11 de set. de 2009

Jornada de Iniciação Científica (JIC - UFRJ)

O projeto Pacificar, vinculado ao NIAC, apresentará, no dia 05/10 - 9:30 à 12:30 - , na Jornada de Iniciação Científica (JIC) da UFRJ, os resultados preliminares de duas pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do projeto.
1) Formas Alternativas de Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça: Mapeamento de Experiências no Estado do Rio de Janeiro.
Busca-se desenvolver pesquisa com base na cartografia das experiências existentes, prioritariamente nas regiões do PRONASCI, através de diagnóstico dos projetos de extensão e práticas jurídicas de mediação comunitária realizadas nas faculdades do Rio de Janeiro. Pretende-se problematizar os elementos constitutivos dos projetos de extensão e práticas jurídicas em curso nas universidades públicas do Rio de Janeiro atualmente; de que forma adotam perspectiva de transversalidade dos direitos humanos e de interdisciplinaridade; a contribuição do saber jurídico nesse campo; e seu papel na articulação e potencialização de redes de acesso à justiça.
2) Mediação de Conflitos: Uma Análise do Posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O presente trabalho objetiva contribuir para o desenvolvimento da pesquisa acerca das formas alternativas de conflito. Serão desenvolvidos questionários, específicos sobre o tema, para a pesquisa tanto no âmbito da OAB, como no âmbito da Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ). O objetivo final é construir um relatório detalhado sobre o posicionamento de advogados, professores, e alunos no que tange a contribuição da mediação como forma alternativa de resolução de conflitos e para o acesso à justiça. O trabalho se insere em um crescente esforço realizado por instituições de ensino superior, movimentos sociais, pela Ordem de Advogados do Brasil, e pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A pesquisa objetiva, assim, proporcionar o diálogo entre duas importantes instituições, aumentar a troca de informações sobre o tema, e, dessa forma, contribuir para o avanço do estudo sobre as formas alternativas de resolução de conflitos, com ênfase na Mediação.