sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Programa de Estágio Nestlé

A Nestlé acredita que o Programa de Estágio é uma oportunidade de iniciação de jovens talentos, que proporciona ao estudante a possibilidade de tornar-se um profissional qualificado e diferenciado.


O Programa de Estágio visa também identificar, atrair e reter jovens para futuras posições na empresa.

Pré Requisitos:
Cursando: Administração, Análise de Sistemas, Biologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharias, Farmácia, Jornalismo, Nutrição, Processamento de Dados, Propaganda e Marketing, Psicologia, Publicidade, Química, Relações Internacionais e Sistemas da Informação.

Inglês no mínimo intermediário
Conhecimentos em informática (Pacote Office)
Disponibilidade para estagiar 30 ou 40 horas semanais

Inscrições vão até 23 de setembro : http://www.nestle.com.br/

R i s c o s. . .

Rir é correr o risco de parecer tolo.

Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas devemos correr os riscos, porque o maior risco é não arriscar nada.
Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas,
privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre!

Obra de Sêneca. Orador romano que viveu entre 55 a.C. e 39 d.C

Trainees Coca-Cola 2008

Trabalhar na Coca-Cola Brasil é uma experiência única! É contribuir não apenas para nossa liderança mundial em bebidas, mas também para o cumprimento de nossa missão.


Durante o programa, que tem a duração de 2 anos, você terá a oportunidade de conhecer nosso negócio no Brasil e aprofundar-se nas atividades da área escolhida, contribuindo de maneira efetiva em projetos específicos.

Pré–requisitos
Formação superior, com conclusão de curso entre Dezembro 2004 e Dezembro 2007 nas seguintes áreas: Economia; Administração; Engenharia; Marketing; Publicidade e Propaganda; Comunicação Social; Ciências Contábeis; Estatística; Ciências da Computação/Informática, Matemática, Química, Biologia, Farmácia e Ciências Atuariais.
Pós-graduação ou MBA são desejáveis;
Inglês fluente;
Domínio de microinformática;
Disponibilidade para morar no Rio de Janeiro durante e após o Programa, bem como de morar em outros Estados durante os projetos do programa.

As inscrições vão até 23 de setembro : www.ciadetalentos.com.br clique em oportunidades

Luandre Recursos Humanos

A Luandre já nasceu grande.


Em 1968, a CLAM, uma das maiores empresas de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, decide ampliar a sua área de ação e instala-se em São Paulo. Após dois anos de atuação, ocorre seu desmembramento. Nasce, assim, a Luandre, com o know-how adquirido na gestão anterior e a vitalidade própria das jovens empresas.

A Luandre objetiva a busca de novos talentos, o estabelecimento de parcerias, o investimento em soluções criativas, a adaptabilidade e a renovação constantes, e a excelência nos serviços.

Coloque seu currículo lá gratuitamente : http://www.luandre.com.br/

Instituto QualiBest

O QualiBest é um Instituto de Pesquisa de Mercado que além de realizar as técnicas de pesquisas tradicionais se especializou em utilizar a Internet como meio de comunicação e coleta de informações.


O QualiBest desde Abril de 2000, vem desenvolvendo novas metodologias exclusivas e aprimorando suas ferramentas de coletas de dados, tornando o meio mais ágil e de baixo custo na obtenção de informações.

O objetivo do QualiBest é cadastrar internautas para participarem de um programa de fidelização. Para isto, o QualiBest conta com uma moeda virtual chamada Q que é adquirida em qualquer ação que o usuário realize no site:

- preenchimento de pesquisas no site ou por e-mail;
- participação em painéis online;
- participação nas discussões digitais;
- indicação de amigos;
- preenchimento de cadastros;

No site o usuário encontra à sua disposição um catálogo com mais de 200 prêmios que podem ser trocados no acúmulo de Qs.Os Qs também podem ser revertidos em doação para o Carpe Diem, Associação que profissionaliza jovens com Síndrome de Down.

Vale a pena participar : http://www.qualibest.com.br/

Profissão : Arquiteto

Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros.


Para exercer a função de arquiteto é fundamental ter sensibilidade, criatividade, intuição e interesse pelas artes. Estar atualizado e de olho nas tendências artísticas ajuda na coerência dos trabalhos. Também é necessária capacidade de observação e análise, habilidade numérica, gosto de trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.

Para exercer a profissão de arquiteto deve-se prestar vestibular para graduação em um curso regular de arquitetura e urbanismo, com duração de 5 anos. No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é uma profissão regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Mercado de trabalho : O arquiteto e urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar, portanto, pode-se concluir que o arquiteto e urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais. Atualmente, a área de decoração oferece boas oportunidades.

Programa de Trainees Natura 2008

A Natura está buscando jovens talentos para se tornarem futuros líderes da empresa, comprometidos com um futuro ecologicamente equilibrado, economicamente próspero e socialmente justo.


Pré-Requisitos:
Cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação Social, Cursos relacionados à área de TI, Engenharias, Estatística, Farmácia, Jornalismo, Marketing, Matemática, Pedagogia, Propaganda e Marketing, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química e Relações Internacionais, Relações Públicas e Serviço Social
Conclusão entre Dezembro de 2004 e Dezembro de 2007
Inglês fluente
Domínio de informática
Sólida bagagem acadêmica.

Benefícios :
Salário Inicial de R$ 3.594,92
14º Salário
Participação nos lucros e resultados (PLR)
Assistência Médica-Odontológica
Convênio Farmácia
Seguro de Vida
Restaurante
Ônibus fretado gratuito para os moradores do município de São Paulo ou Vale-transporte
Desconto de 40% para 5 produtos Natura.

Locais de Trabalho:
Cajamar
Alphaville
Itapecerica da Serra

Inscrições até 04 de Outubro de 2007 http://www.ciadetalentos.com.br/ clique em oportunidades

Negociação Salarial

Seguem 10 dicas de como fazer uma boa negociação salarial :


1. Esteja preparado, faça uma pesquisa de mercado e, levando em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais.

2. Seja firme. A maioria dos negociadores procura escapar com reações hostis.

3. Seja prudente. Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes.

4. Controle a ansiedade. Deixe a negociação para o fim da entrevista.

5. Primeiro, a empresa. Quando o empregador faz a proposta antes, você tem a oportunidade de revisar sua própria proposta. Compare o valor posto na mesa com a faixa salarial do mercado para chegar a uma conclusão satisfatória.

6. "Quanto você tem em mente?". Para responder a pergunta, dê uma resposta mais ampla, sem citar valores específicos. Deixe claro que você está familiarizado com a média do mercado.

7. Comece com o tom certo. Deixe a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa.

8. Tenha uma carta na manga. Crie possíveis soluções para um impasse e coloque-as na mesa.

9. Deixe claro seus interesses. A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial.

10. Foque em um critério. Fica muito mais fácil ganhar menos no início e um tanto a mais depois de alguns meses.

Qual é a sua maneira de ver a vida ?

Onde você vê um obstáculo,
Alguém vê o término da viagem
E o outro vê uma chance de crescer.

Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.

Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa.

Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.

Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro, percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo e que é inútil querer apressar o passo do outro, a não ser que ele deseje isso.

Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
Porque somos do tamanho do que vemos e não do tamanho da nossa altura.

Obra de Fernando Pessoa

Agnis Recursos Humanos

Por João Carlos


Pessoal, a Agnis Consultoria em RH é uma empresa especializada em resolver diferentes necessidades estratégicas de Recursos Humanos, com reconhecida expertise e capacidade em gerar resultados concretos no curto e médio prazos.

A equipe de profissionais tem o foco do trabalho sintonizado com a missão e valores da Agnis e com as exigências constantes do mercado.
Trata-se de boa opção voltada para executivos e cargos mais técnicos para a região do Rio de Janeiro.

A inclusão do currículo é grátis : http://www.agnis.com.br/

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Concurso Público para a Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA abre concurso para o preenchimento de 308 vagas distribuídas entre os cargos de Assistentes, Pesquisadores e Analistas.


As vagas são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares e a remuneração oferecida oscila entre R$ 679,58 a R$ 4.746,57.

