou comunicado, até mesmo um email, derrubam por completo as especulações, o disse me disse.
A comunicação tem que ser ativa e não reativa, ou seja, não se pode ficar esperando uma notícia dada num veículo de comunicação para desmentir ou ainda, confirmar aquilo que todos já sabiam. Entendo também como muito importante a divulgação de “press releases” (ou divulgação para a imprensa) do que está acontecendo com o Governo para que este sempre esteja na mídia e a imagem seja fortalecida. Os políticos só têm a lucrar com exposição e comunicação.
A transparência e a boa convivência entre cidadãos, governantes, instituições e imprensa ajuda e muito a busca pelo desenvolvimento de uma cidade.

Sérgio Monteiro
jornalista

AGENTES DE TRÂNSITO COMEÇARÃO A MULTAR

A partir de amanhã dia 27, funcionários do departamento de trânsito do município de São Lourenço estarão participando de um treinamento na Universidade Corporativa Prodemge, em Belo Horizonte. O curso visa capacitar os profissionais a operar o sistema de administração de multas (SIDAM) do Detran de Minas Gerais. Com a capacitação, os agentes de trânsito do município de São Lourenço passarão a autuar as infrações cometidas pelos motoristas na cidade. O município será integrado ao sistema nacional de trânsito e as multas enviadas aos proprietários ou condutores de veículos. Atualmente, apenas a Polícia Militar realiza as autuações na cidade. O chefe do departamento de trânsito da prefeitura, Alexandre Silva Chaves, espera que a medida sirva como forma de educar o condutor de veículos a agir com mais responsabilidade no trânsito. A arrecadação do município aumentará com as multas, mas “este não é o objetivo principal das autuações”, disse Chaves. “Com a reorganização do trânsito em todo o município, será de fundamental importância a autonomia dos agentes, para sucesso da nova estrutura viária”, concluiu.

sábado, 25 de abril de 2009

ACIDENTE MATA DUAS PESSOAS NA ESTRADA ENTRE BAEPENDI E CRUZÍLIA

Na madrugada deste sábado, duas pessoas morreram depois que o motorista de um Fiat Uno, placa GUP-8653, de Cruzília, saiu da pista da BR-267 e capotou várias vezes. O acidente ocorreu na altura do km 299, em Baependi, Sul de Minas. Morreram Celso de Souza Antunes, de 21 anos, e Paulo Vitor do Carmo de Jesus, de 17. Os outros dois passageiros tiveram lesões leves.

Fonte: UAI

LAVRADOR TEM BRAÇO AMPUTADO POR MÁQUINA EM MG

Um lavrador teve o braço direito amputado e uma fratura no braço esquerdo na manhã deste sábado (25) na fazenda dos Morais, em Três Corações, no Sul de Minas Gerais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Vitor Afonso Ribeiro, de 52 anos, estava trabalhando em um pulverizador quando seu braço foi puxado por uma das engrenagens da máquina.
Ribeiro foi levado para o hospital São Sebastião e deve passar por uma cirurgia ainda neste sábado.

Fonte: EPTV

GOVERNADOR AÉCIO NEVES VOLTA A DEFENDER REIVINDICAÇÕES DOS CAFEICULTORES

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, voltou a defender os interesses da cafeicultura quando, no último dia 22, conversou por telefone com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. O governador mineiro já havia encabeçado, no dia 8 de abril, uma reunião entre as lideranças do setor com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ocasião na qual o titular da área econômica do Governo se comprometeu a encontrar soluções ao crônico endividamento e à falta de renda dos cafeicultores. Os cafeicultores tentam sanar de forma definitiva a crítica situação vivida. O CNC apresentou propostas que se embasam na opção pela conversão da dívida financeira em produto físico, a um preço de referência de R$ 320 a saca, por um período de 20 anos, sem implantação de taxa de juros e com a quitação de 5% ao ano, bem como na implementação de um programa de Leilões de Opções Públicas de Venda de Café, o qual envolva recursos orçamentários da ordem de R$ 1 bilhão para a aquisição de três milhões de sacas.
Reuniões

O presidente do CNC, Gilson Ximenes, está otimista em relação aos pleitos dos cafeicultores. Na próxima semana, de acordo com Ximenes, estão agendadas três reuniões em Brasília para discutir os problemas. No dia 28, terça-feira, acontece reunião com a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados; na quinta-feira, dia 30, mais duas reuniões: uma no Conselho Deliberativo de Política Cafeeira e a outra no Conselho Monetário Nacional, quando será discutida o Programa de Leilões de Opções Públicas de Venda de Café. Ximenes ressaltou que, na próxima semana, poderá ocorrer o lançamento do Programa de Leilões.
Questionado sobre a Lei 11.922, sancionada pelo presidente Lula no último dia 15, Gilson Ximenes declarou que a Lei é o “início das reivindicações”. Para Ximenes, o caminho está apenas começando, mas ele acredita que os pleitos dos cafeicultores serão atendidos.
Fonte: Eliana Sonja

SÃO LOURENÇO RECEBE PRÊMIO DE URBANISMO E PAISAGISMO


O município de São Lourenço foi agraciado com o Prêmio Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico pelo Instituto Ambiental Biosfera, que elegeu 30 municípios brasileiros. O Instituto Biosfera é uma das mais antigas instituições ambientalistas brasileiras. A ONG, com sede no Rio de Janeiro, há vinte anos realiza ações e iniciativas direcionadas à proteção e valorização do meio ambiente, à melhoria da qualidade de vida da população, e à promoção das boas práticas de desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Uma comissão composta por 49 membros, entre eles urbanistas, arquitetos, paisagistas, engenheiros civis e florestais fez a seleção dos municípios. Em Minas Gerais, apenas as cidades de São Lourenço e Barbacena foram escolhidas. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de maio, no Rio de Janeiro. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Sidney Cabizuca, representará a cidade. O evento terá ainda a presença do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, além de senadores, deputados e outras autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação de São Lourenço

