terça-feira, 4 de agosto de 2009

RASTAFARI REZA???


Caros irmãos,

Recebi um e-mail, de um de nossos leitores, contendo a seguinte dúvida: "Rastafari reza? E se reza, quais orações correspondem ao PAI NOSSO ou AVE-MARIA no Catoliciscmo?"



Sim, um rastafari reza na mesma medida que um cristão católico, um ortodoxo, um evangélico e até um muçulmano rezam. Os rastafaris não são diferentes dos devotos de qualquer outra religião; grande parte dos rastafaris mantém sua "religião de fachada" enquanto uma parcela, certamente menor é, de fato, praticante dos princípios que norteiam a fé. Não é fácil ser 100% cristão seja qual for a Igreja. Todavia, o rastafari reza e reza sobretudo porque a prática da oração é uma espécie de costume que transcende o grau de devoção ou dedicação religiosa. Orar, informalmente ou formalmente, é uma questão de formação cultural.
Os rastafaris são cristãos que incorporaram ao cristianismo elementos de sua cultura étnica e nacional. O rastafarianismo nasceu na Jamaica e, por isso, é um cristianismo sincrético, que incorpora elementos da cultura jamaicana em geral. É um cristianismo de ex-escravos, de ex-colonizados da região do Caribe. Recebe influências da Europa tanto quanto da África misturando elementos de fé mas, sobretudo, buscando uma identidade negra para o cristão sul-americano.
O rastafari reza, como rezam os outros, que fazem parte da grande maioria da população sul-americana, predominantemente cristã. O rastafari diz cotidianamente: Ai, meu Deus! Ou, Deus me livre! Ou ainda: Jesus!, como qualquer cristão faz no seu dia-a-dia. Ainda que seja um rastafari que não aceita o culto à Virgem Maria, com certeza é, teoricamente, ao menos, um discípulo de Jesus.
Uma distinção importante da teologia rastafari mais radical é a crença de que Jesus já voltou ao mundo e já morreu de novo, na pessoa do imperador etíope Hailé Selassie, que governou a Etiópia em meados do século XX. Essa crença, entretanto, vem sendo cada vez mais posta de lado pelos rastafaris mais esclarecidos.




O leitor pergunta quais são, no contexto da religião Rastafari, as orações equivalentes ao Pai Nosso e a Ave Maria. Em primeiro lugar, consideremos o fato de que estas duas orações, de origens teologicamente diferentes, pertencem à ritualística do Cristianismo, em sentido geral e, mais especialmente, são reconhecidas e utilizadas pelos 1) Católico Romanos; 2) Eventualmente, por Cristãos da Igreja Ortodoxa, que predomina no leste europeu, em países como Rússia, mas também na África, como na Etiópia, país cuja religiosidade é uma das influências da religião ou seita cristã Rastafari. A maioria dos evangélicos, que representam outro braço do cristianismo, não reconhece qualquer devoção à Virgem Maria ou aos santos das Igrejas, seja a Católica Romana (do Vaticano, do Papa, ocidental), seja a Ortodoxa (dos Patriarcas, oriental).




PAI NOSSO
O Pai Nosso, é a única oração ou prece oficialmente contida no texto da Bíblia. O Cristo Jesus não recomendou nenhuma outra oração e sua fórmula do Pai Nosso pode ser encontrada no Novo Testamento — Evangelho de Lucas, 11:
Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a rezar..." Disse-lhes ele, então: "Quando orares, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento; perdoai os nossos pecados, pois também nós perdoamos aqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação. [Bíblia Sagrada São Paulo: Ed. Ave-Maria/Claretiana, 2005 — p 1362]
Em Mateus 6-9, a fórmula de Jesus é idêntica à atual:
Eis como deveis rezar: Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos de todo o mal.



AVE MARIA
A origem da Ave Maria é muito posterior aos primórdios do cristianismo. Esta oração começou a se tornar conhecida no começo do século 11 [anos 1000]. sua fórmula foi inspirada nos Evangelhos, especificamente no episódio da Anunciação, quando o anjo Gabriel anuncia à Maria que ela conceberá o Jesus, o Cristo, salvador da humanidade, Filho de Deus. As primeiras palavras da oração são exatamente as do anjo: "Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco".
A seguir, encaixam-se as palavras de Isabel, prima que Maria visitou no início da gravidez. Isabel, que seria a mãe de João, o Batista, anunciador do advento de Jesus, percebe a divindade em Maria e declara: "Bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre..." — "O nome de Jesus e o amém final se introduziram em 1483, quando se difundiu o costume de recitar a Santa Maria"



A QUESTÃO
A questão apresentada pelo leitor é quais seriam as orações fundamentais da religião rastafari semelhantes ao pai Nosso e à Ave Maria. A resposta é: o Pai Nosso e a Ave Maria, notadamente a primeira, são duas orações acolhidas pelos rastafaris posto que os rastafaris são, antes de tudo, Cristãos. Podem não ser católicos, eventualmente, mas são sempre cristãos, seja com influência da Igreja Ortodoxa do Oriente, que vem da identificação com a cultura etíope, seja com influência de outras teologias, como o cristianismo Essênio, que vem renascendo há décadas e tem origem em divergências doutrinárias e práticas dentro judaísmo da antiga nação de Israel.A Ave Maria e a devoção aos santos é um ponto de divergência entre o catolicismo/cristianismo ortodoxo do Oriente e o rastafarianismo. Existem diferenças de pensamento dentro do próprio rastafarianismo e muitos rastafaris entendem que a devoção à Mãe de Jesus e/ou aos santos não se justifica porque não é recomendada nem inspirada em nenhum trecho da Bíblia. Para estes, a devoção à Maria ou a qualquer santo é pura é idolatria.