As inscrições devem ser realizadas de 17 a 28 de setembro nas agências dos Correios. Também serão aceitas inscrições pela Internet, no período entre 10 horas do dia 5 de setembro às 22 horas do dia 28 de setembro, no site http://www.consulplan.net/.

O valor da taxa de participação varia de R$ 20,00 a R$ 40,00, dependendo do cargo desejado.

Grupo RHBrasil

Em agosto de 1994 foi fundada a Recursos Humanos do Brasil, empresa no segmento de prestação de serviços de recrutamento e seleção de mão-de-obra efetiva.


Como a evolução sempre se fez presente na empresa, a RHBrasil criou um novo conceito na prestação de serviços, tendo como sua missão : Atender plenamente às necessidades de suprimentos em Recursos Humanos dos nossos clientes, superando o grau de satisfação em termos de rapidez e qualidade no atendimento.

A inclusão de currículo é gratuita : http://www.rhbrasil.com.br/

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Vagas Temporárias

O grupo Pão de Açúcar anunciou que deve contratar até o final do ano 6.000 pessoas em todo o país nas lojas do Pão de Açúcar, Extra, Extra Eletro e CompreBem. A maior parte dessas oportunidades está no Estado de São Paulo, que concentra 4.500 vagas.

O grupo precisa de operadores de supermercado que sejam maiores de 18 anos, tenham o ensino médio completo e morem perto da loja em que desejam trabalhar.
Os interessados devem ir até a loja mais próxima para deixar o seu currículo ou enviá-lo pelo endereço : www.grupopaodeacucar.com.br.

A rede Wal-Mart abriu para 920 vagas temporárias no país. Em São Paulo, serão 325 oportunidades. As contratações começam a ser feitas na segunda quinzena de novembro, para funções como auxiliar de serviços gerais. Os interessados devem procurar a loja mais próxima para se candidatar.

Trabalho em Transatlântico de Luxo


Por João Carlos


Pessoal, será que alguém já pensou em viajar ao redor do mundo num luxuoso transatlântico, sem pagar nada e ainda ganhar um bom dinheiro pra isso !!

Parece piada, mas isso existe, só que não é moleza não. Tem que trabalhar duro.

Você pode trabalhar por um período determinado e contratado, ainda aproveita para conhecer o mundo afora e ter novas experiências de vida.

Tá vendo ? Não falei que sempre tem trabalho ? É só querer...

Visite o site deles : www.crew.com.br

Parabéns Wizard !

O Centro Infantil Boldrini, que tem sua sede em Campinas (SP) é um dos mais respeitados e renomados hospitais de combate ao câncer do país.


O “Boldrini” presta atendimento médico a crianças e adolescentes portadores de doenças sanguíneas ou de câncer, independente do seu nível social.

Além do tratamento médico pelo qual os pacientes são submetidos, existe a preocupação de que os mesmos sejam inseridos de forma plena no convívio social.

Foi pensando nesta interação com a sociedade que a Wizard e o Centro Boldrini fizeram uma frutífera parceria.
A maior rede de ensino de idiomas do mundo se comprometeu a doar 50 bolsas de estudo em qualquer unidade do país, a pacientes deste renomado centro médico. Todos os pacientes são pré-selecionados e indicados pelo próprio hospital.
Desta forma a Wizard contribui para a capacitação de alta qualidade de crianças e adolescentes do Centro Boldrini.

Wizard - Inglês com liderança : http://www.wizard.com.br/

Estude na Austrália ou Nova Zelândia


Por João Carlos

É bom saber que existe uma empresa especializada em cursos na Austrália e Nova Zelândia. Eles possuem escritórios nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto.

Programas de intercâmbio cultural para a Austrália e Nova Zelândia representam mais que aprender outro idioma ou aperfeiçoar-se profissionalmente: é sinônimo de conquista de maturidade, sabedoria e liberdade.

Através dos programas de intercâmbio da Australian Centre você interage com hábitos, costumes e valores não só australianos, como de todas as partes do globo.

Eles possuem todos os serviços necessários, confira :

Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência


O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, reúne diversas oportunidades cadastradas em seu banco de dados para pessoas com deficiência que não possuem nenhuma experiência profissional.

Entre essas chances, há 75 vagas no Carrefour para trabalhar como Empacotador, Fiscal de Loja e Operador de CFTV. Para se candidatar é preciso possuir o ensino fundamental. O salário oscila entre R$ 544 e R$ 650 mais benefícios.

Quem possui o ensino médio pode se candidatar em uma das 30 vagas na Net São Paulo para atuar como Assistente Administrativo. A empresa oferece salário de R$ 724 mais benefícios.

Os interessados devem comparecer a partir das 8 horas ao PADEF, que fica na rua Boa Vista, 170, 1º andar, Centro, São Paulo, munido de carteira profissional e laudo médico que comprove a deficiência.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Profissão : Advogado

Advogados são profissionais que, utilizam o que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses dos clientes em diversos campos, como: penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores.

O bacharel em Direito pode trabalhar como advogado em escritórios particulares de advocacia, departamentos jurídicos de empresas públicas e privadas, ou seguir carreira pública, fazendo concurso para ser juiz, delegado de polícia, promotor de justiça, procurador ou defensor público.

Para ser advogado é preciso cursar a faculdade de Direito e ser aprovado em exame escrito da OAB.

Mercado de trabalho com boas perspectivas.

Especialistas em direito ambiental , do consumidor, arbitragem internacional e direito comercial, especialmente o voltado para o direito internacional, encontram novas possibilidades de trabalho. Há demanda também por especialistas em questões que envolvam informática (comércio eletrônico) e bio-ética.

Com a redução de custos nas empresas, os departamentos jurídicos são na maioria das vezes terceirizados, desta forma é comum a contratação de profissionais autônomos para a prestação de serviços.

As melhores oportunidades estão nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Atitudes que Agradam o Entrevistador

Por João Carlos

É fato que as empresas estão cada vez mais exigentes na hora da contratação de seus funcionários, porém um fato em especial chama a atenção na entrevista de recrutamento e seleção, a sua atitude.
O selecionador experiente, costuma reparar em pequenos detalhes seus, que podem fazer a diferença :

Energético - Os candidatos que comunicam uma grande energia e disposição para trabalhar, se destacam. Devagar não vende.

Motivado – O desejo de todo empresário é ter funcionários motivados e, em sua entrevista, você deve transmitir entusiasmo para trabalhar e superar dificuldades.

Persistente - A persistência, às vezes, vale mais do que a inteligência.

Responsável – O candidato que mostra sua preocupação em arcar com suas responsabilidades e nunca “deixa a peteca cair” é muito desejado.

Honesto – Esse é um problema muito grande nas empresas. Estamos sempre suspeitando de uma pessoa que fala de sua própria honestidade. É muito melhor apresentar referências convincentes que comuniquem sua integridade.

Dedicado – O candidato que se dedica ao trabalho, que faz dele sua vida e que veste a camisa da empresa, é peça fundamental na organização. Você deve tentar comunicar essa qualidade.

Analítico – Hoje em dia, os candidatos precisam ser calculistas e analisar profundamente as alternativas. Nas entrevistas comunique essa qualidade.

Orientado para Objetivos – Queremos funcionários que definam e procurem atingir objetivos.

AGBR Intercâmbio Cultural

Localizada no Rio e em São Paulo, a AGBR Intercâmbio Cultural e Turismo oferece diferentes programas de intercâmbio e cursos no exterior, para que todos os estudantes encontrem exatamente o que planejam e façam uma viagem inesquecível.


Com qualidade de atendimento, segurança e parcerias com instituições em diversos países, eles procuram sempre entender e realizar os planos de cada estudante.

Contam com variadas opções e a flexibilidade necessária para que todos os Programas de Intercâmbio sejam verdadeiras experiências de sucesso e alegria.