ARTISTAS DA REGIÃO NA GARAGEM DO FAUSTÃO


Aspirantes ao sucesso, a Banda Alfa Brasil de Baependi e o cantor Kiko Marinho de Caxambu, que atualmente mora em Poços de Caldas, postaram seus vídeos na seção "Garagem do Faustão". O programa, que está movimentando artistas do meio musical brasileiro, funciona assim: cantor ou grupo envia seu vídeo através de página na internet. Segundo o regulamento, que está no site, "todos eles são vistos pela equipe do programa e passam por uma triagem". Apesar do internauta poder "votar" no vídeo de sua preferência, ainda segundo o regulamento parágrafo (1.4.1.) [...] Fica estabelecido que não há qualquer relação entre o Material que tiver maior ranking (votos dos internautas) no Portal e os que poderão eventualmente ser exibidos em televisão, sendo certo, portanto, que a escolha dos Materiais que poderão ser veiculados em televisão caberá única e exclusivamente à GLOBO[...]

Mesmo assim vale a pena dar uma força para o pessoal da região. O link para a Banda Alfa Brasil é:
http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1007861,00.html

Para assistir Kiko Marinho acesse:
http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1000088,00.html

Boa sorte a todos!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

PONTO FINAL

O Secretário de Meio Ambiente de Caxambu enviou uma nova colocação sobre o "embate" entre ele e o Presidente da Câmara Municipal José Luiz. Leia:


Somente agora, verifiquei que o presidente da Câmara de Vereadores, de maneira intolerante (é muito mais fácil criticar do que ser criticado, não é mesmo?) refutou meus argumentos quanto à falsa idéia de que eu teria sido apenas "convidado" para comparecer à Câmara Municipal, Instituição à qual, em momento algum, procurei atingir, como leva ele a crer através da manifestação plotada no blog. "Convocação" implica em "obrigação": caso fosse mero sinônimo de "convite", poderíamos então, por exemplo, "convocar" pessoas para uma cerimônia de casamento, para uma festa de aniversário ou para um jantar...ademais, "convite" implica em respeito e deferência, tratamento que nos é cobrado mas que não temos nós, da Secretaria de Meio Ambiente, recebido em contrapartida. Quanto à fiscalização exercida pela SEMAM, que vem sendo objeto de tantas críticas (será que estaríamos sendo compelidos a prevaricar em nosso poder de polícia?), esta é tão ou mais importante do que a limpeza pública, uma vez que "mata na origem" grande parte dos problemas provocados pela histórica leniência do poder público municipal e pela falta de civilidade de alguns setores da comunidade, que desrespeitam os horários de coleta, lançam lixo e entulho nas vias públicas ou nos córregos, ou deixam abandonados seus lotes e calçadas. Portanto, e por entender que na vida pública, em especial, "vale o que está escrito", coloco um ponto final neste embate em que todos perdem, exceto aqueles que necessitam da mídia para sua promoção pessoal.

Atenciosamente,

Reynaldo Guedes Neto
Secretário Municipal de Meio Ambiente
(35) 3341.7378

MINISTROS DO GOVERNO LULA VISITAM A REGIÃO

O encontro de membros do Partido dos Trabalhadores será neste sábado as nove da manhã em Pouso Alegre, Sul de Minas. Organizado pelo Deputado Federal Odair Cunha o objetivo é reunir os diretórios de toda a região para a apresentação de metas de trabalho da legenda visando as eleições do ano que vem.
Estão confirmadas as presenças dos Ministros Patrus Ananias do Desenvolvimento Social e Luiz Dulci da Secretaria Geral da Presidência da República. A expectativa da organização é que o encontro leve a Pouso Alegre as principais lideranças petistas do Estado além de membros dos partidos que formam a base de apoio ao Governo Lula.
“Será um momento histórico para nossa região” – disse Edinho, coordenador do mandato do Deputado Federal Odair Cunha / setor Minas Gerais.

ENCONTRO REÚNE VEREADORES DA REGIÃO

A Reunião Ordinária da AVEMAG (Associação dos Vereadores da Região do Circuito das Águas) foi realizada em Carmo de Minas no dia 18 de abril. O encontro contou com a participação de representantes de diversas Câmaras Associadas. Na abertura da reunião o presidente da AVEMAG Vereador Arildo Ricardo Netto agradeceu a participação e mais uma vez lembrou da importância em fortalecer a instituição. Também falou na abertura dos trabalhos o presidente da Câmara anfitriã vereador Éder Lima, que deu boas vindas a todos.Logo após o consultor jurídico da AVEMAG Cláudio Antônio de Souza deu início aos trabalhos e convidou o palestrante do dia Professor Carlos Alberto Nunes, de Belo Horizonte, que falou sobre o tema: O Tribunal de Contas e o Município de Acordo com a nova Lei Orgânica do TCMG. No encontro também foi apresentado a prestação de contas com parecer do Conselho Fiscal aprovado por todos da Assembléia Geral Ordinária.