ENTÃO COMO O RASTA DEVE REZAR?
Muitas pessoas têm dúvida sobre o "como rezar". Há quem diga: "Eu não sei rezar", ou ainda, "Não me lembro do Pai Nosso". Nada disso constitui problema para quem tem fé em Deus - Jah Rastafari, fé em um Criador supremo e justo, onipotente, onipresente e, principalmente onisciente.
Sobre isso, comentou Jesus em Mateus 6-5:
"Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens.... Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora em segredo; e teu pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos [ignorantes, que ignoram] que julgam que serão ouvidos à força das palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. [Meditemos...]"

10 comentários:

  1. Irmão! Parabens pelas sabias palavras, pelas pesquisas e por esse espaço glorioso onde poderemos adicionar novos conhecimentos a nossa cultura. Na força Daque Que Tudo Pode!

    Ras Victorino!

    ResponderExcluir
  2. Quebrô tudo nas sábias respostas...

    Sou rasta e não fumo ganja...
    As pessoas se espantam quando digo que não fumo, e ainda complementam...Com essa cara e esses dreads e esse nome!? Rsrs

    Gostaria de saber sobre depoimentos em relação a esse assunto.

    Paz e luzes sempre!!!





    Blesssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!



    Kajaman

    ResponderExcluir
  3. parabens ,gostaria agora de saber mais sobre as imagens acima colocadas como:as dozetribos de israel,e as outras postadas acima e sua opnião a respeito de religião e pensamentos de bob marley.paz

    ResponderExcluir
  4. ola amigo eu gostaria de saber realmente os poderes da estrela de salomão para o rasta, porque eu possuo uma e curto o verdadeiro reggae raiz a quase 20 anos, e toda vez que eu a uso eu me sinto alto confiante em tudo que faço, e também a relaçao do rasta com a mediunidade, quando se usa a sagrada estrela de salomão, eu me sinto muito bem , alto confiante porem eu quero saber os beneficios da sagrada estrela para quem usa, porque quando eu a uso me sinto bastante iluminado com sua poderosa sabedoria. agradeço desde ja a atençao recebida. NHAL RASTA

    ResponderExcluir
  5. IRMÃO, gostaria de saber, é certo que o culto a Maria trata-se de idolatria... pois não tem base bíblica, mas e o culto a SELASSIE ? tem alguma base bíblica ?

    ResponderExcluir
  6. graça e paz irmão eu tbm kero saber a resposta
    da pergunta do irmão ai a cima?o culto a selassie tem base na biblia?

    ResponderExcluir
  7. Alegria de achar um site rasta que é bem feito e baseado na verdade de Deus Jah seja louvado. Parabéns Ras Hugo !!!
    wallace creton

    ResponderExcluir
  8. eu sou católico e me identifiquei muito com os rastas e queria saber oque que eu faço

    ResponderExcluir
  9. Meus irmãos se o povo lhe disser que você não é rasta. Você enche o peito e responda: Quem disse que Jah liga pra cabelo ou se eu fumo ou não, eu sou rastafari e me poupe das suas opiniões. (:

    ResponderExcluir
  10. Bendito amor honoraveis filhos e filhas do Altissimo Jahovia Rastafari I damos graças ao conhecimento compartilhado sim, mas gostaria de ajudar os irmãos em algumas informações de coração amados irmão, Rastafarianismo é termo usado pela Babilonia para dizer que somos mais uma religião, mas lhe digo quem tem olhos que vejam, ah babilon induz ao mau e o mau compreendimento da palavra do Profeta Marcus Garvey, Rastafari esse é o nosso nome somos uma cultura Africana, vivemos a ancestralidade africana, o reggae é uma cultura jamiacana nao tem relações com o Rastafari, claro que alguns irmaos rastas cantam o reggae, mas a musica original do homem e mulher Rastafari I ´pe nyahbinghi musica africana hinos direto da escola Sabatical de Jerusalem sagrado Emmanuel I Selassie I Jah Rastafari I, lembremos irmaos de guardar o dia de sabado pois é sagrado para Jah !

    Selassie I veio através profetizações biblicas sim honoraveis, mt contada em Apocalipse que o Rei dos Reis vira como Leao conquistador da Tribo de Judah linhagem filho de Davi, Rei Selassie I é da linhagem salomanica de Davi 225 de sua geração e foi coroação Leão conquistador da tribo de judah conforme profetizado, quem tem olhos que vejam as profetizações ao seu redor...
    mais vida mais amor a um e todos InI coração de celabração de Sabbat

    Fiquem com a paz de Nigus amados bless up for all R7

    ResponderExcluir