NanoSeparation Tecnologies

Nós resolvemos seus problemas.

Equação da Resolução em Cromatografia

Resolução é uma medida da habilidade de uma coluna separar dois componentes. A equação geral que rege a resolução cromatográfica é

 

 

 

 

 

 

     onde:

             N = número de pratos

             a = fator de seletividade

             k = fator de retenção (antigo fator de capacidade)

 

Analisando a equação da Resolução, observa-se que a eficiência, usualmente medida pelo número de pratos teóricos (N) é apenas um dos fatores que determinam a resolução cromatográfica.

Enquanto que N depende principalmente do comprimento (L) e do diâmetro interno (d.i.) do tubo, a e k dependem da estrutura química da fase estacionária e da espessura do filme (df). Portanto, a escolha da coluna capilar apropriada depende principalmente da seleção dos seguintes fatores:

 

Fase Estacionária: É o parâmetro mais importante da coluna, definindo sua seletividade (a). Além de determinar a resolução final   (a retenção relativa dos solutos), influencia em todos os outros parâmetros na seleção da coluna.

 

Diâmetro Interno. O diâmetro interno da coluna (d.i.), influencia diretamente em sua eficiência (N) e, portanto, em sua resolução. É também fator importante na capacidade da coluna (quantidade da amostra a ser injetada).

 

Espessura do Filme: A espessura do filme (df) é um fator importante na retenção de soluto, determinando a capacidade da coluna.

 

Comprimento: O comprimento da coluna (L) relaciona-se diretamente com sua eficiência global e o tempo de análise.

Data: Dezembro/2004

Voltar