Fonte: Jornal Sul Mineiro

quinta-feira, 23 de abril de 2009

NOTICIARAMA VAI ESTREIAR COLUNISTAS E ARTICULISTAS

Com o objetivo de dar voz a diversas tendências e apresentar opiniões diferenciadas sobre assuntos variados, o NOTICIARAMA vai estreiar em MAIO uma série de colunas de opinião, informação, análise e crítica.
Os articulistas já foram convidados e até agora ninguém recusou. Nomes que variam entre cidadãos de Caxambu que de uma forma ou outra têm experiência em comunicação, política, mídia, administração pública e podem colaborar com seus textos na formação de opinião e na informação.
Desde o princípio a idéia deste blog de notícias era abrir espaço para que todos pudessem participar da forma mais democrática possível. E assim será! Temos certeza de que com a participação e principalmente com a opinião destes articulistas, o Blog ganha em qualidade e pluralidade e Caxambu e região ganham em informação. O leitor poderá opinar também, via seção de comentários e assim abrir o debate. Aguarde. As colunas serão publicadas diariamente junto com os posts de notícias.

ACIDENTE MATA MENINO DE 7 ANOS E DEIXA 3 FERIDOS

Uma criança morreu e três pessoas da mesma família ficaram feridas quando a carreta em que viajavam tombou na Rodovia Fernão Dias, próximo a Três Corações, no Sul de Minas, na manhã desta quinta-feira (23) O veículo, com placas de Contagem, transportava madeira para São Paulo. A família é natural de Perdões. O motorista, Helio Glayton da Silva Alvarenga, de 29 anos, a esposa dele, Claudinea Candida de Oliveira Alvarenga, de 31 anos, e o filho mais novo do casal, Guyler Vinícius Alvarenga, de 2 anos, foram levados para o hospital de Três Corações.
O filho mais velho, Hélio Glayton Alvarenga, de 7 anos, morreu na hora. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Fonte: EPTV

SÃO LOURENÇO (MG) FORTIFICA TURISMO E OFERECE GRANDES ATRAÇÕES NOS FERIADOS

Escolhido como um dos municípios indutores do turismo nacional, São Lourenço, na região sul de Minas Gerais, conta com o trabalho técnico da Fundação Getúlio Vargas e de uma empresa de consultoria espanhola para fortificar ainda a vocação turística da cidade."Estamos desenvolvendo eventos para atração dos turistas tradicionais do turismo família, de lazer, terceira idade, e focando na captação de novos visitantes dentro do turismo esportivo, ecoturismo e eventos científicos e empresariais", afirma o secretário de Turismo, Leandro Haddad.O Circuito da Águas, onde se insere São Lourenço, viveu seu apogeu turístico nas décadas de 1950 e 1960, onde os turistas passavam semanas desfrutando do clima e das águas da cidade. A transferência da capital do Brasil, a descoberta de antibióticos, o fechamento dos cassinos, o crescimento do turismo sol e praia, a diminuição do poder aquisitivo e dos dias disponíveis para férias, foram alguns dos fatores que diminuiram a frequência de visitantes."Para reverter esta situação, a Prefeitura de São Lourenço, com o apoio da Nestlé, da Secretaria de Estado de Turismo e do Sebrae, está aplicando um programa de reinvenção do nosso produto turístico, que passa pelo diagnóstico da atual situação, descoberta de novas potencialidades, renovação do atrativo "água", busca de informações do mercado consumidor, entre outros".Com o maior parque hoteleiro do interior do estado de Minas Gerais, que institui 58 hotéis e pousadas, totalizando cerca de seis mil leitos, além de centenas de apartamentos e casa de aluguel, São Lourenço recebeu em 2008 cerca de 270 mil visitantes.Atrativos - O Parque das Fontes, com sete tipos diferentes de águas minerais, é o principal ponto turístico da cidade, seguido do "Trem das Águas", passeio de Maria Fumaça até Soledade, teleférico, roteiro de compras com diversos shoppings, lojas e a Aldeia Vila Verde, templo da Eubiose, Center Kart, passeios de charrete, Quinta do Cedro, roteiro holístico, e muitos outros.Haddad acrescenta que na semana do 1º de maio "teremos o encontro de motos de grande porte, "Megacycle", além da Peregrinação ao santuário de Nhá Chica. Dia 9 de maio, como presente do dia das mães, show da Ivete Sangalo e nos dias 6 e 7 de junho, a segunda etapa da Copa Internacional de Montain Bike", finaliza.

Reportagem de Ágata Cunha - Site - Mercado de Eventos

CADÊ A ÁGUA CAXAMBU?

Na abertura do Simpósio de Letras ontem no Hotel Glória durante um dos mini cursos, um dos professores questionou ao presentes: - Olha, eu vim do Rio de Janeiro certo de que beberia a água de Caxambu. Onde está a água de Caxambu?

A pergunta foi ouvida por dezenas de pessoas que estavam na sala, muitas delas de Caxambu que não souberam responder, como alías, ninguém sabe. Afinal, depois de um certo movimento, a água Caxambu continua sumida no mercado. Cadê a água de Caxambu? Onde estão também os empegos que a Copasa disse que geraria na cidade?


Em tempo: a água servida no Simpósio era a de Pouso Alto.

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

Amigos e Leitores do Noticiarama:

Temos recusado dezenas de comentários em nosso BLOG pois estão figurando como anônimos.

Quem quiser ou puder enviar seus comentários e participar conosco, precisa utilizar as opções na seção de comentários as quais nos permita identificar quem faz o comentário. Caso contrário, serão deletados.

