terça-feira, 10 de abril de 2012

Sopa de Agnolini (ou Capeletti) com galinha caipira

Olá meninas,


Sei, andei sumida! Correrias! Mas agora pretendo postar mais assiduamente aqui no blog.


Hoje, como está friozinho e com cara de chuva, me deu muita vontade de uma sopinha bem quentinha. Então resolvi fazer, e dividir com vocês, a sopa preferida do pessoal aqui de casa. Para falar a verdade a minha sopa preferida é a de feijão... mas sou minoria por aqui, resolvi fazer a dita sopa preferida dos outros aqui de casa: Sopa de Agnolini.


Alguns estranham o termo Agnolini, mas para quem é do sudoeste do Paraná (como eu!) e do interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, esse termo é muito comum.


Agnolini (lê-se anholini) é uma massa parecida com o Capeletti, e na falta do Agnolini caseiro que encomendo lá de Pato Branco (daí!), essa sopa pode também ser feita com Capeletti, de preferência caseiro e com recheio de frango.


Esse aí é o Agnolini:






Fechei muitos quando era criança e fazíamos em casa. Agora, para alegria de todos, a minha mãe pega a massinha de uma senhora que vende prontinho e com o recheio bem caseiro. Trago congelado sempre que consigo.


A Luiza, minha filhota, come sem parar!


Essa sopar é muito boa, vale o trabalho! Também é muito nutritiva e nunca vi uma criança não gostar. A galinha caipira é opcional, mas é mais saudável e deixa o caldo mais rico.


Eu não sei as medidas, faço tudo no olhômetro, mas vou passar como fazer e os ingredientes que uso.


Vamos lá:


- Pedaços de galinha caipira (sim, pode ser feita com galinha não caipira ou até com peitinho de frango, mas o sabor é outro! Apesar de dar mais trabalho, abaixo vocês verão o porquê, aconselho a galinha caipira.)


- Cebola cortada em partes grandes (ou inteira mesmo!)


- Caldo de galinha (se for caseiro melhor, mas eu uso o bom e velho Maggi!).


- Noz moscada


- Agnolini ou Capeletti


- Salsinha e cebolinha


- Queijo ralado


Primeiro temos que cozinhar os pedaços de galinha em bastante água, até amolecer! Junto com o frango eu coloco uma ou duas cebolas quase inteira. Eu retiro a cebola depois de cozida e sirvo em um prato a parte para quem quiser. Gosto do caldo bem limpinho, sem temperos aparentes, mas isso é questão de gosto.
Como a galinha caipira solta aquelas "sujeirinhas" no caldo, depois de bem macia eu coo o caldo usando um pano de prato sobre o escorredor de macarrão.


Sujeirinha do frango:


 Como coar:








Tchã-nãm: como ficou:


Dá um trabalhinho, mas vale muito a pena! Depois eu tiro os osso, cartilagens, pele e gordura do frango e devolvo a carne para a panela. Agora é a hora de temperar com o caldo de galinha, sal a gosto, pimenta do reino (se gostar) e noz moscada. Para mim, a noz moscada é o tempero mais importante dessa sopa! Coloco bastante!
Caldo temperado... juntar os Agnolinis e cozinhar até ficar al dente.






Não tirei fotos da sopa depois de pronta, então "roubei" do Google. Eu não coloco a salsinha e a cebolinha na panela, sirvo a parte, junto com o queijo ralado (fundamental). Cada um coloca o que (e o quanto) quiser. Pode-se servir também com tomates picadinhos e torradinhas.










Bom apetite!!!


Beijos


Ana

3 comentários:

  1. Oi, estava aqui na minha cidade procurando receitas de sopa no google quando vi seu comentário inicial,
    rs, chamei meu marido para ver, nao pode ser. Moro em Pato Branco.Beijos estou comecando a fazer sopa de Agnolini, vai ficar uma delicia hummm.
    Geovana

    ResponderExcluir
  2. sou de caxias do sul, e adoro sopa de agnoline aqui em casa a gente gosta de colocar batatas e cenoura tambem. fica uma delicia

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Santa Catarina apreciamos muito essa sopa. Nossa deu vontade!!!!

    ResponderExcluir