Veja maiores informações no site : www.agbr.com.br

Modelo de Currículo Cronológico

SÉRGIO DUARTE DE OLIVEIRA

Rua Silvia de Faria, 500 apto. 71
Cep : 01120-400 São Paulo - SP
brasileiro, casado, 2 filhos
Tels.: (11) 3289-3357 / (11) 9546-7860
E-mail : sergiodo@yahoo.com.br

OBJETIVO: Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
- Responsável pela implantação da empresa Holliday Inn no Brasil, com 12 hotéis em 6 anos.
- 15 anos de experiência em processamento de dados, recursos humanos, finanças, contabilidade e funções administrativas na Solvay.
- Pessoa de fácil relacionamento, dinâmico. Administrador por objetivos.
- Forte em gestão de negócios.
- Disponível para viagens e mudança de cidade. Focado em negócios.
- Sucesso na captação de US$ 40.000.000,00 de recursos de 22 investidores privados, bancos e governo brasileiro.
- Experiente na construção, organização e início das operações de 12 hotéis de médio porte (80 a 200 apartamentos cada).

IDIOMAS
- Fluência total em Inglês e Espanhol - nível avançado.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

1977 – Fundação Getúlio Vargas - FGV
CEAG – Pós-Graduação em Administração de Empresas
1975 - Universidade de Milão - Itália
Especialização em Processamento de Dados CPD
1970 - Universidade de Columbia - U.S.A.
Especialização em Gestão de Negócios
1968 - Fundação Armando Álvares Penteado
Especialização em Finanças
1966 – Universidade de São Paulo - USP
Bacharel em Engenharia Civil

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Ago/1990 - Atual : HOLLIDAY INN HOTÉIS S/A
Diretor Gerente

Dei início às operações desta cadeia hoteleira no Brasil, que contam, este ano, com 1200 funcionários, 12 hotéis (80 a 200 apartamentos) e fatura aproximadamente US$ 12 milhões por ano.

Dentre as minhas atribuições e resultados, posso destacar:

- Supervisão de gerentes de planejamento, engenharia, e construção, administração e finanças, operações hoteleiras e marketing;
- Procura de sócios para cada nova sociedade hoteleira;
- Captação de US$ 40 milhões de recursos de 22 investidores privados, bancos e governo brasileiro;
- Negociação de contratos de associações, prestação de serviços, “franchise”, operação, construção e equipamento de cada hotel;

Abr/1970 - Jul/1990 - CIA DE ALUMÍNIO S/A
Gerente do CPD
Indústria de alumínio, subsidiária da Solvay. Contava com 1500 funcionários, na época, e um faturamento equivalente a US$ 150 milhões.

Fui responsável por 35 funcionários e pelo Centro de Processamento de Dados, estudos e implantação de novos sistemas, rotina dos sistemas operacionais mecanizados e pela racionalização do uso do computador.

Alguns resultados incluem:

- Aumento da lucratividade da empresa com a compra de um computador usado, importado através do difícil projeto CAPRE;
- Implantação do preço de custo mensal para 35 produtos, ganhando 1 mês e meio sobre os fechamentos trimestrais e multiplicando a freqüência por três;
- Implementação de um sistema de análise de variações integrado ao “budget” nas construções, vendas, manutenção, resultados e preços de custo.

Instituto Monitor - Qualidade no Ensino

O Instituto Monitor foi a escola pioneira no Brasil a desenvolver o ensino à distância como modalidade de estudo. Tudo começou em outubro de 1939, quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger fugia da perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial. Aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e uma mala com poucas roupas. Resolveu ficar, instalando um pequeno negócio na região central de São Paulo.

Goldberger deslumbrou-se com a enorme dimensão territorial do país e teve uma idéia: acreditava que podia colaborar com o crescimento do Brasil interligando o país por meio da comunicação que, naquela época, era representada pelo rádio. De uma idéia um tanto romântica nasceu o primeiro curso a distância, composto por algumas apostilas com seus ensinamentos de eletrônica e um kit que era dividido em etapas. No final, era possível construir um modesto rádio caseiro. A idéia pegou força até que o Instituto Radiotécnico Monitor foi fundado, criando a partir daí, diversos cursos profissionalizantes. Todo o trabalho era realizado por correspondência, inclusive a correção das tarefas encaminhadas aos alunos, como forma de medir o aproveitamento no curso.

Atualmente a quantidade de cursos profissionalizantes é imensa.

Confira no site : www.institutomonitor.com.br

Entrevista de Emprego : Momento Importante

A entrevista de emprego é o momento mais importante do processo seletivo. Se você chegou até aqui, já pode se sentir um vitorioso, pois passou pela primeira etapa, que é a triagem inicial de currículos, e a segunda, chamada por muitas empresas e consultorias de entrevista de pré-seleção, normalmente feita por telefone.

Todos os selecionadores e especialistas em RH concordam em um ponto: para obter sucesso na entrevista, é fundamental conhecer, antes de mais nada a você mesmo.

Agora não adianta mais ficar sofrendo por antecipação ou imaginando como será a entrevista. Esqueça o seu histórico profissional por um tempo e fique atento:

- Chegue 10 a 15 minutos antes do horário combinado.

- Não fale mal do seu emprego anterior, mesmo na sala de espera.

- Trate educadamente todas as pessoas que você falar na empresa, evite gracinhas, tipo "meu anjo", etc...

- Evite fumar, mascar chicletes, roer unhas e olhar demais no relógio.

- Desligue o celular assim que chegar na empresa.

- Não dê vexame: saiba o nome e cargo exato do entrevistador.

- Reserve tempo suficiente para a entrevista. Não agende mais do que dois processos por dia.

- Finalmente chegou a sua vez e você foi chamado. Tenha autoconfiança, demonstre energia e entusiasmo. Saiba vender seu peixe!

- Durante a entrevista, reflita bem antes de responder. Não se precipite, mas também não enrole.

Fonte : Matéria resumida de Camila Micheletti

Profissão : Jornalista

Jornalismo é uma das carreiras mais concorridas do vestibular, com 72,4 candidatos por vaga na prova da Fuvest. Marcada pelo idealismo e pela paixão, a profissão fica a cada dia mais objetiva, devido à falta de tempo para produção de matérias e de espaço para publicar a avalanche de informações recebidas diariamente pelos veículos.

Isso não tira o glamour da profissão do jornalista, que tem como principal função informar a sociedade sobre o que acontece no mundo, por meio de jornais, revistas, TV, rádio e Internet.

A mídia digital é a principal responsável pela dependência das novas tecnologias que o jornalismo vive atualmente.

O jornalista precisa ser curioso e persistente, ter bons conhecimentos de história, geografia, sociologia, antropologia e psicologia. Para o profissional bem preparado sempre há emprego.

As principais funções são investigar, colher informações, fazer reportagens, redigir matérias, editar artigos e escrever textos opinativos. O profissional pode coordenar serviços de comunicação de empresas e do governo, além de prestar assessoria a políticos e a artistas. Ele precisa ter muito bom senso e discernimento para distinguir o que é notícia relevante para o seu público daquela que tem menos importância, ou daquela que não é interessante.

O mercado de trabalho nas grandes cidades está muito concorrido, porém há um novo mercado, aquecidíssimo, onde o jornalista encontra boas ofertas: a Internet.

O curso tem duração de 4 anos e forma profissionais generalistas. A especialização vem com o exercício da profissão ou com cursos de pós-graduação e complementares. Entre as disciplinas do currículo estão: antropologia, psicologia, sociologia, português, comunicação comparada, economia, ciências políticas, ética, comunicação de massa, fotografia, radialismo e telejornalismo.

Ganhe Dinheiro Respondendo Pesquisas

A GlobalTestMarket é a única comunidade on-line na qual consumidores de todo o mundo participam do desenvolvimento de novos serviços e produtos.

Os filiados aprendem como usar os novos produtos e serviços ao mesmo tempo que ganham MarketPoints - a moeda on-line que é convertida em dinheiro.

A filiação é gratuita.

A Global TestMarket foi criada com você no pensamento. Sua participação, suas idéias e opiniões fizeram da GlobalTestMarket uma fonte valiosa para comentários de consumidores.

O que é Marketing Pessoal ?

Por Tom Coelho

O que é Marketing Pessoal?

Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Transitando este conceito para o Marketing Pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público.

O Marketing Pessoal significa projetar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando a si próprio como se fora um produto ou serviço.

Primeiro Passo : a Embalagem

A embalagem é o princípio de tudo. E você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Para tanto, você deverá contemplar os seguintes aspectos : Aparência, trajes, acessórios, etiqueta, postura, vocabulário e saúde.