Sempre trabalhamos com a regra de que toda a opinião é válida, desde que o autor da mesma se identifique.

obrigado!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

CAIXA ADIA EVENTO EM CAXAMBU

De acordo com informações enviadas pelo Secretário de Planejamento de Caxambu Rafael Pinto Filho, a Caixa Econômica Federal cancelou o evento que seria realizado hoje na cidade para apresentar detalhes sobre o novo pacote de habitação do Governo Federal.
Não foi explicado a razão do cancelamento. Uma nova data deve ser marcada para Maio.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL COMEÇA HOJE EM CAXAMBU

O 5º SINAL – Simpósio Internacional de Letras: Fronteiras do Contemporâneo, organizado pelo programa de Mestrado em Letras da Universidade do Vale do Rio Verde (UNINCOR) em Caxambu, MG, nos dias 22, 23, 24 e 25 de abril de 2009, propõe focar questões de Linguagem, Espaço e Máquina. A partir desse foco, o primeiro objetivo do simpósio é estimular, divulgar e discutir a produção científica e acadêmica contemporânea, criando oportunidades para o intercâmbio de experiências e idéias entre pesquisadores e professores de diversas instituições e origens. O 5º SINAL – Simpósio Internacional de Letras - Fronteiras do Contemporâneo: Linguagem Espaço Máquina – tem como objetivos: estimular, discutir e divulgar a produção científica e acadêmica contemporânea, criando oportunidades para o intercâmbio de experiências e idéias entre pesquisadores e professores de diversas instituições e origens; fomentar a concepção e o desenvolvimento de projetos conjuntos que possam ampliar o campo de pesquisas já constituído diante de um público mais amplo; avançar no percurso iniciado em simpósios anteriores, determinando as fronteiras do contemporâneo entre o lingüístico, o espacial e o maquínico.

VEM AÍ CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA IDOSOS

Sábado (25) é dia de vacinação do idoso contra a gripe. A mobilização deve se estender até 8 de maio. Mais de 22 milhões de doses devem ser distribuídas por 65 mil postos de vacinação. O alerta vale para quem tem mais de 60 anos, mas a velha caderneta de imunização não deve ser usada só por crianças e idosos. Doenças em adultos poderiam ser evitadas com vacinas que estão disponíveis para todos. Pouca gente sabe e comparece aos postos de saúde.Vacinando os idosos, o governo espera reduzir as complicações e a mortalidade causadas pela gripe. O slogan da campanha é bem simpático: “deixe a gripe na saudade”. A vacina é de graça. A meta é imunizar 80% dos brasileiros com mais de 60 anos, o que significa mais de 15 milhões de pessoas.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que as internações por causa de doenças respiratórias caíram mais de 30% depois que as vacinas começaram a ser distribuídas. “Sabemos que a maioria das pessoas vacinadas desenvolve a defesa e não a gripe. Se gripar, não gripa de forma grave”, diz a coordenadora do Ministério da Saúde Maria Arindelita Arruda.
Saúde dos adultos
E os adultos também podem se prevenir. De acordo com o governo federal, quem tem mais de 20 anos deve se vacinar contra várias doenças. Para difteria e tétano, são necessárias três doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. E mais uma dose a cada dez anos. A chamada tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola - deve ser tomada em dose única. Já a vacina contra febre amarela deve ser tomada a cada dez anos. “Essas vacinas devem ser tomadas rotineiramente. Não existe nenhum surto. As pessoas podem fazer isso com o calendário vacinal”, comenta o médico infectologista Alexandre Cunha. Até 8 de maio, os idosos vão ter prioridade nos postos de saúde.
Fonte: G 1

terça-feira, 21 de abril de 2009

CAIXA APRESENTA NOVO PLANO HABITACIONAL

Nesta quinta feira dia 23 às 19.00 h. no Ginásio Poliesportivo Julio Garcia a Caixa Federal vai promover uma reunião com a população divulgando o Programa Habitacional do Governo Federal que serão realizados em parceria com a Prefeitura. Quem tiver interesse em saber sobre os financiamentos e como deve proceder para comprar sua casa própria, deve comparecer a palestra. Já na semana de 27 a 30 de abril o Conselho Municipal das Cidades e o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano estarão desenvolvendo uma Mobilização Social quanto a modernização do Plano Diretor do Município.
Fonte: Rafael Pinto Filho

segunda-feira, 20 de abril de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAXAMBU RESPONDE AO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Preferiria ignorar o post do Sr. Secretário Municipal de meio ambiente Reinaldo Guedes, mas, em respeito aos leitores deste Blog, é meu dever fazer alguns esclarecimentos:

Jamais assinei – ou assinarei – um ofício sem ler o seu teor. Para mim, vereador eleito pela vontade soberana do povo e Presidente da Câmara Municipal de Caxambu, lapsos desta natureza não são permitidos.

Se o secretário de meio ambiente tivesse a curiosidade de pesquisar em qualquer dicionário da Língua Portuguesa iria descobrir que “convocar” significa “chamar ou convidar para uma reunião”. E foi isso que nós fizemos no ofício nº 126/2009, apenas usamos a palavra “convocação” no lugar de “convite” para chamar o secretário para uma reunião. Se o Sr. Reinado Guedes não sabe o significado da palavra “convocação” o problema não é meu…

O secretário Reinaldo Guedes, como homem que segue a lei à risca para “não cometer leniência e prevaricação”, deveria sim ter “a ver com os procedimentos internos da Câmara de Vereadores”, pois estes procedimentos que se refere o nobre secretário estão previstos na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno. Assim ele não cometeria enganos. A saber:

Art. 242 - A Câmara poderá convocar os Secretários Municipais (…) para prestarem informações sobre a administração Municipal, sempre que a medida se faça necessária para assegurar a fiscalização apta do Legislativo sobre o Executivo.

