• Uberlândia Cidade Polo – MEC – Programa de Educação Inclusiva

    17 municípios de abrangência: Araporã, Arapuá, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Carneirinho, Córrego Danta, Cruzeiro da Fortaleza, Delta, Estrela do Sul, Fronteira, Ipiaçu, Iraí de Minas, Lagoa Formosa, Monte Alegre de Minas, Planura, Prata e Pratinha.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Outras ações de formação que o NADH desenvolve:

Encontro Mensal do AEE – Atendimento Educacional Especializado – Tem como objetivo a formação continuada para os profissionais que atuam no AEE do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

 

Encontro Mensal de Pedagogos do AEE – Atendimento Educacional Especializado Tem como objetivo a formação continuada para os  pedagogos que atuam no AEE do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

 

Encontro mensal do ADA – Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem Tem como objetivo a formação continuada para os profissionais que atuam no ADA de  47 escolas do Ensino Fundamental.

 

Curso de BRAILLE Tem como objetivo propiciar aos profissionais da Educação e à comunidade em geral o conhecimento básico da leitura e escrita do Sistema Braille, bem como a problemática da cegueira.

 

Curso SOROBÃ – Tem como objetivo habilitar professores da sala comum e do A.E.E. no atendimento aos alunos com cegueira e baixa-visão, em relação a prática do ensino da matemática com o uso do sorobã, propiciando melhor qualidade no processo ensino aprendizagem.

 

Curso de LIBRAS básico – Tem como objetivo proporcionar aos profissionais da educação e comunidade em geral o conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais, bem como o acesso às noções gerais dos processos histórico-sócio-educacionais das pessoas com surdez, a fim de viabilizar-lhes uma melhor interação e comunicação com os usuários desta língua nos ambientes escolares e diversos segmentos da sociedade.

 

Curso de LIBRAS intermediário – Tem como objetivo proporcionar aos profissionais da educação e comunidade em geral o aperfeiçoamento da Língua Brasileira de Sinais, bem como o acesso às noções gerais dos processos histórico-sócio-educacionais das pessoas com surdez, a fim de viabilizar-lhes uma melhor interação e comunicação com os usuários desta língua nos ambientes escolares e diversos segmentos da sociedade.

Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE

Para apoiar os sistemas de ensino na organização do AEE, o MEC/SEESP desenvolve o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais,  articulado com o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial, em razão da necessidade de promover a construção de conhecimentos para a prática do AEE.

A escolha da modalidade a distância para o desenvolvimento desta formação deve-se ao fato de que as tecnologias permitem a expansão desta formação para redes de ensino que requerem professores habilitados para o exercício da docência no AEE em todo o Brasil.

Este Curso de Especialização proporcionará aos professores que atuam no AEE, conhecer os recursos, os serviços e as estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de AEE, que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização. Desta forma, o curso tem como objetivo promover um aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar

Participação em conselhos: COMPOD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; CME – Conselho Municipal de Educação e Reunião de entidades de pessoas com deficiência no Ministério Público com o objetivo de representar a SME afim compartilhar assuntos acerca da Inclusão/ Educação Especial no Município e contribuir para formação de concepções e princípios relativos a uma sociedade inclusiva e para todos.

Uma resposta

  1. A criação deste Blog para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos neste setor tão importante da educação de Uberlândia é uma excelente idéia, pois assim todos podem conhecer, acompanhar os acontecimentos, esclarecer dúvidas e dar sugestões para que esse canal de informações fique cada vez melhor.
    Parabéns!!
    Joana Darc

Deixe um comentário