Segundo Passo : o Conteúdo

Trabalhar o conteúdo significa cuidar dos seguintes pontos : Formação, currículo, atitude, autenticidade e transparência, resiliência, ética e positividade.

Terceiro Passo : a Visibilidade

Não adianta fazer a melhor coisa do mundo se ninguém tomar conhecimento. É preciso comunicar e repercutir. Para construir uma marca, você precisa ser visto:
Cartão de visita, website, e-mail, eventos e publicação de artigos.

Quarto Passo : a Ênfase

Uma marca, para ser lembrada, precisa ser repetida. Por isso, você deve reunir um nome curto, associado a uma logomarca e facilitar sua percepção para as pessoas.

Quinto Passo : a Divulgação

Neste momento, a publicação de artigos e participação em eventos, conforme relatados no estágio da visibilidade, são instrumentos certeiros. Por fim, coloque a palavra networking em seu vocabulário e em sua agenda.

Sexto Passo : a Diferenciação

A única diferenciação sustentável ao longo do tempo é aquela baseada em pessoas. No brilho do olhar, na maciez da voz e no calor do toque, aspectos que máquina ou virtualidade alguma será capaz de reproduzir ou substituir.
Tom Coelho é consultor e palestrante em desenvolvimento humano.

Profissionais Competentes Valem Mais

Excelente matéria de Wellington Moreira


Proposto inicialmente pelo psicólogo norte-americano David McClelland em 1973, o conceito de competência individual surgiu devido à necessidade de se encontrar uma abordagem mais efetiva nos processos de escolha de pessoas para as organizações – até então dominados pelos testes de inteligência – e foi rapidamente ampliado para dar suporte a processos de avaliação e para orientar ações de desenvolvimento profissional.

Atualmente, contudo, competência é uma palavra utilizada pelo senso comum para designar pessoa qualificada para realizar algo. Entendimento reforçado por definições apresentadas em alguns dicionários – como o Webster e o Aurélio – e adotada por grande parte dos profissionais de RH:

“...conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam como desempenho no trabalho; a competência pode ser mensurada, quando comparada com padrões estabelecidos e desenvolvida por meio do treinamento” (FLEURY e FLEURY, in Estratégias Empresariais e Formação de Competências, 2001, p. 19).

Uma definição de fácil operacionalização pelos gestores de pessoas nas organizações, mas que, implicitamente, tem como referência a tarefa e o conjunto de tarefas prescritas a um cargo. Assim, a gestão por competências acaba sendo apenas um rótulo moderno para administrar uma realidade ainda fundamentada nos princípios do taylorismo onde competência e qualificação são incorretamente encaradas como termos sinônimos.

O que não se pode esquecer é que o conceito de competência procura ultrapassar o conceito de qualificação: refere-se à capacidade de a pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e ser reconhecida por isso (ZARIFIAN, 2003).

Em outras palavras, alguém pode ser extremamente qualificado, mas ainda assim, não possuir competência necessária frente aos novos desafios que se apresentam. Como é o caso de excelentes técnicos na operação de um maquinário e sua atuação desastrosa ao serem promovidos a gestores desta mesma equipe de operadores sem o desenvolvimento das competências necessárias para exercerem tal liderança. Sabem fazer muito bem seu trabalho operacional, mas não conseguem ter uma atuação destacada quando se pede que façam algo que foge à sua rotina e controle.

Profissionais verdadeiramente competentes mobilizam seus conhecimentos e técnicas até mesmo quando ainda não possuem experiência anterior sobre o ato contextual onde devem empregá-los. Isto é, de forma combinatória, associam seus saberes e habilidades com tal precisão que conseguem resolver problemas ainda não vivenciados. E é pensando neste raciocínio que o estudioso francês Guy Le Boterf chega a intitular tais pessoas como o “homem-situação”.

Por isto mesmo cabe refletir: se você faz seu trabalho igual todos os dias e não costumar aprender coisas novas, dificilmente será – ou continuará a ser – um profissional com desempenho competente, pois não estimula a constante mobilização de seus talentos. É a inquietação por encontrar novas respostas frente ao ineditismo que o conduzirá ao sucesso e, por conseguinte, poderá fazer de você alguém que vale muito mais na selva competitiva do mercado atual.

A competência só prevalece onde há novas demandas e problemas de difícil solução. Onde há a possibilidade de aprender, desaprender e reaprender. Pense nisto e antecipe-se!

Wellington Moreira é consultor empresarial.

Comunidade Curriculum


O objetivo das Comunidades Curriculum.com.br é promover um canal de discussão sobre temas de interesse de seus usuários, reunindo profissionais e empresas com interesses em comum numa rede de relacionamento via web.

Diferentemente dos outros sites voltados à criação de grupos, na Curriculum.com.br as comunidades são o foco principal no relacionamento entre os usuários (os profissionais em busca de recolocação profissional e em desenvolvimento de carreira e as empresas que buscam candidatos para suas vagas).

Portanto, se você é um profissional, participe das comunidades e mostre às empresas todos os seus conhecimentos e talentos, de uma forma que seu currículo jamais seria capaz de expressar.

Faça parte dessa comunidade : http://www.curriculum.com.br/

Dentro do site é só acessar "comunidades".

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Concurso São Caetano do Sul

A Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul/SP realiza concurso para preenchimento de 1.188 vagas, sendo 398 imediatas e 790 destinadas à formação de cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis escolares.


A remuneração oferecida varia de R$ 1.090,00 a R$ 4.920,88.

As inscrições serão recebidas no período de 27 de agosto a 6 de setembro de 2007, no Posto de Inscrição localizado na Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES, Prédio A, na Avenida Goiás, 3400, Bairro Barcelona, São Caetano do Sul, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas, mediante pagamento de taxa de participação, que oscila de R$ 22,00 a R$ 140,00. Também serão recebidas inscrições via Internet através do site www.caipimes.com.br

As provas devem ser aplicadas no dia 14 de outubro.

Cargos oferecidos :

Nível fundamental/elementar : Agente de Controle de Zoonoses, Agente Sanitário, Auxiliar Odontológico, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem.

Nível médio/técnico : Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Auxiliar de Farmácia, Instrumentador Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico em Higiene Dental.

Nível superior : Assistente Social, Biomédico, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (diversas especialidades), Nutricionista e Psicólogo, Cirurgião Dentista e Professor de Educação Física.

Empregos em Portugal

No âmbito da massificação do acesso a ferramentas simples e completas que fomentem o acesso à internet, o portal d2d lançou em janeiro de 2003 um site de emprego.

Decorridos cerca de 18 meses após o lançamento, tendo uma base de mais de 16.000 candidatos registrados e de mais de 800 empresas, houve a necessidade de apostar ainda mais forte no projeto inicial.

O site de emprego do portal d2d, passou agora a chamar-se muito simplesmente PortugalEmprego.com

Porque entendemos que o acesso ao mercado de trabalho pode e deve ser disponibilizado para empregadores e candidatos, através da internet, desta forma, temos agora um portal de emprego profissional, com várias possibilidades de colocação e consulta de informação e, muito importante, de forma gratuita.

Para as empresas, é uma ferramenta de recrutamento simples e eficaz; para os candidatos é uma forma efetiva de dar a conhecer o seu percurso profissional ou até mesmo as suas aspirações.
Seja candidato, o futuro começou ontem.

Boa dica para trabalhar em Portugal : http://www.portugalemprego.com/

Abono Salarial PIS / PASEP

É o pagamento anual de um salário mínimo ao trabalhador de empresas, entidades privadas e órgãos públicos contribuintes do Programa de Integração Social - PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP. Todo estabelecimento que possuir Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ é contribuinte do PIS-PASEP.


Quem tem direito?
O trabalhador ou o servidor público que, no ano anterior ao início do calendário de pagamento:

- Esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS-PASEP;

- Tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. (considerar apenas os meses trabalhados)

- Tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias para empregadores contribuintes do PIS-PASEP com carteira assinada ou nomeado efetivamente em cargo público.