Art. 243 - A convocação deverá ser requerida, por escrito, por qualquer Vereador ou Comissão, devendo ser discutida e aprovada pela maioria do Plenário.
i. § 1o - O requerimento deverá indicar, explicitamente, o motivo da convocação e as questões que serão propostas ao convocado.
ii. § 2o - A falta de comparecimento do Secretário Municipal ou cargo equivalente, sem justificativa razoável, será considerada desacato à Câmara (…)

Art. 244 - Aprovado o requerimento, a convocação se efetivará mediante ofício assinado pelo Presidente da Câmara, indicando dia e hora para o comparecimento, e dando ao convocado ciência do motivo de sua convocação.

Art. 245 - Aberta a sessão, o Presidente exporá ao Secretário ou cargo equivalente, que se assentará à sua direita, os motivos da convocação e, em seguida, concederá a palavra aos oradores inscritos com a antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas para as indagações que desejarem formular, assegurada a preferência ao Vereador proponente da convocação ou ao Presidente da Comissão que o solicitou.

Pelo que consta na Lei Orgânica posso afirmar, reafirmar e confirmar que não houve convocação conforme prevê a lei municipal e como quer fazer acreditar o sr. secretário.

Ao invés de se ater em detalhes mínimos, talvez sim, talvez não, para confundir as pessoas e tentar desmoralizar o Presidente e a Câmara de Vereadores, o sr. Reinaldo Guedes deveria se preocupar era com informações inverídicas fornecidas por ele através de um de seus assessores na presença de várias pessoas e diante dos ouvintes que acompanhavam a transmissão pela rádio daquela reunião. A afirmação, por exemplo, de que o mato na Escola Infantil do Caxambu-Velho havia sido cortado foi desmentida por uma professora da escola que telefonou para a Câmara durante a reunião.

Assim como o secretário se coloca prontamente neste Blog para resolver as questões relativas à fiscalização ambiental, “em especial no que tange às fontes fixas e móveis de ruídos”, acredito que, primeiro, ele deveria se colocar à disposição para resolver os inúmeros problemas de capina e limpeza de ruas e, principalmente, dos bairros, poda de árvores, tratamento de lixo e operação do aterro sanitário, que, segundo informações, não se encontra exatamente da maneira que nos foi apresentada naquela noite.

Para finalizar esta questão - pois não tratarei mais deste assunto -, gostaria de comunicar ao dedicado secretário que continuo aguardando a realização dos serviços solicitados pelos caxambuenses, através dos vereadores, conforme programação e datas por ele apresentadas. Como já havia dito antes: para mim é isso que importa.

Sem mais para o momento, agradeço a atenção colocando-me a disposição de todos, inclusive do nobre secretário, para que, por exemplo, seja implantada no município a coleta seletiva de lixo.

José Luiz F. Nogueira
Presidente da Câmara Municipal de Caxambu.

MINISTÉRIO DA FAZENDA NEGA NOVAS MEDIDAS COM RELAÇÃO ÀS DÍVIDAS DAS PREFEITURAS

O Ministério da Fazenda negou por intermédio da assessoria de imprensa, que o governo esteja estudando novas medidas relacionadas às dívidas das prefeituras com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Não há no governo estudo de novas medidas para aliviar as dívidas das prefeituras com o INSS. O governo considera que o problema do endividamento está equacionado na Medida Provisória (MP) 457, que dispõe do assunto”, informou a pasta. A declaração foi dada depois que o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, reuniu-se com a bancada do PMDB na Câmara e disse que o governo negocia com os parlamentares o texto final da MP que prevê renegociação de dívidas dos municípios com o INSS, com pagamento em até 240 meses. No entanto, o ministro evitou falar na inclusão da suspensão do pagamento das dívidas por seis meses até que seja feito encontro de contas. A moratória é a principal reivindicação dos prefeitos, depois da ajuda financeira de R$ 1 bilhão para compensar as perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), anunciada na semana passada.

domingo, 19 de abril de 2009



Duplicação e Ciclovia na rodovia que liga Caxambu à Baependi: será que vai ficar só na placa?

sábado, 18 de abril de 2009

PRODUTORES DE CAFÉ PODERÃO PAGAR DÍVIDAS COM CAFÉ

O Governo Federal baixou medida provisória que vai permitir o pagamento de dívidas dos cafeicultores com sacas do produto. Falta agora aprovação do Congresso. As negociações devem continuar também para definir, inclusive, qual o percentual da dívida poderá ser convertida em sacas de café e qual vai ser o valor de referência de cada saca. Nesta semana os produtores de café de Minas Gerais entregaram em Brasília uma carta com reivindicações para o setor, que, segundo eles, enfrenta uma crise que já dura 20 anos, com uma dívida acumulada de R$ 20 milhões. O documento foi entregue durante uma reunião com o governador Aécio Neves e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O encontro contou ainda com a presença de 25 parlamentares. Na Carta de Varginha, documento elaborado depois de um protesto que parou a cidade no mês passado e que contou com a participação de 25 mil produtores rurais, uma das reivindicações apresentadas foi justamente essa: a possibilidade de pagar a dívida, ou parte dela, com a própria produção de café. Cada saca com 60 kg vale atualmente R$ 320. Outra reivindicação dos produtores é a implantação de um programa de leilão para a venda do produto, o que iria regularizar o estoque e o preço do café brasileiro no mercado internacional.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE RESPONDE A PRESIDENTE DA CÂMARA

Como sempre fazemos, aliás como sempre deve ser feito no bom jornalismo, publicamos abaixo o outro lado da história. O Secretário de Meio Ambiente de Caxambu Reynaldo Guedes responde ao Presidente da Câmara de Vereadores. Leia a resposta:


"Ao contrário do que o Presidente da Câmara afirmou em entrevista concedida a este Blog de Notícias, fui sim convocado para a reunião da Câmara. Nada tenho a ver com os procedimentos internos da Câmara de Vereadores, mas me atenho ao teor do ofício nº 126/2009, de lavra do Gabinete da Presidência da Câmara (cópia escaneada em anexo). Se o Sr. José Luiz, por um lapso, assinou sem ler, o problema também não é meu. Solicito, portanto, retificação da informação por ele prestada ao Noticiarama".




"Quanto às questões relativas à fiscalização ambiental, em especial no que tange às fontes fixas e móveis de ruídos, sempre que instados através de requerimentos e abaixo-assinados, devidamente protocolizados na PMC, ou boletins de ocorrência da PMMG, estaremos (nós da Secretaria de Meio Ambiente) atuando e autuando os responsáveis, pois qualquer procedimento em contrário caracterizaria leniência e prevaricação".

Atenciosamente,

Reynaldo Guedes Neto

Secretário Municipal de Meio Ambiente

(35) 3341.7378

HOSPITAL DE CAXAMBU PROMOVE PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ

O ciclo de palestras promovidas pelo Hospital de Caxambu junto à comunidade para o ano de 2009 já começou. O primeiro evento foi realizado no dia 3 de abril no bairro Santa Tereza. O tema abordado foi "Gravidez na Adolescência". Segundo a direção do Hospital a participação foi bastante satisfatória e contou com a presença de diversos moradores do bairro Santa Teresa, do Vereador Nei além de colaboradores do "Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Casa de Caridade São Vicente de Paulo" e parceiros da farmácia Apothecarium. No final da palestra foi sorteada um linda cesta com produtos exclusivos para as gestantes que participaram deste encontro especial.

CEMIG INFORMA ATENDIMENTO E PREVISÃO DO TEMPO PARA O FERIADO DE TIRADENTES

De acordo com a meteorologista Cristiane Nobre Prudente, da Cemig, o fim de semana e o feriado serão marcados por tempo estável no Estado. Segundo Cristiane, entre os dias 18 e 21 de abril, o tempo deve se manter estável na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, com predomínio de sol e sem ocorrência de chuvas. No entanto, uma frente fria está localizada nas regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, onde poderão ocorrer pancadas de chuvas no período da tarde e noite. Nas demais regiões, o tempo deverá ficar com sol entre nuvens. Durante os próximos dias, uma massa de ar polar vinda do sul do País chegará a Minas Gerais. Devido a essa frente fria, a primeira do ano, as noites começarão a ficar mais frias no Sul de Minas, na Zona da Mata e na RMBH. CapitalEm Belo Horizonte e RMBH, as temperaturas sobem, com as máximas oscilando entre 28 e 30 graus. As temperaturas mínimas sofrerão um leve declínio, variando entre 13 e 15 graus, em virtude da atuação de massa de ar seca e fria que se aproxima do Estado. Na próxima semana, após o feriado, o tempo deverá ficar parcialmente nublado e haverá possibilidade de ocorrência de chuvas, devido à passagem de uma frente fria sobre o litoral do Sudeste. No entanto, Cristiane acredita que as chuvas serão de fraca intensidade. Temperaturas nas cidades históricasDe acordo com a meteorologista, os termômetros de Ouro Preto e Mariana devem registrar mínima de 14 graus e máxima de 26 graus durante o fim de semana e o feriado de Tiradentes. Segundo ela, o tempo nas duas cidades deverá ficar parcialmente nublado. Em Diamantina, o tempo também deverá ficar parcialmente nublado com temperaturas variando entre 13 e 23 graus. Acompanhando a previsão de clima estável previsto para o Estado durante o fim de semana e feriado, São João Del Rei e Tiradentes também terão o tempo parcialmente nublado. Os termômetros na região devem marcar temperaturas mínima de 15 graus e máxima de 26 graus.
Emergências
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que todas as agências e postos de atendimento da Empresa estarão fechados nos dias 20 e 21 de abril, em virtude do feriado de Tiradentes. Nesse período, informações, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitos pelo Fale com a Cemig, telefone 116. O serviço funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site http://www.cemig.com.br/, também oferece diversos serviços com conforto, segurança e tranquilidade. As agências e postos de atendimento da Empresa voltam ao expediente normal na quarta-feira, dia 22 de abril, às 9 horas.
Maria de Fatima Fernandes Valias
CEMIG

PRODUTORES VÃO À JUSTIÇA CONTRA LATICÍNIOS NILZA

Os produtores de leite de Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais, decidiram entrar na Justiça contra a empresa Laticínios Nilza. Sem receber há quatro meses eles enfrentam dificuldades e sofrem para manter o rebanho e os compromissos. De acordo com o Sindicato Rural da Região Sul de Minas Gerais, a dívida com os 20 produtores chega a R$ 480 mil e por este motivo eles entraram com uma ação coletiva contra a empresa. No final do mês passado o Laticínios Nilza demitiu 180 funcionários da unidade que funcionava em Itamonte e ainda entrou com um pedido de recuperação judicial. Ainda segundo o sindicato, a ação conjunta dos produtores rurais de Passa Quatro foi apresentada no Fórum de Itamonte. O juiz Fernando Xavier concedeu uma liminar para bloqueio eletrônico de valores da conta bancária da empresa. Isso possibilita o recebimento do dinheiro por parte dos produtores. A ação ainda cabe recursos e a empresa informou que, por enquanto, não vai se manifestar sobre o assunto.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAXAMBU FALA SOBRE REUNIÃO POLÊMICA