- Tenha sido informado corretamente na RAIS - Relação Anual de Informações Sociais.
Qual o período de pagamento?
O pagamento do Abono Salarial tem início no 2º semestre de cada ano e vai até junho do ano seguinte, conforme calendário divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego/CODEFAT aos agentes pagadores (CAIXA e Banco do Brasil)
Como receber?
- Folha de Salários/Proventos - Será feita mediante convênio celebrado entre o empregador e o agente financeiro(Banco do Brasil para os identificados no PASEP e CAIXA para os identificados no PIS).
- Crédito em Conta Corrente - Os trabalhadores que tiverem direito ao Abono Salarial e tiverem conta corrente no Banco do Brasil ou na CAIXA podem receber o seu benefício através de crédito em conta.
- Saque on-line - Os trabalhadores com direito ao Abono Salarial que não forem atendidos pelos sistemas de pagamento em folha de salários ou crédito em conta, receberão o benefício de acordo com o calendário de pagamento, diretamente nos caixas do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Documentos necessários para realizar o saque:
- Carteira de Identidade.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (somente os inscritos no PIS).
- Cartão ou comprovante de inscrição no PIS-PASEP.

Novo Perfil do Administrador de Empresas

A carreira de Administração apresenta uma peculiaridade em relação às demais profissões: assim como as relações econômicas, ela é dinâmica. Constantemente agrega novos campos de atuação ao seu escopo, o que dá maior flexibilidade ao currículo. Assim, todo profissional em Administração recebe uma formação básica e uma complementação específica, garantindo-lhe uma visão global e uma ênfase em um campo particular: planejamento, finanças, comércio exterior, marketing, recursos humanos, informática, logística e administração pública.


Essa característica permite ao Administrador ter mais de uma habilitação com curtos programas de educação continuada ou a especialização em uma única área.

Ela é também, para a realidade das empresas hoje, o aspecto básico de um bom profissional: a visão global aliada ao conhecimento médio de alguns campos (o generalista), embora sempre haja espaço para o profissional de conhecimento aprofundado em uma única área (o especialista).

Fonte : Conselho Regional de Administração de São Paulo http://www.crasp.com.br/

Programa Jovem Cidadão

É um programa social do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Estadual nº 44.860, de 27 de abril de 2000 .Coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, que em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos, objetiva oferecer a primeira oportunidade de trabalho para jovens,estudantes do ensino médio das escolas do sistema público estadual,com idade entre 16 e 21 anos dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Objetivo
O Programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho tem como objetivo “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de experiência profissional (a escolaridade também é um fator preponderante e quando aliada à falta de experiência, potencializa a dificuldade de inserção no mercado de trabalho).

Remuneração
Se você estagiar durante:
4 horas por dia, receberá R$ 130,00 (no mínimo)
5 horas por dia, receberá R$ 167,50 (no mínimo)
6 horas por dia, receberá R$ 195,00 (no mínimo)

Duração do estágio
O estágio tem a duração de seis meses e poderá ser realizado durante 5 dias por semana, pelo período de quatro, cinco ou seis horas diárias entre ás 6:00 horas e 22:00 horas.

Importante
Os serviços prestados pelo Programa Jovem Cidadão são totalmente gratuitos.

Período de inscrição
Alunos da 3° série de janeiro até de maio
Alunos da 2° série de janeiro até 31 de dezembro

Você poderá inscrever-se na secretaria da escola ou no site:

Instituto Universal Brasileiro

No Brasil, orgulhamo-nos de possuir uma organização de ensino à distância modelar, que há mais de 60 anos vem desempenhando um relevante papel na aplicação e modernização desse método de ensino colaborando decisivamente para o preparo de profissionais capazes e produtivos. Fundado em 1941.


Atualmente cerca de 200 mil alunos matriculados em nossos cursos estão estudando, aprimorando ou atualizando uma profissão e complementando assim sua formação cultural.

Nossas aulas foram redigidas de forma simples e objetiva, contendo apenas o que realmente interessa aos alunos em termos práticos. Estudar no lnstituto Universal Brasileiro é, antes de tudo, um ato de grande satisfação pessoal. Em nossa escola sempre haverá um curso planejado especialmente para você que deseja preparo ou complementação cultural ou profissional.

Há vários tipos de cursos : http://www.institutouniversal.com.br/

Banco Nacional de Empregos

Cadastre seu currículo no site Banco Nacional de Empregos, ligado à empresa Employer fundada em 1986. O site existe desde 1998.

Eles tem uma área grátis e um setor VIP pago, é só você escolher.

Vale a dica : http://www.bne.com.br/

50 Regras de Liderança - Tom Peters


Tom Peters

1 - Líderes visionários são importantes.
Mas grandes administradores são fundamentais. A liderança tornou-se tão calma nos anos 90! Gire a manivela e produza uma visão. Administração? Isso era coisa para os fracos, os molengas e os que estão no fim da linha. Bem, visão é uma coisa muito elegante, mas a excelência mantida por uma companhia vem de um grupo de administradores capazes. Os grandes administradores são o cimento de uma organização. Eles criam e mantêm unidas as pessoas que detêm o poder nas companhias de alto desempenho. Não se deixe influenciar pelo velho mantra que diz que "os administradores são chatos e os líderes são calmos". Em vez disso, siga o Princípio de Peters: "Os líderes são calmos. Os administradores também."

2 - Sim, há épocas em que o culto da personalidade funciona !
O.k., aqui vai o caminho paradoxal e ziguezagueante da liderança em tempos aloprados. É verdade que há épocas de verdadeiro perigo corporativo em que ninguém consegue fazer o que é necessário - a não ser um líder visionário de estatura maior do que a vida. Na minha opinião, o primeiro líder de negócios que foi capaz de estabelecer um culto da personalidade mais ou menos desse teor foi Lee Iacocca. Quando ele assumiu a Chrysler, em 1978, a companhia estava no leito de morte. A Chrysler voltou-se para ele assim como um país volta-se para líderes carismáticos em tempos de guerra. Há épocas em que necessitamos de um líder que ofereça uma visão grandiosa, popular - alguém que simbolize um novo enfoque para os negócios.

3 - A liderança é confusa como o diabo.
Mantra número 1 da liderança: tudo depende. Há vários anos Victor Vroom, professor de organização e administração em Yale, desenvolveu um modelo que mais tarde foi adaptado e popularizado por Ken Blanchard. O que eles diziam: que nós temos de pensar sobre liderança situacional - a pessoa certa, o estilo certo, para a situação certa. Vi isso quando trabalhei na consultoria McKinsey. A firma descarrilara, e os sócios elegeram Alonzo McDonald como sócio-administrador. Não fizeram isso por gostar dele (ele não era da espécie dos que atraem afagos), mas sim porque era o cara certo para consertar tudo o que estava quebrado. McDonald encorajou os que tinham um desempenho fraco, apertou os sistemas de controle e colocou a empresa de volta no patamar lucrativo. Depois disso, os sócios o chutaram para a Casa Branca, onde ele se tornou diretor. Um lema: "A situação é que manda". Um líder para todas as épocas? Você está sonhando!

4 - No que se refere a talento, a liderança não é coisa de rendimento-médio.
"Não existe um eu em um time." Que bobagem! Será que alguém realmente pensa que o técnico Phil Jackson ganhou seis campeonatos com os Chicago Bulls nivelando o talento de Michael Jordan com o do resto do time? Sim, o trabalho de equipe é importante. Não - o trabalho de equipe não significa baixar o nível de alguém extremamente talentoso para o menor denominador comum. Linha final: os times espetaculares invariavelmente são constituídos por indivíduos talentosos que lutam uns contra os outros. Com o auxílio de um líder talentoso, porém, eles conseguem cultivar o ego e ganhar os campeonatos como uma equipe. Ao mesmo tempo.

5 - Líderes amam a confusão.
Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor do seu filho - aquele que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como peças únicas. O professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que faz todos os garotos ficarem sentadinhos nas carteiras, incapacitados de se expressar. Não há confusão - e nenhuma criatividade, nenhuma energia. Você quer uma liderança? Vá procurar um incrível professor e veja o jogo que ele faz com a classe.

6 - O líder raramente é - ou nunca é ? - o que apresenta o melhor desempenho.
Uma vez li que as três maiores transições psicológicas que um ser humano adulto enfrenta são o casamento, o nascimento do primeiro filho e o primeiro cargo como chefe. Em cada uma dessas situações as pessoas aprendem a viver e a ter sucesso. É por isso que não há decisão mais importante para uma companhia do que a de selecionar os seus administradores de primeiro escalão. O melhor líder de um time raramente é o melhor jogador. É apenas o que acabamos de dizer: o melhor líder. Os líderes divertem-se orquestrando o trabalho de outros - e não o executando eles próprios.