O Presidente da Câmara de Vereadores de Caxambu José Luiz Nogueira, demonstrando espírito democrático e conhecedor do funcionamento da imprensa e da importância em esclarecer a opinião pública, atendeu de imediato a reportagem do NOTICIARAMA e deu um parecer sobre polêmica reunião da última segunda feira quando o Legislativo discutiu a tão falada Lei do Silêncio. Segundo José Luiz, a reunião começou com a participação de um membro da banda da Escola Ruth Martins de Almeida reclamando que a mesma não tinha onde ensaiar devido à reclamação de alguns vizinhos da escola e da direção do Hotel Bragança. Depois foi a vez de Reinaldo Guedes, Secretário Municipal de Meio Ambiente, que participou da reunião como convidado, e não convocado. O Presidente da Câmara esclarece que o Secretário se enganou ao afirmar na reunião que tinha sido convocado. Segundo José Luiz para haver convocação há necessidade de toda uma burocracia (requerimento, aprovação em plenário, definição do assunto, etc) o que nesse caso não foi providenciada pela Câmara.
O Secretário respondeu diversas perguntas dos vereadores e depois fez uma apresentação com datashow sobre legislação, o trabalho e responsabilidades da sua Secretaria. De acordo com o relato do Presidente José Luiz, no início da reunião o clima foi tenso, mas depois a coisa acalmou.
"Acredito que conseguimos, pelo menos eu quero acreditar nisso, passar a ótica dos vereadores em relação aos problemas de limpeza pública, capina das ruas, notificação das igrejas, podas de árvores, entre outros problemas. Mostramos ao Secretário e aos membros da Secretaria de Meio Ambiente, presentes na reunião, que os vereadores são muito cobrados em relação a estes problemas de responsabilidade deles, e que por isso, era importante a presença dos responsáveis para discutirmos soluções para os problemas" - afirmou José Luiz Nogueira Presidente da Câmara de Caxambu. Ele lembrou ainda que os vereadores não pedem as capinas, a limpeza entre outros serviços para bem próprio mas sim para os munícipes insatisfeitos que procuram pelos membros do Legislativo com as reclamações. O Presidente da Câmara informou a este Blog de Notícias que o Secretário de Meio Ambiente se saiu bem em sua participação e demonstrou claramente sua boa vontade em resolver os problemas apontados na reunião, definindo as datas para a solução da maioria deles.
-"Ele inclusive admitiu que, no caso das igreja, não estava querendo proibir o funcionamento delas. Pelo que entendi disso, as mesmas poderão continuar do jeito que estão. Ele disse que notificou todas por causa de um problema existente em apenas uma igreja e para não dizerem que ele estava perseguindo apenas esta, ele notificou todas" - disse José Luiz. E completa: -"Diante de sua explicação, deixei claro para ele que o que faltou neste episódio foi comunicação e que estava faltando bom senso para a solução dos problemas relacionados à dita "poluição sonora". Ele quis passar uma mensagem e a população entendeu outra. Coloquei a Câmara à disposição dele para poder ajudá-lo a resolver as questões que envolvessem a comunidade" - completa o Presidente da Câmara. O Vereador interpretou como positiva a participação do Secretário de Meio Ambiente Reynaldo Guedes e disse que ele foi mais flexível em suas posições e no discurso na Câmara, chegando a admitir a falha na comunicação e se justificando que, como Secretário, tinha de fazer cumprir a lei. Foi enfático diante de todos ao dizer que não queria proibir nada.- "Espero que isso seja verdade - comenta José Luiz. Concluindo a entrevista EXCLUSIVA ao Noticiarama José Luiz fez um balanço da reunião: -"O Secretário assumiu vários compromissos diante dos vereadores com datas e prazos para resolver problemas de limpeza de ruas, podas de árvores, capina química, limpeza de escola, entre outras coisas. Para mim, é isso que interessa, pois, se ele não cumprir, vai ficar desmoralizado perante a população" - afirma José Luiz Nogueira Presidente da Câmara Municipal de Caxambu.