7 - Líderes entregam em domicílio.
Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa imitar o entregador de pizzas: é melhor entregar em domicílio! Nos últimos cinco anos, as idéias e o comportamento controlado contaram. E o que conta, agora? Desempenho. Resultados.

8 - Líderes criam o seu próprio destino.
Acredite: durante os próximos cinco anos não haverá lugar para burocratas. Somente as pessoas que tomam a determinação pessoal de liderar sobreviverão - e isso é verdade para todos os níveis de todas as organizações. De uma maneira surpreendente vimos isso acontecer onde menos se esperava: entre os militares. A experiência que a Marinha ou o Exército podem passar a alguém é que os líderes são necessários em todos os níveis. É isso o que acontece também hoje nas guerras das corporações. A verdadeira batalha começa quando o computador é posto fora de combate, o capitão é morto, o tenente é gravemente ferido, o sargento hesita, e, de repente, aquele agricultor de 18 anos encontra-se no comando de um pelotão, conduzindo-o para o combate. E a vida e a morte da companhia, do time, ou do projeto dependem do equilíbrio das coisas. Isso é liderança em todos os níveis, ensinada muito melhor no trabalho, no dia-a-dia, do que numa faculdade de administração.

9 - Líderes vencem usando logística.
Visão - claro. Estratégia - sim. Mas quando você vai para a guerra deve ganhar usando logística superior. Depois que a Guerra do Golfo acabou, a mídia focalizou a estratégia que foi usada por Colin Powell e executada por Norman Schwarzkopf. Na minha opinião, o cara que ganhou a Guerra do Golfo foi Gus Pagonis, o gênio que cuidou de toda a parte logística. Não importa o quanto a sua visão e a sua estratégia sejam brilhantes se você não puder ter os soldados, as armas, os veículos, a gasolina, a comida - as botas, pelo amor de Deus! - para dar às pessoas certas, no lugar certo, na hora certa.

10 - Líderes entendem o poder supremo dos relacionamentos.
A guerra - ou seja, ter os negócios em pé de guerra - é fundamentalmente um assunto feminino! Quando tudo está preparado, o que importa são os relacionamentos que os líderes criaram com seus seguidores. O lema favorito do general americano Douglas MacArthur era: "Nunca dê uma ordem que não possa ser obedecida". As mulheres sabem disso e investem em relacionamentos - esse é um dos motivos pelos quais a primazia do talento de liderança disponível no mundo de hoje está com as mulheres!

11 - Líderes fazem tudo ao mesmo tempo.
Qual é o item mais restrito hoje, amanhã e depois de amanhã? O tempo. O futuro pertence ao líder que consegue fazer uma dúzia de coisas simultaneamente. E quem é ele? Quero dizer, ela? Quem consegue administrar mais coisas ao mesmo tempo? Quem se ocupa dos detalhes? Quem encontra novas pessoas? Quem faz mais perguntas? Quem ouve melhor? Quem encoraja a harmonia? Quem trabalha com uma lista imensa de coisas para fazer? Quem é melhor em se manter ligada nas outras pessoas? Bem, isso é uma pessoa de mil ofícios! Vamos chamar as mulheres de líderes!

12 - Líderes se comprazem com a ambigüidade.
Os próximos cinco anos serão uma viagem na montanha-russa da economia. O que significa que os líderes serão desafiados não apenas a tomar decisões baseadas em fatos. Terão também de entender o sentido dos sinais conflitantes e difíceis de detectar que chegam através do nevoeiro e do barulho. Líderes conseguem manipular quantidades imensas de ambigüidade.

13 - Líderes eletrificam o ambiente de trabalho.
Nos velhos tempos a rede dos negócios fornecia um meio operacional direto: eu sou um vice-presidente, você é um vice-presidente. Se eu quero algo seu, convido-o para um drinque e consigo o que desejo. Agora o poder está difuso, as alianças estão sempre mudando e os canais das tomadas de decisão são fluidos e indiretos. O jogo de hoje é: eletrifique o seu ambiente de trabalho. A maneira de fazer uma venda ou de influenciar uma decisão de alto impacto é construir, alimentar e mobilizar uma rede de infuenciadores-chave em cada nível da operação.

14 - A liderança é a arte do improviso.
O jogo - aliás, o livro essencial de regras - muda continuamente. A competição muda o tempo todo. Assim, os líderes precisam também mudar, continuar a reinventar a si próprios. Líderes têm de estar prontos a adaptar, mudar, esquecer, perdoar. Têm de estruturar novos papéis e novos relacionamentos para eles próprios, para sua equipe e para os sócios.

15 - Líderes confiam nos seus instintos.
"Intuição" é uma palavra que adquiriu uma conotação ruim. Intuição é a nova física. É uma maneira prática, einsteiniana, de tomar decisões difíceis. Linha final: quanto mais loucos os tempos, mais os líderes devem desenvolver sua própria intuição - e confiar nela.

16 - Líderes confiam na confiança.
Meu parceiro comercial, James Kouzes, e o seu colega Barry Posner, disseram isso no livro Credibility - How Leaders Gain it and Lose it, Why People Demand it, (Ed. Vossey Bass). Num mundo louco, nós exigimos alguém em quem possamos confiar. Como subordinado, confio em um líder que aparece, faz as coisas mais difíceis e depois volta no dia seguinte cheio de vitalidade.

17 - Líderes são monstros natos no que se refere a assumir o poder.
Há duas maneiras de lembrar o legado que Jack Welch nos deixou como líder. A primeira é que ele criou mais valor para os acionistas da GE do que qualquer outro líder dos dias modernos. Ele também criou mais líderes do que ninguém. Quando pensamos em Welch, não o associamos à palavra "visão", mas a padrões rigorosos de desempenho, conquista de poder, liderança e desenvolvimento de talento. Aliás, Welch é um grande administrador.

18 - Líderes esquecem com facilidade.
Peter Senge teve, há dez anos, uma intuição brilhante: a de que as companhias deveriam ser organizações de aprendizado. Minha campanha em 2001: as companhias devem ser organizações capazes de esquecer. A Enron, que tem sido definida como a mais inovadora das corporações norte-americanas, é o mais importante exemplo disso. Ela não está amarrada ao que fez ontem. Você tem uma idéia? Não hesite. Trabalhe nela enquanto ela é original! Não funciona? Tente outra coisa.

19 - Líderes sempre aparecem com modelos novos.
Muitos estão preocupados com a criação de organizações de alto desempenho. Mas eis o que eu digo: tempos doidos requerem organizações com altos padrões de desvio! Líderes sabem que as organizações precisam renovar as reservas de genes. É o que acontece quando os líderes esquecem as práticas antigas e abrem sua mente às novas. Isso também acontece - e de uma maneira mais eficiente - quando os líderes aparecem com novas pessoas, que tenham idéias novas. Como líder, faça com o seu pessoal o que a Cisco fez com a tecnologia: adquira uma nova linha de pensamento adquirindo uma nova linha de pensadores.

20 - Líderes cometem erros - e não esquentam a cabeça com isso.
Ninguém - repito, ninguém - faz tudo certo na primeira vez. A maioria não faz nem na segunda, nem na terceira, nem na quarta. Winston Churchill disse que "sucesso é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo". Churchill fracassou de missão em missão - até que deparou com uma grande missão e salvou o mundo. À medida que os tempos ficam mais loucos, você verá um número maior de erros. Quando você comete erros, tem de reconhecê-los logo, mudar - para amanhã cometer erros mais friamente.

21 - Líderes amam trabalhar com outros líderes.
John Roth, presidente da Nortel, diz: "A nossa estratégia deve se ligar à de clientes que lideram indo para o ataque. Se nos concentrarmos nos clientes que ficam na defensiva, também nos tornaremos defensivos". AMÉM! Os líderes podem ser reconhecidos pela companhia. Se você estiver trabalhando com pessoas que são líderes, que têm clientes que também são líderes que compram de fornecedores que são líderes - então você poderá se manter na liderança durante os próximos cinco anos. Líderes trabalham com líderes. É isso aí - muito simples.

22 - Líderes têm humor. Ninguém é infalível.
Para sobreviver nestes tempos difíceis, você terá de rir de si mesmo e das situações muito mais vezes do que imagina. O humor é a melhor arma para evitar que você e sua equipe enlouqueçam.

23 - Líderes criam marcas. Você não será um líder nos próximos cinco anos se não for capaz disso.
A capacidade de criar uma marca é que vai dar o tom da cultura e estabelecer as idéias que dão corpo à empresa. Essa é a marca registrada de um líder. Se você ainda não consegue fazer isso, trate de aprender.

24 - Líderes também sabem quando devem desafiar as marcas.
Em tempos loucos, as especificações do caráter corporativo devem estar abertas a uma reavaliação constante. O que funcionou nos últimos cinco anos poderá funcionar, mas também poderá não funcionar nos próximos cinco anos.

25 - Líderes têm bom gosto.
Existe uma coisa chamada bom gosto. Talvez uma palavra melhor para isso seja "graça". Eu adoro esta citação, da designer Celeste Cooper: "A minha palavra favorita é 'graça' - seja ela graça extraordinária, graça salvadora, graça sob fogo, Grace Kelly. A maneira como vivemos contribui para a beleza - seja no modo como tratamos as outras pessoas, seja como tratamos o ambiente". Os líderes que podem mudar a nossa vida não se intimidam com palavras como graça, beleza e gosto.

26 - Líderes não criam seguidores, criam mais líderes.
Um número grande de líderes antiquados mede a sua influência pelo número de seguidores que diz ter. Mas os maiores líderes são os que não têm seguidores. É só pensar em Martin Luther King Jr. ou Nelson Mandela. Eles procuravam mais líderes, para que pudessem transmitir-lhes o poder de descobrir e criar os seus próprios destinos.

27 - Líderes gostam do arco-íris - por razões completamente pragmáticas.
Mais uma boa palavra que adquiriu um significado ruim: "diversidade". Diversidade, durante os últimos 20 anos, transformou-se na "coisa certa a fazer". Bem, quando os tempos são difíceis, a diversidade não é só uma boa coisa - ela é um item de sobrevivência. O que se tem contra a diversidade é o que se tem contra a homogeneidade: quando o mundo está passando por mudanças repentinas, imprevisíveis e assustadoras, você tem de ter uma reserva diversificada de genes. Você precisa ter múltiplos pontos de vista. Em uma época heterogênea, a homogeneidade é insatisfatória!

28 - Líderes não sucumbem ao próprio sucesso.
Um número muito grande de pessoas obteve sucesso - um sucesso realmente grande - nos últimos cinco anos. Algumas delas pensam que são responsáveis por isso. Mas, em tempos difíceis, os líderes não acreditam no que os jornais dizem sobre eles. E nunca permitem que as suas organizações se mostrem complacentes! A confiança gera um sentimento de infalibilidade. Mais uma vez: amém.

29 - Líderes nunca são apanhados lutando na guerra passada.
Esse é o velhíssimo problema dos generais recobertos de medalhas - estão sempre se preparando para lutar na última guerra. A lição, tirada da História, aplica-se ao mundo dos negócios. Em que ramo de negócio você está? A única resposta que faz sentido no mundo de hoje é: só Deus sabe! Você pertence ao time que começou a usar a Internet logo que ela apareceu? Ótimo! O único problema é que a Internet ainda está usando fraldas. Só agora os velhos gigantes estão despertando para usar o seu potencial. Qual é o seu próximo ato totalmente novo?

30 - Os líderes têm de passar sua mensagem.
Eles se preocupam em não jogar fora o bebê junto com a água do banho. Já falei que estes nossos tempos são paradoxais? Bem - são. Mas aqui está o outro lado da moeda: enquanto está combatendo a coerência, você deve agir de maneira coerente. Para ser "excelente" (gerar lucros, garantir a qualidade e satisfazer os clientes), você deve ser coerente e construir uma infra-estrutura de produção de capacidade estelar. Mas a obsessão que permite que você atinja objetivos de ganho e de qualidade é que o torna vulnerável às novas e estranhas ameaças. Imagine só: gostar da água do banho e ter de jogá-la fora.

31 - Líderes prezam os assassinos que há dentro da sua organização.
Os líderes, consciente ou inconscientemente, ultrapassam os limites da sabedoria convencional. Mas os líderes verdadeiramente grandes passam ao nível seguinte. Eles procuram na organização quem queira ultrapassar a sua própria sabedoria - e reverenciam essas pessoas. Os grandes líderes honram as pessoas que querem depô-los, os assassinos do seu meio. Repitam comigo: os verdadeiros líderes aclamam Brutus!

32 - Líderes adoram a tecnologia.
Eu quero dizer: A-D-O-R-A-M. A tecnologia é a arquiteta da mudança. Você tem de amar (não quero dizer gostar ou tolerar) tecnologia. Ela vai mudar tanto você como sua companhia. Se não amá-la, você se tornará sua vítima e não seu parceiro de mudanças. Você não precisa se transformar em técnico, mas tem de adotar a tecnologia, cuidar dela. Ela é sua amiga, sua amante, e às vezes lhe será infiel. Ela o levará por caminhos sombrios e perigosos. Não importa. Ela está remodelando o mundo. E você deve pular alegremente para dentro dela (essa é a melhor maneira de amá-la).

33 - Líderes sempre têm uma paixão escondida na manga.
Líderes sonham em technicolor, vêem o mundo com cores mais brilhantes, imagens mais definidas e de alta resolução. Em última análise, liderança é ter, criar, mostrar e difundir energia. Os líderes emocionam, irrompem, flamejam e têm um entusiasmo sem limites. E como seria possível não terem tudo isso? A lógica é: se você não amar o que está fazendo, se não estiver completamente apaixonado pelo seu projeto, pela sua equipe, pelos seus clientes e pela sua companhia, então por que diabos está fazendo tudo isso? E por que, com mil diabos, esperaria que alguém o seguisse?

34 - Líderes sabem: energia gera energia.
Cada companhia bem-sucedida, cada equipe bem-sucedida e cada projeto bem-sucedido funcionam com apenas uma coisa: energia. A tarefa do líder é transformar-se na fonte de energia que impulsiona os outros. Mas às vezes um líder não tem energia. Às vezes a situação fica preta e o resultado parece duvidoso. E eu digo: faça de conta! Nesse ponto crítico a energia torna-se essencial. Então, se você tem de fingir, finja! E assim que você dá o pontapé inicial no ciclo energético, a natureza faz o resto e a energia começa a fluir. Benjamin Zander disse isso muito bem: a função do líder é a de ser um "distribuidor de entusiasmo".

35 - Líderes organizam a comunidade.
Vamos dar três calorosos vivas a Saul Alinsky. (Nunca ouviu falar dele? Depressa! Acesse a Amazon.com e compre Rules for Radicals: a Pratical Primer for Realistic Radicals , Ed. Random House.) Leia imediatamente! Não importa se você está descobrindo novos talentos, fazendo uma venda ou estabelecendo uma parceria. Tudo o que você faz é estabelecer raízes. O cargo que ocupa pode indicar que você é um líder. Quer realizar aquela reciclagem de processo de negócios que a Internet permite? Você deve atingir um engajamento de primeira linha, chegar aos votos! Tem de levar seus clientes a votar em você, seus fornecedores e seus empregados também. Como agir para eles fazerem algo mais do que simplesmente aparecer? Você os recruta e vai ganhando o voto deles dia a dia.

36 - Líderes respeitam os outros.
Há outro livro importante que tem uma única palavra como título: Respect - An Explanation (Ed. Perseus), de Sara Lawrence-Lightfoot. A essência da sua mensagem: "Só muito mais tarde é que percebi qual era o segredo de papai. Ele conquistava o respeito respeitando os outros. Ele conversava e ouvia o garoto que engraxava sapatos da mesma maneira como ouvia e falava com um bispo ou um diretor de escola. Ele se interessava profundamente pelo que você era e pelo que tinha a dizer". Atenção. Respeito. Os líderes se importam com as suas conexões - porque elas movem montanhas.