DENGUE CRESCE 46,75% EM MINAS E DEIXA 16 MUNICÍPIOS EM ALERTA

Apesar de os números de infestação do mosquito que transmitem a dengue terem reduzido neste mês em relação a janeiro, 16 dos 21 municípios que já entregaram os dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira), estão em situação de alerta, como informa a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A cidade de Ituiutaba, no Pontal do Triângulo, já corre o risco de surto da doença.Até o momento, em Minas Gerais foram confirmados nesse ano 31.289 casos de dengue. Apenas nos três primeiros meses, 28.587 pessoas tiveram diagnóstico confirmado da doença, número 46,75% maior do que o do primeiro trimestre de 2008, até então recorde. Em todo o Estado, em 2009, foram confirmados 21 casos de dengue hemorrágico. Restam ainda seis casos suspeitos. Para a Secretaria de Saúde, alguns fatores ajudam a explicar o motivo do aumento dos casos de dengue no Estado. “A gente teve um atraso no início das chuvas e até agora, no mês de abril, ela ainda continua. Isso não acontecia nos anos anteriores e favorece o aumento dos criadouros”, disse a coordenadora estadual do Centro de Zoonoses, Thalita Chamone, que ainda espera que surjam novos casos de dengue em abril. Segundo Chamone, a principal preocupação está em conscientizar a comunidade sobre a importância do combate ao vetor do vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti. Isso porque, hoje, criadouros como jarra de plantas e utensílios de animais domésticos são grandes focos. “O Lira demonstrou que os principais focos encontram-se atualmente dentro dos domicílios e, nesses casos, a população tem que agir como parceira para o combate à doença”, completou. No entanto, existem também outros fatores que contribuíram para o aumento da incidência da dengue em Minas Gerais. Um deles é a descontinuidade e até interrupção das campanhas de combate ao vetor, em função da sucessão dos governos municipais. A cidade de Belo Horizonte é a que apresenta o maior número de doentes, porém, não é o município que apresenta maior incidência. Essa liderança continua sob o controle de Inimutada, na Região Central de Minas Gerais. Outro fator é a circulação concomitante de três sorotipos da dengue - I, II, III, de acordo com nota da Secretaria Estadual da Saúde, “a Funed comprovou a transmissão por diferentes sorotipos no Estado, por meio dos exames de isolamento viral: DEN-2 e DEN-3 no final de 2008; DEN-1 e DEN-2 no início de 2009. A predominância do DEN-2 neste momento em Minas Gerais propicia o aumento da transmissão de dengue e a ocorrência de maior número de casos na forma grave”. “Um indivíduo terá imunidade permanente contra o tipo de vírus que o contaminou e imunidade temporária contra os outros tipos. No entanto, infecções de dengue sucessivas podem levar ao desenvolvimento de forma da doença mais graves”, completou Thalita Chamone. Segundo a coordenadora do Centro de Zooneses, dos 27 municípios que fazem o Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira), cinco ainda não enviaram os resultados e outros quatro - Contagem, Nova Lima, Santa Luzia e Teófilo Otoni - têm índice de infestação menor do que 1%, o que é recomendado. Dentre as cidades que devem ficar em alerta quando ao aumento de focos dos mosquitos Aedes aegypti estão Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Itabira, juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Timóteo, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano. Esses municípios apresentaram índice de infestação entre 1 e 3,9%. Ituiutaba, com o lira de 4,7%, tem risco de surto de dengue. Nenhuma cidade do Sul de Minas corre o risco de surto de dengue.

PRAZO PARA ELEITOR REGULARIZAR SITUAÇÃO TERMINA HOJE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra nesta quinta-feira (16) o prazo para que o eleitor que não está em dia perante a Justiça Eleitoral possa se regularizar. Quem não votou e nem justificou ausência nas últimas três eleições está sujeito ao cancelamento do título de eleitor.
De acordo com o TSE, todos os cidadãos que deixaram de votar em uma ou mais eleições devem comparecer a um cartório eleitoral até esta quinta, para que a situação eleitoral seja regularizada. Segundo dados da Corte, o número de eleitores nessa situação passa de 580 mil em todo o país.
Quem não votou nem justificou nas últimas eleições está sujeito a uma série de restrições. Além de ter o título cancelado, o eleitor que se encontra nessa situação pode ficar proibido de retirar documentos como identidade, CPF e passaporte, de inscrever-se em concursos públicos e tomar posse em cargo público e até de obter empréstimos.
Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com os seguintes documentos: identidade, comprovante de residência, título eleitoral e os comprovantes de justificativa ou de recolhimento de multa.
Segundo o TSE, os eleitores que não têm a obrigação de votar – os analfabetos, os maiores de 70 anos e as pessoas entre 16 e 18 anos – não estão sujeitos ao cancelamento do título de eleitor, uma vez que para esse grupo o voto é facultativo.
Todo eleitor pode consultar no site do TSE se seu nome está incluído na relação dos que têm pendências.

FIES: TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA O PRAZO PARA AS INSCRIÇÕES

Termina nesta sexta-feira, dia dezessete de abril, o prazo para a inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o FIES. Podem solicitar o financiamento os estudantes matriculados em qualquer instituição de ensino superior e que não tenham condições de arcar com as despesas do curso. O FIES paga de cinquenta a setenta e cinco por cento das mensalidades. As inscrições podem ser feitas pelo site da Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br.%20/

Fonte: http://www.cidadaniaresponsavel903.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de abril de 2009

PREÇOS DOS MEDICAMENTOS SÃO REAJUSTADOS NO SUL DE MG

As farmácias do Sul de Minas Gerais começaram nesta semana a reajustar os valores dos medicamentos. A alta foi autorizada pelo governo federal no dia 1º de abril. Os preços de 20 mil itens vão sofrer aumento de até 5,9%.A alta representa aumento no lucro das farmácias, principalmente, nesses primeiros meses. Os remédios que foram comprados com os valores antigos e estavam estocados, também podem ser vendidos pelos novos preços.No caso de um medicamento usado para o coração, o preço subiu de R$ 6,22 para R$ 6,59. A diferença nos estabelecimentos particulares parece pequena, mas no final do mês, pesa no bolso do consumidor. Uma alternativa é a Farmácia Popular. O valor do mesmo remédio para o coração não passa de R$ 3. Em média, 100 tipos de medicamentos são oferecidos na Farmácia Popular. É preciso apresentar a receita médica na hora da compra.De acordo com a Federação da Indústria Farmacêutica, o reajuste é anual e não implica em remarcação automática de preços. As novas tabelas determinam o preço máximo de venda dos remédios, ou seja, o consumidor que pesquisa encontra valores mais baixos ou pode conseguir descontos.

Fonte: EPTV