37 - Líderes aparecem.
Vale a pena mostrar engajamento e respeito fazendo uma viagem de 6 000 milhas para realizar uma reunião de 5 minutos. Hatim Tyabkji, que era o CEO da Verifone, viajou uma vez da África do Sul ao Colorado - a caminho da Noruega - e fez uma palestra de 1 hora para apenas 30 pessoas. Por quê? Porque três meses antes dessa data ele prometera estar lá. Eu garanto que as pessoas prestaram uma atenção enorme no que ele disse.

38 - Liderança é desempenho.
De acordo com Carly Fiorina, CEO da HP: "Liderança é desempenho. Você tem de estar consciente do seu comportamento, porque todas as outras pessoas estão". Os líderes se esforçam para passar a mensagem certa na maneira como andam, falam, se vestem e se posicionam. A liderança não diz respeito somente à ação, mas também à atuação.

39 - Líderes são grandes contadores de histórias.
Um desempenho tem de ter um roteiro. A comunicação eficiente de uma história é uma chave - talvez seja a chave - da liderança. Por quê? Porque as histórias são coisas reais. Elas falam do que lembramos, da maneira como aprendemos e como visualizamos as coisas que podem se realizar. Se você quiser interessar os colegas no desempenho futuro da sua empresa, não apresente a eles somente números. Conte-lhes uma história. Números são aborrecidos. As histórias são pessoais, apaixonadas e preenchem um propósito.

40 - Líderes dão uma causa a cada pessoa.
Se você quiser que as pessoas prestem atenção - realmente muita atenção -, aliste-as numa causa que possa despertar o seu interesse. Por exemplo: tornar-se parte de uma equipe que fará história. As pessoas fazem o impossível por uma causa. Mas por um negócio elas apenas trabalham. Qual é a sua causa?

41 - Líderes concentram-se no material sutil.
Pessoas. Valores. Caráter. Engajamento. Uma causa. Tudo o que supostamente seria blablablá para o mundo dos negócios é material que merece a atenção dos líderes - sempre. É por isso que a liderança é uma arte e não uma ciência. Se a liderança fosse apenas uma questão de atingir números, seria só um problema matemático. Mas a liderança é um dos mistérios humanos. Nestes tempos, à medida que se torna mais difícil atingir os números (ou sequer entendê-los), a frustração acarreta a tentação de ser um líder do tipo "deixa que eu resolvo". Rapidamente veremos, porém, quem é que vai conservar a energia da empresa diante da adversidade e da ambigüidade. E veremos quem se confronta com a resistência passiva, com a rebelião silenciosa e com atos esporádicos de insubordinação.

42 - Líderes pensam, ou melhor, sabem que podem fazer diferença.
Chame isso de otimismo insano ou de excesso de autoconfiança. Os líderes estão convencidos de que vão fazer diferença. E isso não é ter um ego inflado, mas um saudável e inquestionável senso de adequação. Um líder assim atrai outros que partilham desse sentimento. E, partindo disso, surge uma equipe que, certamente, fará diferença! O que vem antes: senso de adequação ou habilidade de realizar? Aí está mais uma camada na alquimia da liderança.

43 - Líderes sempre acham tempo para usar o telefone.
Lendo os livros sobre liderança, vê-se que há uma forte contracorrente afirmando que os líderes são pessoas de ação! Eles são, também são grandes faladores. A liderança requer um suprimento inesgotável de energia verbal; falar ao telefone, ficar concentrado na sua mensagem, repetir o mesmo mantra até que você não possa suportar mais o som de sua própria voz - e, depois, repetir a mensagem. Quando você começar a ficar saturado dela, provavelmente ela estará começando a difundir-se na organização. Não é possível ser um líder do tipo forte e silencioso. Você tem de ser um comunicador incansável.

44 - Líderes escutam com toda a atenção.
Líderes falam. Líderes escutam. Ou seja, mais uma vez, é preciso ver o outro lado da moeda. Os líderes escutam o que o mercado está dizendo, o que o cliente está dizendo, o que a equipe está dizendo. Não, você não tem de fazer tudo o que lhe pedem. Mas, se mostrar que está realmente escutando o que lhe dizem, estará demonstrando respeito pelas pessoas. Os ouvintes atentos, sintonizados, geram simpatia, criam conexões e, em última análise, constroem coerência. Quando a situação ficar difícil, como inevitavelmente acontecerá, essas são as qualidades que sustentarão você. Ouça enquanto pode, para liderar quando for o seu dever.

45 - Líderes têm prazer em rodear-se de pessoas que são mais espertas que eles próprios.

Não se desespere, porque você não achará todas as respostas. E o que é mais importante: não se espera mais que você as tenha. Porque ninguém pode ter todas as respostas! O que esperam de você é que contrate pessoas - em todos os níveis da sua organização - que tenham as respostas. São elas que levam você a tomar as decisões certas, a lidar com um mundo confuso. São essas pessoas que, em última análise, tornarão você conhecido. Os feitos delas terão sua assinatura, serão a medida de sua competência. Se tiver confiança suficiente para contratar as pessoas que tenham mais talento do que você próprio, será conhecido como um líder audacioso. Se contratar somente pessoas que não sejam tão talentosas como você próprio, parecerá fraco e inseguro. E, em última análise, falhará. Portanto, decida. Quer ser a pessoa mais inteligente da organização? Ou quer vencer - e deixar um legado?

46 - Grandes líderes são grandes políticos.
Liderança não é coisa para gente fraca. Assumir a responsabilidade de conduzir outros à batalha - tanto na guerra como no trabalho - não é para os fracos. E não é somente uma questão de ter estômago para agüentar o número de mortos. É o mundo real da política organizacional e do que é preciso fazer para que as coisas sejam concluídas. Não estou endossando nenhum tipo de jogo sujo. Estou só dizendo que não se pode fingir que o jogo não vai ficar duro. Vai. E talvez seja possível você se manter sempre em cima do muro e assim mesmo tornar-se um líder eficiente. Ponto final.

47 - Líderes criam um sentido para as coisas.
O papel de um líder não é somente o de tomar decisões e fazer produtos ou serviços. A função de um líder é também criar significados. Por quê? Porque, em tempos como estes, as pessoas dependem dos seus líderes para absorver todo o caos, a informação e a mudança e encontrar algum padrão significativo e um propósito definido no meio de todo esse entulho.

48 - Líderes aprendem.
Adivinhe qual é a pior coisa que pode acontecer a você como líder? Exaurir o seu capital intelectual. Antes de chegar à liderança, você acumulou conhecimento indo a conferências, tomando notas, pesquisando na Internet como um doido e mantendo os olhos e os ouvidos bem abertos o tempo todo. Isso o levou para as fileiras da frente. E aí você se enrola nas políticas internas e começa a dissipar o capital intelectual que acumulou durante anos de trabalho duro. Pelo fato de estar tão ocupado em fazer coisas, você pára de aprender. Fica parecendo um disco quebrado, repetindo os paradigmas de ontem. Você ouve o círculo fechado dos seus "brilhantes" conselheiros. E começa a citar a si próprio! Para evitar esse erro, líderes devem fazer hora extra em dobro. Se você não aprender rapidamente, pode ter certeza de que vai ficar para trás.

49 - Líderes...?
Agora é com você: qual é a sua proposta para tempos tão difíceis? Qual é o lema que capta verdadeiramente a essência da liderança? O que, na sua opinião, os líderes devem fazer para ter sucesso nos próximos cinco anos?

50 - Os verdadeiros líderes sabem quando devem parar de trabalhar.
Muito trabalho deixa de ser feito por aqueles que permanecem no posto além do seu prazo de validade. Não são somente os jogadores de futebol que correm esse risco. Acontece também com os CEOs das grandes organizações. Como saber a hora de parar? Quando você sabe que uma idéia não vai funcionar antes mesmo de experimentá-la, quando vê um problema conhecido de volta ao seu dia-a-dia e quando já resolveu tantas vezes a mesma coisa que ela não apresenta mais nenhum interesse. Quando lembra que se tornou um líder por representar um desafio ao conhecimento convencional e reconhece que agora você representa o status quo. Quando você deixou de cumprir todos os outros 49 itens da lista, volte ao número 1 e recomece tudo outra vez.


Autor : Tom Peters